Os principais golpes do Tênis de quadra


Se você está interessado em conhecer mais sobre o Tênis de quadra, não deixe de ler a seguinte matéria, nela explicarei como são chamados os principais golpes do Tênis de quadra.

Pode-se dizer que o Tênis de quadra possui 5 principais golpes ou técnicas usadas para marcar os pontos, são eles: Saque, Direita, Esquerda, Voleio e Smash. Cada golpe tem uma variação e diferentes aplicações, confira a seguir mais detalhes.

Saque (Serve)

O golpe que inicia tudo, é através do saque que a partida começa, no Tênis as regras para sacar são um tanto quanto diferentes com relação a outros esportes. Eu fiz um guia completo sobre as regras do Tênis aqui nesse Post caso você tenha interesse em saber mais a fundo sobre como funciona uma partida de Tênis.

Postura: Não há necessariamente uma regra que define como você deve lançar a bola para o outro lado usando a raquete, mas algumas métricas são seguidas pela maioria dos jogadores para ter consistência e potência para ganhar os pontos mais fácil, saber sacar de forma segura é também importante para evitar lesões.

Quando o saque é válido: A regra estabelece que você tem que acertar a região definida no chão da quadra para o saque, ele só será válido se cair dentro desse quadrado ou se encostar na linha dele.

Na maioria dos torneios e jogos oficiais, o saque deve ser repetido caso a bola encoste na rede, mesmo se ele cair corretamente na região de saque. Em alguns torneios e partidas o saque vale se tocar na rede.

É chamado de Let ou Net quando a bola do saque encosta na rede e cai corretamente no quadrado de saque, se a bola não cair na região do saque após ter encostado na rede, o saque é considerado fora.

Na imagem a seguir é ilustrado o momento do saque e a região que a bola deve cair, aquele que saca sempre deve mirar no quadrado oposto do lado que está sacando na diagonal para ele ser válido.

No Tênis de quadra o ponto começa com o saque e durante um Game somente um dos jogadores irá sacar, o primeiro saque deve sempre começar do lado direito da quadra do sacador, depois ele deve intercalar entre o lado direito e esquerdo.

Para saber mais sobre o Game e o sistema de pontuação do Tênis de quadra, eu recomendo dar uma olhada nessa matéria, lá eu cito o básico de como os pontos são calculados.

Os jogadores podem repetir o saque uma vez caso erre, a primeira tentativa é chamada de Primeiro Saque (First Serve) e a segunda de Segundo Saque (Second Serve), normalmente os tenistas jogam o primeiro mais forte e o segundo mais lento para garantir que a bola caia na região correta e evitar a dupla falta que resulta na perda do ponto.

Antes do sacador atingir a bola com a raquete, ele não pode pisar dentro da quadra, na linha de fundo ou na linha imaginária que define o meio da quadra, se isso acontecer ele recebe uma falta “foot fault”, se for o primeiro saque o sacador deve realizar o segundo saque, se for o segundo ele perde o ponto.

Os tenistas usam alguns tipos diferentes de saques, são 4 tipos, eu falo detalhadamente de cada um deles aqui nessa outra matéria desse mesmo blog.

Curiosidade: A falta de pé ou Foot Fault não pode ser contestada pelo jogador, o juiz tem a palavra final e o desafio não pode ser solicitado. No Tênis o jogador pode desafiar a decisão do juiz para dizer se a bola entrou ou saiu da quadra e é chamado de Desafio quando é pedida a confirmação por vídeo.

Direita (Forehand)

Outro golpe muito importante no Tênis de quadra é o Forehand ou a Direita, esse é o golpe executado quando o tenista rebate a bola pelo seu lado dominante (pela mesma mão que ele usa para escrever), normalmente é o lado direito, mas se a pessoa é canhota, o seu Forehand será pelo lado esquerdo.

É conhecido como golpes de chão ou Groundstrokes os golpes onde o tenista rebate a bola somente depois que ela quica uma vez no chão. O golpe Direita é um golpe de chão.

Na maioria dos casos o Forehand é o golpe mais forte de um tenista. Ele pode ser executado de diversas formas de acordo com o jeito que o jogador segura a raquete e o movimento executado antes e depois de acertar a bola.

Variações: Alguns golpes de Direita comumente usados nas partidas é o Slice que faz a bola quicar mais baixo no campo adversário, Dropshot ou Deixada que lança a bola bem curta e próxima à rede e o Lob onde a bola é lançada bem acima do adversário encobrindo ele.

Na grande maioria dos casos o Forehand é executado com uma mão, mas existe uma pequena minoria de tenistas que usam duas mãos para fazer o golpe.

Esquerda (Backhand)

A Esquerda ou o Backhand é o golpe executado pelo lado não dominante do tenista. É mais comum encontrar tenistas que usam duas mãos para esse golpe, mas também não é muito raro encontrar aqueles que executam o Backhand de uma mão.

Observação: Uma dúvida comum de iniciantes é se deve usar o Backhand de uma ou duas mãos, o recomendado é que você experimente as duas formas e escolha aquela que mais lhe agradar.

É comum encontrar tenistas que possuem dificuldade em executar o Backhand e os adversários mais espertos sempre exploram essa “fraqueza”. Mas, existem jogadores que possuem ótimos golpes de Esquerda que são tão eficientes como o de Direita.

O Backhand é também um golpe de chão, assim como o de direita. Aqui no blog eu fiz um guia para aperfeiçoar o Backhand, você pode acessar ele clicando aqui.

Variações: O Lob, Dropshot (Deixada) e Slice também podem ser realizados pelo Backhand, o Slice de Esquerda em particular é um golpe muito usado para defender e atacar.

Voleio (Volley)

O Voleio é o golpe no Tênis de quadra onde o tenista acerta a bola antes dela quicar no chão. Normalmente ele é executado próximo da rede.

O Voleio de direita é realizado pelo lado dominante do tenista e o Voleio de esquerda pelo lado não dominante.

Existe também o Swing Volley, normalmente o Voleio é executado com um movimento mais compacto, o Swing é um Voleio com movimento menos compacto, é executado quando o tenista tem mais tempo para levar a raquete para trás antes de atingir a bola.

Usando o mesmo princípio do Swing Volley, o Drive Volley é um voleio usado para atacar, é mais agressivo, alguns consideram o Swing e o Drive o mesmo golpe.

Foto tirada por Steven PisanoCC BY 2.0

O Dropshot pode ser usado com um Voleio, não é muito comum, mas o Lob também pode ser feito através de um Voleio.

O Voleio é frequentemente usado com uma mão para ambos os lados, mas ele também pode ser executado com duas mãos.

Smash (Overhead)

O Smash é um golpe no Tênis onde o ponto de contato da raquete com a bola é acima da cabeça e normalmente é usada a mesma pose do saque para acertar a bola.

Foto tirada por Steven PisanoCC BY 2.0

O Smash é um golpe muito difícil de defender já que ele entra na quadra com muito mais velocidade e a bola quica mais alto que o normal. Ele é comumente usado para matar a jogada ou fechar o ponto.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes