É possível jogar Tênis na chuva?


Será que é possível jogar Tênis na chuva? Se sim em quais condições? Quando devo evitar? Aqui nessa matéria eu reuni toda minha pesquisa e experiência com o assunto para te orientar melhor nessa situação.

Você vai saber quando pode jogar na chuva, em qual tipo de quadra e quanto tempo esperar para a quadra secar.

Dá para jogar Tênis na chuva?

Depende da chuva, se for um chuvisco bem brando, é possível sim jogar, os jogadores devem parar no momento em que ficar perigoso demais, ou seja, quando eles perceberem que a superfície está mais escorregadia.

O ruim é que além de escorregar mais fácil e cair, o seu pé vai ficar molhado e jogar nessas condições pode resultar em feridas no pé, o que é muito desagradável.

O que fazer para jogar com segurança na chuva?

Se a chuva estiver bem fraca ou se a quadra já estiver um pouco molhada, dá para jogar Tênis, mas é bom tomar alguns cuidados.

  • Você pode evitar correr com toda a energia e velocidade que você usa na quadra seca.
  • Se começar a formar poças de água na quadra, pare a partida.
  • Se você joga no saibro, pare de jogar quando notar que ele virou um barro.
  • Usar um boné é uma boa para manter os pingos de água longe de sua visão.
  • Tenha por perto equipamentos extras como bolas, raquetes e toalhas secas.
  • Prepare-se para dobrar mais os joelhos já que o quique da bola será menor.

Mais do que nunca, em uma quadra molhada é importante que você esteja usando tênis adequado para a superfície para ter mais tração na sola e escorregar menos.

Eu fiz uma lista dos melhores tênis para jogar no saibro aqui no blog, clique para conferir.

Quadras de grama

É muito perigoso jogar em uma quadra de grama levemente molhada, a grama em si é muito escorregadia e qualquer umidade já deixa arriscada qualquer partida nessa superfície.

Além de botar a saúde dos tenistas em risco, jogar na chuva em uma quadra de grama pode até mesmo danificar a superfície dela e é melhor prevenir do que pagar caro por uma manutenção depois.

Qual quadra é melhor para jogar na chuva

Como você já deve saber, as quadras de Tênis são feitas de componentes diferentes, algumas são de grama, outras de piso duro e tem as de saibro, algumas delas ficam menos escorregadias com chuvas brandas.

Temos as quadras de saibro vermelho que normalmente absorvem melhor a água do que outros saibros, é claro que em uma chuva com muito volume ela vai ficar encharcada e impossível de jogar, mas em menos volumes ela absorve bem e se mantem mais segura do que as quadras de piso duro.

As quadras de saibro precisam ser molhadas para não ficar muito secas, mas quando ficam encharcadas demais não tem como jogar.

As quadras de piso são menos escorregadias do que as de saibro quando estão molhadas levemente, mas é fácil escorregar na linha de uma quadra dura molhada, então, atenção redobrada ao jogar próximo da linha.

As melhores para jogar um pouco molhada são as quadras de saibro e depois as de piso duro, se for uma quadra de grama é melhor parar completamente a partida.

Quanto tempo para uma quadra de Tênis secar?

Os fatores que influenciam no tempo para a quadra de Tênis secar da chuva são variados, depende do clima no momento, se é de dia ou de noite, se a chuva foi forte ou fraca.

A regra geral para todos tipos de quadra é que durante a noite o processo é bem mais demorado do que de dia, em dias mais ensolarados elas secam muito mais rápido.

É difícil dizer o tempo certo já que cada quadra tem sua particularidade, por isso a seguir vou apresentar números que podem variar, mas que servem para você ter uma noção do tempo.

Quadras de piso duro

As quadras de Tênis de piso duro demoram mais para secar do que as outras, se a chuva foi fraca ela pode levar 30 minutos ou até um pouco mais do que 1 hora para secar. Caso tenha chovido bem forte por um bom tempo pode levar horas e mais horas para secar.

Como exemplo vou dividir uma experiência minha com uma quadra dura, havia chovido a noite inteira e de manhã eu acordei com o céu limpo, chegando na quadra ela tinha diversas poças.

Lembro que na ocasião eu não tinha nenhum rodo a disposição para rapar as poças, eu fiquei umas 3 horas treinando o saque e tentando evitar ao máximo as poças e a quadra não secou completamente, as poças diminuíram só um pouco e estava com um sol até forte.

Quadras de saibro

As quadras de saibro absorvem mais a água, após chuvas mais brandas você pode jogar com segurança depois de 15 a 30 minutos.

Porém, com uma chuva bem forte, as quadras de saibro podem levar de 2 a 3 horas para secar em um dia com sol forte.

Eu me recordo da época onde eu treinava em uma quadra se saibro aberta, atualmente eu treino em uma quadra de saibro fechada, e muitas vezes eu não podia jogar por horas porque choveu forte.

O pior de tudo é que eu não podia fazer nada para diminuir o tempo de espera, pelo menos na quadra dura dá para usar um rodo para secar, na de saibro isso não se aplica.

O que a água faz com a bola de Tênis

A água muda drasticamente o comportamento de uma bola de Tênis, quando encharcada, ela fica muito mais pesada.

A bola molhada não quica muito alto e fica bem mais lenta, você não vai conseguir jogar ela mais longe na quadra como antes.

Uma bola que ficou muito molhada vai eventualmente secar, demora bastante tempo e depois disso você pode usar ela normalmente, aliás, você pode até mesmo lavar as bolinhas de Tênis que elas vão continuar utilizáveis para treinos ou partidas recreativas.

Curiosidade: É possível bater as bolinhas na máquina de lavar roupas, eu mesma já fiz isso, elas ficam bem limpas, só evite bater elas com tecidos que soltam plumas como cobertores já que ela absorve as plumas para ela e vai te dar trabalho para limpar depois.

A corda de raquete mais vulnerável contra chuva

Existe um tipo de corda de raquete que é muito mais vulnerável à água do que outras, é a corda de fibra natural.

Já disse que é possível jogar na chuva se ela for bem fraca, mas se você usa uma corda de fibra natural, é melhor trocar a raquete com uma corda de outro material ou deixar de jogar nessas condições.

Se você insistir em jogar com uma corda de Tripa Natural durante uma chuva, ela pode perder a tensão drasticamente e até mesmo quebrar.

Os tenistas adoram usar a corda de Tripa Natural pelo seu conforto e qualidade, mas existem também outros tipos de corda que você pode usar no lugar dela, se tiver interessado em conhecer, leia essa matéria que fiz sobre os tipos diferentes de cordas.

Medidas para evitar que a quadra fique molhada

Nos grandes torneios as quadras principais possuem tetos automatizados que podem cobrir a quadra quando começar a chuva, mas alguns mais tradicionais não possuem esse teto e usam lonas para cobrir a quadra.

O torneio de Wimbledon é famoso por se manter na tradição e por um bom tempo a sua quadra não fechava o teto, em uma partida histórica entre Rafael Nadal e Roger Federer na final de 2008 houve algumas interrupções pela chuva.

A equipe do torneio rapidamente cobriu a quadra com uma lona para esperar a chuva passar.

Em clubes a lona não é normalmente usada e algumas partidas são adiadas até a quadra secar ou para o dia seguinte.

Existem também os carrinhos de secagem para retirar o mais rápido possível os excessos de água nas quadras, veja no vídeo abaixo eles em ação.

O tenista Stefanos Tsitsipas compartilhou um método bizarro que os Marroquinos usaram para secar uma quadra de saibro mais rápido.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes