Tenistas baixos: Os melhores do WTA e ATP


O Tênis é um esporte dominado pelos jogadores altos, mas sempre há aqueles que mesmo não sendo tão altos conseguem resultados impressionantes nos torneios mundiais no profissional.

A altura no Tênis é uma vantagem e aqueles tenistas mais baixos que conseguem resultados acima do normal precisam realmente usar a cabeça e as pernas para superar suas desvantagens.

No masculino Rod Laver de 1,73 metros de altura conquistou todos os Grand Slams pelo menos mais de uma vez cada um, Michael Chang e Marcelo Ríos ambos com 1,75 de altura mostraram que é possível derrotar gigantes e se manter no topo com os melhores.

No feminino Billie Jean King (1,64 de altura) e Chris Evert (1,68 de altura) dominaram o primeiro lugar e todos os Grand Slams.

Mas a verdade é que a maioria dos tenistas bem-sucedidos são altos, o Federer e o Nadal têm 1,85 de altura e o Djokovic tem 1,88.

Nessa matéria conheça mais dos jogadores baixinhos de sucesso no Tênis, qual a altura considerada baixa para jogar Tênis profissional e as vantagens e desvantagens em estar abaixo da altura ideal.

Os melhores tenistas baixos

Além de Rod Laver, Michael Chang, Marcelo Ríos, Billie Jean King e Chris Evert, vários outros tenistas baixinhos tiveram grande desempenho no profissional, abaixo listo o nome de alguns dos melhores do masculino e feminino.

Melhores já ranqueados pela ATP:

  • David Ferrer (1,75m)
  • Sébastien Grosjean (1,75m)
  • Arnaud Clément (1,72m)
  • Albert Montañés (1,75m)
  • Olivier Rochus (1,67m)
  • Dudi Sela (1,75m)
  • Diego Schwartzman (1,70m)

Melhores já ranqueados pela WTA:

  • Justine Henin (1,67m)
  • Simona Halep (1,68m)
  • Ashleigh Barty (1,66m)
  • Sloane Stephens (1,70m)
  • Sofia Kenin (1,70m)
  • Bianca Andreescu (1,70m)
  • Marion Bartoli (1,70m)
  • Francesca Schiavone (1,66m)
  • Dominika Cibulková (1,60m)
  • Amanda Coetzer (1,58m)
  • Sara Errani (1,64m)
  • Zina Garrison (1,64m)
  • Carla Suárez Navarro (1,62m)
  • Barbora Strýcová (1,64m)
  • Roberta Vinci (1,63m)

Qual altura é considerada baixa para um tenista

Analisando os dados, pode-se dizer que uma altura considerada baixa para um tenista profissional seria menor ou igual a 1,75 metros para o masculino e menor ou igual a 1,70 metros no feminino.

Para encontrar o número considerei que é baixo o tenista que mede muito mais abaixo da média de altura dos melhores jogadores, porém é bom lembrar que os melhores tenistas do mundo variam a cada ano e esse valor pode ser diferente em uma outra era.

Para encontrar a altura eu reuni o Top 100 jogadores do ATP e WTA, que correspondem à classificação mundial de tenistas profissionais do masculino e feminino, usando as fichas oficiais de cada jogador, tirei a média de altura e contei quantos deles estão abaixo dela.

Os dados foram coletados em 2020 depois do início do ano no momento em que a classificação ficou congelada por conta da paralização dos campeonatos de Tênis.

A média de altura dos jogadores da ATP no Top 100 é de 1,87 metros, os tenistas mais baixos são Diego Schwartzman e Yoshihito Nishioka com 1,70 metros de altura. No Top 100 há 53 jogadores que estão abaixo da média, ou seja, que medem menos do que 1,87 metros.

Agora você já sabe porque o Rafael Nadal com 1,85 metros de altura parece ser bem menor do que é quando está perto de outros tenistas, na prática ele não é baixo, mas no Tênis há tantos gigantes que ele está um pouco abaixo da média.

No feminino a média de altura do Top 100 é bem menor do que a do masculino, na classificação do WTA a média das 100 melhores jogadoras é de 1,74 metros, a jogadora mais baixa é a Lauren Davis com somente 1,57 metros de altura, ela está na 62º colocação, somente 44 jogadoras estão abaixo da média, muitas estão bem próximas dos 1,70 metros de altura.

A Serena Williams, por exemplo, tem 1,75 metros de altura, se for pensar ela está só um pouco acima da média, mas quando ela enfrenta outras meninas dá para notar que ela na maioria das vezes é mais alta.

Tenistas baixos bem classificados

Analisando os dados coletados na classificação do Tênis mundial em 2020, fica bem óbvio no lado masculino que o domínio é dos jogadores mais altos, do Top 10 o mais baixo tem 1,80 metros de altura.

Porém, no 13º lugar está Diego Schwartzman com 1,70 metros de altura, um dos menores jogadores do Top 100. Mas é somente ele que está muito mais abaixo da média, no Top 40 é só ele e Daniel Evans (1,75 metros) que estão muito longe dos 1,87 metros de altura da média.

No 48º lugar está o Yoshihito Nishioka que assim como Schwartzman tem 1,70 metros de altura, depois tem tão poucos jogadores masculinos baixinhos que dá para contar nos dedos:

  • 67º lugar: Radu Albot (1,75)
  • 72º Lugar: Ricardas Berankis (1,75)
  • 75º Lugar: Corentin Moutet (1,75)
  • 87º Lugar: Yuichi Sugita (1,75)

No feminino a história é um pouco diferente, a número um Barty tem 1,66 metros de altura e a número 2 Simona Halep tem 1,68 metros, a número 4 Sofia Kenin e a número 6 Bianca Andreescu possuem 1,70 de altura, a maioria do Top 10 está bem abaixo da altura média.

Em 31º vem a Barbora Strycova com 1,64 metros de altura, ela é também a segunda colocada na classificação de duplas, diferente da classificação dos homens, há várias outras jogadoras que estão bem abaixo da altura média do Top 50 até a 100º colocada.

Vantagem e desvantagens de jogadores baixos

O histórico de jogadores bem-sucedidos mais altos indica que os mais baixos precisam ter muito talento ou se esforçarem muito mais para conseguir ficar entre os melhores, a seguir separei as vantagens e desvantagens que os jogadores baixos possuem.

Desvantagem

Os tenistas mais altos conseguem sacar mais potente, possuem um alcance maior, lidam melhor com Overheads (bolas acima da cabeça) e conseguem gerar mais potência nos golpes do que os mais baixos.

É muito difícil para um tenista baixinho devolver bolas altas já que o ponto de contato ideal que fica próximo da cintura é bem mais abaixo do que o do tenista de maior altura e é comum os tenistas usarem o TopSpin, efeito que faz a bola quicar alto.

Os tenistas mais altos possuem braços mais longos e conseguem alcançar a bola com mais facilidade na rede, além de sentirem mais facilidade para se defender de Lobs e Overheads.

Se você não estiver muito familiarizado com algumas das terminologias como Lobs e Overheads, sugiro que confira essa outra matéria que escrevi aqui sobre os golpes principais do Tênis.

Vantagem

Os tenistas mais baixos possuem menos massa muscular e conseguem se movimentar muito mais rápido do que aqueles bem altos, eles possuem uma facilidade bem maior para mudar de direção e conseguem lidar bem melhor com bolas jogadas no contrapé.

Os jogadores mais baixos conseguem lidar melhor com bolas de slice que quicam mais baixo, apesar disso, muitos tenistas de sucesso de altura menor são especialistas em saibro e não na grama, menciono isso porque a bola quica mais baixo na grama, para saber mais dá uma lida nessa matéria que fiz sobre as quadras mais rápidas do Tênis.

Pode ser que não seja uma unanimidade, mas o tenista menor tem que desde pequeno aprender a pensar melhor em suas táticas do que os jogadores mais altos com golpes potentes, isso não quer dizer que todos eles são mais espertos, mas que estão mais acostumados a usar a cabeça quando os músculos e a altura não ajudam.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes