Quanto tempo demora para encordoar uma raquete de Tênis?


Está querendo trocar as cordas da sua raquete de Tênis mas não sabe quanto tempo vai gastar? Fiz uma pesquisa e descobri um número aproximado do tempo que leva.

Demora em média de 30 a 45 minutos para encordoar uma raquete de Tênis usando uma máquina apropriada, o tempo exato depende da experiência e agilidade do encordoador, se será usado uma corda mais rígida ou não e se o modelo da raquete é diferente.

Caso você planeje encordoar uma raquete pela primeira vez ou não conheça bem a máquina que vai usar, é seguro dizer que esse tempo será maior, mais de uma hora pelo menos.

Se você ainda não escolheu qual corda usar em sua raquete, eu tenho aqui no blog uma lista das melhores cordas, clique aqui para acessar em outra aba.

Encordoamento muito rápido

Talvez você conhece alguém que consiga encordoar uma raquete de Tênis em um tempo menor do que 25 minutos, mas na maioria das vezes, quando é feito extremamente rápido a qualidade pode cair.

Existem por aí algumas técnicas muito ruins para encordoar uma raquete para diminuir o tempo para o encordoamento que realmente destrói a qualidade final, impactando no resultado que você terá com a raquete dentro das quadras.

Um encordoador que preza a qualidade e satisfação do cliente vai usar os protocolos corretos para colocar a corda na raquete de forma que a tensão dela esteja bem aplicada e de forma uniforme pela raquete.

Usando uma técnica boa que garante alta qualidade, o mínimo é que o tempo para encordoar a raquete seja de 30 minutos, mas alguns encordoadores muito experientes conseguem garantir um bom trabalho em uns 15 minutos.

É o caso dos encordoadores do US Open, li em uma matéria do cnbc.com que eles levam 15 minutos para encordoar uma raquete, cada um desses profissionais encordoa de 35 a 40 raquetes por dia, são mais de 450 raquetes encordoadas em um dia agitado do Grand Slam.

Ainda nessa mesma matéria é dito que alguns encordoadores do US Open conseguem realizar o trabalho de encordoamento em uma raquete de Tênis em somente 11 minutos.

Cordas e raquetes mais rápidas para encordoar

Raquetes com o padrão aberto costumam ser mais simples de encordoar, o padrão aberto é uma raquete onde as cordas possuem um espaço maior entre elas, é normalmente uma raquete com menos cordas, exemplo: 16×19.

Algumas raquetes podem até ter um padrão mais aberto, mas os furos dela podem complicar um pouco o encordoamento, quando ela tem furos dedicados para cada corda é mais fácil, a maioria das raquetes são assim hoje em dia.

As cordas de tripas sintéticas e Poliéster normalmente são as mais fáceis e deixa o trabalho mais rápido. Para saber mais a fundo sobre os diversos tipos de corda para jogar Tênis, acesse aqui um Post que fiz nesse mesmo blog.

Cordas e raquetes que dão mais trabalho para encordoar

As raquetes mais difíceis para encordoar levam mais tempo, normalmente aquelas com padrão fechado tipo as de 18×20, onde o distanciamento das cordas é menor e, portanto, tem mais cordas nela.

Algumas raquetes possuem furos compartilhados e a forma de encordoar é diferente, como não é a maioria das raquetes que possuem furos assim, os encordoadores que não estão muito acostumados podem levar mais tempo nelas.

Eu falo um pouco melhor sobre o furo compartilhado nessa matéria (clique aqui para acessar) que fiz no blog, tem até uma foto da minha raquete que possui furos compartilhados.

As cordas que são mais rígidas dão mais trabalho para encordoar, alguns profissionais na verdade não diferenciam muito o seu tempo de encordoamento com o tipo de corda enquanto que outros já sentem mais dificuldade com algumas cordas, isso varia de cada pessoa.

Encordoando uma raquete em menos de 7 minutos

Mesmo sabendo que o tempo médio para encordoar a raquete de Tênis é uns 30 a 45 minutos, ainda sim existem os desafios para encordoar o mais rápido possível, só por diversão, até porque não dá para garantir uma boa qualidade assim.

No vídeo abaixo você pode ver com seus próprios olhos uma pessoa encordoando uma raquete em 6 minutos e 47 segundos, é claro que o narrador no início garantiu que o mesmo procedimento não é realizado nas raquetes que eles encordoam e normalmente leva mais tempo.

Os encordoadores do vídeo usaram uma corda de Nylon com 16 de tensão e a máquina de encordoamento Prince NEOS 1000.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes