Conheça as diferenças entre Tênis e Squash


Bem ao lado da quadra que pratico Tênis há uma quadra de Squash, um outro esporte também de raquete bem popular no mundo, talvez no seu prédio tenha uma quadra dessas ou você já viu ela em alguma academia e assim como eu já se perguntou qual é a diferença de um para outro.

A principal diferença entre Tênis e Squash é a quadra que é feita de material diferente e tamanhos diferentes, a de Tênis é uma quadra maior e aberta enquanto que a de Squash é uma quadra fechada e bem menor, as raquetes possuem algumas diferenças no tamanho da cabeça e peso, as regras também são diferenciadas, assim como alguns dos golpes e táticas.

As diferenças entre esses dois esportes de raquete também se estendem para os benefícios que cada um traz para o corpo e as adversidades para aprender a jogar ambos.

O Tênis de quadra possui uma gama maior de golpes que podem ser usados, para conhecer todos eles, clique aqui, esse link é de uma matéria que eu mesma fiz aqui no blog.

Já no Squash usa um golpe que bate mais chapado na bola, atrás dela, ou com efeito de Spin, que é bater a bola de cima para baixo.

Diferenças na quadra

A quadra de Tênis de campo é muito maior do que a de Squash e é dividida por uma rede no meio, a do Squash não tem rede e se a bola acertar as paredes o ponto continua sendo disputado, no Tênis o ponto encerra ao encostar em paredes ou em qualquer outro objeto que não seja a quadra, linha da quadra, raquete e a rede.

Veja na tabela abaixo um comparativo no tamanho e material de cada uma quadra.

Tênis de quadraSquash
SuperfícieQuadra de diversos materiais como: asfalto, madeira, saibro e grama.Normalmente é de madeira ou borracha.
TamanhoQuadra de 23,77 m em comprimento, 8,23 m em largura ou 10,97 m de largura para jogar em dupla.O comprimento é de 9,75 m e a largura é de 6,40 m para jogo de simples e 7,62 m para duplas.
ParticularidadesPossui uma rede no meio que acompanha a largura da quadra e divide ela em duas.   Cada jogador só pode usar o seu lado.Quadra precisa ser fechada em 4 paredes, normalmente ao menos uma delas é transparente.   Os jogadores dividem o mesmo lado da quadra.

Confira a imagem de uma Quadra de Squash, nesse exemplo as paredes dela são todas transparentes, mas normalmente a parede onde fica a porta (a que os jogadores ficam de costas para ela) é a única transparente.

Como pode ver na imagem abaixo, a quadra de Tênis possui marcações de linhas diferentes da quadra de Squash e sem as paredes.

As diferenças entre equipamentos

As raquetes de Tênis possuem a cabeça maior, o local onde a bola rebate na corda é menor para a raquete de Squash.

Normalmente as raquetes de Squash possuem um formato menos arredondado e são consideravelmente mais leves que as raquetes de Tênis.

A bola de Tênis é maior e mais pesada, ela é feita de borracha como a bola de Squash, mas é envolta por feltro, a bola de Squash possui 4 tipos diferentes, cada nível de jogador usa uma bola de acordo com os pontinhos coloridos nela.

Os calçados para a prática de Tênis são feitos um para cada superfície de quadra e não são os mesmos usados para jogar Squash que são apropriadamente planejados para que o jogador não escorregue na quadra.

Diferenças nas regras

Por serem esportes com quadras tão distintas, as regras também são bem diferentes. A seguir vou resumir o básico das regras entre Tênis e Squash para você ter uma ideia melhor sobre suas diferenças.

O que determina quem ganhou ou perdeu o ponto

No Tênis ganha o ponto quando um jogador manda a bola no campo adversário ou na linha marcada no chão e a bola quica mais de uma vez, ganha o ponto também se o jogador mandar a bola diretamente para fora da linha demarcada no chão.

No Squash você tem que jogar a bola na parede da frente e ela pode encostar pelo menos uma vez em cada uma das paredes e do chão, se ela quicar 2 vezes seguida na mesma superfície o jogador perde o ponto.

O sacador inicia o ponto e o outro jogador deve devolver a bola na parede da frente para o jogador que sacou devolver a bola novamente na parede da frente e assim por diante até um deles não conseguir retornar.

Se o jogador mandar a bola na parede da frente e depois ela quicar fora das linhas de marcação que possuem nas paredes laterais ele perde o ponto.

Caso você mandar a bola para a parede da frente e não der espaço para o oponente chegar e golpear (se você atrapalhar ele) você perde o ponto. Se você tentou sair do caminho, mas não deu tempo e acabou atrapalhando o oponente, a disputa do ponto deve ser recomeçada.

O saque

No Tênis de quadra o saque só vale se o sacador mandar a bola na linha ou dentro do quadrado oposto à onde ele está sacando e do outro lado da rede, se errar ele pode tentar mais uma vez.

Se a bola encostar na rede e sair o saque não é válido, se a bola encostar na rede e cair dentro ou em cima da linha do quadrado oposto o sacador tem a chance de repetir.

Quando um jogador erra o saque no Squash ele não terá uma segunda chance como no Tênis e já vai perder o ponto.

No Squash o sacador tem que ter pelo menos um dos pés no quadrado de saque desenhado no chão e mandar a bola na parede em frente acima da linha que fica mais próxima do meio e ela tem que quicar no lado do adversário, demarcado no chão há uma linha que separa o lado esquerdo e direito.

Quem vence o ponto no Squash é aquele que saca na próxima disputa de pontos. No Tênis de quadra é diferente, em todo Game somente um dos jogadores saca, independente de quem ganha o ponto.

As linhas demarcadas no chão são só usadas no momento do saque, na disputa de ponto elas são ignoradas.

No Tênis as linhas laterais demarcadas no chão indicam onde a bola pode cair durante toda a disputa de pontos.

Pontuação

A pontuação do Tênis é bem diferente com relação a qualquer tipo de esporte, eles não usam a numeração sequencial de 0 a 10 para contabilizar cada ponto, funciona assim: O primeiro ponto é 15, o segundo é 30, o terceiro ponto é 40 e o quarto e último é chamado de Game.

O Tênis é disputado em Sets de Games, no Set é usado a numeração sequencial, vence o Set o jogador que conseguir 6 Games primeiro, o mais comum é a disputa de melhor de 3 Sets.

No Squash é diferente, cada ponto é contado na sequência de 1 até 11, quando um jogador chega primeiro ao 11 ele vence o Game.

No Squash não é melhor de Sets como no Tênis, mas sim melhor de 5 Games.

É importante notar que mencionei o sistema de pontuação mais usado para o Tênis e Squash, mas ele pode ser um pouco diferente dependendo do campeonato.

Se você ficou curioso em saber mais sobres as regras do Tênis de quadra, sugiro que clique aqui e leia aqui mesmo no blog outra matéria explicando tudo com mais detalhes.

Condições físicas diferentes para cada um

Uma partida de Squash leva em torno de 40 minutos enquanto que uma partida de Tênis dificilmente acaba nesse mesmo tempo, ela leva em torno de 1 a 3 horas para acabar, para mais detalhes do tempo da partida de Tênis clique aqui para ler essa outra matéria que fiz aqui no blog.

Apesar da partida de Tênis ser mais demorada, os jogadores de Squash ficam mais tempo se mexendo e na disputa do ponto, já os jogadores de Tênis passam a maior parte da partida descansando, pouco desse tempo é gasto na disputa dos pontos.

Em um rally de Squash é exigido mais tempo em movimento já que o espaço é menor e o tempo de reação também.

Em um rally longo de Tênis eles correm uma distância maior, porém eles não ficam correndo sempre, eles conseguem um pouco mais de tempo até a bola chegar até eles.

Abaixo você confere um vídeo de uma das trocas de bolas maiores que uma partida de Tênis já teve em um grande campeonato, o normal é que elas durem somente alguns segundos.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes