Como um tenista ganha dinheiro


O tenista profissional ganha dinheiro de maneira geral com a premiação ou boa colocação em campeonatos profissionais, através de patrocínio, em ocasiões recebe bônus da associação de Tênis, alguns recebem para torneios de exibição e alguns clubes de Tênis promovem ligas com premiações.

Tenistas amadores também ganham dinheiro com Tênis, eles podem receber algum auxílio ou benefício de sua prefeitura local caso ele mostre resultado e represente bem o seu município.

Outra forma dos tenistas amadores conquistarem dinheiro é ganhando campeonatos que premie em dinheiro, eles são mais raros e muito disputados, mas existem.

A premiação de um tenista em campeonatos

Quanto mais prestigiado é um campeonato de Tênis, maior é a premiação e mais difícil é de se qualificar para entrar na competição.

Os tenistas que conseguem entrar em campeonatos com bons prêmios precisam de uma boa colocação ou de renome no mundo do Tênis para entrar, mas existem os abertos de Tênis que facilitam a entrada de tenistas mesmo sem renome ou boa colocação para se qualificar e entrar.

Logicamente o campeão do campeonato ganha mais, porém até mesmo quem não chega na semifinal de uma competição de Tênis também ganha dinheiro, muitos torneios premiam o tenista por partida, quanto mais próxima da final ele chegar, mais ele ganha.

Para tenistas que estão mais abaixo nas tabelas de classificações, somente o fato de se qualificar para um grande campeonato já lhe rende uma quantia melhor do que normalmente ele recebe para avançar em pequenos campeonatos.

Tenistas e o patrocínio

O patrocínio aos tenistas Top 10 é de valor extremamente elevado e os profissionais do tênis ganham mais com isso do que de outras formas, veja por exemplo o caso do Djokovic, que de acordo com a Forbes ganhou em 2020 em patrocínios e participações em torneios um valor equivalente a 72% de tudo que ele ganhou no ano.

Para tenistas classificados abaixo do Top 100 os patrocínios são importantes, mas não se traduzem em grandes riquezas e ganhar campeonatos de grande premiação passa a ser mais lucrativo, apesar de ser bem mais difícil para o nível.

Como funciona os bônus para tenistas profissionais

Muitos tenistas profissionais recebem bônus de suas marcas patrocinadoras caso eles produzam um melhor desempenho nas quadras, aqueles que ganham mais conseguem levar mais evidência para o patrocinador e ele paga bônus para o atleta.

Raramente alguns campeonatos também dão bônus aos tenistas por ganhar partidas, o ATP Finals é um exemplo, esse é um dos poucos torneios por pontos corridos do esporte, se você ficou curioso em conhecer mais o formato dos campeonatos, não pode deixar de conferir essa matéria que fiz aqui no blog.

Os tenistas que ganham dinheiro em partidas de exibição

Essa forma de ganhar dinheiro é bem limitada a um grupo de tenistas, somente os mais famosos e bem-conceituados são chamados para partidas de exibição e ganham um cachê proporcional ao seu valor para o evento.

Funciona assim, os patrocinadores entram com o dinheiro na competição e esperam que ela tenha bastante visibilidade para que sua marca também seja vista pelo público, então eles vão contratar aqueles tenistas famosos que trazem a plateia e audiência para o torneio.

Como o tenista não vai pontuar para a qualificação mundial, ele cobra um valor em dinheiro, que é proporcional ao seu prestígio, para participar, ele não precisa vencer nenhuma partida, somente participar para receber.

Tenistas ganham dinheiro participando de torneios em clubes

Uma prática rara aqui no Brasil, mas que existe nos Estados Unidos e Europa é a de tenistas que participam de torneios de clubes de Tênis.

A grande vantagem nesses torneios particulares é que esses clubes estão dispostos a pagar um prêmio legal para os participantes e eles nem precisam estar acima do Top 100 para entrar.

Mesmo que os tenistas participantes não estejam pontuando para sua classificação mundial, eles podem ganhar um dinheiro extra e até mesmo mais do que ganham jogando profissionalmente. Uma ótima escolha para tenistas que não possuem classificação para entrar em competições profissionais, mas que precisam pagar as contas, que são bem altas para os jogadores de Tênis profissional, uma das razões para se dizer que o Tênis é um esporte coletivo é que o atleta precisa de uma boa e muitas vezes grande equipe ao seu lado para dar suporte.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes