A raquete que Stan Wawrinka realmente usa


Se você é fã do Wawrinka e quer jogar com a mesma raquete que ele usa, saiba que ela não é a mesma que ele endossa, mas sim um modelo mais antigo.

A raquete que o Stan Wawrinka realmente usa é a Yonex VCORE 95D com algumas modificações para aumentar o peso.

As especificações da raquete com modificações:

  • Peso total: 372g
  • Equilíbrio (Balance): 32.1 ou 32.3 (5 ou 6 pts head light)
  • Tamanho da cabeça: 95
  • Rigidez: 63-64
  • Tensão das cordas: 61.7/57.3
  • Corda: Babolat RPM Blast 16g
  • Swingweight (Peso dela em movimento): 359-360 kg · cm2
  • Padrão de cordas: 16×20
  • Comprimento: 27in / 68.58cm
  • Espessura (Beam Width): 21mm/21mm/20mm
  • Composição: Fibra de carbono (H.M. Graphite)
  • Tamanho do Grip: 4 3/8 (L3)
  • Cushion Grip: Yonex leather
  • Fita de chumbo: 12,7 cm de fita posicionadas nas laterais (3 e 9 horas)

O peso total quer dizer que já conta com o peso da raquete encordoada, com a adição do Grip de couro, do overgrip e das fitas de peso.

Só o Grip de couro já aumenta bastante o peso, para saber mais sobre o peso dele e também do overgrip clique aqui para ler outra matéria que fiz aqui no blog.

Quando você modifica a raquete adicionando fitas de peso na cabeça dela, o seu peso de movimentação ou Swingweight também muda, assim como o seu equilíbrio dependendo de onde esse peso é adicionado.

Parece um tanto complicado a princípio entender o Swingweight, mas é um conceito simples, se quiser saber mais sobre esse e outros conceitos relacionados ao peso como o equilíbrio, confira essa outra matéria aqui que escrevi no blog.

Caso você tenha ficado em dúvida a respeito da composição da raquete ser H.M Graphite, eu explico melhor sobre isso nessa matéria aqui.

Dá para comprar a VCORE 95D?

Infelizmente esse modelo de raquete foi descontinuado pela Yonex e não se encontra normalmente a venda, o Stan Wawrinka consegue esse modelo porque a Yonex fornece exclusivamente para ele.

A melhor chance de você achar essa exata raquete é comprando de outras pessoas, algumas vendem pelo site eBay, mas o preço é bem maior porque é em moeda estrangeira e a entrega também é internacional.

Uma alternativa é comprar uma VCORE 95 que é mais fácil de achar, esse modelo é mais parecido e você pode modificar ela para chegar o mais próximo possível da configuração que o Wawrinka usa. Você pode procurar pela VCORE 95 em sites online, na última vez que procurei, achei no site online da Americanas, clique aqui e confira lá.

A tecnologia da VCORE 95D

Essa letra “D” na frente do 95 significa Drive, é uma forma da Yonex dizer que a raquete fornece aos seus golpes mais potência.

A VCORE 95D de fábrica vem com o peso sem corda de 320g e a tensão de cordas recomendadas é de 50-65 lbs.

Na região que liga o cabo com a cabeça da raquete a Yonex Vcore 95D usa a tecnologia 3D Vector Shaft que reduz a torção do corpo da raquete em 20%.

Na ponta da cabeça da raquete existe o X-Fullerene, é uma forma molecular usada para juntar as fibras de carbono, nas raquetes você pode usar os mesmos materiais, mas cada modelo usa uma combinação diferente para juntar as fibras, dando uma característica única para o comportamento do material.

Você deveria usar uma raquete igual?

A resposta é normalmente não, porque essa raquete é extremamente pesada e nem mesmo muitos profissionais usam raquetes tão pesadas assim, só seria recomendado caso você tenha um corpo que suporte usá-la por muito tempo sem sentir desconforto.

É por essas e outras que muitos fabricantes de raquetes não vendem o mesmo modelo de raquete que os profissionais realmente usam, muitos jogadores recreativos que vão comprar não vão se beneficiar com uma raquete que exige tanto do tenista.

Mas se você é um fã e gostaria de saber como é usar a raquete dele e vai usá-la só de vez enquanto eu não vejo problema algum, eu pessoalmente faria o mesmo se tivesse dinheiro sobrando, seria uma experiência interessante.

Acredito que a Vcore 95 sem os pesos é uma raquete que um jogador experiente vai conseguir usar, para deixar ela mais leve você pode usar só o Cushion Grip sintético que pesa menos que o de couro.

Criando uma raquete parecida com a do Wawrinka

Conforme disse anteriormente, a Vcore 95 é fácil de encontrar para vender e você vai conseguir chegar mais perto das configurações da Vcore 95D, veja as suas especificações:

  • Peso com cordas: 326g
  • Equilíbrio (Balance): 7 pts head light
  • Tamanho da cabeça: 95
  • Rigidez: 62
  • Tensão recomendada: 45-60
  • Swingweight (Peso dela em movimento): 325 kg · cm2
  • Padrão de cordas: 16×20
  • Comprimento: 27in / 68.58cm
  • Espessura (Beam Width): 21mm/21mm/20mm
  • Composição: Fibra de carbono (H.M. Graphite)

Como pode ver, as diferenças estão mesmo ligadas ao peso, quando você adicionar os pesos o Swingweight vai aumentar de acordo.

Na raquete dele dá para observar que uma fita de chumbo extensa está pregada na lateral da cabeça da raquete, ela começa no buraco 5 da corda contando da ponta da raquete para baixo e se estende até o buraco 5 de baixo para cima.

Se você está pensando em adicionar essas mesmas fitas, mas em outra raquete, pode ser que tenha que colocar em um lugar diferente porque esses buraquinhos das cordas nem sempre ficam no mesmo lugar para outras raquetes, para se aprofundar mais nesse assunto confira essa outra matéria aqui desse mesmo blog.

Com a adição do Cushion Grip de couro da Yonex a raquete vai ficar entre 22g a 26g mais pesada, o Overgrip da Yonex aumenta mais uns 5g até 5.9g de peso.

Apesar de ser muito peso no cabo, o Swingweight da raquete não vai ficar tão pesado assim, ele é mais influenciado pelo peso adicionado na cabeça da raquete.

São 2 grandes fitas de chumbo em cada lateral da raquete, se o peso da raquete do Wawrinka é 372g, você precisaria distribuir mais ou menos uns 15g nessas fitas de peso, isso caso o Grip de couro e o Overgrip adicionem 31g.

O mais difícil em montar essa raquete é ter os equipamentos de medida, você pode improvisar usando uma balança normal para pesar a raquete e até mesmo criar uma balança de equilíbrio caseira, o mais difícil é medir o Swingweight, então se você conhece alguém que tem para te emprestar a máquina vai ser melhor.

Se ficou curioso em saber mais sobre o equilíbrio da raquete, visite essa outra matéria que fiz aqui no blog, lá explico essa medida melhor.

Existe uma máquina que mede isso tudo, mas no momento que criei esse artigo só achei ela para vender em lojas estrangeiras, basta procurar por Swingweight machine 3 in 1.

Lembre-se de encordoar a raquete antes de adicionar os pesos já que ela também deixa a raquete mais pesada, você tem que adicionar a Babolat RPM Blast 16g com tensão de 61 na main e 57 na crosses.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes