A raquete que o Djokovic realmente usa


A raquete que o Novak Djokovic usa é bem específica para o tipo de jogo dele, mas ela não é o modelo que você vê escrito na pintura dela.

O Djokovic usa a raquete Head PT113B com a corda Babolat vs Natural Gut 17 e a ALU Power 16L, normalmente essa raquete é pintada para ficar parecida com o modelo atual.

O nome PT113B parece bem estranho, isso é porque esse é o nome do molde Pro Stock feito de uma raquete que era vendida antigamente chamada Head Ti/ i.Radical.

Especificações da raquete que o Djokovic usa

As especificações da raquete com modificações:

  • Peso total: 353 g
  • Equilíbrio (Balance): 32,4 cm ou 6 pts Head Light
  • Tamanho da cabeça: 95
  • Rigidez: 60
  • Tensão das cordas: 59-61 lbs na principal (main) e 57-59 lbs na cross
  • Cordas: Babolat vs Natural Gut 17 nas principais (main) e ALU Power 16L (cross)
  • Swingweight (Peso dela em movimento): 360 kg · cm2
  • Padrão de cordas: 18×19
  • Comprimento: 27.10 polegadas
  • Tamanho do Grip: L3 (4 3/8)
  • Cushion Grip: Grip de couro da Head (Couro de bezerro)

O peso total inclui as cordas, fitas de chumbo, Grip e Overgrips, depois de sofrer um problema no cotovelo em 2018, Novak diminui 6 gramas de fita de chumbo que tinha no cabo da raquete e o equilíbrio ou balanço dela ficou menor também, antes era 5 pts Head Light e agora é 6 pts Head Light.

Outra mudança considerável após 2018 é que a raquete dele passou a ter o comprimento 27.10 polegadas, antes era 27 como a maioria das outras raquetes, mas ele foi alterado para influenciar o equilíbrio e peso dela em movimento.

Eu fiz uma matéria aprofundando o assunto de equilíbrio, como calcular ele e qual sua influência na raquete de Tênis em geral, você pode conferir ela aqui nesse link.

No vídeo abaixo você pode notar claramente as diferenças da raquete do Djokovic de 2016 com a mais nova, a antiga tinha o padrão de cordas 18×20 e era mais pesada, mas se você pegar uma foto da raquete dele após 2018 vai notar que o padrão de cordas é 18×19.

Curiosidade: No vídeo acima o dono da raquete que o Djokovic usou em 2012 pegou uma régua e notou que o comprimento dela era um pouco abaixo de 27 polegadas, na verdade a extensão dela pode ter encolhido naturalmente por conta de as cordas puxarem a raquete com uma alta tensão.

Dá para comprar a Head PT113B?

É extremamente difícil encontrar esse modelo de raquete para comprar, sua chance é encontrar ela em sites como eBay de alguém que está disposto a vender, e mesmo assim é normalmente uma raquete que o próprio Djokovic usou e o preço é muito alto.

O Djokovic e vários tenistas profissionais usam por muito tempo a mesma raquete e por conta do patrocínio elas são pintadas com a mesma cor da do modelo que eles endossam.

As empresas de raquete preferem vender os modelos novos do que vender o mesmo modelo antigo, até porque as raquetes que os profissionais usam possuem especificações que dificultam o manejo para as pessoas que jogam por diversão que são a maioria dos consumidores.

A sua melhor chance em usar uma raquete parecida com a do Djokovic é pegar um modelo que a Head vende atualmente e modificar ela para ficar igual.

Você deveria usar uma raquete igual?

Para a maioria das pessoas a resposta é não, é claro que isso é uma questão de gosto, mas a raquete que o Novak usa é particularmente difícil de usar e nem todos vão se acostumar com ela.

É claro que você sempre pode investir na modificação de uma raquete para ficar o mais parecido com a dele e testar por um tempo, mas não pense que essa é uma raquete que provavelmente será a ideal para você jogar, principalmente se for um tenista recreativo.

Criando uma raquete parecida com a do Djokovic

Montar uma raquete parecida com a do Novak é realmente um desafio, você tem que achar uma raquete da Head com as especificações mais próximas dela e depois fazer algumas modificações, o problema é que não há modelos com as configurações exatas.

Fiz uma busca apurada pela internet e não achei nenhum modelo da Head com tamanho de cabeça 95 e padrão 18×19, então pesquisei alguns que chegam perto às especificações.

Primeiro encontrei a HEAD Graphene 360+ Prestige Pro que é uma raquete de cabeça 95, mas o padrão de cordas é 16×19, mas ela não é fácil de achar para comprar.

O melhor seria pegar uma raquete da Head com o padrão de cordas igual, a HEAD Graphene Touch Prestige Tour é fácil de achar para comprar, mas o tamanho da cabeça dela é 99 com padrão 18×19.

Em minhas buscas pela internet, achei uma raquete da Head com cabeça 95 e padrão 18×20 para vender, é a Head Touch Prestige MP, por um tempo era fácil achar para comprar, mas depois não encontrei mais dela.

É sempre bom ficar de olho nos lançamentos, talvez quando você estiver lendo essa matéria já saiu um modelo mais parecido ou até mesmo encontre a Touch Pestige MP.

Com a raquete em mãos você terá que testar a mudança no peso e no balanço da raquete, tem umas matérias que fiz aqui no blog que vai te ajudar a entender algumas partes da raquete para você modificar:

Entenda o equilíbrio (Balance) de uma raquete de Tênis

Quanto pesa um Grip interno na raquete de Tênis

Qual a diferença entre Grip e Overgrip

Você pode usar o vídeo da raquete do Djokovic em 2016 como referência que postei no início da matéria, considerando que a mudança que ele fez após em 2018 foi somente nas fitas de chumbo no cabo, você pode ter uma ideia de onde colocar as fitas da cabeça, tirei uma foto do vídeo e colori de amarelo para facilitar.

Não dá para dizer ao certo quanto de peso tem esse chumbo, mas o tamanho é 8 polegadas, são 2 pedaços de 2 polegadas em cada lado.

Em outro vídeo o dono da raquete que o Djokovic usou em 2016 comenta que ele usa fita de chumbo por toda a parte coberta da cabeça da raquete. Ele também revela que o antivibrador não tem um peso incomum, que é um daqueles que você compra na loja.

Na raquete do Djokovic você vai encontrar um Grip ou Cushion Grip um pouco diferente daquele que você encontra em qualquer loja, ele é feito de couro de bezerro, para você saber que é ele procure pela frase “Finest Calfskin” escrita em uma parte do Grip.

O modelo do cabo usado na raquete dele é o TK57 do tipo retangular, os cabos das raquetes da Head são vendidos separadamente e podem ser trocados.

Em cima do Grip de couro vem um Overgrip branco da Head e ele é colocado de forma que nenhuma parte da fita fica em cima da outra, depois vem um outro Overgrip branco só que esse a fita passa em cima como na maioria dos Overgrips por aí.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes