O Tênis é um esporte coletivo ou individual?


O Tênis é um esporte que pode ser jogado de forma coletiva e individual, isso porque existem os jogos de simples onde joga um contra um e o de duplas onde jogam 2 contra 2.

A confusão que as pessoas podem fazer ao definir se o Tênis é um esporte de equipe ou individual se dá ao fato de que a modalidade simples é mais famosa do que a de duplas.

O que diferencia o Tênis individual do coletivo?

Quando você joga no Tênis individual, toda a responsabilidade dentro da quadra é somente sua, não há um parceiro de equipe para você culpar ou parabenizar, se você perdeu o ponto foi porque você não fez tudo ao seu alcance ou foi mérito do adversário que pôde jogar melhor, se você ganhou o ponto foi algo que você fez para levar a esse resultado ou por conta de o adversário ter jogado abaixo do seu nível.

Já no Tênis de duplas, você pode estar jogando muito bem e o adversário pode não estar jogando tão bem assim, mas se o seu parceiro estiver jogando mal, você não vai conseguir um bom resultado.

Mais do que fazer a sua parte e jogar bem, quando você está jogando em duplas tem que saber como se relacionar bem com seu parceiro e usar táticas em conjunto com ele para que ambos joguem em sincronia.

Um jogador de Tênis da modalidade simples pode ser o melhor jogando sozinho, mas se ele não tem muita experiência em jogar de duplas e não conhece ou não treinou tempo suficiente com seu parceiro, ele não conseguir vencer contra uma dupla forte, mesmo sabendo que os adversários não são necessariamente tão incríveis jogando na modalidade simples.

Conceitos usados em outros esportes coletivos se aplicam também ao Tênis de duplas, toda a dinâmica de uma partida de duplas é bem diferente da de simples, as partidas são mais rápidas, exigem mais do reflexo dos jogadores, mas em contrapartida, o Tênis individual é mais desgastante fisicamente.

Se você tem interesse em aprender mais sobre o Tênis de duplas, conhecer as regras diferentes e táticas usadas, clique aqui para ler o guia que fiz aqui sobre duplas no blog, mas caso você ainda não conheça a fundo as regras de modo geral do Tênis, sugiro que acesse essa página aqui que também escrevi.

O Tênis profissional de simples é um esforço coletivo

O Tênis profissional simples é tecnicamente um esforço não somente individual, mas sim de toda uma equipe que ajuda o atleta a obter seu desempenho máximo, todos tenistas profissionais possuem sua equipe de apoio, mas quando entra na quadra é só ele e o adversário.

Mesmo aqueles poucos tenistas que escolhem traçar sua carreira esportiva sem um técnico, possuem uma equipe de pessoas para cuidar de vários aspectos como nutrição, físico e até mesmo para treinar.

Para um jogador amador, pode até ser possível que ele faça tudo sozinho fora e dentro da quadra, mas para um nível mais competitivo isso definitivamente não acontece.

Até mesmo durante uma partida de simples no Tênis é possível que o coletivo entre em ação, isso acontece nos pequenos campeonatos de simples feminino promovidos pela WTA, durante os intervalos no jogo é possível que os tenistas chamem o técnico para conversar.

Apesar disso, é proibido a interferência do técnico ou qualquer outra pessoa que está assistindo ao jogo de dar dicas para os jogadores, até mesmo nas partidas que são permitidas o auxílio do técnico durante os intervalos.

Quando o árbitro de cadeira percebe uma interferência do técnico, ele pode dar uma punição para o tenista, é o chamado “Coaching”, primeiro é só uma advertência, mas que pode custar a ele um ponto se ele receber 2 advertências no mesmo jogo e até mesmo custar um game inteiro ou desclassificação caso insistir.

Quando o Tênis simples é realmente coletivo

Existem campeonatos onde as partidas de simples são jogadas em prol de uma equipe, é o caso da Copa Davis e a Fed Cup.

Mesmo que você tenha ganhado sozinho todas as suas partidas, não quer dizer que você e seu time conquiste o campeonato, portanto as partidas de simples são coletivas nesse cenário já que dependem também da vitória sua e de seus companheiros de equipe.

Sabe a regra do WTA para deixar a presença do técnico interferir na partida? Na Copa Davis e Fed Cup ela está presente e de forma mais liberal, lá o técnico fica sentado no banco do tenista e pode ser consultado em todo intervalo da partida sem necessidade de ser solicitado.

Caso você tenha se interessado nas partidas da Copa Davis e Fed Cup e gostaria de saber mais sobre as chaves e classificação, acesse esse calendário de campeonatos de Tênis que publiquei aqui no blog, lá além de ter as datas dos outros campeonatos, explica de maneira geral como funciona a Copa Davis e a Fed Cup.

Não são somente a Copa Davis e Fed Cup que deixam o Tênis simples mais coletivo, existem outros campeonatos expressivos e importantes que também usam a mesma dinâmica de equipes, é o caso da Liga da USTA e a WTT, um campeonato criado por Billie Jean King para tenistas profissionais se enfrentarem em um cenário de equipe.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes