Quanto pesa um Cushion Grip na raquete de Tênis


Sabe aquela fita ou Grip que você encontra no cabo da sua raquete assim que você tira o Overgrip? Você sabia que o peso dela é muito importante e que você deve levar isso em consideração antes de trocar o Grip?

Um Grip interno de Tênis do tipo sintético ou Cushion Grip, aquele que normalmente vem na raquete nova, pesa entre 15 e 25 gramas, já o Grip de couro natural pesa entre 20 e 30 gramas, o peso depende da marca e modelo.

Os valores são uma média, leve em consideração que parte do Grip é cortado para caber na raquete dependendo da forma como você coloca ele no cabo, se coloca o Grip mais apertado e sem dar muita volta em cima você vai cortar um pedaço maior e no fim vai pesar menos.

O Cushion Grip é também conhecido como Replacement Grip.

Antes de continuar, recomendo que você leia essa matéria aqui que fiz no blog, nela eu explico sobre os tipos de cabos de raquetes, qual tamanho de grip escolher e como fazer algumas modificações nele.

O que o peso do Grip influencia na raquete de Tênis

Quando você troca um Grip sintético com um Grip de couro natural, o cabo da sua raquete vai ficar mais pesado, isso vai mudar o equilíbrio total da sua raquete que influencia no swing ou na movimentação que você faz para golpear a bola.

Se o peso do cabo de sua raquete é menor do que o da cabeça dela, essa raquete vai gerar potência com maior facilidade, porém você vai ter mais dificuldades de controlar aonde quer colocar a bola na quadra.

Saiba que alguns jogadores gostam de usar a raquete sem o Grip, eles só usam o Overgrip que é bem mais leve e fino, isso porque eles sentem mais confortável em usar uma empunhadura mais fina que lhe dê a sensação de sentir o cabo melhor, mesmo que seja um pouco mais desconfortável para a mão.

Nesse caso, tem que ser observado as especificações da raquete, algumas já são de fábrica bem pesadas no cabo e, portanto, a remoção do Grip e só uso do Overgrip não vai deixar a cabeça da raquete mais leve.

A maioria dos profissionais deixam o cabo de sua raquete mais pesado do que a cabeça porque eles já conseguem gerar muita potência com a sua movimentação no braço e necessitam de mais controle nos golpes.

O Grip de couro deixa o cabo mais pesado e ainda deixa ele mais fino, por isso é fácil encontrar profissionais que usam Cushion Grip de couro natural e adicionam o Overgrip em cima. O Djokovic, por exemplo, usa um Grip de couro e 2 Overgrips brancos em cima, para saber mais sobre a raquete dele, clique aqui e confira a matéria que fiz sobre isso.

Caso você já está acostumando com raquetes com pesos mais voltados para o cabo, já é jogador de nível intermediário para avançado, deixar o cabo mais pesado não será tão ruim, tudo depende se você sentir mais confortável ou não com essa mudança.

Em resumo, se você é iniciante no Tênis e ainda não sabe fazer o movimento como os profissionais para gerar mais potência, o melhor é deixar o peso mais para a cabeça da raquete, então se você quiser usar um Grip de couro nela é bom fazer isso em uma raquete bem leve para você balancear ela com pesos na cabeça, para saber mais sobre os pesos continue lendo.

Cole uma fita de peso para equilibrar a raquete

Para você continuar usando o Grip de couro sem influenciar no peso do swing, é possível adicionar peso na cabeça da raquete.

Os pesos de raquete são vendidos em lojas de esporte, são umas fitas adesivas de chumbo ou outros materiais, alguns vendem um rolo que a cada 10cm equivale a 1 grama e outros vendem o adesivo já cortado em partes de 2 gramas.

A fita de peso da Tecnifibre é vendida em um pacote com 10 pedaços, cada pedaço tem 2 gramas, você pode conferir essa fita aqui no site da Americanas para ter uma ideia do preço.

Eu pessoalmente nunca usei uma dessas fitas, apesar de que pretendo usar no futuro, é uma boa dar uma lida nas avaliações de usuários antes de comprar, eu vi algumas pessoas dizendo que a fita da Tourna, que é mais cara do que a da Tecnifibre, descola muito fácil da raquete.

É sempre bom ler a quantidade de peso por centímetro da fita já que varia muito, você também pode recortar com uma tesoura a fita se achar ela muito grande e dá para colar uma em cima da outra.

É bem fácil aplicar, basta colar ela no lugar desejado, quando você aplica a fita nas laterais da cabeça da raquete ela dá mais estabilidade na rebatida, quanto mais peso você aplicar perto da ponta da cabeça mais a raquete vai gerar potência.

Se o Grip de couro que você adicionou deixou o cabo uns 10 gramas mais pesado, você pode distribuir 10 gramas de fita na cabeça da raquete.

Para compreender melhor o conceito do equilíbrio do peso de uma raquete, clique aqui nessa outra matéria que fiz aqui no blog.

E o peso do Overgrip?

O Overgrip é a fita que colocamos em cima do Grip ou Cushion Grip, o padrão é que essa fita é bem mais fina e mais leve do que o Grip.

O peso do Overgrip está entre 4 e 7 gramas, assim como no Grip depende do seu material, cada marca tem um modelo diferente, alguns são mais finos e leves enquanto que outros são mais pegajosos e um pouco mais pesados.

Aí você faz a comparação, lembra que disse que um Grip pode ter uns 15 gramas de peso no mínimo? Se você remover o Grip e usar 2 Overgrips ainda sim pode deixar o cabo mais leve do que só usar o Grip.

Se você quer saber todas as diferenças entre Grip e Overgrip eu recomendo que visite essa página de uma matéria que fiz aqui no blog, lá você vai perceber que o famoso Tourna Grip é bem leve e pode ser considerado um Overgrip por suas características.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes