Qual o melhor material para raquete de Tênis?


Eu ainda lembro a muitos anos atrás quando fui comprar minha primeira raquete e algo que não me saiu da cabeça é que eu tinha que comprar uma que seja de grafite e não a de alumínio, pelo menos isso foi o que me disseram, mas qual será realmente o melhor material de raquete?

O melhor material para uma raquete de Tênis é o carbono, vários fabricantes de raquetes usam processos diferentes desse material, por isso é comum encontrar raquetes de fibra de carbono e Grafite que são provenientes do carbono.

Fiz uma pesquisa profunda captando todas informações que consegui encontrar na internet sobre os materiais de uma raquete, abaixo deixo minhas conclusões para os materiais usados na raquete e porque o carbono é o melhor.

Mas antes de continuar eu te convido também a ler sobre o tamanho do grip da raquete ideal (clique para abrir o Post em outra aba), isso porque é muito importante você escolher o tamanho certo quando estiver escolhendo sua raquete e eu espero que você escolha corretamente.

Caso você tenha curiosidade também em conhecer os materiais das cordas das raquetes de Tênis, eu escrevi uma matéria especial sobre isso aqui nesse link.

Por que o carbono é o melhor?

O carbono é com certeza um dos elementos mais importantes da natureza e é o que existe em mais abundancia no mundo, para você ter uma ideia a pedra mais dura do mundo, o diamante, é composto por carbono e todo diamante pode ser convertido em grafite.

O carbono é a melhor escolha para a composição de uma raquete de Tênis porque ele é forte e ao mesmo tempo possui um peso leve com relação a outros materiais, um dos principais motivos das raquetes de madeiras não serem usadas atualmente.

Diferença entre fibra de carbono, grafite e grafeno

Tanto a fibra de carbono, o grafite e o grafeno são usados em raquetes de Tênis, mas qual a diferença? Não é tudo do carbono?

A fibra de carbono é feita de um monte de folhas dobráveis de carbono em formato hexagonal, a produção dela é feita através do calor e dependendo da intensidade ela pode ser dividida em umas 4 formas diferentes:

  • Standard modulus (SM)
  • Intermediate modulus (IM)
  • High modulus (HM)
  • Ultra hight modulus (UHM)

O grafite é nada mais do que uma das formas da fibra de carbono, no caso é a Ultra High modulus ou UHM, ele é uma das formas mais estáveis do carbono, sendo bem forte e resistente.

O grafeno é extraído do grafite, ele é o mais fino material que você pode encontrar na natureza, dá para fazer uma raquete tão resistente e forte quanto as de grafite e mais leve ainda.

Curiosidade: Os cientistas descobriram a existência do grafeno somente no ano de 2004, foi um grande avanço na nanotecnologia.

Depois dessa pesquisa comecei a entender que a grande maioria das raquetes vendidas no mundo são de fibras de carbono e cada uma tem um formato e tecnologia que faz esse material ter suas particularidades.

Na verdade, não é só o material usado que importa, mas sim o desenho da raquete, como esse material foi processado e as tecnologias em volta dele para adquirir certos resultados, então é seguro dizer que não dá para decidir qual dos 3 é o melhor porque depende de outros fatores da construção da raquete.

Então se você deparou com uma raquete na loja que diz ter um desses materiais, então está tudo bem, essa raquete já usa o melhor que há em material.

A maioria das raquetes de Tênis são feitas de carbono

Para saber qual o melhor material em raquetes de Tênis eu logicamente pensei em pegar as listas que fiz aqui no blog de recomendação das melhores raquetes para saber de que material elas são feitas, afinal de contas, se elas são as melhores raquetes, elas usam os melhores materiais.

Todas elas são compostas pelo carbono como material principal, nenhuma é de alumínio. Para facilitar sua consulta eu coloquei o nome das raquetes e os componentes dela na tabela abaixo, deixe o nome em inglês também porque muitas lojas deixa o nome assim na descrição das raquetes.

RaqueteMateriais
Wilson Pro Staff RF 97 AutographBraided Graphite (Grafite trançado)
Wilson Blade 98 18×20 V7Braided Graphite (Grafite trançado) + Basalt (Basalto)
Wilson Blade 98 16×19 v7Braided Graphite (Grafite trançado) + Basalt (Basalto)
Wilson Clash 100Graphite (Grafite)
Wilson Ultra 100Fibra de carbono
Wilson Blade 104 v7Braided Graphite (Grafite trançado)
Wilson Burn 100S CountervailFibra de carbon + Countervail
Babolat Pure DriveGraphite (Grafite)
Babolat Pure AeroGraphite (Grafite)
Babolat Pure StrikeGraphite (Grafite)
Wilson Pro Staff 97 CountervailBraided Graphite (Grafite trançado) + Countervail
Yonex VCORE DUEL G 97H.M. Graphite
Tecnifibre TF40 305Graphite + Dynacore XTC
Head Graphene 360 Speed ProGraphite (Grafite) + Graphene (Grafeno)
Yonex VCORE 100H.M. Graphite
Yonex VCORE Pro 100H.M. Graphite
Head Graphene 360+ Gravity MPGraphite (Grafite) + Graphene (Grafeno)
Dunlop Srixon Revo CV 3.0Graphite (Grafite)
Wilson Blade 98S 18×16 CountervailBraided Graphite (Grafite trançado) + Basalt (Basalto) + Countervail
Prince Textreme Warrior 100Graphite (Grafite)

O engraçado é que foi bem difícil encontrar essa informação na página oficial do fabricante, alguns modelos como a Pure Drive e Pure Strike eu tive que descobrir no site de lojas porque não tinha a informação no site da marca.

A Wilson Clash 100 acredito que seja grafite, apesar de que na página oficial não diga isso claramente, lá fala sobre a tecnologia FreeFlex que utiliza o mapeamento de carbono, no mínimo é uma raquete de fibra de carbono, agora se é grafite ou não vou ficar com a palavra das lojas online que diz ser grafite.

Isso é interessante porque no mesmo site da Wilson tem claramente a informação de que a Wilson Ultra 100 é de fato feita de fibra de carbono.

Note também que existe a linha da Wilson com o material Countervail que parece ser um tipo especial de fibra de carbono, ou seja, tem raquetes que usam fibras de carbono com grafite ao mesmo tempo.

Das raquetes da tabela a Head é a única marca que adicionou o grafeno em sua composição, todas raquetes da Head com a palavra “Graphene” possui reforços de grafeno em sua estrutura junto com o grafite.

A Yonex é a única marca das raquetes da tabela que informou que tipo de fibra de carbono é composta a raquete, no caso a sigla H.M corresponde a High modulus.

Se você ficou curioso em saber mais sobre as listas que fiz das melhores raquetes, vou deixar o link abaixo para essas publicações que fiz aqui no blog:

Top 3 melhores raquetes da Babolat para jogar Tênis

As 7 melhores raquetes da Wilson para Tênis de quadra

Top 7 melhores raquetes de Tênis para controle

Top 10 melhores raquetes de Tênis para Spin

Top 7 melhores raquete da Head (O sétimo lugar é uma raquete feita de titânio que é tipo as de alumínio)

Mas, se na verdade você for um iniciante no esporte e ainda está escolhendo sua primeira raquete ou acha que a sua atual não é adequada, confira o passo a passo que escrevi aqui sobre como escolher uma raquete para iniciantes.

Então o alumínio é um material ruim para raquetes?

Não necessariamente, você sabia que o alumínio é usado em conjunto com outros materiais em algumas raquetes de nível avançado? Na realidade o alumínio é um material bom, dá para sentir a bola melhor com raquetes de alumínio, o problema dele é a sua durabilidade, ele não é tão resistente quanto o grafite e outros materiais provenientes do carbono.

Se você ainda não conferiu a tabela que fiz anteriormente nessa matéria das melhores raquetes e seus materiais, dá uma olhada, a raquete Tecnifibre TF40 305 que é um modelo avançado usado por profissionais é composta por grafite e Dynacore XTC.

Esse tal Dynacore XTC é na verdade uma composição de fibras poliéster com microfibras de alumínio, esse composto fica dentro do material de grafite, o fabricante escolheu incluir o alumínio dentro dessa raquete para dar mais sensibilidade ao toque da bola com ela, não é à toa que essa raquete está no meu Top 7 de raquetes para controle.

Como você já deve saber, existem raquetes que são predominantemente feitas de alumínio, elas são mais baratas para fazer e por isso custam um pouco menos, eu não vou dizer aqui que elas são ruins, mas que são direcionadas para um público diferente, os jogadores bem casuais que quase não jogam.

O alumínio é também usado em raquetes para crianças em alguns modelos, isso diminui o preço delas e eu até diria que compensa porque a criança vai crescer e precisar comprar outra e comprar as raquetes de alumínio é uma boa escolha nesses casos.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes