Touchtennis: Conheça o esporte e as diferenças com o Tênis


Certo dia estava vendo uns vídeos e notei umas pessoas jogando Tênis em uma quadra bem pequena, a seguir descobri que é um esporte diferente chamado Touchtennis. Procurando saber mais, pesquisei tudo sobre esse esporte e abaixo vou apresentar o que aprendi sobre ele e as diferenças dele com o Tênis.

O Touchtennis é um esporte derivado do Tênis com quadra menor, bola mais macia e raquete menor, as regras são bem parecidas com apenas algumas variações de como fechar o Set.

Quem criou o Touchtennis

O Touchtennis foi criado por Rashid Ahmad em 2002 em Londres na Inglaterra, ele criou a atividade para brincar com a filha dele no quintal, a notícia se espalhou pelos membros de Tênis ao qual ele faz parte e o esporte ganhou força.

Ahmad começou a criar campeonatos regionais de Touchtennis e com o tempo partidas oficiais começaram a ser realizadas pelo mundo todo.

O motivo para o criador seguir com a série de campeonatos foi porque ele queria ser considerado o melhor jogador de Touchtennis da região, sem planejar nada o esporte cresceu de uma forma que ele nunca imaginava.

O Touchtennis passou a ser reconhecido pela ITF (Associação Internacional de Tênis) como um esporte derivado do Tênis, já tem até mesmo emissoras de televisão transmitindo os campeonatos e ex-jogadores de Tênis praticando.

Diferenças e semelhanças entre o Tênis e o Touchtennis

Esses dois esportes de raquetes são bem parecidos, afinal de contas o Touchtennis foi derivado do Tênis, abaixo vou listar as diferenças mais significantes.

Um fato interessante nas regras do Touchtennis com relação ao Tênis é que nesse novo esporte é permitido que você jogue a raquete para acertar a bola e inclusive você pode continuar jogando usando uma parte do corpo se quiser, no Tênis é proibido bater na bola sem que você esteja em contato com a raquete.

No entanto, a regra que permite a você usar outra parte do corpo para bater na bola só é válida logo após você ter jogado a raquete na bola, você não pode largar a raquete e usar outra parte do corpo se a raquete não encostou na bola.

Tamanho da quadra

A quadra do Touchtennis tem as mesmas marcações da quadra de Tênis só que ela é uma versão encolhida dela.

Enquanto a quadra de Tênis tem 23,77 metros de comprimento e 8,23 metros de largura, a quadra do Touchtennis tem somente 12 metros de comprimento e 5 metros de largura.

É possível também jogar o Touchtennis em duplas, para isso a quadra tem que ter 1 metro a mais de largura, ou seja, 6 metros, isso é o padrão, mas é também aceitável que seja menor do que 1 metro nessa diferença na largura para que o esporte seja mais acessível.

Rede

A rede é um pouco menor, a do Tênis tem altura de 1,07 metros nas laterais e de 91 centímetros no meio, a rede do Touchtennis não pode ser maior do que 91,5 centímetros de altura nas laterais, mas também não pode ser menor do que 80 centímetros para jogos recreativos e ela tem que ter ao menos 85 centímetros para jogos oficiais.

No Touchtennis não há a definição da altura no meio, você pode até mesmo usar uma rede de Mini Tênis.

A rede e quadra é parecida com a de Badminton, você pode usar a mesma quadra, basta baixar a rede dela para o chão para que ela fique ao menos a 80 centímetros de altura.

Se você não conhece Badminton e ficou curioso, eu fiz uma matéria aqui sobre as diferenças entre Badminton e Tênis, lá tem fotos da quadra e detalhes do seu tamanho, ela é um pouco maior que a do Touchtennis, mas a diferença é muito pouca.

Pontuação

O sistema numérico de pontuação é o mesmo do Tênis com uma pequena variação na forma como o Game é definido, a partida pode ser decidida por melhor de 3 Sets ou melhor de 5 Sets.

Se você não conhece o sistema de pontuação do Tênis sugiro que confira essa postagem que fiz aqui no blog já que ele pode ser um pouco complexo de entender no início e precisa de uma explicação mais elaborada.

Um Game no Touchtennis não é definido por vantagem, quando a pontuação chega a 40-40 o próximo ponto decide o vencedor e nesse caso quem recebe escolhe onde será sacado.

Ganha o Set o jogador que conseguir 4 Games primeiro com uma diferença de 2 Games, diferente do Tênis que são 6 Games, quando chega a 4 Games a 4 o Set é decidido por um Tiebreak de 5 pontos, onde ganha o Set quem marcar 5 pontos primeiro, também sem usar o sistema de vantagem.

O saque

O movimento realizado para o saque no Touchtennis é o mesmo do Tênis, mas apesar de ser permitido usar o saque por cima e por baixo, no Touchtennis é necessário que o sacador avise ao adversário que vai sacar por baixo.

Não existe Let no saque de Touchtennis, ou seja, quando a bola do saque toca a rede o ponto não é interrompido.

Não há a opção de segundo saque como no Tênis, se você errar o saque uma vez já perde o ponto.

No Touchtennis não é permitido que o sacador solte a bola e não complete o saque, se ele fizer isso ele perde o ponto, no Tênis o sacador pode interromper o movimento do saque se só jogou a bola e não encostou a raquete nela.

Equipamentos

A raquete do Touchtennis é bem parecida com a do Tênis, ela usa cordas e tem o mesmo formato, mas ela deve ser menor, a raquete de Tênis tem normalmente 68.58 centímetros de comprimento ou 27 polegadas, a raquete de Touchtennis tem 53.34 centímetros de comprimento ou 21 polegadas.

O tamanho da cabeça da raquete não pode ser maior do que 107 polegadas no Touchtennis, mas no Tênis é permitido que seja maior.

Existem raquetes feitas especialmente para o Touchtennis, mas você pode usar uma raquete de Tênis júnior que tem também 21 polegadas.

A bola do Touchtennis é diferente da de Tênis, tem que ser uma bola de espuma com cerca de 8 centímetros, porém você pode usar as bolas de espuma do Tênis que são usadas para treinar crianças.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes