Qual a quadra mais rápida de Tênis


Eu aprendi a jogar Tênis em uma quadra de saibro, quando finalmente tive contato com uma quadra de piso duro, notei como a bola vinha bem mais rápido e então surgiu na minha cabeça a pergunta, qual tipo de quadra de Tênis é a mais rápida? Confira o que descobri após uma pesquisa que fiz e descubra quais Grand Slams possuem as quadras mais rápidas.

A quadra mais rápida de Tênis é a de Wimbledon, ela é uma quadra de grama, esse tipo de superfície é mais rápido do que os outros que existem no esporte. Depois da quadra de grama, a quadra dura ou de asfalto é a mais rápida e em geral a mais lenta é a quadra de saibro.

Por que a quadra de grama é a mais rápida?

Conhecida como o tipo de superfície mais rápida do Tênis, a quadra de grama tem uma base mais macia do que outras quadras que faz a bola quicar mais baixo e na horizontal, dessa forma, os tenistas possuem pouco tempo para devolver a bola, diferente da quadra de saibro que faz a bola quicar alto e consequentemente deixa o jogo mais lento.

A quadra dura faz a bola quicar mais baixo, porém ela não é tão macia e a bola não quica tanto pela horizontal e viaja um pouco mais lento com relação à de grama.

Os tenistas que usam muito o saque e voleio e que jogam mais na rede normalmente têm mais sucesso jogando na grama.

As quadras de piso são mais rápidas que as de saibro?

Além da quadra de grama, existem as quadras de piso duro sintético que são também bem rápidas.

As quadras de piso são feitas por diversas formas, são pelo menos 45 tipos diferentes de superfícies de quadra dura e, por incrível que pareça, algumas superfícies de quadra dura conseguem ser mais lentas do que uma quadra de saibro.

Então não é certo dizer que todas as quadras duras são mais rápidas do que as de saibro, é preciso saber qual material foi usado para fazê-la.

A Federação Internacional de Tênis, conhecida como ITF não possui uma norma para a composição das quadras em torneios, somente normas para tamanhos e marcações.

De acordo com o site estrangeiro Grantland.com, são reconhecidos 160 tipos de quadras diferentes no esporte, existem superfícies feitas de saibro, carpete, concreto conhecida também como tipo lisonda, cascalho, grama sintética, asfalto e a lista continua, até quadra de madeira existe.

US Open ou Australian Open, qual quadra é mais rápida

As quadras do Australian Open, desde 2008, são feitas com piso em acrílico (Plexicushion) que deixa o quique da bola mais baixo e a bola fica com menos efeito, mas atualmente as quadras do US Open são mais rápidas, o piso delas é o DecoTurf que é composto por acrílico, borracha e sílica.

É importante dizer que no Australian Open a temperatura é bem maior do que no US Open e isso também influencia na velocidade de jogo, a bola vai quicar baixo quando a temperatura estiver baixa, mas se estiver muito quente a bola vai quicar erraticamente e essa pode ser considerada umas das razões da diferença em velocidade das quadras.

Na época do Australian Open as temperaturas ficam entre 35° e 40°, por conta do calor foi até mesmo aberto uma regra para descanso dependendo do tempo. No US Open a situação é bem diferente, lá a temperatura oscila entre 23° e 30° na época do torneio.

Os principais torneios de tênis com quadra rápida

Dos principais Grand Slams do Tênis, somente o Wimbledon tem quadra de grama, então a classificação dos 4 torneios mais notórios do ano fica na ordem a seguir.

Classificação das quadras mais rápidas até as mais lentas:

  1. Wimbledon
  2. US Open
  3. Australian Open
  4. Rolland Garros

Você sabia? Antigamente a maioria das quadras de Tênis de grandes torneios eram de grama.

Se você voltar na história do Tênis, vai perceber como os jogadores da era passada tinham dificuldades para jogarem bem em todos tipos de quadras, na era atual, os jogadores Top 3 do Ranking conseguem jogar muito bem em todas elas. O que será que aconteceu?

No início do século 21 as organizações de Grand Slams responderam às críticas do público para as quadras rápidas que não davam muita possibilidade de rallies ou disputas longas de pontos, então eles mudaram as superfícies das quadras para deixa-las mais lenta, como resultado, a diferença entre as superfícies de quadra de Tênis ficou menor e, portanto, é menos difícil encontrar tenistas que jogam muito bem em vários tipos de quadras.

A tecnologia das raquetes também ajudou aos novos tenistas a se adaptarem melhor a superfícies variadas. Até mesmo os calçados que os tenistas usam são feitos com alta tecnologia para se adaptar a diferentes superfícies, eu escrevi uma matéria dos melhores tênis para jogar nas quadras de piso duro, clique aqui para acessar, lá eu comento sobre os calçados para quadra dura (mais rápida) e de saibro (mais lenta).

Se você ficou curioso em saber mais sobre os torneios principais do Tênis de quadra, clique aqui e vá até a matéria que escrevi aqui nesse mesmo blog.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes