Os tenistas americanos que brilharam nos anos 90


Os anos 90 foram um dos anos que mais tiveram grandes estrelas do Tênis americano, alguns se tornaram profissionais nessa era e continuaram um incrível legado no esporte nos anos 2000 enquanto que outros tiveram no auge e pararam no final dos anos 90.

A seguir vou listar os mais famosos americanos que realizaram grandes conquistas no Tênis durante os anos 90, alguns deles viraram lendas do esporte e outros que muitos não conhecem também conquistaram ótimos resultados comparado a outras épocas.

Note que na lista não me limitei somente a tenistas profissionais que nasceram nos Estados Unidos, mas também naqueles que se naturalizaram para jogar em nome do país norte americano e que tiveram resultados expressivos nos anos 90.

Pete Sampras

Pete Sampras dominou os anos 90 com suas jogadas de saque e voleio, foi em 1993 que ele primeiramente alcançou o posto de número um do mundo e ficou por lá durante incríveis 286 semanas.

Durante os anos de 93 e 98 só dava Pete Sampras no primeiro lugar ao final do calendário anual de jogos, somente nos anos 90 ele ganhou 2 Australian Open, 6 Wimbledon e 4 US Open em jogos de simples.

Pete ganhou 5 Tour Finals que é equivalente hoje ao ATP Finals, e ganhou 2 vezes o primeiro lugar na Copa Davis.

Andre Agassi

Outra grande estrela dos anos 90 foi Andre Agassi, ele chegou a ficar em número um no ranking mundial em 1995 e foi um dos maiores rivais de Pete Sampras na época.

Ele foi o primeiro homem a ganhar todos os 4 Grand Slams em diferentes superfícies já que no passado a maioria eram em quadras de grama, sendo que ainda nos anos 90 ele ganhou o US Open 2 vezes.

Além dos Grand Slams e vários campeonatos da ATP, Andre ganhou 3 Davis Cup, conquistou a medalha de ouro nas olimpíadas de 96 e ganhou o Tour Finals de 1990.

Martina Navratilova

Considerada uma das maiores tenistas de todos os tempos, Martina Navratilova pegou cidadania americana em 1981, seu país natal, a República Checa, não dava todo o apoio que ela precisa na sua carreira.

Ela é a única tenista da história que ficou mais de 200 semanas como número um do mundo em simples e em duplas.

Apesar de que a maior parte de seus títulos terem sido nos anos 80, Martina definitivamente deixou sua marca nos anos 90.

Martina ganhou o Wimbledon de 1990 em simples, ganhou o US Open de duplas também em 1990, em duplas mistas conquistou o Wimbledon de 93 e 95 e em 1991 ganhou o Tour Finals.

Venus Williams

A Venus Williams mudou a cara do Tênis feminino em 1997 quando chegou na final do US Open com sua força atlética, personalidade e seu saque superpoderoso.

Ela virou profissional em 1994 e em poucos anos já se converteu em uma das melhores competidoras, tudo isso se amplificou mais ainda após os anos 90 quando ela chegou a ser a número 1 do mundo.

Em 1998 Venus chegou nas quartas de final de duplas mistas do US Open e ganhou o Australian Open e Roland Garros em duplas mistas.

Foi em 1999 que Venus e sua irmã Serena ganharam juntas o US Open e Roland Garros em jogos de duplas, sendo que o título do aberto da França foi o primeiro que elas ganharam em duplas.

Serena Williams

Em 1995, um ano depois de sua irmã Venus, Serena se torna profissional no Tênis e começa sua fabulosa carreira de uma das melhores atletas do mundo no esporte.

Em 98 Serena venceu Wimbledon e US Open em duplas mistas, ela também disputou a final de Roland Garros em duplas mistas contra Venus, mas perdeu.

Em 1999 ela conquistou o US Open em simples e em duplas, ganhou o Roland Garros junto com Venus em duplas e foi para a final em duplas mistas no Australian Open.

Jim Courier

Jim Courier se tornou profissional em 1988, nos anos 90 ele foi o favorito do público, o mais jovem homem a chegar em todas as finais de Grand Slam em torneios de simples.

No ano de 1991, Courier ganhou Roland Garros, chegou na final do US Open e da Tour Finals.

Em 1992, Jim chegou a ser o número um do mundo, esse foi o ano em que ele venceu o Australian Open, Roland Garros, Davis Cup e chegou a disputar a final da Tour Finals.

Monica Seles

1990 marca o ano em que Monica Seles se torna a mais jovem tenista a ganhar Roland Garros, com apenas 16 anos, na época ela ainda representava seu país natal, a Iugoslávia, mas em 1994 ela se naturalizou como americana e garantiu títulos importantes para o EUA.

Em 1991 e 1992 ela faturou o Australian Open, Roland Garros, US Open e quase conseguiu vencer todos os Grand Slam no mesmo ano quando chegou na final de Wimbledon em 92.

Ela também venceu o Tour Finals de 90, 91 e 92.

Ela se tornou cidadã norte americana um ano depois de sofrer um atentado durante uma partida de Tênis, 2 anos depois ela se recuperou e voltou a jogar, em 1996 ela ganhou a Fed Cup e o Australian Open.

Rick Leach

Rick Leach é um tenista Americano especialista em jogos de duplas, ele chegou a ser o número um do mundo no ranking de duplas em 1990.

Em 1990 ele venceu o Wimbledon em duplas, em 91 ele chegou até a final do Roland Garros em duplas e em 1993 ganhou o US Open de duplas.

Antes dos anos 90 ele já tinha 3 títulos do Australian Open em duplas e até mesmo algumas participações em jogos de simples em 3 dos Grand Slam.

Lindsay Davenport

Conhecida por seus golpes potentes e consistentes, Lindsay Davenport chegou a ficar 98 semanas, em 8 diferentes ocasiões, como número um do mundo.

Em 1996 ela ganhou a Fed Cup, ganhou a final de duplas em Roland Garros, chegou na final do Australian Open em duplas, ganhou medalha de ouro nas Olimpíadas em simples e venceu o Tour Finals em duplas.

Em 97 ela ganhou o US Open de duplas, chegou na final do Australian Open de duplas e ganhou o Tour Finals em duplas.

No ano de 1998 Lindsay ganhou o US Open e o Tour Finals em simples e ganhou o Australian Open em duplas. Em 99 ela ganhou a Fed Cup, o Wimbledon de duplas, ganhou a Tour Finals de simples e conquistou também o Australian Open em duplas.

Mary Joe Fernández

Mary Joe Fernández se tornou profissional em 1986, ela nasceu na República Dominicana, mas foi naturalizada no Estados Unidos.

Apesar de ter chegado em 3 finais de Grand Slam jogando em simples e de ter ficado em quarto lugar no ranking mundial em 1991, Mary teve seus melhores resultados em jogos de duplas.

Ela ganhou o Australian Open de 91, o Roland Garros de 96, faturou o Tour Finals de 96 e a medalha de ouro nas Olimpíadas de 92 e de 96 tudo em duplas.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes