Como jogar duplas no Tênis e ganhar mais partidas


A maioria das pessoas aprende primeiro a jogar um contra um no Tênis, o mesmo aconteceu comigo, mas o Tênis pode também ser jogado em duplas, se você está começando agora a jogar em duplas ou gostaria de conhecer o básico ou as táticas para não fazer feio nas quadras, continue lendo.

É comum encontrar jogadores que são ótimos em uma partida de simples que são ruins em duplas e isso nem sempre é porque ele escolheu o parceiro errado, mas sim porque ele não se adaptou.

Até mesmo os grandes jogadores de simples não conseguem vencer partidas de duplas frequentemente e muitos dos grandes campeões de duplas treinam mais para esse estilo de jogo.

Apesar de ser o mesmo esporte, as duplas no Tênis seguem algumas regras diferentes, o fato de envolver jogo de equipe e um diferente espaço físico já deixa toda a dinâmica de uma partida de duplas muito diferente de uma partida de simples que é jogada individualmente um contra um.

Antes de continuar e conhecer as regras do Tênis em duplas, convido você a ler antes o meu guia sobre as regras do Tênis aqui nessa página.

Um resumo sobre o jogo de duplas no Tênis

O jogo de duplas foi pela primeira vez jogado em um torneio oficial em 1884 em Wimbledon e desde então virou uma tradição do Grand Slam e de vários outros grandes torneios profissionais de Tênis.

A maioria das regras do Tênis ainda prevalece em uma partida de duplas, mas alguns detalhes mudam, abaixo listo as principais diferenças.

As regras

  • A quadra é maior – Sabe aquela linha externa que nunca usamos em um jogo de simples? No jogo de duplas ela é usada, então se uma bola cair nela ela ainda está em jogo.
  • Saque – O saque segue as regras do jogo simples, porém, os jogadores intercalam a cada Game quem vai sacar.
  • Para receber o saque – A cada ponto intercala qual dos jogadores que vai receber o saque. Só é possível mudar a ordem de quem vai receber antes do início de um Set.
  • Duas raquetes, uma bola – Se a bola for tocada por sua raquete e depois pela do seu parceiro e vice-versa, o ponto é dado para a dupla adversária.
  • Tie-Break – Permanece as mesmas regras do jogo de simples, porém, o primeiro a sacar só saca uma vez no início e passa a sacar duas vezes seguidas quando chegar a sua vez, após todos os outros sacarem.
  • Sem vantagem? – Não é uma regra geral, mas a maioria dos torneios profissionais adotam o sistema de pontuação sem vantagens para as duplas e com Super Tie-Break no lugar de um terceiro Set.

Cada Grand Slam possui sua própria regra de pontuação, abaixo listo como o Tie-Break é usado ou não para terminar uma partida de duplas, esses dados são do ano de 2019 fornecidos no site da USTA, a associação de Tênis dos Estados Unidos:

Aberto da Austrália (Australian Open) – O Set final é definido por um Super Tie-Break, vence quem chegar a 10 pontos primeiro e com Tie-break se chegar a 6-6.

Aberto da França (Roland Garros) – No Set final a partida é decidida em vantagens de Sets e não possui Tie-Break.

Aberto da Inglaterra (Wimbledon) – Em seu Set final, o primeiro a conseguir 7 pontos vence e há disputa de Tie-Break se a pontuação chegar a 12-12.

Aberto dos EUA (US Open) – Quando estiver no Set final, vence quem chegar primeiro a 7 pontos e o Tie-Break acontece em 6-6.

Posicionamento

Outros diferentes aspectos encontrados em um jogo de duplas que não tem a ver com as regras é o posicionamento usado pelos jogadores para obter mais sucesso no jogo.

  • Ao sacar – Diferente do jogo de simples, o jogador que vai sacar no de duplas normalmente fica mais afastado do meio da quadra para sacar, isso é uma opção que ajuda muito a cobrir toda a quadra já que agora ela é bem maior e você tem um parceiro para cuidar do outro lado.
  • Ao receber o saque – O jogador que vai receber o saque normalmente fica mais longe do meio da quadra isso porque a pessoa que saca em duplas tem um ângulo diferente da que saca em simples e fica mais fácil mandar a bola mais na diagonal.
  • Linha de fundo – A linha de fundo não é muito usada pelos jogadores de duplas como em uma partida de simples, eles tendem a ficar mais na rede do que atrás.

Outros tipos de duplas

Nas duplas nem sempre é jogado com pessoas do mesmo gênero, existe as duplas mistas e algumas variações, confira:

Duplas Masculinas e Duplas Femininas – Esse é o sistema mais comum de duplas, onde uma dupla masculina enfrenta uma dupla masculina e uma dupla feminina enfrenta uma dupla feminina.

Duplas mistas – Nesse jogo de duplas, compete um homem e uma mulher contra um homem e uma mulher. No ponto decisivo do Game (40-40) e durante o ponto final dos Tie-Breaks nas duplas mistas, somente pode sacar e receber pessoas do mesmo gênero.

Canadian Doubles (Duplas Canadenses) – O Canadian Doubles é quando só há 3 pessoas para jogar e é uma dupla contra uma pessoa, a dupla tem que acertar somente a linha de simples e a pessoa que está sozinha acerta a quadra de duplas da dupla.

São 3 Sets e a cada Set uma pessoa joga no lado do simples, aquele jogador que ganhar mais no total vence a partida. Eu jogo muito assim durante os treinos quando vai 3 pessoas, eu faço aulas em grupo então tem vez que não é somente eu e outra pessoa, mas sim 3 treinando ao mesmo tempo.

Australian Doubles / American doubles (Duplas Australianas / Duplas Americanas) – Esse tipo de jogo mais informal é uma variação do Duplas Canadenses, é ainda jogado uma pessoa contra uma dupla, mas a troca de posição não é feita somente após um Set, mas sim após cada Game.

Estratégias para você ganhar mais partidas de duplas

Se você já está familiarizado com as regras básicas do jogo de duplas no Tênis, já está pronto para fazer uma partida, mas será que está preparado para vencer uma?

As estratégias usadas em um jogo de duplas são bem diferentes das de um jogo de simples, adiante vou dar algumas dicas que acho fundamentais para eu adoraria ter descoberto bem no início quando estava começando.

Domine a rede no jogo de duplas

Se você está jogando na rede em uma partida de duplas, há uma série de pequenos detalhes que fazem toda a diferença com relação ao seu comportamento e posicionamento.

Algo que vai te ajudar muito é sempre ficar se movimentando, dê pequenos pulos para se manter sempre preparado quando estiver na rede, não fique parado enquanto a bola estiver em jogo.

Posição na rede quando seu parceiro vai sacar

Quando o seu parceiro for sacar e você estiver na rede, a melhor posição é ficar no meio do quadrado da quadra de simples, fique mais próximo da rede quando o saque for mais forte, ou seja, normalmente no primeiro saque.

Você pode ficar abaixado para evitar que o saque pegue em você ou então se posicionar para o lado e depois do saque ir rapidamente para o meio.

No segundo saque mantenha-se um pouco mais distante da rede, se o saque é mais forte as chances são de que o adversário vai ter dificuldade no retorno e será uma bola fácil de atacar, se for o segundo saque as chances é que o adversário mande uma bola mais rápida então é melhor se afastar para te dar um maior tempo de reação.

As bolinhas são os jogadores na quadra, em amarelo a dupla que está sacando e em azul a dupla que está recebendo.

Onde ficar na rede quando seu parceiro vai receber o saque

No primeiro saque o ideal é ficar um pouco mais afastado da rede no caso de o jogador adversário atacar o retorno de seu parceiro, assim você terá mais tempo para reagir.

Alguns jogadores gostam de ficar um pouco mais perto do centro da quadra para cobrir o golpe mais provável do adversário que está na rede. Nessa posição, fique virado para o jogador da rede oposta, quando seu parceiro devolver a bola, olhe para esse jogador para antecipar caso ele se mexa para atacar.

Independente se você está na rede quando seu parceiro está sacando ou recebendo, se prepare para se movimentar conforme o que acontecer com a bola, não fique travado nas posições recomendadas do início ao fim.

Onde mirar se a bola vem até você na rede

Se você atacar o adversário que está mais próximo da rede ele vai ter menos tempo para reagir, mire nos pés dele para dificultar seu retorno.

Caso o adversário da rede seja bom no voleio e está mais atento, tente retornar ao fundo da quadra, nos pés do adversário mais distante.

