Tensão de corda no Tênis: Qual escolher e as mais usadas


Escolher a tensão de sua corda no Tênis é uma questão pessoal sim, mas com um pouco da ciência e experiência de outros jogadores, você pode descobrir se escolheu a melhor para os seus objetivos, seus equipamentos e até mesmo para o clima ao qual você vai jogar.

A tensão da corda em raquete de Tênis é uma medida que normalmente é feita em libras (lbs) ou quilogramas (kg), ela mede a força que a máquina de encordoamento usa para instalar a corda.

Eu ainda estou buscando a corda ideal para mim usar em minhas raquetes e eu também quero saber uma tensão ao qual eu me sinto mais confortável, para isso eu pesquisei muito sobre o assunto.

Abaixo apresento o resultado da minha árdua pesquisa e do que eu percebi até agora com relação a tensão nas cordas de raquete de Tênis e espero que essa informação te ajude de alguma forma.

Mas antes de conferir o Post, talvez você já tenha se perguntado quanto tempo vai levar para encordoar uma raquete, e aqui nessa matéria eu escrevi sobre o tempo médio que leva.

A tensão ideal da corda de Tênis e as mais usadas

Confira a seguir alguns casos onde a tensão da corda é considerada muito alta, muito baixa e qual a ideal apara alguns cenários comuns.

Tensão de corda de Tênis indicada em geral: Normalmente, uma tensão entre 50 e 55 é a mais indicada para a maioria das pessoas, ela é um meio termo entre a tensão 45 e 65, não sendo nem muito apertada e nem muito solta.

A melhor tensão para quem sofre desconforto ou dores no braço: Teste tensões mais baixas na corda de sua raquete para que ela machuque menos o seu braço e alivie o desconforto. Tente uma que seja baixa o suficiente para lhe dar conforto sem sacrificar demais a falta de controle que uma tensão baixa gera em seus golpes.

Corda de Tênis com uma tensão muito alta (exemplo: 65 lbs): Ela gera mais desconforto ao braço, você vai sentir mais as vibrações da raquete, dá muita firmeza e permite mais controle nos voleios, você precisa se esforçar mais para gerar potência e isso afeta bastante o saque.

Corda de Tênis com uma tensão muito baixa (exemplo: 45 lbs): A corda gera mais potência e com isso você perde o controle de onde colocar a bola, nos golpes você vai sentir que o som vai sair com um barulho diferenciado, principalmente quando tentar colocar spin na bola.

Quando a raquete de Tênis é leve, qual tensão é a melhor: Para esses tipos de raquetes o melhor é uma tensão mais baixa porque ela vai permitir que a raquete não gere tanta vibração como geraria com uma corda mais apertada.

Quando a raquete de Tênis é muito pesada, qual a melhor tensão: Quanto mais a raquete for pesada, melhor ela fica com uma tensão de corda mais apertada, isso porque esse tipo de raquete lhe dá mais sustentação para bater mais forte e é bom aumentar a tensão para que a bola não fique muito longa e saia da quadra.

Se você ficou na dúvida se sua raquete é de fato leve ou pesada, eu fiz um Post totalmente dedicado a esse assunto que você pode acessar aqui.

Tensão recomendada pelo modelo de raquete: Nos modelos de raquetes você pode notar que há uma recomendação de melhores tensões para a raquete, é com base no peso, swingweight (clique para saber o que é) e outras características que eles escolhem essas tensões.

A tensão recomendada pelo fabricante não deve ser totalmente levada à risca, é somente uma recomendação e colocar uma corda em tensões fora desse padrão não vai estragar sua raquete. Talvez seja bom você não exagerar muito no risco de invalidar alguma garantia da raquete com o fabricante.

O legal de seguir essa tensão é que você vai saber o que é uma tensão baixa ou alta para o modelo, exemplo, se na sua raquete é recomendado uma tensão de 50 até 60 lbs, caso você queira ela alta, coloque em 60 lbs e se for tensão baixa escolha 50 lbs.

Tensão recomendada pela própria corda da raquete: A tecnologia das cordas está tão avançada que alguns modelos recomendam uma certa tensão para a corda, é o caso da Luxilon LXN SMART que é entre 40 e 44 lbs isso porque essa corda foi feita em conjunto com a Wilson Clash, uma raquete com características fora do comum.

Tensão de corda para quem gosta de jogar com muito spin: Uma tensão mais baixa é melhor porque assim as cordas vão possibilitar que a bola fique um pouco mais de tempo na corda, se a corda estiver com uma tensão muito alta ela vai soltar a bola bem rápido e dificultar a geração de spin.

A tensão recomendada para cordas de Poliéster: As cordas feitas por esse material são mais rígidas do que as outras, então é recomendado que você use uma tensão um pouco mais baixa, uns 10% mais baixo do que você normalmente usa, mesmo se você for usar ela junto com outra corda de material diferente (corda hibrida).

Curiosidade: Os profissionais são muito sensíveis com a tensão da corda e como eles viajam muito para torneios, muitos pedem que suas raquetes sejam encordoadas pela mesma pessoa usando a mesma máquina que se encontra disponível no torneio, eles alegam que a tensão altera menos se for tudo igual.

A tensão influencia o tempo de uso das cordas na raquete? Não há um estudo conclusivo sobre a influência da tensão mais alta ou menor em uma corda de raquete com relação a sua longevidade.

Alguns acham que uma tensão mais baixa deixa a bola correr demais e isso faz a corda se desgastar rapidamente, enquanto que outros acreditam que é na verdade a tensão alta nas cordas que fazem elas se desgastarem mais rápido por conta do atrito que gera pelas cordas estarem muito apertadas.

O que realmente influencia a longevidade da corda em uma raquete de Tênis é o tipo de corda usado e o calibre dela (Gauge).

A tensão da corda de raquete de Tênis e o clima. Quando está quente as cordas ficam mais flexíveis do que quando está frio, no frio é melhor deixar a tensão da corda menor e, portanto, é melhor aumentar a tensão da corda quando estiver mais quente.

Como e quando a corda da raquete de Tênis perde tensão

Assim que o trabalho de encordoamento termina, a tensão está com seu tempo contado e aos poucos ela vai diminuindo.

Mesmo se você deixar a corda parada na raquete sem usá-la, ela vai perder um pouco de tensão, não tanto se você usar ela para treinar ou jogar.

O tanto de tensão perdida depende muito do material da corda, cada tipo de corda perde tensão em intensidades diferentes.

Dentre todos os tipos de cordas, as de tripa natural são as melhores para manter a tensão por mais tempo, com elas o processo de diminuição acontece muito mais lentamente do que qualquer outro material já usado na composição de cordas.

As cordas de Poliéster perdem tensão mais rápido a princípio. A partir do momento em que ela sai da máquina, ela rapidamente começa a perder tensão, mas depois de um tempo a perda de tensão diminui, quanto mais tempo passar, mais lento é o processo de perda de tensão em cordas assim.

As cordas de tripa sintética, aquelas do pacote com a frase “Synthetic Gut” perdem a tensão com mais intensidade ainda, elas são feitas praticamente de Nylon.

Uma evolução da tripa sintética foi a corda de multifilamentos que também são feitas de Nylon, esses tipos de cordas não perdem muita tensão assim, só não chegam a ser igual a tripa natural.

Normalmente, quanto mais cara a corda de multifilamento é, mais tecnologia foi incluída nos materiais e elas perdem tensão menos rápido que as mais baratas, por isso é comum encontrar uma variação grande de preço entre cordas desse tipo.

O que faz a tensão da corda de Tênis diminuir mais rápido? Jogar com a raquete faz ela perder tensão mais rápido do que deixar ela parada. Algumas pessoas, quando querem diminuir a tensão, pisam em cima das cordas (com a raquete em uma superfície macia para não quebrar ela).

Você sabia? Existem alguns produtos que ajudam a determinar a tensão atual da corda que está na sua raquete, um deles é o Tourna Stringmeter, veja no vídeo que achei no Youtube uma pessoa explicando como o equipamento funciona.

Agora que você já sabe mais sobre as tensões em cordas de raquetes de Tênis, talvez ainda não tenha escolhido a sua corda, as cordas mais usadas da atualidade são de Poliéster e aqui nessa matéria eu fiz uma lista das melhores cordas de qualquer material, vale a pena dar uma conferida.

Mas se você nem tem raquete e está iniciando no Tênis, recomendo que leia também esse guia aqui que fiz sobre raquetes para iniciantes.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes