Tipos de cordas no Tênis: Guia completo para escolher


Talvez você assim como eu já ficou perdido no meio de tantas nomenclaturas e modelos de cordas de raquete de Tênis ao ponto de não fazer ideia de qual delas escolher para encordoar sua raquete.

Depois de muita pesquisa e de usar diversos tipos de cordas, eu separei para você esse guia que vai te ajudar a entender sobre os diferentes aspectos das cordas para que assim você possa testar e encontrar a corda que vai elevar seu jogo nas quadras.

As cordas de raquete de Tênis são feitas principalmente por 3 tipos de materiais: nylon, poliéster e pela membrana do intestino de vaca. Os tipos de corda são classificados em 5 nomes, são eles: Tripa sintética, Multifilamento, Poliéster, Copoliéster e Tripa Natural.

Existem também as cordas de Kevlar, um material não muito conhecido, mas se você procurar bem vai encontrar para vender em lojas online brasileiras.

As cordas de raquete de Tênis híbridas é só uma forma de dizer que você está usando 2 cordas diferentes na mesma raquete, um tipo na diagonal e outro na horizontal.

A tabela a seguir simplifica melhor os 5 tipos de cordas mais conhecidas, seus pontos fracos e fortes e outras informações, mais abaixo eu explico cada um deles com mais detalhes.

Tipo de cordaCaracterísticas de sua construçãoRecomendado para:Ponto FortePonto Fraco
Tripa sintética (Synthetic Gut)Feita de um filamento de Nylon principal que pode ser envolto de outras fibrasJogadores iniciantesÓtimo preço, boa elasticidade, boa para potênciaQualidade mediana, durabilidade ruim
MultifilamentoFeita de vários filamentos de fibra sintética interligados, maioria fibra de NylonJogadores de todos níveis, bom para quem tem lesões no braçoBoa elasticidade, boa para potência, confortoPouco controle
PoliésterNormalmente feita de um filamento de PoliésterJogadores intermediários a avançadosBoa durabilidade, ótimo controleMenos potente, menos elasticidade e menos conforto
Copoliéster (Copolímero)Feita de um filamento de Poliéster adicionado com algum componente químicoJogadores intermediários a avançadosMais macia que a corda só de Poliéster, bom controleConforto mediano, não segura bem a tensão
Tripa NaturalFeitas da membrana do intestino da vaca num longo processo.Todos os níveis de jogadores, principalmente para quem tem lesões no braço.Conforto, potência, segura bem a tensãoPreço muito alto, durabilidade afetada por mudanças climáticas

Eu também fiz uma matéria com as melhores cordas para jogar Tênis em geral, você pode acessar o Post clicando aqui.

Corda de Tênis de Tripa Sintética (Synthetic Gut) – Normalmente são feitas por somente uma fibra de Nylon, alguns modelos são feitos da fibra principal envolvida por outras ao redor.

Elas são as cordas mais em conta que existe, são confortáveis e dão potência, ótima para quem vai começar a aprender os golpes.

Se você bate forte na bola e costuma quebrar muito as cordas, essa não é a mais indicada. Essas cordas não são especialmente boas para algo em específico e elas perdem tensão muito rápido, o barato pode sair caro se você não gosta de jogar com uma corda sem tensão já que precisará trocar ela mais rápido.

Obs: Algumas pessoas costumam chamar as cordas de Tripa Sintética simplesmente de cordas de Nylon.

As melhores cordas de Tripa Sintética: A verdade é que não há muita diferença de uma marca para outra, a pioneira da tecnologia é a Prince, depois que eles liberaram o direito de uso, as outras empresas passaram a fazer a corda praticamente da mesma forma.

Você pode escolher a mais barata ou então da sua marca favorita, a seguir vou deixar o link para você das principais cordas, ao clicar no nome da corda vai abrir em outra aba para a loja online: Prince Synthetic Gut, Babolat Syn Gut, Head Synthetic Gut.

Corda de Tênis de Multifilamento – Essa corda é feita de várias fibras de Nylon juntas, ela é o que mais se aproxima de uma corda de Tripa natural.

Apesar da maioria ser de fibras de Nylon, algumas cordas de Multifilamento são compostas por outros materiais como o poliéster.

Por conta da construção das cordas de Multifilamentos, elas são as melhores cordas de Nylon que existe para jogar Tênis.

Elas são mais caras do que as cordas de tripa sintética, mas elas também são bem mais macias e muito boas para quem tem lesão no braço. A regra de quanto mais caro melhor, se aplica a cordas de Tênis, mas é bom lembrar que existem cordas com custo benefício melhor, até mesmo as de Multifilamento.

As melhores cordas de Tênis em Multifilamento: Gamma Professional, Tecnifibre X-One Biphase, Babolat Xcel, Tecnifibre NRG, Wilson NXT Comfort e Gamma TNT Touch.

Uma das melhores cordas que existe atualmente é um caso especial, ela se chama Tecnifibre Triax, ela está na minha lista das melhores cordas para jogar Tênis e foi a primeira corda de Multifilamento feita com Copoliéster e poliuretano.

Ela é uma corda de Copoliéster e de Multifilamento, você terá uma mistura das características desses dois tipos de corda em uma só, por conta disso o valor dela é mais elevado, mas não a ponto do preço de uma corda de Tripa Natural.

Corda de Tênis de Monofilamento. Quando a corda é feita de somente uma fibra, ela é chamada de Monofilamento. Muitas cordas de Monofilamento são feitas com Poliéster, mas existem também algumas cordas de Monofilamento feitas de outros materiais.

As cordas Poliéster de Monofilamento são bem rígidas, mais difíceis de quebrar e são a escolha de jogadores que batem forte na bola e quebram cordas constantemente.

A corda Babolat Origin é de Monofilamento, mas é feita de poliamida natural, outras cordas de Monofilamento que não são de Poliéster podem reproduzir resultados bem diferentes, nem todas cordas de Monofilamento são iguais.

Cordas de Tênis de Poliéster. É uma corda de Monofilamento feita exclusivamente de Poliéster, ela é uma corda bem rígida e durável.

Esse tipo de corda dificilmente vai se mexer na sua raquete pois ela é bem firme, uma corda feita só de Poliéster segura por um pouco mais de tempo a tensão do que uma Copoliéster.

Se você não tem uma boa técnica ou está desenvolvendo ela e quer usar uma corda feita de Poliéster, é muito recomendado que você use ela com uma tensão bem mais baixa para que seu braço sofra menos.

Obs: É normal as cordas de Poliéster e Copoliéster serem incluídas na mesma categoria, afinal de contas todas são feitas do mesmo material, então não se espante se as cordas de somente Poliéster estiverem classificados junto com as de Copoliéster.

Melhor corda de Tênis de Poliéster:  ALuxilon Alu Power é a melhor corda feita de Poliéster, na verdade ela foi uma das primeiras criadas dessa maneira usando esse material.

Cordas de Tênis de Copoliéster. É uma corda de Monofilamento feito de Poliéster com a adição de algum componente químico para deixa-la com características diferentes, normalmente é feita a adição de químicos com a introdução de ar durante o processo da criação da corda.

Cordas de Copoliéster são um pouco mais macias e melhor para o braço do que as feitas puramente de Poliéster.

Alguns fabricantes apostam em aplicar componentes químicos para deixar a manutenção da tensão da corda melhor e outros buscam por deixar ela mais elástica.

Melhores cordas de Tênis de Copoliéster: Babolat RPM Blast, Solinco Confidential e Solinco Hyper-G.

Cordas de Tênis de Tripa Natural. São cordas de Tênis feitas através da membrana do intestino da vaca. Essas cordas são altamente elásticas, seguram muito bem a tensão e são extremamente confortáveis para o braço.

O processo de criação dessas cordas demora em torno de 30 a 90 dias.

As cordas de Tênis em Tripa Natural não são indicadas para lugares muito quentes ou muito frios porque elas são muito suscetíveis a climas extremos fazendo ela perder sua qualidade e tornar-se inutilizável.

Elas não são indicadas para deixar na raquete muito tempo sem usar, elas precisam serem usadas regularmente.

Pode ser que você deixou sua raquete parada por 2 ou 3 meses e quando foi utilizar ela, as cordas podem estar inutilizáveis se for do tipo Tripa Natural.

Melhor corda de Tripa Natural: É a Babolat Touch VS, a Babolat tem uma fábrica que opera a mais de 100 anos no ramo e eles são os especialistas no trabalho desse material para cordas de Tênis.

A corda Wilson Natural Gut antigamente era feita na fábrica da Babolat, agora não mais, ela não é tão boa quanto a da Babolat, mas ela chega a ser somente um pouco mais inferior, se você encontrar ela com um preço muito melhor vale a pena.

A Wilson Natural Gut tem também fama de durar mais do que a Babolat Touch VS (cerca de 10% até 15% mais) porque ela é um pouco mais firme, então mesmo que você encontre elas com o mesmo preço, a corda da Wilson será o melhor custo benefício.

Cordas de Tênis hibridas. Quando você coloca duas cordas diferentes na mesma raquete ela é considerada híbrida. Pode ser corda de mesmo materiais, mas com tecnologia diferente ou então de materiais completamente opostos.

Uma das cordas ocupa toda a região horizontal que é também conhecida como Cross ou Crosses e a outra corda ocupa todos os furos verticais da raquete e é conhecida como Main.

A corda Main é a principal e são as características da corda que você colocar nessa região que vão prevalecer mais quando você fizer contato com a bola.

Raquete sem cordas híbridas, só para ilustrar onde é a corda Main e Cross.

Muitos jogadores fazem híbrido com uma corda macia e uma corda mais rígida, assim eles conseguem o que querem de duas cordas diferentes na mesma raquete.

É muito comum um jogador colocar uma corda de Tripa Natural na Main para sentir mais conforto e na Cross colocar uma corda de Poliéster mais rígida para que a corda dure mais tempo e lhe dê um pouco mais de controle.

Normalmente os tenistas que usam cordas híbridas compram 2 pacotes de cordas, um de cada tipo, isso dará para encordoar a raquete 2 vezes com esse conjunto de híbrido.

No mercado existem fabricantes que vendem um pacote individual ou set de cordas híbridas, a Babolat Hybrid RPM Blast + Touch VS e a Babolat Hybrid RPM Power + Xcel são alguns exemplos disso.

As cordas de Tênis em Kevlar. As cordas feitas com esse material são bem rígidas e altamente duráveis, são usadas por tenistas que quebram muito as cordas.

Essas cordas de Kevlar são construídas de uma forma similar às cordas de Multifilamento, é como um emaranhado de fibras Kevlar.

O resultado é uma corda ótima para Spin que segura incrivelmente bem a tensão, elas não são muito populares como as de Poliéster porque esse material não é tão maleável assim e não dá para ter tantas variedades a disposição como acontece para as de Poliéster.

Mas, o grande motivo de poucas pessoas usarem cordas de Kevlar é que elas são extremamente duras para o braço, muito desconfortáveis.

Quem usa esse material normalmente a utiliza de forma híbrida, junto com uma outra corda mais macia na mesma raquete, assim dá para ter uma corda menos dura para o braço e que também gera um pouco de potência.

Algumas cordas de Kevlar que vendem no Brasil: Ashaway Kevlar e Karakal Kevlar.

As cordas de Tênis mais macias para o braço: A melhor é a feita de Tripa Natural, todas marcas são mais recomendadas do que cordas de outro tipo, a segunda mais confortável para o braço é a de Multifilamentos.

As cordas de Tripa Natural são bem caras, não só pelo preço, mas porque elas são frágeis com relação aos efeitos do tempo e menos duráveis, quebram fácil, a melhor alternativa são as cordas de Multifilamento de alta qualidade.

Escolha uma corda boa de Multifilamento que você irá pagar menos, mas saiba que o preço a ser pago pela corda da Tripa Natural é justificado porque ela é muito melhor para segurar a tensão da corda em relação às cordas de Multifilamento.

Comparando as cordas de Multifilamentos com as de Tripa Natural, pode-se dizer que a Tripa Natural produz mais potência e mais conforto, mas a durabilidade e o controle dela são bem menores do que as das cordas de Multifilamento.

Dica: Para mais conforto no braço, use uma corda de Multifilamento com uma tensão baixa, se você tiver dúvida sobre tensões eu fiz uma matéria aqui nesse link que explica qual tensão é baixa e qual é alta.

As melhores cordas de Tênis para potência. As cordas de Tripa Natural são as melhores que existe para gerar o máximo de potência nos seus golpes. Em segundo lugar vem as cordas de Multifilamento e depois as de Tripa Sintética (Synthetic Gut).

Para maximizar a potência em uma corda, escolha uma corda bem fina (a de Gauge ou calibre maior), encordoe ela com uma tensão bem baixa (clique para saber mais sobre valores de tensão) e dê preferência para cordas mais macias.

As melhores cordas de Tênis para controle. Cordas de Poliéster são ótimas para controle, uma das melhores é a Luxilon 4G, outras cordas ótimas para controle é a Solinco Tour Bite, Babolat RPM Blast, Head Hawk Rough e a Kirschbaum Competition.

Para deixar sua corda ainda mais otimizada para controle, escolha uma corda grossa de Gauge ou calibre menor (16) e encordoe ela com uma tensão bem alta.

Pacotes das cordas de Tênis. As cordas de Tênis são vendidas em pacotes individuais conhecidos como SET e em um grande rolo que dá para encordoar as raquetes várias vezes.

Se você estiver testando cordas e ainda não sabe qual é aquela que você vai usar sempre, compre os pacotes individuais, quando você encontrar sua corda preferida, compensa comprar o rolo porque sai mais em conta e você ainda tem a praticidade de ter a corda com você para uso imediato.

Calibre ou espessura das cordas de Tênis. Se trata do diâmetro da corda, ele é representado em milímetros e também pelo valor de Gauge ou calibre. A espessura das cordas de Tênis varia entre 1.15 e 1.40 mm.

O valor de Gauge ou calibre varia entre 15 e 18, sendo o menor usado para as cordas mais grossas e o maior usado para cordas mais finas. Cada fabricante escolhe a milimetragem para sua corda ser representada no valor de Gauge, variações podem acontecer de uma para outra.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes