Regras do Tênis: Pontuação, golpes e equipamentos


Se você procura entender melhor as regras do Tênis de quadra ou está fazendo o seu primeiro contato com o esporte, veio ao lugar certo, aqui esclareço os detalhes mais importantes sobre o saque, pontuação, equipamentos e o que é ou não permitido durante uma partida de Tênis.

A pontuação no Tênis pode parecer um pouco assustadora e confusa no início, mas com o tempo você vai se acostumando.

Recomendo que você assista o máximo de partidas profissionais de Tênis que você conseguir para entender melhor os conceitos e regras que vou descrever a seguir.

Existe várias formas de assistir partidas de Tênis, no Youtube tem várias gravações e você ainda pode acompanhar partidas ao vivo, fiz até um guia para quem procura assistir Tênis ao vivo aqui no blog, clique para conferir.

Quem criou e escreveu as regras do Tênis de quadra?

De acordo com o livro “The Original Rules of Tennis” (As regras originais do Tênis) publicado pela Bodleian Library de Oxford, as regras do Tênis foram definidas por Walter Clopton Wingfield em 1874, ele publicou um livro de regras para esse esporte de raquete que estava apenas começando juntamente com o clube inglês de Tênis de grama, o Wimbledon.

Apesar de que antes haviam esportes de raquete muito parecidos em algumas partes do mundo, o primeiro a registrar regras foi o Walter Clopton.

Nos anos seguintes as regras receberam revisões ou alterações em diversos aspectos, sendo a revisão de 1880 uma das mais importantes.

Como é a pontuação no Tênis de quadra

Para esclarecimentos, quando digo que a bola caiu dentro do campo adversário estou falando da região dentro do limite delimitado pelas linhas da quadra e também quando a bola cai em cima da linha ou pega ao menos um pedaço da linha.

Há várias situações para ganhar um ponto em uma partida de Tênis, as principais sendo:

  • O jogador A ganha ponto quando a bola quicar duas vezes no campo do Jogador B.
  • O jogador A ganha um ponto se a bola quicar uma vez dentro do campo do jogador B e esse jogador não conseguir devolvê-la antes dela quicar mais uma vez, mesmo que no segundo quique ela caia fora da quadra.
  • Quando o sacador comete Dupla Falta ele perde um ponto, todos podem errar o saque pelo menos uma vez para cada início de disputa de ponto.
  • Quando o juiz de cadeira dá uma segunda advertência de conduta inapropriada ao jogador ele perde um ponto (Exemplo, logo após o jogador quebrar a raquete pela segunda vez).
  • Jogador A ganha um ponto se a bola encostar em qualquer parte do Jogador B que não seja a raquete.
  • O jogador A ganha um ponto se o jogador B fazer o contato da bola na região da quadra do jogador A, acontece muito acima da rede quando um jogador invade o outro lado para bater na bola.
  • Jogador A ganhará um ponto se o Jogador B encostar na rede enquanto o ponto estiver sendo disputado, mesmo que ele tenha encostado com a raquete.
  • Jogador A ganha um ponto se o Jogador B jogar a bola em qualquer outro lugar que não seja a rede e a quadra.

No vídeo abaixo mostra a jogadora Angelique Kerber receber uma falta por ter encostado o tênis na rede, ela perdeu o ponto imediatamente.

Ponto por invasão no Tênis

A invasão de rede pode resultar na perda do ponto para o invasor, funciona assim: se o jogador fizer o contado da bola com a raquete acima da rede no lado adversário é considerado invasão.

Se o jogador iniciou o ponto de contato com a bola do seu lado da rede e depois do contato a raquete e braço ultrapassaram a rede sem encostar nela, a jogada não deve ser interrompida e ele não irá perder o ponto.

Quando perde ponto por dois toques no Tênis

Se o jogador intencionalmente bater a raquete na bola mais de uma vez consecutivamente ele perde o ponto, caso a bola bateu duas vezes na raquete sem intensão o jogador não perderá o ponto.

É fácil identificar se o jogador teve intensão ou não, basta observar se ele realizou somente um movimento com o braço durante o golpe, ou swing, se a bola resvalou na raquete e bateu novamente nela e ele só fez um swing, não foi intencional.

Quantos pontos para ganhar uma partida de Tênis?

Não existe um número de pontos definidos para ganhar uma partida de Tênis, inclusive, é possível ganhar uma partida de Tênis sem ter pontuado mais, isso por conta do sistema dividido em Sets.

As partidas de Tênis de quadra são decididas por Sets, as profissionais são na maioria das vezes definidas por melhor de 3 Sets e em algumas ocasiões, principalmente grandes torneios masculinos, são decididas por melhor de 5 Sets.

Algumas partidas recreativas são disputadas com somente 1 Set.

Se você ficou interessado em saber mais sobre os principais torneios do Tênis de quadra, clique aqui para ir em um artigo que escrevi aqui no blog listando os principais campeonatos e suas respectivas datas.

Como funciona o set no Tênis?

Antes de começar a partida é realizado um sorteio, quem vence o sorteio pode escolher se vai começar sacando ou recebendo, quem recebe escolhe de qual lado vai começar jogando.

O sorteio mais comum é o de jogar a moeda, mas existe também o sorteio feito com a raquete, onde a pessoa escolhe para onde o desenho da ponta do cabo da raquete vai ficar, a pessoa tampa o desenho e começa a rodar a raquete na palma da mão até que o outro jogador pede para parar.

O Set é dividido em Games, o jogador que vencer 6 Games primeiro com a distância de 2 Games ganha o Set.

Por exemplo, se a partida chegar a 6×5 o Set não acaba e mais um Game deve ser disputado, se ficar 7×5 o Set termina, se ficar 6×6 o Set será definido em um Tie-Break.

Game – Em um Game somente um dos jogadores saca, ganha o Game aquele que conseguir ganhar 4 pontos primeiro com a diferença de 2 pontos.

  • 1º Ponto do Game = 15
  • 2º Ponto do Game = 30
  • 3º Ponto do Game = 40
  • Ponto final do Game = Game

Como se diz zero em jogo de tenis? – Ninguém sabe ao certo porque é assim, mas curiosamente, o número zero é chamado de “Love” em uma partida de Tênis, por exemplo, a pontuação 0x15 (“zero, quinze” ) é dita “Love, fifteen” no inglês, mesmo sabendo que 0 é chamado de zero no inglês.

Alguns especulam que o “Love” veio da palavra francesa “l’oeuf” que significa ovo e o ovo tem o formato do número zero, mas até mesmo na França eles não usam o “Love” como os ingleses fazem, talvez para não confundir com essa outra palavra francesa.

Porém, é normal que os árbitros da partida falem a pontuação em inglês e também na linguagem local, aqui no Brasil eles falam zero normalmente. Confira o primeiro ponto de uma partida de Roland Garros na França e escute a juíza anunciar “quinze, zéro”.

No famoso livro “Jogue para vencer”, o autor em um momento menciona o que poderia ser uma das explicações para a palavra Love, o trecho do livro explica assim:

“…se o jogador está com zero, significa que ele joga por amor (Love).”

Trecho do livro “Jogue para vencer” dos autores Brad Gilbert e Steve Jamison.

Ao falar a pontuação, é dito primeiro a pontuação de quem está sacando e depois de quem está recebendo, exemplo, se está 0 para o sacador e 15 para quem recebe, deve-se dizer “zero, quinze” ou “Love fifteen”.

É chamado de “Deuce” quando o Game atinge a pontuação 40-40 ou quarenta iguais (“40 all” no inglês), após isso o próximo ponto é chamado de vantagem (Advantage).

Algumas partidas de Tênis não possuem o sistema de vantagem, elas são “no-ad”.

Em partidas recreativas a contagem é feita pelos próprios jogadores e é comum dizer “Vantagem a favor” quando a vantagem está com o sacador e “Vantagem contra” quando o sacador do Game estiver perdendo.

Quando outra pessoa está dizendo ou contando os pontos, pode ser que ela escolha dizer o nome do jogador que está em vantagem, exemplo: “Vantagem Fulano”.

Quando os jogadores trocam de lado? – A troca de lado no Tênis acontece durante os Games em um Set, a primeira troca é feita depois do término do primeiro Game, depois disso as trocas de lado acontecem a cada 2 Games.

Para nós jogadores, a forma mais fácil de saber se está na hora de trocar de lado é quando a soma do número de Games for ímpar, exemplo, vai mudar de lado quando o placar estiver: 1×0, 2×1, 3×2, 4×3, 5×4 e etc.

Quando a troca de lado acontece pela primeira vez, não é permitido sentar, mas os jogadores podem tomar uma água ou usar a tolha quando forem trocarem de lado, depois disso eles podem sentar por 1 minuto e 30 segundos toda vez que for trocar de lado.

Tie-Break – No Tie-Break a pontuação usa os números como costumamos usar, do 1 ao 7, quem faz 7 pontos primeiro com 2 pontos de diferença ganha o Game e o Set.

O Tie-break é o 13º Game do Set, quem começa sacando é o jogador que sacou o 11º Game do Set, ou seja, segue a ordem.

O primeiro a sacar em um Tie-Break começa sacando no mesmo lado que começa qualquer ponto de um Game (lado “Deuce” ou lado do “iguais”), depois do primeiro saque é o adversário que saca (no lado “Advantage” ou lado “vantagem”) e a seguir no lado “Deuce”, a partir daí cada um jogador saca 2 vezes consecutivamente começando do lado “Deuce” e “Advantage” como acontece nos Games normalmente.

Super Tie-Break – Em algumas partidas é usado o Super Tie-Break ao qual vence o jogador que chegar a 10 pontos primeiro e com 2 pontos de diferença, isso acontece muito em jogos de dupla.

O Set em um jogo de duplas tem uma dinâmica um pouco diferenciada do que a do jogo de simples, para mais detalhes consulte uma outra matéria que escrevi clicando aqui.

A regra para a disputa de Tie-Break em um Tênis pode mudar de acordo com a organização do torneio, alguns Tie-Break são definidos por disputas de Games sendo que cada Game conta como um ponto no Tie-Break.

Break point – O Break (quebra de saque) no Tênis é quando o jogador que está recebendo ganha o Game, o sacador sempre tem a vantagem de ditar o início da disputa de cada ponto e, portanto, é mais difícil ganhar desse jogador.

O Break point é o ponto de quebra do Game, ou seja, o ponto que definiu o Break.

É chamado de mini-break quando um tenista consegue marcar um ponto quando estiver recebendo o saque durante um Tie-Break.

O que é um pneu no Tênis? –  É chamado de pneu quando um jogador ganha um Set por 6×0, “o jogador que perdeu levou um pneu”.

Quando ocorre um ACE no Tênis? – Quando um jogador saca e a bola quica corretamente na região de saque e o recebedor não consegue nem encostar sua raquete na bola e perde o ponto.

Quem saca depois de um Tie-Break no Tênis?

Depois que o primeiro Set é definido por um Tie-Break, quem começa sacando no primeiro Game do próximo Set é a mesma pessoa que sacou pela primeira vez no Tie-Break.

Por que 15, 30, 40 no Tênis?

O Tênis é um esporte muito antigo e os motivos para a pontuação ter uma nomenclatura tão peculiar são desconhecidas, uma das especulações diz que tem a ver com o relógio.

Antigamente as pessoas usavam o relógio para marcar os pontos, na lógica teria que ser 15, 30 e 45 porque seria de 15 em 15 minutos, sendo que 60 marcaria o final, mas no Tênis não tem como fechar um jogo se não tiver 2 pontos de vantagem, então para resolver isso eles marcavam até o 40.

Veja no relógio abaixo, faz um pouco de sentido, ficaria bem difícil mexer os ponteiros regularmente se fosse 45.

Parece estranho eles usarem um sistema assim para marcar pontos e depois nunca mudarem, mas como disse, ninguém tem certeza de suas origens, o fato é que o sistema prevalece até hoje.

Regulamentações para a quadra de Tênis

A quadra de Tênis tem que ter 23,77 metros de extensão por 8,23 metros de largura para partidas simples de Tênis e 10,97 metros de largura para jogos de dupla.

A rede tem no máximo 1,07 metros de altura sendo que no centro ela tem 91,4 centímetros de altura.

A quadra pode ser de diversos materiais como grama, saibros de vários tipos e piso duro que pode também ser composto de materiais diferentes.

Saiba qual o tipo de quadra mais rápida para jogar Tênis nessa outra matéria que fiz aqui no blog.

Qual o tempo de uma partida de Tênis?

Uma partida de Tênis não tem um tempo regular para acabar, algumas podem durar alguns minutos ou até mais de um dia.

Para você ter uma ideia do tempo médio de uma partida de Tênis, acesse esse conteúdo aqui que escrevi no blog, lá tem algumas curiosidades das partidas mais rápidas e demoradas além de informações sobre o tempo de descanso que cada jogador tem durante a partida.

Quantos juízes tem em uma partida de Tênis?

Em uma partida de Tênis amador só há um juiz, mas em uma partida de Tênis profissional tem o juiz principal, aquele que fica sentado em uma cadeira no alto de uma escada, o supervisor e os juízes de linha.

Ou seja, nas partidas profissionais são 11 oficiais que trabalham em uma partida de Tênis, sendo eles:

O juiz da cadeira (Chair Umpire) – É responsável por todas decisões, ele anota o resultado e histórico da partida, fica ao encargo de autorizar e chamar médicos ou auxílio de técnico na quadra e tem autonomia de escolher se aceita ou não a decisão dos juízes de linha.

Juízes de linha São 9 juízes que ficam espalhados pela quadra para dizer em voz alta quando a bola saiu ou para dizer se teve uma falta de pé durante o saque. Eles gritam “OUT” quando a bola sai, “FAULT” quando o saque não entra no local regular ou “FOOTFAULT” quando o tenista pisa na linha antes de acertar a bola do saque.

Supervisor – O supervisor pode ser chamado pelo jogador caso ele queira resolver algum problema com o juiz de cadeira. Ele não fica na quadra e é chamado pelo rádio do juiz da cadeira.

Regras para o saque no Tênis de quadra

Em um Game só saca um dos jogadores, ele começa no seu lado direito da quadra que é separado pela pequena faixa pintada no meio dela e o próximo ponto saca do seu lado esquerdo e depois continua alternando.

Se o jogador A sacou em um Game, o Jogador B sacará no próximo Game.

O sacador deve ficar atrás da linha de fundo e ele não pode encostar nela durante o saque antes de encostar a raquete na bola.

O tenista que saca pode ficar em qualquer lugar da quadra para o saque, desde que ele fique atrás da linha e somente no lado que vai sacar.

O saque só será válido se o sacador mandar a bola na região de saque adversária que está oposta diagonalmente, valendo também se a bola cair em cima ou pegar um pedaço da linha da região permitida.

É caracterizado um saque quando o jogador solta ou lança a bola e atinge ela com a raquete antes dela cair no chão.

Se o sacador realizar o lançamento da bola e não terminar o movimento do braço para atingir ela, ele pode recomeçar o saque sem perder suas chances de sacar.

Dá para sacar com uma só mão, usando a mesma que segura a raquete para lançar a bola no caso de quem não tem uma das mãos.

O tenista pode sacar por baixo se desejar, não há uma restrição contra isso nas regras.

Regras do primeiro e segundo saque no Tênis

A cada início de ponto o sacador tem a chance de errar o saque uma vez, é comum você ouvir a frase “Primeiro saque” e “Segundo saque”.

Os sacadores normalmente colocam mais velocidade na bola ou tentam bater nela com mais potência na primeira chance de saque (primeiro saque), se errar eles jogam a bola com menos potência para não errar e perder o ponto (segundo saque).

O sacador pode escolher se vai sacar com mais potência ou não, não é uma regra, mas sim uma recomendação para aumentar suas porcentagens de vitória, todos jogadores profissionais usam esse método, porém alguns mudam a estratégia.

Alguns profissionais resolvem ser mais agressivos e atacar com potência tanto no primeiro quanto no segundo saque, isso é bem arriscado já que as chances é que ele cometa dupla falta.

Outros jogadores jogam o saque sempre mais fraco e sem velocidade seja no primeiro ou segundo saque, essa estratégia é mais arriscada ainda já que o adversário sempre terá uma bola fácil para devolver e ganhará o ponto com mais facilidade.

Tempo para sacar no Tênis

Antes do primeiro saque o sacador tem 25 segundos para iniciar o saque, o juiz da partida pode penalizar o jogador que ultrapassar o tempo limite.

Apesar de não estar escrito nas regras, o juiz espera para contar os 25 segundos somente depois que ele anuncia o placar do jogo.

O juiz pode escolher parar o relógio para esperar eventuais circunstancias inesperadas como agitação da plateia.

No segundo saque o tempo de espera para iniciar o saque deve ser bem mais curto do que para o do primeiro, o tenista não pode enrolar muito.

Falta no saque (Fault) em uma partida de Tênis

A falta ocorre quando a bola do saque não quica primeiro na região de saque, se for o primeiro saque o sacador pode ir para o segundo saque, se for o segundo saque e receber a falta ele perde o ponto.

Como dito anteriormente nessa matéria, existe também a falta por pisar na linha durante o saque, é a chamada Footfault.

Quando a bola de Tênis toca a rede

Quando a bola do saque encosta na rede e cai dentro da região permitida do saque, o ponto é interrompido e o sacador pode reprisar o saque sem punição, o juiz vai dizer “Let” nessas situações.

É muito raro ter mais de um Let por bolinha que bate na rede, mas acontece, veja no vídeo quando a Serena Williams cometeu 4 Lets de uma vez.

O “Let” é também chamado pelo juiz quando o recebedor do saque não está preparado no momento que o saque foi realizado e quando a bola encosta na rede e toca no recebedor ou parceiro de dupla, seja raquete ou qualquer parte de seu corpo.

Se o sacador iniciar o saque, mas o recebedor claramente não estiver em posição para receber, o juiz pode pedir para o sacador repetir o saque, porém o recebedor tem que estar atento para receber um saque mesmo que haja muito barulho da plateia, o sacador tem direito de iniciar o saque mesmo com barulho.

As regras para o saque no jogo de Tênis de duplas possuem algumas variações, para saber mais recomendo que vá até esta matéria aqui que escrevi aqui mesmo no tenisrecreativo.com.br.

Os golpes do Tênis

No Tênis de quadra, cada tenista pode usar somente uma raquete em qualquer uma das mãos, você pode trocar a raquete de mão quando quiser, o mais comum é o jogador usar uma mão para o golpe da mão direita e duas mãos para o golpe do lado esquerdo.

Há também os jogadores que usam uma mão para golpes de direita e esquerda e uma pequena lista de jogadores que usam as duas mãos para jogar dos dois lados.

Para os canhotos o golpe de esquerda fica do lado direito e o golpe de direita fica no lado esquerdo.

Para conhecer cada um dos principais golpes do Tênis recomendo acessar essa página aqui do blog onde eu explico melhor cada um deles.

Quais são os equipamentos do Tênis?

O principal equipamento do tenista é a raquete, ela é obrigatória para a partida. Em uma partida o tenista pode trocar a raquete por outra se ele precisar, por isso é comum os tenistas levarem mais de uma raquete para os jogos já que as cordas podem perder a tensão ou quebrar.

Equipamentos que não podem faltar no Tênis:

  • Bola
  • Raquete
  • Corda da raquete
  • Calçado
  • Roupas

Outros equipamentos e acessórios para jogar Tênis são:

  • Boné ou viseira
  • Testeira
  • Munhequeira
  • Toalha
  • Bandana
  • Overgrip (faixa do cabo da raquete)
  • Cushion Grip (primeira faixa que reveste o cabo da raquete)
  • Antivibrador
  • Raqueteira ou mochila
  • Fita de chumbo
  • Fita protetora de raquete
  • Tinta para corda
  • Meia para jogar Tênis
  • Pressurizador de Bolas
  • Máquina de lançar bolas
  • Máquina de encordoar raquete
  • Braçadeira elástica para cabo de raquete
  • Antitranspirante para mãos
  • Suporte para bola (Ball Clip)
  • Bate Forte (String Saver)

Toda raquete possui cordas e elas podem ser compradas separadamente, aliás, as raquetes que saem da fábrica para as lojas não vão encordoadas e são comumente vendidas assim.

Dá para encordoar uma raquete você mesmo sem máquina, mas é muito mais eficaz e fácil se você usar uma máquina de encordoar, eu sempre envio para um encordoador local para realizar o trabalho.

As cordas das raquetes são feitas de materiais diferentes e há vários modelos delas, para você saber qual a ideal para você, confira essa matéria onde seleciono as 5 melhores cordas para jogar Tênis.

Para a raquete existem acessórios como o Grip que é aquela fita que fica no cabo para que o tenista possa segurar a raquete com mais segurança e o antivibrador que fica na corda da raquete para evitar vibrações que causam lesões no jogador.

Um tênis adequado é muito importante então os tenistas usam calçados especificamente desenvolvidos para a atividade. Não usar o calçado certo pode ser prejudicial para sua saúde.

Existe um modelo de Tênis adequado para diferentes tipos de quadras de Tênis, aqui no blog eu fiz uma matéria com os melhores tênis para jogar no saibro, confira aqui.

As roupas do tenista podem ser as mesmas para fazer exercícios, de preferência uma que absorva bem o suor e deixe os movimentos mais livres.

Nem todos utilizam, mas vários tenistas gostam de usar munhequeiras perto dos punhos e faixas na cabeça para conter o suor de escorrer na mão e no rosto.

A bola usada em uma partida de Tênis pode ser branca ou amarela, tem de 6.54 cm até 6.86 cm, ela é feita de borracha e envolta de feltro (material que dá um aspecto peludo na bola).

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes