Como jogar Tênis: Benefícios, Regras, Equipamentos e técnicas

Se você vai começar a jogar Tênis e quer saber o que precisa fazer para iniciar, quais os benefícios da prática, quais equipamentos são necessários e tudo que você precisa saber para jogar melhor, veio ao local certo.

Nesse guia vou te ajudar a entender melhor todos os aspectos desse maravilho jogo de raquete com bola e o que fazer para começar a jogar.

Eu não sou uma professora de Tênis e nem especialista, mas a alguns anos atrás eu conheci esse esporte e comecei a jogar ele de forma recreativa, então eu ainda lembro das dúvidas que tive no começo e acho que teria sido muito bom se na época eu tivesse um guia desses para ler.

O Tênis é meu esporte preferido e espero que com ele você também aprenda e se divirta tanto quanto eu, qualquer um pode jogar, independentemente da idade, eu mesma comecei depois dos vinte anos de idade e antes nunca tinha nem ao menos visto uma partida.

Motivos para jogar Tênis

Mais do que se divertir, jogar Tênis é uma ótima atividade física para o corpo e para a mente, todo esporte traz muitos benefícios para a saúde e o Tênis não é diferente. Conheça alguns benefícios em jogar Tênis.

Saúde física

Manter o seu corpo se mexendo com atividades físicas melhora seu metabolismo deixando seu corpo mais forte contra doenças, não é preciso ser um atleta para desfrutar dos benefícios, basta jogar Tênis regularmente que você já se sentirá muito melhor.

Jogar Tênis ajuda a emagrecer e se você quiser um resultado maior basta aumentar o ritmo. Você irá dormir melhor, ter mais energia e mais resistência ao fazer uma atividade física.

Eu fiz uma matéria especialmente sobre a influência de jogar Tênis para a perda de peso e melhoria da qualidade de vida, você pode clicar aqui para ler ela.

Saúde mental

Você pode escolher jogar Tênis só para exercitar o físico, mas esse esporte é também muito bom para seu autoconhecimento, se você começar a participar de partidas e treinar alguns aspectos das táticas e do mental, vai se beneficiar muito.

Jogando Tênis individual você vai aprender a lidar com a pressão mental de tomar suas decisões sozinho, no Tênis de duplas você vai aprender a jogar em equipe, respeitar as limitações e habilidades do parceiro e trabalhar a sintonia com ele para chegar em melhores resultados.

Diferente de muitos esportes que são em grupo como o futebol e vôlei, no Tênis a responsabilidade de perder um jogo é toda sua.

Você vai aprender que o sistema de pontuação do Tênis te mostra que jogar com a mente calma e tranquila é o melhor caminho para ganhar uma partida e por isso você desenvolve habilidades para se acalmar e a agir normalmente em momentos de alta pressão.

Por fim, as experiências que você encontra em quadra podem ser usadas também na sua vida longe das quadras e fazer de você uma pessoa melhor.

Conhecer novas pessoas

Jogar Tênis vai te abrir muitos caminhos para conhecer novas pessoas e fazer novas amizades.

Muitas pessoas conseguem até mesmo fazer parcerias de negócios com pessoas que conheceu jogando Tênis.

Se você tem filhos e quer uma atividade para jogar com eles para se aproximar mais deles, o Tênis é muito indicado já que não será necessário reunir muitas pessoas para poder disputar uma partida.

Jogar Tênis como profissão

Outro motivo para jogar Tênis é o de fazer dinheiro tornando esse esporte sua profissão, seja para ser jogador, árbitro, técnico ou qualquer outra profissão que esteja diretamente ligada com o Tênis, o seu caminho não será fácil já que no Brasil o esporte não tem tanta força e oportunidades como no futebol.

Eu escrevi aqui nesse link uma matéria sobre o quanto um tenista ganha dinheiro, para saber mais sobre o assunto recomendo que você leia ela.

Como começar a jogar Tênis

Antes de investir no Tênis é bom você experimentar jogar primeiro, você pode fazer isso pedindo para jogar com algum amigo ou conhecido que já joga ou marcar uma aula de teste em uma academia de Tênis, a maioria dos professores aceitam dar uma aula grátis.

Se, assim como eu, no início você não conhece ninguém e nem ao menos tinha uma raquete para começar, recomendo que marque sua aula experimental com algum professor e depois pague por ao menos um mês de aulas, nesse tempo você pode usar a raquete do instrutor.

Caso você queira ter uma ideia dos preços das aulas de Tênis no Brasil, dê uma olhada nesse post que fiz aqui no blog, lá tem alguns exemplos de valores e que tipo de aula você encontra nas academias de Tênis.

Quando você decidir que gostou e vai continuar a jogar Tênis regularmente, aí sim você já pode escolher uma raquete para comprar.

É aceitável você não ter sua própria raquete se estiver jogando pela primeira vez e não tem certeza de que vai continuar jogando, mas o normal é cada um ter a sua raquete, mas não se preocupe porque ainda abaixo lhe dou dicas para escolher uma.

Se tiver difícil encontrar parceiros para jogar, você também pode jogar Tênis sozinho, basta você ter algumas bolinhas e uma raquete e um lugar para praticar, tem uma matéria que fiz aqui no blog que vai te ajudar com ideias para jogar Tênis em casa, clique aqui para acessar.

Aprender a jogar Tênis não é difícil, difícil é dominar todas as técnicas para jogar melhor, é um processo que leva tempo até você realmente jogar bem, para ter uma ideia de quanto tempo leva para aprender o esporte e para saber o seu perfil de jogador, leia essa matéria aqui que escrevi.

É muito importante você conhecer que tipo de jogador de Tênis quer ser para você ter uma ideia de quanto tempo vai gastar aprendendo e o que fazer para chegar nesse nível desejado.

Regras e o básico

Lembro que no início foi muito confuso entender as regras do Tênis, mas depois eu me acostumei e tudo ficou mais automático.

A pontuação do Tênis é bem diferente, ela não usa os números que estamos acostumados a usar em outros esportes e uma partida de Tênis não tem um limite de tempo para acabar.

Para você ter um bom entendimento das regras do Tênis e sua pontuação em detalhes e sem complicações, visite essa matéria que escrevi.

Como uma partida não tem um tempo determinado para terminar, você consegue ter uma ideia do quanto tempo leva para jogar de acordo com a média das partidas, regras determinadas e nível dos jogadores, ela pode levar 30 minutos, 1 hora ou até mesmo 5 horas, leia mais sobre o tempo de uma partida aqui no blog.

Nessa matéria que escrevi tem todos os principais golpes do Tênis, recomendo que você dê uma lida também.

Uma boa forma de você entender melhor o esporte é ler brevemente a matéria que indiquei sobre a pontuação e assistir partidas, você pode acompanhar as transmissões delas em canais de TV fechado ou as gravações de partidas na internet.

Eu fiz um calendário simples sobre os principais torneios do Tênis masculino e feminino aqui neste Post para você saber quando acontece as competições.

E para saber onde assistir Tênis ao vivo ou gravações, eu fiz essa matéria aqui com detalhes onde você deve procurar na internet.

Equipamentos indispensáveis

Para jogar Tênis você não precisa de muitos equipamentos, abaixo vou listar o que usar para jogar.

Roupas para jogar Tênis

Para jogar Tênis, o ideal é usar roupas arejadas e que possibilite que você se mexa livremente, você pode usar a mesma roupa que você usa para fazer exercício ou ir na academia, porém é necessário usar um calçado apropriado para o esporte.

Existem roupas especialmente desenvolvidas para tenistas que você encontra em lojas de esporte, não é necessário ter exatamente essas, mas muitas deixam a atividade mais prática como por exemplo, calções ou saias que possuem bolso para você guardar uma bolinha.

Bonés, viseiras e chapéus são ótimos para proteger do sol se você estiver em uma quadra aberta, muitos tenistas gostam também de usar munhequeiras que são uma espécie bracelete de toalha para limpar o suor e impedir que ele escorra para suas mãos.

O calçado é o que deve ser dado mais atenção, é extremamente importante que você não pratique Tênis descalço, que não use sandálias, nem chinelos ou até mesmo tênis de passeio para jogar Tênis, isso é para você não escorregar ou se machucar.

É até aceitável usar um tênis mais alto daqueles esportivos, mas o ideal mesmo para você que quer jogar Tênis toda semana é ter um tênis criado especificamente para a prática.

Existem no mercado os tênis para jogar Tênis em qualquer piso, eles possuem a frase “all court” na sua descrição, e existem os tênis feitos para cada tipo de piso de quadra, o tênis para saibro (clay), para piso duro (hard court) e para grama (grass).

Como eu comecei a jogar Tênis em uma quadra de saibro ou de terra batida, fiz aqui no blog uma lista dos melhores tênis para jogar nessa superfície, clique aqui para acessar.

Eu também tenho uma lista dos melhores calçados para usar em quadras duras, clique aqui para acessar. Para saber quais são os melhores tênis infantis para jogar Tênis clique aqui para acessar uma outra lista que fiz.

A peça de roupa mais importante para jogar Tênis é o calçado e a segunda mais importante é a meia.

A meia para jogar Tênis não pode ser muito fina, mas também não pode ser feita somente de algodão, ela tem que ser de um material que ajude a absorver o suor e que ao mesmo tempo proteja o seu pé.

Você pode acessar aqui nesse link a matéria que fiz aqui no blog sobre as melhores meias para jogar Tênis.

Raquetes e acessórios para jogar Tênis

Existem milhares de raquetes de Tênis diferentes para vender, mas é muito importante você escolher uma mais adequada para seu perfil.

Para você que está começando e vai jogar regularmente, ao menos uma vez por semana e durante muitos anos, é recomendado comprar uma raquete mais durável, caso você só queira jogar de vez enquanto, uma vez por mês ou menos, comprar uma raquete mais barata e de material inferior pode ser uma boa ideia.

Em resumo, o material duradouro e de qualidade é o grafite as raquetes de alumínio são as que duram menos, para entender como identificar esses materiais antes de comprar a raquete eu escrevi sobre eles aqui nessa matéria.

Aqui no blog Tênis Recreativo eu recomendo muito as raquetes de grafite porque elas duram mais tempo e compensam mais para quem quer realmente jogar com mais frequência.

É recomendado que todo iniciante no Tênis comece com uma raquete mais leve e maior para facilitar o aprendizado, aqui nessa matéria eu explico o que é uma raquete leve e pesada e como escolher a melhor para você.

Se tiver interessado, tenho algumas listas de recomendações que incluem também raquetes de iniciantes, além de raquetes para jogadores intermediários e avançados, confira nas listas:

Além da raquete e de sua corda, você também tem que comprar uma faixa para encapar o cabo da raquete, ela é chamada de Grip e Overgrip, nessa matéria aqui eu explico mais sobre elas e a diferença entre as duas.

A fita que já vem no cabo da raquete também pode ser trocada e se chama Cushion Grip, aqui nesse Post eu fiz uma lista com os melhores que existe.

Não se esqueça também de escolher o grip de tamanho correto ao comprar a raquete, clique aqui para saber como escolher.

Técnicas para jogar melhor

Existem várias técnicas que você pode aprender para jogar Tênis melhor, mas acredito que em geral existem 4 áreas importantes no Tênis que contribuem para você jogar melhor: Movimentação, técnica dos golpes, mentalidade e estratégia.

Para jogar Tênis melhor não basta só saber a parte técnica dos golpes, trabalhar a movimentação, mentalidade e estratégia é também crucial para seu desenvolvimento no esporte.

Abaixo listo algumas matérias muito especiais que escrevi aqui no blog que te dão dicas para melhorar sua técnica nos golpes e também em algumas dessas outras áreas importantes de conhecimento: