Top 10 tênis para quadra rápida de Tênis (feminino e masculino)


Se você joga muito Tênis em quadra rápida ou de piso duro e está procurando um calçado mais adequado para essa superfície, confira a lista com a seleção que fiz dos melhores tênis para jogar em quadra dura.

Para criar a lista usei um pouco da minha experiência própria e de muita pesquisa, em um cenário ideal outros tênis estariam no topo dessa lista, mas escolhi apresentar somente aqueles que podem ser encontrados em lojas brasileiras ou encomendados para o Brasil.

Os 10 melhores tênis para jogar em quadra rápida de Tênis:

  1. Asics Court FF
  2. Nike Air Zoom GP Turbo (O mais confortável)
  3. Asics Gel Resolution 8
  4. Nike Air Zoom Vapor Pro
  5. Babolat Jet Tere
  6. New Balance 996 v4
  7. Nike Air Zoom Vapor Cage 4
  8. Nike Air Zoom Vapor X HC
  9. Asics Solution Speed FF
  10. New Balance 696 (O melhor dos econômicos)

Caso você jogue mais em quadras de saibro do que em quadras de piso duro, é melhor você conferir a lista que fiz para tênis nessa superfície, clique aqui e confira outra página desse blog com o Top 10 para tênis de saibro.

Escolhendo entre modelos feminino e masculino

Caso você não esteja acostumado em comprar tênis para jogar Tênis, saiba que existe sim as versões feminino e masculino, mas a diferença entre elas é estética e tamanho, é muito comum encontrar pares femininos com numeração mais baixa como 35 e masculino em numeração mais alta como 45, então não fique muito preso a nomenclaturas.

Eu calço 39 e há muitos modelos masculinos que já usei porque nessa numeração é possível encontrar tanto no masculino quanto no feminino e recomendo que você faça o mesmo, use aquele que tiver no seu número, até porque as opções desses calçados não são muitas aqui no Brasil.

Tênis all court, quadra dura ou quadra rápida?

No mercado de tênis há várias nomenclaturas e é importante você entender cada uma das mais comumente usadas para saber o que está levando para casa.

Quando o fabricante informa que um tênis é bom para quadra rápida isso quer dizer que ele é apropriado para as quadras de concreto ou quadras lisas, parecidas com aquelas quadras de basquete e vôlei comumente encontradas em ginásios, ou seja, são todas aquelas quadras que não são de grama ou de terra batida (saibro).

Outro nome usado para a quadra rápida é a quadra dura, então eles são para a mesma superfície, agora, quando o fabricante informa que o tênis é all court o que ele quer dizer é que ele é adequado para jogar em todas superfícies, até mesmo na grama e na terra batida.

Se você só joga em quadra rápida, escolha os tênis que são para esses tipos de quadra, você pode usar o tênis all court sem problemas, mas evite usar os tênis de saibro nessas superfícies, se você notar a palavra “clay” na caixa ou descrição do tênis quer dizer que ele é apropriado somente para jogar em quadras de saibro.

Diferença entre tênis de quadra dura e de saibro no Tênis

São 2 as principais características de calçados para jogar tênis na quadra dura e na quadra de saibro possuem, o solado e a parte de cima.

A principal diferença é o solado que nos calçados para saibro possui uma espécie de ranhuras em formatos de ondas que são mais afastadas para tirar o saibro enquanto que o de quadra dura tem desenhos diferentes e ranhuras mais próximas.

No solado próprio para quadra dura, quando você encontra listras ou riscos verticais, eles são para dar ao tenista mais aceleração, quando há listras horizontais elas servem de auxílio para evitar de escorregar e também para deslizar na superfície, há também alguns solados de quadra dura com desenhos circulares que auxiliam a mudança de direção do pé.

Normalmente os tênis próprios para quadra dura são feitos com materiais mais duráveis porque essa superfície exige mais do solado e também alguns fabricantes adicionam mais materiais rígidos no calcanhar e nas laterais para aguentar a parada brusca que é mais comum em quadras de piso duro, o ruim disso é que o tênis fica mais pesado, mas nem todos modelos possuem essa característica e dá para achar tênis leves para quadra dura.

A parte de cima do tênis de quadra dura não precisa ser tão fechada quanto a do de saibro porque não há necessidade em evitar que o saibro ou terra batida entre dentro do tênis, portanto os tênis de quadra dura podem ter mais ventilação nessa região, ajudando muito em tempos de calor intenso.

O que acontece se usar tênis de saibro na quadra dura?

Usar um tênis próprio para saibro na quadra dura pode influenciar a aderência da sola aumentando o risco de escorregar.

A sola do tênis de quadra dura normalmente possui desenhos diferentes que ajuda o seu pé a fazer giros (alguns fabricantes adicionam círculos em determinados locais dela), isso está na sola desses calçados porque é mais difícil girar e deslizar na quadra dura do que na de saibro.

Ao usar o tênis de saibro na quadra dura a tendência é que a sola dele vai desgastar bem mais rápido. Muitos modelos feitos para quadra dura possuem a sola mais durável do que a dos feitos para quadra de saibro.

Se você só tem tênis para saibro e quer jogar uma vez ou outra na quadra dura, não tem problema algum, você vai conseguir curtir sua partida, mas é muito importante evitar usar ele regularmente pelos motivos acima.

1 – Asics Court FF

O primeiro tênis dessa lista é também a escolha do primeiro colocado no rank mundial de Tênis Novak Djokovic, aquele que é especialista em jogar em quadras rápidas e que exige um tênis que auxilia muito bem nessa superfície.

Diferente dos modelos convencionais, o Asics Court FF possui uma língua ou lingueta que é presa nas laterais. Você pode encontrar esse mesmo tênis com cores diferentes com o nome de Asics Court FF 2.

Para você que está aderindo a técnica de deslizar na quadra dura, o Court FF é o tênis mais indicado para isso, tudo isso se deve ao fato de que nas laterais e na parte de cima dele há um material rígido que vai prevenir que seu pé sofra com o movimento.

Esse tênis tem um reforço de material na sola de alta qualidade, fazendo dele um calçado que dura mais do que o normal e você pode até mesmo usar a versão que é hibrida ou de quadra dura desse modelo em quadras diferentes como as de saibro, mesmo sabendo que ele também tem a versão para terra batida.

O preço que você vai pagar no Court FF (clique para conferir o preço na loja Centauro) é normalmente maior do que os outros dessa lista, mas se trata do melhor dos melhores então dá para entender.

2 – Nike Air Zoom GP Turbo (O mais confortável)

Se você busca um tênis com conforto, o Air Zoom GP Turbo da Nike é a escolha certa, ele é um dos tênis atuais mais confortáveis para jogar em quadras dura de Tênis.

Caso você tenha algum problema ou sinta dor nos pés, esse tênis vai te ajudar muito a aliviar as dores e te dar toda a estabilidade que seu calcanhar precisa para que seu pé se mantenha saudável.

O GP Turbo é também ideal para quem gosta de sacar e volear já que ele permite que você ganhe velocidade rápida para chegar na rede, aliás, a quadra rápida é ótima para usar essa tática já que é uma superfície onde a bola pega mais velocidade e quem está na rede ganha ainda mais vantagem.

O solado desse tênis é somente recomendado para quadras dura, usar ele em outras quadras não vai tirar o melhor que ele tem a oferecer, se essa lista fosse para tênis de todas superfícies ou all courts ele não estaria no topo.

Diferente do primeiro dessa lista, o Nike Air Zoom GP Turbo não é muito durável se você começar a deslizar muito na quadra dura, mas o bom é que nem todos tenistas fazem isso.

Você encontra ele em diferentes cores e tamanhos no modelo masculino (clique para ir no site oficial e conferir) ou no modelo feminino (confira no site oficial clicando aqui).

3 – Asics Gel Resolution 8

A linha Gel Resolution é a mais famosa da Asics para jogar Tênis, o modelo 8 é muito bom para quadra dura, eu mesma já usei 2 gerações da linha (o terceira e sexta geração) e gostei muito pelo conforto e segurança nos pés, pelas análises de quem usou as outras versões, parece que a cada geração ele melhora mais ainda.

Em se tratando de um tênis para jogar em quadra dura, o Gel Resolution 8 ganhou o terceiro lugar, mas se você for comparar outras variáveis que não diz respeito somente a superfície, ele poderia conquistar até o primeiro lugar da lista.

O Gel Resolution 8 é um daqueles tênis que servem para uma variedade diferente de pessoas, caso você esteja planejando presentear um tenista e não sabe muito bem qual tênis escolher, essa é a melhor opção, ele é muito durável, confortável, e dá um ótimo suporte ao pé e principalmente dá certo com formatos diferentes de pés.

Note que esse tênis ele é um dos mais pesados e isso pode atrapalhar um pouco caso você esteja procurando mais velocidade ou goste de tênis mais leves.

Se você tem um pé mais largo, esse tênis vai ser mais apropriado para você.

Igual ao Nike Air Zoom GP Turbo, o Gel Resolution 8 é também adequado para saque e voleio.

Você encontra esse tênis em várias cores diferentes e tamanhos, ele tem a versão feminina e masculina. Tome cuidado para não comprar o modelo para saibro sem querer, é só reparar que o de saibro tem a palavra “Clay” no nome.

O preço do Gel Resolution 8 pode variar, algumas numerações menos populares podem entrar em promoção também, você pode conferir como está o preço atualmente dele na loja da Netshoes clicando aqui ou então na Americanas por esse link.

4 – Nike Air Zoom Vapor Pro

O Nike Air Zoom Vapor Pro é um pouco mais confortável na parte de cima do que é o Air Zoom Vapor X, seu pé parece que fica bem mais seguro e firme com o sistema de cadarço desse com relação ao do X.

O Vapor Pro tem também uma camada a mais de proteção na parte dos dedos o deixando também mais durável que o Vapor X nessa parte.

Esse tênis preserva o que há de bom do seu modelo predecessor, o solado, aquele que tem várias linhas que faz desse tênis bom para quadras rápidas, mas que também pode ser usado em outros tipos de quadras.

Com o Nike Air Zoom Vapor Pro a movimentação fica mais fácil na quadra, ele é leve, mas também muito estável, isso porque o fabricante adicionou nas laterais um material rígido que não tinha na versão anterior, dando mais estabilidade.

Mencionei o Vapor X muito porque eles são parecidos, mas as diferenças entre eles é o que faz do Vapor Pro uma escolha melhor em geral.

Você pode conferir o preço desse tênis no modelo masculino por esse link ou no modelo feminino através desse outro link aqui, olhe vários tamanhos e cores porque as vezes um deles está em promoção.

5 – Babolat Jet Tere

Se você quer um tênis para quadra rápida que é leve com uma durabilidade boa e muito confortável, o Babolat Jet Tere é uma ótima opção.

O peso do Jet Tere é muito leve e ele é bem macio nas laterais perto dos dedos e também em toda região de cima do calcanhar até a parte da frente da língua ou lingueta.

Esse tênis é bom para ambientes muito quentes, a sua parte de cima é bem ventilada. Ao calçá-lo você vai sentir bem o chão, ele é não é do tipo alto e lhe dá uma boa sensação da quadra.

O Jet Tere possui um material firme nas laterais e na sola para dar estabilidade e não deixar seu pé deslizar por dentro, porém a estabilidade no tornozelo não é a das melhores, se você tem problemas nessa região talvez esse não seja o modelo adequado para você.

Quando for procurar um para comprar é interessante saber que muitas pessoas o consideram um tênis com molde pequeno, portanto não se espante se você precisar usar um tamanho a mais do que você normalmente usa.

Confira o preço do Babolat Jet Tere na Netshoes clicando aqui, lembre-se de buscar a opção all court porque esse mesmo modelo pode ser encontrado na versão clay que é para a quadra de saibro.

6 – New Balance 996 v4

A tenista Coco Gauff escolheu esse tênis para usar e não foi à toa, suas qualidades estão a par das marcas mais conhecidas e que já estão no ramo de tênis para jogar Tênis por mais tempo.

O New Balance 996 v4 possui algumas semelhanças com o Vapor Pro da Nike no sentido de ambos serem confortáveis, leves e ao mesmo tempo ter um reforço especial na lateral deixando-os mais estáveis do que os tênis menos pesados existentes. Na verdade ele é mais confortável que o tênis Vapor Pro.

Esse tênis tem também uma boa durabilidade, tanto na sola quanto na parte de cima. É importante você escolher a versão 4 porque ela é ainda mais durável do que as anteriores e com certeza mais durável do que o outro tênis da mesma marca disponível para nós tenistas, o New Balance 696.

Ele é ótimo para movimentações laterais que é exatamente o que o tenista na quadra faz bastante, seu material interno é construído de uma forma que ele dá um impulso bem melhor para correr lateralmente e não tanto para correr para frente.

O solado desse tênis não facilita muito para quadras de saibro e ele é realmente mais indicado para quadras duras, então ele está na lista certa.