Os jogadores menos experientes sentem dificuldades se você mandar a bola diretamente neles.

Como retornar o saque no jogo de duplas

Se após o saque você perceber que o sacador começou a se aproximar da rede, um dos melhores lugares para você retornar essa bola é nos pés dele, force-o a usar um daqueles voleios que ele pega a bola abaixo da altura da rede sem dar chance de ele atacar.

Não acontecendo de o sacador subir na rede e permanecer na linha de fundo é recomendado evitar jogar no meio para que o jogador da rede não intercepte a bola fácil, principalmente se você observou que ele está fazendo isso mais vezes, porém, muitos jogadores recreativos não se intrometem muito e ficam parados.

Quando você perceber que o adversário da rede está interceptando demais seus retornos de saque na cruzada, tente acertar na paralela, você pode tentar isso mais no segundo saque porque é um tanto quanto difícil devolver um primeiro saque mais rápido na paralela.

Uma outra forma de retornar o saque em duplas com eficácia é usar um Lob, você joga um Lob na paralela e próxima a linha do fundo fazendo o sacador ter que deslocar toda a quadra para alcançar a bola.

Jogue a bola na direção do adversário pior

Se a dupla adversária possui um jogador que é mais fraco, uma boa estratégia é jogar mais nele para que ele erre mais e garanta uns pontos fáceis para sua dupla.

Mesmo quando a dupla oposta é composta por 2 ótimos jogadores, sempre há um dia em que um deles não está muito bem, repare se um dos seus oponentes está tendo um dia ruim e explore isso.

Já vi essa estratégia sendo usada muito em partidas profissionais de duplas, quando um dos jogadores claramente está tendo um dia ruim e seu emocional está abalado e o outro time passa a atacar mais na direção dele.

Comunicação da dupla

Se você tem um parceiro de dupla fixo, pode treinar jogadas com ele e afinar a comunicação entre vocês durante a partida, isso dá muita diferença no resultado.

Mesmo que vocês não tenham nenhuma jogada para comentar, é sempre bom manter a dupla motivada e unida ao se comunicar entre os pontos.

Não estou falando de somente comemorar quando vencerem um ponto juntos, observando as grandes duplas do mundo percebi que eles vão se cumprimentar mesmo depois de perderem um ponto.

Na próxima vez que você for jogar com sua dupla, combine com ele ou ela de sempre se cumprimentar de alguma forma após cada um dos pontos, você vai perceber que o entrosamento entre vocês será melhor.

Como eu jogo duplas ocasionalmente, nem sempre jogo com a mesma pessoa e acontece muito de eu jogar com alguém que não conheço, nesses casos é bom perguntar antes da partida a ele ou ela qual lado prefere jogar.

Saque na esquerda do adversário

É muito comum encontrar adversários com um Backhand fraco, se o adversário que estiver recebendo tem uma Esquerda fraca, mire o seu saque nela, não importa se você vai ou não conseguir um Ace ou um ponto de saque, o importante é que o seu parceiro da rede receba um retorno fraco que ele possa atacar.

Como observar a bola durante uma partida de duplas

Em uma partida de simples você já deve ter ouvido falar da dica de olhar a bola, manter o foco na amarelinha e já pode ter percebido que os profissionais de Tênis conseguem fazer essa tarefa muito bem.

Mas em um jogo de dupla não é somente você a bola e o adversário, tem também o seu parceiro e agora são 2 adversários no lado oposto, então como você observa a bola é diferente.

Se você está na rede e o adversário está para rebater a bola, o indicado é olhar para a bola e sua trajetória até ela passar da rede, se ela for para você mantenha o foco nela, se ela for para o seu parceiro na linha de fundo você não precisa virar a cabeça e continuar observando a bola.

Tudo bem em olhar de relance para trás para saber como e onde está o seu parceiro, mas é ineficaz virar e observar a bola sendo rebatida por seu parceiro, ao invés disso, olhe para os adversários e principalmente observe o adversário que está mais próximo da rede.

Não há necessidade alguma em observar a bola que o seu parceiro está devolvendo já que você não vai interferir nessa jogada, mas você pode ver se o jogador da rede está se mexendo o que quer dizer que você deve se preparar para defender seu voleio ou se os adversários estão mudando de posição em uma jogada ensaiada.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes