A raquete que a Serena Williams realmente usa


É fã da Serena Williams e gostaria de usar a mesma raquete que ela? Saiba qual o modelo de raquete que ela usa e as modificações que diferencia ela das raquetes vendidas na loja e como você pode deixar a sua mais parecida possível com a dela.

Serena Williams atualmente usa a raquete Wilson Blade SW104 com adição de peso na cabeça.

A Serena já jogou com outros modelos de raquetes, mas o que ela usou por mais tempo foi o modelo Blade com cabeça tamanho 104, de acordo com o canal de Youtube Tennisnerd, em 2020 ela chegou a testar uma raquete protótipo da marca Wilson que é um meio termo entre uma Blade e uma Clash da Wilson, no entanto, ela não chegou a mudar para essa raquete.

As especificações da Blade 104 com base em modelo usado por ela em 2009:

  • Peso total: 327,5 g
  • Tamanho da cabeça: 104
  • Tensão das cordas: 65 lbs
  • Cordas: Wilson Natural Gut
  • Swingweight (Peso dela em movimento): 363 kg · cm2
  • Padrão de cordas: 18×19
  • Comprimento: 28 polegadas
  • Fita de chumbo: Fita de chumbo na cabeça abaixo do protetor dela

As especificações acima são de uma raquete que ela realmente usou na final do Australian Open de 2009, coletei essa informação do canal de Youtube Tennis Spin, o dono da raquete conseguiu o valor das medidas usando máquinas apropriadas.

Saiba que nem todas raquetes que você compra em uma loja possuem a exata especificação que é divulgada pelo fabricante, somente um valor aproximado, quanto mais aproximado, melhor o controle de qualidade da marca.

As raquetes que a Serena usa normalmente são encordoadas com corda de tripa natural (o modelo de 2009 é só com tripa natural), mas depois desse ano ela também usou cordas mistas, ou seja, as cordas principais (main) são de tripa natural e a corda que cruza (crosses) é sintética.

Em 2013, aparentemente um encordoador compartilhou o tipo de corda que ele usou na raquete da Serena no fórum do site tennis-warehouse, foi a Wilson Natural Gut 16 na main com 64 lbs e a Luxilon 4G 16 com 63 lbs.

Dá para comprar a mesma raquete da Serena?

Sim, no site da loja americana é vendida a raquete SW104, tudo que você precisa é modificar ela para ficar com as mesmas especificações que a Serena realmente usa, nas lojas brasileiras é mais difícil achar, mas é fácil encontrar a Blade 104 que chega a ser o modelo mais próximo da SW104.

Infelizmente, a Blade 104 sem ser o modelo de assinatura da Serena possui uma especificação que não pode ser modificada por quem compra ela que é a extensão do cabo até a ponta da cabeça, ao invés de ter 28 polegadas, ela tem 27,5 polegadas. Ela também tem um padrão de cordas diferente, um padrão que é mais comum e que muitos tenistas estão mais acostumados.

Se você não for muito exigente e só quer uma raquete mais próxima possível, pode muito bem comprar a Blade 104 e fazer as modificações que você vai poder jogar com uma raquete muito parecida com a da Serena.

Você deveria usar uma raquete igual?

Provavelmente não, a raquete que a Serena usa não é mais recomendada para a maioria dos jogadores, salvo somente alguns mais experientes que se sentem confortável em usar uma raquete com as mesmas configurações.

No entanto, essa raquete fica mais fácil de usar no nível não profissional se não for adicionado nenhum peso nela, então você poderia muito bem usar uma raquete mais parecida como a Blade 104, mas não necessariamente com o mesmo peso.

Se você não é um completo iniciante no Tênis e gostaria de mais potência, usar uma Blade 104 não é uma má ideia, ela tem um padrão de cordas mais comum do que a Balde SW104, mas é melhor você testar essa raquete antes de comprar já que ela é bem diferente das outras em outros aspectos.

Por outro lado, não vejo problema algum em você comprar e modificar uma raquete igual da que a Serena usa para jogar com ela de vez enquanto se você já tem suas raquetes e está com dinheiro para comprar outra.

O importante é que você saiba que essa raquete tem um peso que pode prejudicar quem possui problemas no braço e também não é recomendado usar uma tensão tão alta nas cordas como a Serena faz.

Criando uma raquete parecida com a da Serena

Criar uma raquete parecida com a da Serena Williams não é uma tarefa muito difícil, a forma mais fácil é comprar o modelo Wilson Blade SW104 e somente acrescentar a fita com peso na ponta da cabeça da raquete.

Você pode fazer uma conta rápida para chegar no valor aproximado da raquete dela e adicionar a quantidade de peso, qualquer um tem acesso fácil a uma balança para conferir o resultado.

Até mesmo o overgrip que você usa pode influenciar no peso, para saber mais sobre isso leia essa outra matéria que fiz aqui no blog.

É possível também usar o modelo Blade 104 que é o mais fácil de achar nas lojas brasileiras, só esteja ciente de que o fato dela ser um pouco menor na extensão vai influenciar um pouco no equilíbrio da raquete e o padrão de cordas dela é diferente.

Caso você queira deixar sua raquete o mais próximo possível das configurações da que a Serena usa, será necessário o auxílio de máquinas para medir o Swingweight (Peso em movimento), essas máquinas são difíceis de achar no Brasil e o valor investido nela pode não compensar, o ideal é pedir para uma loja ou pessoa que já tenha essas máquinas para você usar.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes