Como jogar contra o Slice no Tênis


Está cansado de perder para aquele jogador que retorna só com o Slice? Foram poucas as ocasiões que enfrentei um jogador que usa o Slice constantemente, mas desse pouco tempo senti muitas dificuldades com esses tipos de bola.

Foi com muita pesquisa e prática que passei a entender melhor como o Slice funciona e como fazer para “derrota-lo”, esse golpe é muito efetivo como estratégia e por isso muitos continuam a usá-lo.

Mesmo que você não tenha encontrado um jogador assim, ou nem saiba o que é um Slice, pode estar perdendo uma oportunidade de aumentar seu leque de estratégias no Tênis, por isso continue lendo, vou explicar o que é o Slice, como aprender a usar e táticas para derrotar jogadores que só usam ele.

Para falar a verdade, eu comecei a procurar mais sobre o Slice porque queria aprender a usar essa estratégia tão temida por todos, não porque eu resolvi só usar o Slice para sempre, mas para variar minhas opções e usar em situações favoráveis.

O que é um Slice e como reconhecer um?

O Slice é um efeito que o jogador dá na bola que faz ela quicar bem abaixo do normal, ele bate atrás da bola e levemente de cima para baixo fazendo com que ela gire nesse sentido. Esse efeito pode ser aplicado pelo Slice de Direita, Slice de Esquerda e tem também o saque com efeito Slice.

Além do Slice comum, tem o Slice com efeito lateral onde a bola quica para o lado oposto que ela foi mandada na quadra. Quem não estiver preparado para receber uma bola com esse efeito vai ficar perdido e ver ela fugir de sua raquete diante de seus olhos.

Por isso, além de saber o que é um Slice, é muito bom você antecipar e se preparar para retornar um, para isso é necessário que você visualize a posição dos braços do oponente no momento do contato.

Uma forma de se acostumar é observar mais como o Slice é executado até que sua mente grave.

O movimento do Slice é particularmente fácil de identificar quando o jogador adversário usa Esquerda de duas mãos, isso porque ele é realizado com uma mão, então a única opção é o DropShot ou Slice quando você vê esse jogador preparar o golpe com uma mão.

Por ser muito parecido com o DropShot (Deixada), os jogadores que usam muito Slice adoram também usar a deixadinha, ao jogar contra um é bom ficar preparado para se aproximar da rede se acontecer.

É muito difícil reconhecer um DropShot quando um jogador usa Slice frequentemente, até mesmo entre os profissionais, o vídeo abaixo mostra a jogadora Ashleigh Barty (De roupa branca) executar uma sequência de Slices e depois um DropShot e ganhar o ponto.

Como fazer um Slice no Tênis?

Eu pessoalmente acho o Slice um golpe fantástico no Tênis, não é daqueles que o iniciante vai aprender primeiro, mas é com certeza uma arma boa para ter em seu arsenal.

Esse golpe não é um Groundstroke ou golpe de chão como o de Direita e de Esquerda, então o caminho que seu braço e sua raquete segue na execução do golpe é bem diferente. Não se trata de velocidade no braço, mas sim jeito.

A melhor forma de aprender o Slice, assim como qualquer outro golpe no Tênis, é observando alguém fazer e treinando o movimento em um ambiente controlado de prática, com um professor, alguém para jogar a bola para você ou você mesmo a lançando.

Assista vídeos de profissionais executando o Slice, note a altura da bola e como o atleta lida para usar o Slice conforme o seu ponto de contato muda.

Outro ponto importante é observar como você está fazendo o golpe, tenha consciência do que você realmente está fazendo para corrigir aos poucos e aperfeiçoar.

O processo de aprendizagem não acontece depois de algumas horas, ele é gradativo, não fique nervoso se o golpe não der certo, entenda que seu corpo precisa de tempo e sua mente deve estar livre de emoções que atrapalham você a aprender.

Se você não está familiarizado com os golpes do Tênis, eu recomendo que leia antes sobre eles aqui nessa página, será uma leitura rápida e informativa, mas se quiser uma leitura mais longa, confira essa página sobre as regras do Tênis.

Curiosidade: Você sabia que a bola com efeito Slice roda ao contrário da com efeito TopSpin, mas que em alguns momentos quando ela quica no chão ela volta a ter o efeito do TopSpin só que menor que o normal?

Em algumas situações o Slice aplicado na bola não desaparece após ela quicar e o efeito parece até mágica, um DropShot praticamente impossível de se defender já que a bola quica para trás.

A boa notícia é que esse Slice que quica para trás não é frequentemente executado, principalmente em uma partida, então você vai mesmo é ter que lidar com o Slice que vira TopSpin após quicar.

Um erro comum para retornar esses Slices que não possuem o efeito de quique lateral ou para trás é se aproximar demais para devolver a bola antes dela subir direito, o melhor é se afastar um pouco do quique dela para devolver para que o seu retorno não fique na rede.

Como derrotar um jogador que usa muito Slice

Agora vou compartilhar algumas dicas para derrotar o Slice nas quadras de Tênis, elas servem para você que vai enfrentar um jogador que só usa Slices ou até mesmo para você que quer usar o Slice, mas não sabe quando é mais favorável.

Contra quem o Slice é mais e menos efetivo

As pessoas mais altas sentem muitas dificuldades em lidar com o Slice, isso porque a bola quica muito baixo e como elas são altas demais, é mais difícil se agachar para devolver esse tipo de bola.

Quem gosta de dar muito balão, aquelas bolas mais altas, vão ter dificuldade em gerar esse efeito em uma bola de Slice, eu até mesmo indico usar o Slice contra os Baloeiros para derrota-los, confira aqui nessa outra matéria.

Jogado a bola alta

A forma mais comum de retornar um Slice é usando o efeito de TopSpin, que é praticamente o contrário do Slice, a bola é atingida pela raquete por trás e levemente de baixo para cima. A dica é botar muito TopSpin para retornar uma bola com Slice, não pense somente em retornar uma bola rápida, mas sim uma bola com mais efeito.

Quanto mais a bola sobe após quicar, mais difícil é para um jogador usar o Slice efetivamente e o TopSpin faz a bola subir mais.

O ideal é jogar uma bola rápida e alta, o jogador de Slice gosta de uma bola rápida e baixa, mas odeia uma bola rápida e alta.

Jogando a bola mais alta ele pode até usar o Slice, mas retornará uma bola mais defensiva e mais fácil de se lidar.

Para devolver uma bola muito baixa você deve usar as pernas para abaixar o máximo que conseguir sem perder o equilíbrio.

Quem tem uma Esquerda de duas mãos pode tentar abaixar um pouco mais a cabeça da raquete antes de bater na bola para que ela suba mais.

Jogando a bola mais baixa

Tem um Slice bom? Use o Slice contra o Slice.

O jogador de Slice pode até gostar de bolas baixas e rápidas, mas eles não gostam das bolas lentas e baixas já que o Slice precisa de usar um pouco da velocidade da bola para devolver ela eficientemente.

Se o Slice que chegou para você é mais curto, você pode tentar devolver com outro Slice mirando na cruzada para pegar um bom ângulo da quadra ou então tentar na paralela se o Slice chegou até você mais aberto, ou seja, se ele for um Slice curto e mais próximo da linha.

Um exemplo para usar o Slice na paralela quando a bola não chega tão perto da linha de fundo é em um Approach, quando você executa um golpe e imediatamente sobe na rede.

Caso você receba um Slice bem no fundo da quadra, o mais prudente é usar um Slice cruzado já que é muito arriscado usar um Slice na paralela pois você está muito longe e a bola viaja bem baixa e pode ficar na rede.

Estratégia: Bola alta e subir na rede

Um bom plano de jogada contra a pessoa que somente consegue usar o Slice no Backhand (Esquerda) é mandar uma bola bem alta na Esquerda dele e subir na rede.

Se ele somente sabe dar Slice de Esquerda vai ser bem difícil ele te dar uma passada e você já pode esperar com o voleio na rede para interceptar o seu Slice cruzado.

Com o Voleio você não precisa se preocupar com o quique baixo da bola e ainda pode definir o ponto na rede com mais facilidade já que essa é uma posição de ataque que te dá muitos ângulos na quadra oposta.

O slice é mais lento que um ataque normal e fica mais fácil devolvê-lo na rede.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes