Conheça a quadra de Tênis mais antiga do mundo


Já imaginou como seria a quadra de Tênis mais antiga que existe no mundo? Se você imaginou uma quadra na grama em algum lugar da Inglaterra, se enganou.

A quadra de Tênis mais antiga existente está dentro do Palácio de Falkland na Escócia, a construção dessa quadra começou em 1539 e acabou aproximadamente no ano de 1541. Ela é uma quadra de piso duro usada para jogar o Real Tennis ou Royal Tennis, que foi o esporte que deu origem ao Tênis que conhecemos hoje.

O Palácio de Falkland é um dos mais privilegiados pontos turísticos da Escócia, ele é aberto para visitações.

Um dos turistas gravou uma imagem breve da quadra, você pode conferir no vídeo a seguir.

Na época de sua construção só a realeza tinha acesso à quadra, o rei James IV jogou com sua família e amigos o Real Tennis, ou Caitch que é a forma como os Escoceses chamavam o esporte.

Ao longo dos anos poucas mudanças foram feitas nessa quadra, algumas reformas no ano de 1628 e outras no de 1892.

Ainda nos tempos modernos a realeza usa a quadra, em 1989 teve um torneio com a participação do príncipe e Conde de Wessex, Eduardo, a rainha Elizabeth II também já visitou a quadra mais de uma vez.

A quadra de Hampton Court em Londres

Existe a quadra do Palácio de Hampton Court em Londres, ela foi construída antes da quadra do Palácio de Falkland, porém, não é considerada a mais antiga existente porque em 1625 ela foi completamente demolida e depois reconstruída para o uso do rei Charles I

Esse palácio é também aberto ao turismo, essa quadra foi primeiramente construída entre os anos de 1526 e 1529, o rei Henry VIII passava horas jogando nela.

Diferente da quadra de Falkland, a de Hampton tem o teto fechado, aliás, de todas as quadras de Royal Tennis, somente a quadra de Falkland não tem teto.

Um pouco sobre o Royal Tennis

O esporte jogado nessas antigas quadras é muito parecido com o Tênis, ele usa raquete, bola e uma rede no meio da quadra, o sistema de pontuação é a mesmo com a diferença de que não há a vitória só com 2 Games de vantagens, vence o Set quem ganhar 6 Games primeiro.

No Real Tennis as paredes podem ser usadas, existem uns buracos nas paredes que se o jogador conseguir acertar ele ganha um ponto, outra forma de ganhar um ponto é acertando uma tábua de madeira que fica na parede. As telas laterais da quadra são válidas também.

Há também marcações numéricas no fundo da quadra, elas são usadas para as disputas de pontos que não terminam só porque a bola quicou duas vezes, se a bola não quicar na marcação de quadra perto da parede de fundo, os jogadores começam um “chase” que é uma disputa de ponto baseada em onde os jogadores mandam a bola e de onde eles mandaram a bola, por isso as marcações e linhas diferentes.

Se você não estiver muito familiarizado com as regras do Tênis, confira essa outra matéria que escrevi aqui no blog sobre esse assunto.

Ainda hoje há alguns praticantes do Royal Tennis, mas só existem 48 quadras ativas no mundo todo.

Na Grã-Bretanha esse esporte é conhecido como Real Tennis, nos Estados Unidos é conhecido como Court Tennis e na Austrália é conhecido como Royal Tennis.

Um canal no Youtube que eu sigo faz tempo (eu sei, eu gosto de vídeos de fatos históricos informativos e fora do comum) publicou um vídeo de uma visita na quadra do clube Jesmond Dene Real Tennis Club, lá ele mostra com detalhes a quadra, fala das regras, mostra um pouco de uma partida com profissionais, acompanha o encordoamento da raquete e até mesmo mostra como é por dentro de uma das bolas do Real Tennis.

As primeiras quadras de grama

Na época das quadras do palácio de Falkland e Hamptons o esporte era conhecido somente como Tennis, o “Royal” ou “Real” foi só adicionado no nome depois para distinguir um jogo do outro, o Tênis que conhecemos foi criado como uma opção mais econômica para todas as pessoas jogarem e não somente a realeza.

Esse esporte que veio do Royal Tennis era chamado de Lawn Tennis ou Tênis de grama, mas depois ele ficou mais popular que o Royal Tennis e passou a ser chamado de Tennis.

Faz sentido, pregar uma rede na grama e fazer umas marcações no chão parece bem mais econômico do que construir uma quadra com paredes e telas elaboradas.

É difícil dizer ao certo onde foi construída a primeira quadra de grama, até porque qualquer um poderia ter feito isso em um campo de gramado na época.

As regras e formas de jogar foram evoluindo com o tempo e só em 1873 foi registrada uma patente das regras pelo clube de criquete Marylebone, mas curiosamente, o formato da quadra de grama era parecido com o de uma ampulheta.

Eu falei sobre esse formato da quadra em uma matéria que escrevi sobre curiosidades do Tênis que você pode acessar clicando aqui.

Em 1875 foram criadas as primeiras quadras de grama já com o formato que conhecemos hoje, 5 anos depois, em 1880 o clube de Croquet de Wimbledon passou a adotar o esporte e mudou o nome para All England Lawn Tennis & Croquet Club.

Esse clube fica no mesmo lugar onde acontece o atual torneio de Wimbledon.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes