Tenistas profissionais que começaram tarde


Para ser um profissional que chega entre o Top 100 é necessário iniciar a jogar Tênis bem cedo, com uns 8 a 10 anos de idade no máximo, nem todos conseguem chegar longe, mas existem alguns que só começam a jogar como profissionais bem depois dos 18 anos e há ainda aqueles que começaram no meio profissional cedo, porém só conseguiram jogar melhor quando mais velhos.

Nessa matéria vou apresentar alguns tenistas que se encaixam nessa de começar tarde para o que é normal no Tênis e eu tenho certeza que alguns deles você conhece e respeita.

Se você estiver interessado em saber quanto tempo leva para jogar Tênis, seja no profissional, amador ou só por diversão, você pode dar uma olhada nessa outra matéria aqui no blog.

Tenistas que viraram profissionais mais tarde

Os tenistas profissionais sempre começam a jogar Tênis quando criança, mas nem todos se profissionalizaram na adolescência, alguns começaram a participar de competições depois de adulto.

O mais comum é encontrar tenistas profissionais que começaram aos 18 anos ou antes, mas sempre há algumas exceções.

O brasileiro Luiz Mattar é um exemplo de tenista que começou tarde sua carreira profissional, ele se profissionalizou com 22 anos de idade, com 26 anos ele atingiu sua melhor colocação no ranking mundial como número 29 em simples.

Falando em jogadores brasileiros, fiz uma matéria com as conquistas nos Grand Slam e torneios de maior prestígio do Tênis por brasileiros que você pode conferir clicando aqui.

O americano John Isner foi outro que começou sua carreira profissional com 22 anos de idade, foi somente com 33 anos que ele conseguiu se tornar o número 8 do mundo.

A japonesa Shinobu Asagoe se tornou profissional com 21 anos, o mais impressionante é que ela começou a jogar Tênis com 13 anos de idade.

O alemão Michael Stich pode até ter começado a jogar Tênis com 6 anos de idade, mas ele só jogava por diversão e não treinava sério, desde pequeno ele tinha como prioridade o futebol, ele decidiu mudar de esporte depois que viu Boris Becker vencer Wimbledon, na época ele tinha 16 anos e com 17 anos resolveu se comprometer a seguir sua carreira no Tênis profissional, ele se tornou profissional com 20 anos de idade.

O francês Cyril Saulnier começou sua carreira no Tênis profissional somente com 21 anos de idade e somente com 30 anos ele atingiu sua melhor colocação na classificação mundial ao se tornar o 48º melhor do mundo.

Tenistas que melhoraram com a idade

Esses tenistas começaram a jogar cedo e já são profissionais faz tempo, mas eles não jogaram tão bem até ficarem anos e mais anos nas competições.

Stan Wawrinka

O suíço Wawrinka pode ter começado sua carreira profissional ainda jovem (17 anos), mas foi somente com 28 anos que ele ganhou o seu primeiro Grand Slam, uma idade em que muitos tenistas profissionais já estariam pensando em sua aposentadoria.

Ele não parou por aí e começou a jogar como nunca antes, ganhando mais Grand Slam e grandes partidas contra os melhores do mundo.

Angelique Kerber

Angelique Kerber se tornou profissional do Tênis com apenas 15 anos de idade, mas ela começou mesmo a jogar no seu melhor desempenho com 28 anos quando se tornou a número 1 do mundo, até então a tenista Jennifer Capriati era a tenista mais velha a chegar na posição com 25 anos.

Apesar de ter chegado na semifinal do US Open em 2011 com 23 anos, na época ela estava longe de seu melhor e era ranqueada como a número 92 do mundo.

Roberta Vinci

A Roberta Vinci foi a primeira tenista a chegar no Top 10 com 33 anos de idade, até então a mais velha a chegar nessa posição, ela começou como profissional com 16 anos, mas por muito tempo só venceu pequenas competições.

Foi só com 32 anos que ela derrotou a Serena Williams no US Open que na época era a número 1, ela tinha 29 quando venceu o primeiro Grand Slam em duplas.

Malek Jaziri

Malek se tornou profissional com 19 anos, mas foi somente com 32 anos de idade que ele começou a ganhar resultados significantes, nascido na Tunísia, ele foi o primeiro jogador árabe a alcançar a terceira rodada do Australian Open por mais de uma década.

Em 2018, com 34 anos ele conseguiu vencer um jogador Top 10 no torneio de Dubai, ele venceu o Dimitrov que na época era o número 4 do mundo.

Laura Siegemund

Laura Siegemund virou profissional com 18 anos, mas foi somente com 28 anos que ela começou a ter resultados expressivos.

Em 2016 ela venceu a ex-número 1 Jelena Janković no Australian Open, alcançou as quartas de finais das Olimpíadas e venceu o primeiro Grand Slam em duplas.

Feliciano López

O Feliciano López teve seu primeiro resultado expressivo com 24 anos quando foi o primeiro Espanhol a chegar nas quartas de final de Wimbledon desde 1972, mas ele realmente começou a jogar melhor alguns anos depois.

Em 2016 ele ganhou seu primeiro Grand Slam em duplas quando tinha 34 anos, foi nesse mesmo ano que ele conseguiu sua melhor posição em duplas ficando em 9º lugar, sua melhor colocação em simples foi 12º lugar em 2015.

Younes El Aynaoui

O Marroquino Younes começou a jogar como profissional com 19 anos, mas ele teve a sua melhor posição no ranking com 32 anos de idade quando ele se tornou o 85º lugar na classificação mundial.

Foi com 32 anos que ele venceu o número 1 Lleyton Hewitt nas quartas de final do Australian Open e avançou para a próxima fase para perder em uma batalha de 5 Sets e 5 horas de partida contra Andy Roddick.

Se você não sabe, uma partida de melhor de 5 Sets dura umas 2 até 3 horas, é muita boa disposição para um atleta da idade dele, para saber mais detalhes da duração normal de uma partida de Tênis, clique aqui para ler outra matéria aqui desse blog.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes