Os 4 tipos de tenistas e como vencê-los

No Tênis de quadra há 4 tipos básicos de tenistas: Jogador de fundo de quadra agressivo, jogador de fundo de quadra defensivo, jogador de saque e voleio e o jogador completo.

Nesse guia você vai entender cada um desses tipos de tenistas ou estratégias usadas e vai conhecer dicas para aperfeiçoar seu jogo e táticas que você pode usar para derrotar cada tipo de jogador.

Jogador de fundo de quadra agressivo

O jogador agressivo de fundo de quadra é um tipo de tenista muito encontrado no nível profissional e até mesmo muitos que começam a aprender a jogar Tênis tentam jogar assim.

O objetivo desse jogador é colocar potência nos golpes para dificultar o retorno da bola, é se aproximar na rede logo após retornar uma bola mais curta, botar pressão no adversário e definir o ponto.

Esse tipo de jogador não quer ficar muito tempo trocando bolas e arrisca para ganhar o ponto, é normal que ele cometa muitos erros não forçados, mas ele é recompensado por mais winners, por não precisar correr tanto atrás da bola e terminar as partidas mais rápido.

O jogador de fundo de quadra agressivo que não tiver um Backhand ou esquerda tão boa, vai usar o jogo de pés para se posicionar para bater mais com a Direita ou Forehand.

Quando é recomendado ser um jogador de fundo de quadra agressivo

Se você tem um temperamento mais agitado e não tem paciência de mandar bolas muito fracas e adora a sensação de jogar winners no adversário, vai se adaptar psicologicamente muito bem com esse estilo, mas é necessário ter uma técnica mais apurada para não ser prejudicado.

Eu já tentei jogar assim e é realmente muito difícil atacar sempre sem errar e prejudicar a sua pontuação no placar a ponto de você perder para jogadores de nível abaixo do seu, para quem está desenvolvendo sua técnica no Tênis é bom considerar moderação no nível da potência dos golpes até se acostumar e aumentar a intensidade aos poucos.

Algo que percebo no meio profissional é que até mesmo os jogadores de fundo de quadra agressivos não buscam o winner em toda bola, é claro que eles possuem golpes mais potentes e uma estratégia mais arriscada, mas isso não quer dizer que eles vão bater forte na bola a todo momento e sempre mirar perto das linhas da quadra.

Uma curiosidade é que já observei alguns jogadores profissionais mais defensivos usar o estilo ofensivo de fundo de quadra, mas eles costumam fazer isso quando estão mentalmente instáveis ou quando estão machucados e querem decidir a partida mais rápido, nem sempre o método funciona já que eles não estão acostumados a jogar assim.

Dicas para ser um jogador de fundo de quadra agressivo

Trabalhe bastante para transformar o seu saque em uma arma poderosa, busque o ace no primeiro saque ou então o retorno fraco do adversário devido a velocidade e peso da bola e use a variedade de efeitos no segundo saque.

Confira todas as dicas que dou para que você realmente aproveite toda a física do saque para ele ser mais potente do que já é, acesse a matéria sobre como sacar melhor clicando aqui.

Muitos jogadores agressivos de fundo de linha desenvolvem o seu Forehand ou sua Direita para ser também uma arma potente e tão rápida que mesmo o adversário encostando nela, ele não consegue devolvê-la por conta do seu peso.

Se você for jogar mais agressivo, comece o rally com bolas cruzadas e alterne para bolas na paralela.

No retorno do segundo saque o seu objetivo passa a ser acertar um winner ou uma bola bem funda e rápida, de preferência no lado mais fraco do adversário (comumente é o Backhand).

Treine jogar a bola mais angular na quadra, principalmente quando você estiver retornando uma bola mais curta ou próxima da linha do saque.

Desenvolva o seu Drop Shot ou bola curta para pegar desprevenido o oponente que estiver muito longe ou desequilibrado.

Dicas para vencer o jogador agressivo de fundo de quadra

Uma realidade do jogador de fundo de quadra agressivo é que ele terá seus altos e baixos, a não ser que o jogador em questão esteja realmente inspirado ou que ele esteja em um nível maior que o seu, vai chegar um momento em que seu rendimento vai cair.

Pode parecer desencorajador você levar winner atrás de winner, mas mantenha a cabeça fria, faça sua parte, concentre-se em fazer esse jogador sempre jogar mais uma bola, devolver a bola do outro lado é a prioridade.

Usar um jogo mais defensivo é efetivo, leia abaixo as dicas para ser um jogador defensivo de fundo de quadra, use bolas com muito Spin, mude a velocidade dela, jogue com o TopSpin, bata mais com o Slice, faça a bola ficar bem profunda na quadra para que ele não te ataque.

Quando você começa a jogar mais defensivo contra um jogador agressivo e passa a devolver mais a bola e a prolongar os rallys, ele vai ficar mais frustrado, perder a paciência e cometer mais erros, é assim que você ganha dele.

Um perigo é manter o mesmo ritmo contra o jogador agressivo, variar os golpes é muito importante para que ele não se acomode, tudo que você tem que evitar é que esse jogador fique à vontade, sem pressão, porque é nesse momento que ele começa a errar menos e jogar melhor.

Apesar dos jogadores de fundo de quadra agressivos subirem na rede para definir o ponto, eles não são tão acostumados assim a jogar muito tempo na rede, tente levar o jogo na rede para testar se isso é um ponto fraco dele, mas somente se você estiver acostumado com esse tipo de jogada, lembre-se que o importante é errar menos.

O saque contra o jogador agressivo que é mais efetivo é o com muito quique ou com slice, ou seja, um saque com efeito onde a bola não quicará na zona de contato ideal (normalmente quando a bola está na altura da cintura).

Em geral, a consistência é a chave contra esses jogadores, coloque o primeiro saque em jogo, evite jogar a bola curta e mire longe das linhas da quadra, não dê espaço para te ele atacar.

Vai chegar um certo momento em que somente defender não será suficiente contra um jogador mais agressivo, nesses casos você tem que também tomar alguns riscos e atacar mais.

Você não precisa bater na bola tão forte quanto ele, mas só aumentar um pouco mais sua potência e fazê-lo correr mais, seja para os lados ao mandar a bola no fundo da quadra ou para frente e para trás, jogando uma curta e depois um Lob.

Jogador também conhecido como: Aggressive Baseliner.

Jogador de fundo de quadra defensivo

O jogador de fundo de quadra defensivo é aquele que gosta de correr, que está disposto a ir atrás de todas as bolas para retornar e de contra-atacar o adversário no momento certo.

Ele é paciente e troca bola até ter uma oportunidade para atacar ou então aproveita o ataque adversário para um contra-ataque para definir o ponto.

O objetivo principal do jogador defensivo é se defender e esperar que o adversário cometa um erro, ele se arrisca menos e é recompensado pela paciência e força mental, por isso é comum ele cometer menos erros não forçados na partida.

Quando é recomendado ser um jogador de fundo de quadra defensivo

A questão física é importante, para ser um bom jogador de defensivo de fundo de quadra é necessário ser ágil, então trabalhe bem o jogo de pernas (Footwork), a agilidade e o fôlego para aguentar longos rallys.

Um jogador com a altura mais baixa consegue ser mais rápido do que um jogador muito alto e ele se encaixa melhor no estilo, porém, não basta só isso, se você for um jogador impaciente ou que desiste fácil dos pontos, é melhor se especializar em ser um jogador de fundo de quadra ofensivo.

Jogadores defensivos que ficam na linha de fundo são mais beneficiados quando jogam em quadras de saibro ou em superfícies mais lentas.

Dicas para jogar na defensiva no fundo de quadra

O jogador defensivo de fundo de quadra não vai subir tanto na rede, mas ele deve estar pronto para caso o adversário suba, então é importante que ele treine a passada, que é quando você manda a bola fora do alcance do adversário que está na rede.

A passada para ser eficiente deve considerar o posicionamento do adversário na rede e de preferência deve passar a poucos centímetros acima da rede.

Quando a bola passa alto acima da rede fica fácil o de atacar com um Smash, com ela mais baixa a bola vai cair no nível dos pés, é muito difícil acertar um voleio em bolas abaixo do nível da rede.

Saber dar um Lob é bom também, principalmente se o adversário é bom na rede e suas passadas não estão funcionando contra ele.

Um jogador defensivo deve observar bem o adversário e jogar a bola em seu lado mais fraco, normalmente no seu Backhand, uma boa forma de definir o ponto jogando na fraqueza dele é jogar algumas vezes consecutivamente no lado mais forte e angular até ele ficar posicionado para fora da quadra ou quando você perceber que ele está desequilibrado, é nesse momento que você vai explorar e mandar a bola no ponto fraco.

O contrário pode ser feito também, você joga a bola sempre no ponto fraco do adversário, ele vai ter problemas para atacar, quando você perceber que ele está sem equilíbrio ou que está muito fora da linha da quadra, você manda a bola no lado forte, ele não vai conseguir retornar bem ou será um winner.

Para se manter mais tempo em um rally e cometer menos erros, esse tipo de jogador deve somente forçar os golpes ou atacar quando necessário e mirar a bola mais longe das linhas para uma margem de erro menor.

Treine os golpes executados enquanto corre (On the run) e saiba como usar o slice eficientemente para defender as bolas mais longas já que o alcance dele é maior que o golpe de chão normal (Groundstroke).

Você tem que mirar a bola mais no fundo da quadra adversária, quando ela cai lá, é muito difícil para ele te atacar, use também bolas com muito TopSpin para também dificultar o ataque dele.

Para o saque é muito importante que você acerte o primeiro e não jogue muito com o segundo saque, mesmo que o seu saque não seja tão rápido assim, o oponente já fica mais atrás quando espera o primeiro saque e se aproxima mais para atacar quando é o segundo saque.

Então a dica é não forçar tanto assim o primeiro saque, não deixe ele tão lento quanto o seu segundo saque e treine bastante a variedade, mire em lugares diferente para surpreender o adversário, mesmo se o saque for lento é possível conseguir aces se você variar.

Mais do que tudo, para ser um bom jogador de fundo de quadra defensivo você precisa estar pronto para partidas mais longas.

Dicas para vencer o jogador defensivo de fundo de quadra

Antes de jogar com alguém assim, é bom você se preparar psicologicamente, prepare-se para que até mesmo os ataques mais potentes seus sejam devolvidos, sempre esteja pronto para disputar a bola, ponha na cabeça que o ponto não acaba até que ele realmente termine.

Aliás, essa última frase é fantástica e deve ser considerada sempre contra qualquer jogador, aqui no blog escrevi uma matéria sobre como ter a mentalidade mais forte, lá eu falo um pouco disso e ainda dou dicas para exercitar seu mental em jogo, clique aqui para acessar ela.

Pode ser que para os outros jogadores que você enfrenta algumas jogadas suas são sempre efetivas, mas não tenha certeza disso quando estiver contra um defensor de fundo de quadra.

Uma boa forma de derrotar um jogador defensivo de fundo de quadra é ser também um pouco como ele e não se arriscar muito, porém você tem que descobrir o ponto fraco dele e atacar, jogar o tipo de bola que ele não gosta, normalmente é eficaz levar o jogo para a rede com curtas.

Variação é importante, normalmente esses tipos de jogadores conseguem se adaptar bem a um ritmo só, porém sentem dificuldades se você começar a surpreendê-lo alternando o efeito da bola e até mesmo a potência dela.

É comum para esses jogadores mais defensivos terem um saque mais fraco, se for o caso, você deve aproveitar as oportunidades para atacar o saque dele, principalmente se for o segundo saque.

Se você estiver jogando no saibro e for retornar o segundo saque, fique dentro da quadra para acertar a bola antes que ela suba ou para retornar mais rápido e não dar tempo do adversário se recuperar e retornar a bola.

Você pode se aproximar mais se tiver retornando o segundo saque em uma quadra mais rápida, mas não tanto quanto na quadra mais lenta, isso porque a bola vai quicar mais rápido, você precisa de uma distância melhor para ter um tempo para reagir.

Existe também um jogador muito bom em defesa que fica na linha de fundo da quadra, mas esse tipo é mais encontrado em nível recreativo, a diferença é que ele manda bolas muito altas e sua técnica e variedade de golpes é bem deficiente, são os baloeiros.

Fiz uma matéria aqui nesse mesmo blog dedicada somente a como derrotar os jogadores baloeiros que você pode conferir clicando aqui.

Jogador também conhecido como: jogador de contra-ataque,Defensive baseliner, counterpuncher e retriever.

Jogador de saque e voleio no Tênis de quadra

Esse tipo de jogador é especialista em jogar na rede, ele quer ir o quanto antes para ela, até mesmo para disputar o primeiro ponto após sacar.

Esse estilo já não é mais amplamente usado nos dias de hoje, mas no passado os tenistas de saque e voleio predominavam.

O motivo de ninguém investir em ser um jogador especialista em saque e voleio é o avanço da tecnologia nas raquetes, antigamente era mais difícil dar passadas em quem estava na rede, com raquetes melhores é bem mais fácil.

Outro fator determinante para não haver mais jogadores de saque e voleio é que as quadras atuais estão mais lentas, antigamente existia mais quadras de grama que são bem rápidas, hoje em dia até mesmo as quadras de grama estão mais lentas do que costumavam ser.

Se você quiser ter uma visão melhor sobre as quadras dos torneios e quais são as mais rápidas, dê uma olhada nessa matéria que fiz aqui mesmo no blog Tênis Recreativo.

A bola também mudou com o passar dos tempos, favorizando quadras mais lentas, então os jogadores de saque e voleio contam com vários obstáculos e dificuldades para serem plenamente efetivos.

Quando é recomendado usar o saque e voleio no Tênis

A curva de aprendizado para quem quer aprender a ser jogador de saque e voleio é maior, é mais comum os tenistas terem mais dificuldade para desenvolver um jogo forte assim, você precisa ter um ótimo saque e saber jogar na rede muito bem.

O físico que favorece alguém a jogar mais no saque e voleio é o de uma pessoa alta, assim fica mais difícil o adversário jogar um Lob, jogadores assim possuem uma ótima técnica para bater bolas acima da cabeça (Overhead) e podendo contar com a altura é melhor ainda.

A altura beneficia o saque também, quanto mais alto é o jogador, mais rápido será o saque, pense o seguinte, se a bola é atingida mais no alto ela ganha mais velocidade e peso para descer na quadra.

Em quadras mais rápidas como as de grama o jogador tem mais chances do que em quadras lentas.

O fator surpresa pode te ajudar, se você joga com jogadores menos experientes que nunca enfrentaram uma pessoa que joga assim, terá a vantagem da surpresa, eles não estão acostumados com a pressão de ter alguém sempre na rede e mesmo sabendo que é mais fácil dar uma passada, talvez ele ainda não treinou muito esse tipo de jogada para ter confiança e acertar ela sempre.

Algo que é mais difícil acontecer no meio profissional já que os jogadores conseguem se adaptar mais rápido a situações adversas.

Dicas para jogar com saque e voleio no Tênis

Após sacar aberto e deslocar o jogador para fora da quadra, se aproxime da rede com passos largos (para chegar mais rápido e com equilíbrio) e mande a bola para o lado oposto do adversário, mas para ser mais eficiente, mire dentro do quadrado do saque, assim o oponente terá que correr para frente também para alcançar a bola já que você vai jogar ela curta.

Dicas para vencer contra o jogador de saque e voleio no Tênis

Quando o adversário estiver na rede e você no fundo da quadra, você pode jogar uma bola próxima aos pés dele, assim ele vai ter dificuldades para atacar, se a bola dele vier curta você tem mais chances de executar uma passada nele.

Se o jogador estiver bem perto da rede, melhor do que tentar dar uma passada nele é jogar um Lob, você pode fazê-lo se aproximar mais da rede jogando uma bola mais curta, então o combo é bola curta + Lob.

Quando ele ainda não estiver na rede, evite jogar bolas mais curtas, jogue bolas mais próximas da linha de fundo para que ele não tenha uma boa brecha para subir na rede.

Saber identificar os tipos de saque e como lidar com cada um deles é crucial contra alguém que usa o saque e voleio, para esse assunto eu fiz uma matéria especial com dicas para o seu retorno de saque.

Jogador também conhecido como: Serve and volleyer.

Jogador completo no Tênis

Esse é o tipo de jogador que eu adoraria ser, mas isso não é nada fácil, esse estilo leva muitos anos de prática e dedicação, além do fato de que nem todos possuem o perfil para conseguir ser um, ou como alguns dizem, a pessoa não tem o talento necessário, uma coisa é saber jogar com todos estilos, outra é saber jogar bem com todos eles.

É mais fácil se especializar primeiro em um dos outros estilos e depois aprender a incorporar os outros tipos para ser um jogador completo.

Esse jogador consegue ser bom no fundo de quadra, na rede, seu saque é ótimo, ele sabe mudar entre jogar na defensiva e no ataque, o seu objetivo é ser ótimo em todas as áreas do Tênis porque assim ele pode adaptar seu jogo para situações e adversários diversos.

Apesar de saber jogar bem em todas áreas, o jogador completo nem sempre vai vencer uma partida contra um jogador de um dos outros tipos.

Dicas para ser um jogador completo no Tênis

Para ser um jogador completo você tem que entender muito de táticas para usar em situações diferentes, você precisa entender como é o tipo de jogo do adversário para depois poder usar a tática correta contra ele.

Se estiver jogando contra um jogador de fundo de quadra defensivo o tenista completo terá que usar mais o jogo na rede.

Caso esteja contra um jogador de fundo de quadra agressivo ele pode usar da consistência e paciência para ganhar.

Contra um jogador de saque e voleio o jogador completo pode passar a adotar o jogo mais no fundo da quadra e usar toda a vantagem da superfície e da raquete da atualidade para encerrar os pontos com passadas.

De maneira geral, os jogadores completos possuem saques poderosos e com uma boa variação.

Em resumo, o jogador completo deve seguir todas as dicas que dei anteriormente para cada tipo de tenista, ele deve ser bom em tudo e ainda saber escolher que estratégia usar contra o adversário.

Dicas para vencer do jogador completo

A parte ruim de ser um jogador completo é que ele não vai ter uma especialidade ou golpe que excede o normal, ele vai ser bom em tudo, mas não excelente em uma área.

Pode até ser que esse jogador consiga realizar golpes incríveis, mas esses golpes podem perder seu brilho se o tenista estiver sob pressão, ele não se mantém consistente.

Se você for especialista em uma área ou tipo de jogada e o jogador completo tiver dificuldades nela, você já tem uma vantagem.

O importante é manter a cabeça livre de dúvidas, não se deixe confundir caso o jogador completo mude as táticas e teste jogadas diferentes, se ele está fazendo isso é porque sente dificuldades em jogar contra você.

Se o seu Forehand ou Direita é uma arma efetiva, continue usando ela o máximo que conseguir contra o jogador completo, isso serve para qualquer outro ponto forte de seu jogo.

É você que deve ditar o ritmo da partida, ter uma tática agressiva é muito importante, uma boa forma de evitar que o jogador completo use diferentes tipos de golpe e varie muito o jogo é jogar a bola com muito TopSpin e manter ela profunda na quadra dele.

O Nadal é um jogador de linha de fundo, às vezes ele joga mais na defensiva e em outras na ofensiva, para vencer o Federer, que é um jogador completo, ele usa um tipo de jogo mais agressivo, ele utiliza bastante sua arma poderosa, o Forehand com TopSpin e mira no Backhand dele.

Não que o Backhand do Federer seja ruim, longe disso, mas o ataque do Nadal excede em qualidade quando a bola quica mais alto, e quem joga com Backhand de uma mão sabe que não é tão efetivo retornar bolas altas quanto bolas na altura da cintura, por melhor que sua técnica seja.

Jogador também conhecido como: All-court player e all-rounders.

Posts Similares