Porém, pode ser que esse tênis não seja para todos tipos de tenistas, se você gosta de algo mais leve e já tem um footwork ou trabalho de pernas bem desenvolvido e adora deslizar na quadra dura, o New Balance 996 v4 é feito na medida para você, caso contrário talvez seja melhor escolher outro dessa lista.

Dica: Com uma palmilha ortopédica, o New Balance 996 v4 fica mais confortável ainda e bem adequado para quem tem o pé largo demais.

Você pode comprar o Balance 996 v4 em diversos tamanhos e cores, clique nesse link para conferir o preço atual.

7 – Nike Air Zoom Vapor Cage 4

O Nike Air Zoom Vapor Cage 4 é o tênis endossado por Rafael Nadal, ele até mesmo possui edições com o nome desse grande tenista, o próprio Nadal usa um, mas é normalmente sempre um modelo modificado para ele.

Nessa atualização do modelo Vapor Cage, a Nike adicionou materiais em todo o calçado para deixa-lo mais durável, sua sola é até adequada para deslizar na quadra dura, em contrapartida ele está um pouco mais pesado e não é uma das opções mais leves dessa lista.

Apesar de não ser o mais leve, você vai encontrar uma certa facilidade para ganhar impulso se for realizar um salto, isso porque ele possui um material especial na parte do calcanhar e essa parte é levemente arredondada, mas evite usar esse tênis caso você tenha algum problema nessa região do pé.

Ao conferir opiniões de quem usou esse tênis, uma delas me chamou atenção, a de que o Vapor Cage 4 seria uma boa opção para professores de Tênis, se você vai ficar muito tempo na quadra em somente um lugar jogando bolas para os alunos, vai sentir muito conforto enquanto estiver usando ele.

Mesmo sendo confortável, ele não chega ao nível de conforto de outros tênis dessa lista, o fato dele ter uma língua ou lingueta colada em uma parte e meio que solta do outro lado, pode favorecer algum desconforto na região conforme você movimenta pelas laterais.

Em resumo, ele é um tênis muito confortável para os tenistas que não se movimentam muito em quadra e pode ser bem irritante e limitante para aqueles que se mexem muito, principalmente no fundo de quadra. Acredito que esse é um dos motivos para o Nadal usar uma versão antiga modificada desse modelo.

O Nike Air Zoom Vapor Cage 4 está disponível para comprar no modelo masculino na loja oficial por esse link aqui e no modelo feminino por esse outro link também na loja online oficial.

Ele possui a versão para saibro, a com a palavra “clay” no nome, que é mais difícil de encontrar aqui no Brasil, caso você pretenda jogar no saibro além de jogar na quadra dura, saiba que o Vapor Cage 4 é mais indicado para saibro se ele tiver realmente a sola para a terra batida, ou então se você for do tipo de tenista que dá muito “Split steps” e anda praticamente mais na ponta do pé, aí sim ele pode ser usado nessa superfície sem problemas.

8 – Nike Air Zoom Vapor X HC

O Nike Air Zoom Vapor X é um tênis indicado para quem gosta de velocidade lateral, para quem tem como estilo de jogo a troca de bolas no fundo de quadra, no entanto, ele também é uma boa opção para quem gosta de sacar e volear, você pode usar ele na quadra dura e no saibro também.

O sistema de cadarço desse tênis é diferenciado, quando você puxa ele as laterais se ajustam uniformemente, é como se o tênis abraçasse seu pé sem deixar nenhuma parte mais frouxa ou apertada do que a outra.

Esteja ciente que o Vapor X não é muito durável quanto as outras opções da Nike nessa lista e também não muito confortável, mas esse é o preço pago para deixar ele bem leve, apesar disso, ele chega a ser consideravelmente estável nas quadras duras.

Esse modelo possui uma boa ventilação na parte de cima, se você não gosta de suor acumulado nos pés, isso é realmente uma vantagem.

Assim como os outros tênis da Nike nessa lista, você pode encontrar eles para vender na loja oficial online, o link para a versão masculina é esse e o link para a versão feminina é esse aqui. O HC na frente do nome é só usado para indicar que esse é o modelo para quadra dura, então preste atenção nesse detalhe para não comprar a versão de saibro.

9 – Asics Solution Speed FF

Como o próprio nome já indica, o Solution Speed FF é realmente uma solução para quem busca mais velocidade nas quadras duras.

Uma característica forte do Gel Resolution 8 é o peso dele, um tênis mais pesado é mais durável e normalmente mais estável, porém ele não ajuda a pegar velocidade e o Speed FF é a resposta para isso, um tênis bem leve que é muito diferente do Gel Resolution 8.

E se você gosta de jogar com saque e voleio, esse tênis vai te atender muito bem, ele tem mais características para te dar velocidade para chegar na rede ao invés de outros tênis mais pesados construídos para facilitar a movimentação lateral de fundo de quadra.

Assim como o Asics Gel Resolution 8, o Solution Speed FF é muito confortável para quem tem o pé mais largo, porém ele também serve muito bem para quem não tem o pé largo, é como se ele se expandisse para acomodar o pé mais largo sem deixar folga quando é calçado por um pé mais fino.

Confira o preço do Asics Solution Speed FF na loja Americana online clicando aqui ou então na Netshoes clicando aqui.

10 – New Balance 696 (O melhor dos econômicos)

E para o último lugar dessa lista eu optei por colocar um tênis relativamente mais barato do que os outros, mas que é muito bom e se iguala a modelos mais caros em alguns aspectos, é o New Balance 696.

Por ter um preço mais abaixo do que o normal, esse calçado não será muito durável quanto os outros listados aqui, se você gosta de deslizar nas quadras dura a sola dele vai desgastar mais rápido e a parte de cima não vai lhe dar o suporte necessário para fazer isso.

Apesar disso, as laterais (parte mais larga do pé) do New Balance 696 tem um formato e material que dá muita sustentabilidade ao pé e assim como o 996 v4 da New Balance que está bem acima nessa lista, o 696 é um tênis incrível para movimentação lateral.

Caso você tenha problemas no calcanhar e precise de um tênis mais seguro e com boa sustentação nessa região, o New Balance 696 não é indicado.

O New Balance 696 é um tênis leve e com uma ótima ventilação, muito bom para quem vai jogar no sol quente e boa escolha para quem vai jogar Tênis em duplas já que com ele você vai poder pegar mais velocidade para avançar para a rede.

Esse tênis é indicado para todos tipos de formatos de pé, desde os mais finos até os mais largos, principalmente para os mais largos.

Comparando esse tênis com seus concorrentes diretos e mais caros (Asics Solution Speed FF e Nike Air Zoom Vapor X), ele não fica muito para atrás e até pode trazer a mesma performance, porém com menos durabilidade.

Você pode encontrar o 696 em vários tamanhos em lojas online no Brasil, para conferir o preço e disponibilidade deles clique nesse link para acessar o site da Netshoes, lá tem modelos masculinos e femininos.

Melhores tênis para quadra rápida (compra no exterior)

Infelizmente alguns modelos de tênis para jogar em quadra dura de Tênis ficaram de fora da lista só pelo motivo de que nós brasileiros não conseguimos encontrar facilmente para vender em lojas nacionais.

Mas como muitos brasileiros viajam ao exterior e nem somente brasileiros visitam esse blog, abaixo vou listar alguns tênis que são incríveis para jogar em quadra dura e que não achei para vender aqui no Brasil (no momento que escrevi) porque eles realmente não chegaram no nosso mercado ou já saíram dele.

Dos tênis para quadra dura, o destaque maior vai para o Diadora Blushield 5, seguido do Lotto Raptor Hyper Pulse 100 e depois do KSwiss Hypercourt Express, o Adidas Stycon e o Adidas SoleCourt Boost que são tênis top de linha que se você tiver a chance de comprar não pense duas vezes e compre.

  • Lotto Raptor Hyper Pulse 100
  • Diadora Blushield 5
  • New Balance mc806
  • K-Swiss Bigshot Light 3
  • Nike Air Zoom Prestige
  • Mizuno Wave Exceed Tour 4 (tem na smashinn.com, mas só versão saibro)
  • Lotto Mirage 100
  • Babolat Propulse Rage (tem na smashinn.com)
  • Adidas SoleMatch Bounce (tem na smashinn.com)

Alguns tênis da lista acima até podem ser comprados online e entregues no Brasil, mas a taxa da entrega é extremamente alta e não dá para recomendar.

Uma loja do exterior que até compensa pagar o frete é a Smashinn, dependendo do produto ele sai pelo preço de um tênis que você poderia comprar nas lojas daqui, mesmo sabendo que o frete é alto.

Eu nunca comprei pela loja Smashinn então não posso opinar muito sobre ela, mas como é no exterior imagino que você terá que ter paciência caso o produto demore um pouco para chegar.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes