Qual a diferença entre Tênis de mesa e Tênis de quadra


Ambos termos parecem iguais, todos possuem a palavra Tênis, se você não conhece muito bem sobre esses dois esportes, continue lendo, vou esclarecer as diferenças básicas entre o Tênis de mesa e o Tênis de quadra.

O Tênis de mesa é jogado em uma mesa com raquetes menores e uma bolinha mais dura, enquanto que o Tênis de quadra é praticado em um campo ou quadra bem maior, com raquetes maiores com cordas e com uma bola maior e menos dura.

Mais antigo, o Tênis de quadra teve origem no século 12 nos redores da França e ele era jogado primeiramente sem raquetes, já o Tênis de mesa nasceu da improvisação de livros e bolinhas de golfe na Inglaterra no século 19.

Diferenças entre equipamentos e ambientes

O ambiente do Tênis de mesa e do Tênis de quadra é diferenciado por tamanho e composição, na tabela abaixo confira o que muda em termos do espaço, local e demarcações de ambos esportes.

Tênis de mesa Tênis de quadra
Superfície Mesa de qualquer material que permita que a bola quique de acordo com a regulamentação. Quadra de diversos materiais como: asfalto, saibro e grama.
Tamanho Mesa com 2,74 m em comprimento, 1,525 m em largura e 76 cm em altura. Quadra de 23,77 m em comprimento, 8,23 m em largura ou 10,97 m de largura para jogar em dupla.
Rede Com 1,83 m de comprimento e 15,25 cm em altura. Seu comprimento acompanha a largura da quadra. Sua altura maior é de 1,07 m, no centro ela mede 91,4 cm de altura.

Os equipamentos usados pelos jogadores são as raquetes, porém elas são feitas de tamanhos e materiais diferentes. Veja na tabela abaixo as diferenças entre das raquetes e dos equipamentos usados pelo Tênis de quadra e Tênis de mesa.

Tênis de mesa Tênis de quadra
Bola Possui 40 milímetros, são feitas de polímero ou celuloide, podem ser de cor branca ou laranja. Possui de 6.54 até 6.86 centímetros, é feita de borracha e é revestida em feltro.
Raquete Feita de madeira ou 85% de madeira, pode ter qualquer tamanho, mas normalmente tem 15 cm de largura e 25 cm de altura. Raquete com cordas, o aro e o cabo podem ser compostos por materiais como grafite, alumínio, fibra de boro e Kevlar, deve ter no máximo 73,66 cm de comprimento.
Calçado Devem ser leves, ter sola fina e aderente, cano baixo e boa proteção lateral. Possui modelos para superfícies diferentes, tem que ter uma sola durável, bom suporte lateral para mais estabilidade e podem ser mais pesados para durar mais.
Acessórios Exemplos: Limpador de Borrachas, proteção de borracha da raquete e raqueteira. Exemplos: Overgrip, munhequeira, antivibrador de raquete e raqueteira.

A bola de Tênis de quadra é bem maior do que a do de mesa, atualmente ela é amarela, mas antigamente ela era branca, existem tipos de coloração diferentes, porém, somente para bolas de treino, diferente das bolas de Tênis de mesa onde são encontradas outras cores mesmo em campeonatos e partidas.

Por perderem a pressão facilmente durante o jogo de Tênis de quadra, as bolas desse esporte são trocadas durante uma partida, inclusive, os jogadores até mesmo escolhem qual prefere usar na disputa dos pontos, fiz uma matéria bem interessante sobre esse hábito que você pode conferir aqui.

A raquete do Tênis de mesa não possui cordas como a do Tênis de quadra, ela também só pode ser usada para bater na bola com um lado, cada lado tem uma cor diferente, preto e vermelho, com a raquete do Tênis de campo você pode usar os dois lados para bater na bola.

Antigamente as raquetes do Tênis de quadra eram também de madeira, mas diferente das de Tênis de mesa, elas possuíam as cordas.

Diferenças entre as regras

Mesmo sabendo que os dois esportes são similares em alguns aspectos das regras, eles ainda possuem bastante diferenças, a seguir aponto algumas delas.

Na determinação do ponto – No Tênis de mesa o ponto só vai valer quando a bola quicar no lado adversário pelo menos uma vez, no Tênis de quadra é possível marcar ponto sem deixar a bola quicar uma vez no campo, ou seja, você pode retornar a bola para o outro lado antes dela tocar no chão do seu lado da quadra.

O saque – No Tênis de mesa a bola deve quicar primeiro no lado do sacador e depois quicar no lado adversário, no Tênis o saque tem que cair na região de saque do adversário primeiro.

No Tênis de quadra você tem a chance de tentar acertar o saque mais uma vez caso erre na primeira tentativa, no Tênis de mesa você já perde o ponto se errar uma vez.

Para o saque do Tênis de mesa é necessário que o jogador jogue a bola a pelo menos 60 centímetros de altura antes de acertá-la, no saque do Tênis de quadra não há essa restrição.

Na partida de simples, onde é um jogador contra outro, o saque do Tênis de mesa pode ser jogado para qualquer lado do adversário, no Tênis de quadra o saque nunca deve cair na região de saque paralela do sacador, a bola tem que cair na região de saque diagonal no campo adversário.

No Tênis de mesa não é permitido fazer o contato da bola em cima da área de pontuação da mesa, no Tênis de quadra o contato pode ser realizado no ar quando a bola já tiver ultrapassado a linha da quadra.

Pontuação no Tênis de mesa – É disputado por Sets, vence um Set quem marcar 11 pontos primeiro, se ficar 10×10 o Set será decidido por vantagem de 2 pontos.

É comum no Tênis de mesa as partidas serem melhores de 5 Sets e de 7 Sets. O sistema de pontuação do Tênis de mesa é bem mais simples do que a do Tênis de quadra.

Pontuação do Tênis de quadra – O Tênis de quadra é disputado em partidas de Sets formados por Games, ganha o Set quem ganhar 6 Games primeiro e com uma diferença de pelo menos 2 Games. Se a partida estiver 6×5, deve ser disputado outro Game, vence o Set se o jogador conseguir 7×5, se ficar 6×6, o Set será disputado no Tie-Break conforme determinado para a partida ou competição.

O mais comum são as partidas melhores de 3 Sets, mas em grandes torneios masculinos há partidas de melhores de 5 Sets. É comum partidas amadoras e amistosas terem só 1 Set.

No Tênis de quadra, vence um Game quem conseguir 4 pontos primeiro e com uma diferença de 2 pontos a mais. O primeiro ponto é chamado de 15, o segundo é 30, o terceiro é 40 e o ponto que fecha é chamado de Game.

O empate se chama Deuce, depois do 40 passa a valer o sistema de vantagem, o Game continua até que um dos jogadores consiga 2 pontos de vantagem.

A contagem do Tie-Break é mais tradicional, os pontos seguem a numeração do 1 ao 7 e vence aquele que consegue fazer os 7 pontos primeiro com a diferença de 2 pontos, a pontuação continua até um deles tiver essa diferença. Existe também o Super Tie-Break que determina o vencedor aquele que chegar a 10 pontos primeiro com a diferença de 2 pontos.

Aqui nesse mesmo blog eu escrevi um guia completo sobre as regras do Tênis de quadra para sanar qualquer dúvida que tenha ficado, clique aqui para acessar.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes