Lista dos esportes de raquete (81 diferentes)


Certo dia pensei em procurar mais esportes que usam raquetes e acabei descobrindo que existem mais do que eu imaginava e nessa matéria vou compartilhar o resultado de minha pesquisa.

Sabe-se da existência de mais de 80 esportes de raquete que já foram praticados em alguma parte no mundo, sendo que 45 deles ainda são praticados atualmente e 3 estão nas Olimpíadas.

É difícil dizer ao certo todos os esportes que já existiram e foram praticados com raquete até porque muitas culturas passadas não são de conhecimento nosso e alguns esportes acabaram sendo esquecidos.

Esporte de raquete é aquele onde é usado uma raquete de qualquer tipo e formato para golpear um objeto, seja ele uma bola, peteca ou outros objetos semelhantes.

A seguir compilei todos esportes que encontrei que usam algum tipo de raquete e que eram ou já foram jogados em alguma parte no mundo, seja ele a nível profissional ou puramente recreativo (brinquedos), muitos deles são variações de esportes mais conhecidos.

A lista não inclui esportes que usam tacos, pás e bastões ou esportes que usam equipamentos usados para rebater igual uma raquete, mas que na verdade não se encaixam na categoria.

Um livro que me ajudou muito em minha pesquisa foi o “Racket Wars: Guide Book To All The World’s Racquet Sports” de Leon Jackson Jr.

Lista dos esportes de raquete:

  1. 360ball
  2. 3-Way Mini Tennis
  3. Aqua Paddleball (Itza Paddleball)
  4. Badminton
  5. Ball Badminton
  6. Balls Back
  7. Battledore and Shuttlecock
  8. Beach tennis
  9. Bi Rak It
  10. Black Lighting
  11. Bunkerball
  12. Coolerball
  13. Eclipseball
  14. Fly Ball
  15. Footrocket
  16. Four wall paddleball
  17. Frecobol (Matkot/Beach Paddleball/Palas/Raketas/Pro Kadima/Smashball)
  18. Frontenis
  19. Hardball squash
  20. Hot Tennis
  21. Jokari
  22. Ketball
  23. Knuckle Racquet
  24. Longue Paume
  25. Mini Tennis
  26. Outdoor Racquetball
  27. Paddle Tennis
  28. Paddle Tetherball
  29. Paddle Ball com String
  30. Paddleball One-Wall (One wall paddleball)
  31. Pádel (Padel Tennis)
  32. Paleta Frontón
  33. Paleta Goma
  34. Pan Pong
  35. Paradise Tennis
  36. Pickleball
  37. Pington
  38. Pitton
  39. Platform Tennis
  40. Pong Tennis
  41. Pro Sunball
  42. Qianball
  43. Racketball
  44. Racketlon
  45. Raquetebol (Racquetball)
  46. Raquetebol sem paredes (Racquetball Without-Walls)
  47. Racquets
  48. Rapid Ball
  49. Real Tennis (Court Tennis)
  50. Ricochet
  51. Road tennis
  52. Smolball (Tenniball)
  53. Soft Tennis
  54. Speedball (Speed-o-Ball)
  55. Speeder
  56. Speedminton (Speed Badminton ou Crossminton)
  57. Speedyball
  58. Sphairee
  59. Squash (Squash Rackets)
  60. Squash de mesa (Table squash)
  61. Squash Tennis
  62. Sticke
  63. Street Racket
  64. Swing-Ball
  65. Tênis de mesa (Ping Pong/Table Tennis)
  66. Table Tennis (Round)
  67. Triples Table Tennis
  68. Trinnis TM (Tri-Surface)
  69. Tri-Pong
  70. Tênis (Tennis/Lawn Tennis)
  71. Tennis Polo (Toccer)
  72. Toccer Sans
  73. Tenniwall
  74. Tethered Tennis
  75. Tote Tennis
  76. Touchtennis
  77. Two-Racquet Tennis (Two-handed Tennis)
  78. Viperball
  79. Wacketball
  80. Whispherball (Wacquetball)
  81. Xare

Os esportes de raquete normalmente requerem precisão, técnica, bom ritmo, potência, agilidade e foco mental como habilidades.

Eu pessoalmente jogo Tênis de quadra e para mim é o melhor esporte que existe, se você quiser aprender também, eu fiz aqui nesse link um guia para quem vai começar, lá eu explico basicamente tudo que você precisa para aprender a jogar Tênis.

Em breve quero jogar vários outros esportes de raquete, depois dessa extensa pesquisa percebi que há vários deles que parecem bem divertidos.

Os esportes de raquete mais populares do mundo são: Tênis de mesa, Badminton, Tênis, Squash e Raquetebol. Dentre os esportes em geral, o Tênis de mesa é o segundo mais popular no mundo.

O esporte de raquete mais antigo é o Battledore and shuttlecock, um dos esportes que deram origem ao Badminton, nele é usado uma raquete para rebater uma peteca, registros apontam que um jogo assim foi jogado a mais de 2 mil anos atrás na Grécia.

Os esportes de raquete jogados na areia são: Beach Tennis, 360ball, Pro Sunball, Coolerball e Frecobol que é conhecido em outras regiões do mundo como Matkot, Beach Paddleball, Palas, Raketas e Pro Kadima.

O esporte de raquete considerado mais rápido é o Badminton porque a peteca pode chegar até 200 mph ou 321 km/h, no entanto, o Tênis de mesa requer mais agilidade por conta da curta distância entre os jogadores, mesmo que a bola só chegue até 70 mph ou 112 km/h.

Outro esporte bastante rápido é o Raquetebol, um dos saques mais rápido chegou a 190 mph ou 305 km/h e a velocidade de uma bola normal de rally ultrapassa 140 mph ou 225 km/h.

Os esportes de raquete olímpicos são: Tênis, Badminton e Tênis de mesa. O primeiro esporte de raquete nas Olimpíadas foi o Tênis que entrou na primeira edição do evento, o segundo foi o Tênis de mesa em 1988 e depois em 1992 entrou o Badminton.

Eu explico melhor sobre a história dos 3 esportes de raquete nas Olimpíadas aqui nessa outra matéria e lá eu também comento sobre um outro esporte que tem muitas chances de entrar nas futuras Olimpíadas e os 3 esportes que saíram das Olimpíadas.

360ball foi inventado na África do Sul em 2011, nele os competidores usam uma raquete para rebater uma bola em uma região circular ou disco, perde o ponto aquele que não conseguir rebater a bola no disco.

3-Way Mini Tennis foi criado em 1982, os jogadores usam uma raquete para rebater uma bola dentro de 3 argolas deixadas no chão, pode ser usado qualquer tipo de raquete desde que os participantes usem a mesma.

Itza Paddleball é uma versão recreativa do Frescobol, a raquete e a bolinha é preparada para cair na água, dois jogadores rebatem a bola igual no Frescobol, porém eles jogam dentro da piscina, no mar ou outra região cercada por água.

O Badminton foi criado na Índia no século 19, os participantes ficam em cada lado de uma quadra separada por uma rede suspensa e precisam usar uma raquete para rebater a peteca em cima da rede, perde o ponto aquele que deixar ela cair no seu lado dentro da limitação da quadra.

Caso você tenha interesse em saber mais sobre o Badminton, clique nesse link para acessar a matéria que fiz sobre as diferenças desse esporte com o Tênis.

Ball Badminton é um dos mais antigos esportes de raquete, ele é jogado em uma quadra bem maior do que a do Badminton e usando uma bola amarela de lã no lugar da peteca, esse esporte era conhecido regionalmente como Pooppanthu Vilayattam.

Balls Back é o clone do esporte Jokari, ele usa uma plataforma que fica presa ao chão com uma corda prendendo uma bolinha ao qual o jogador rebate, a diferença é que esse kit é feito pela Artengo.

Já que é feita pela Artengo, na Decathlon eles vendem um mecanismo de Ball’s Back para a prática do esporte, você pode encontrar aqui nesse link, ele já vem com a bolinha, você só precisa de uma raquete. Esse parece ser também um bom exercício para quem joga outros esportes de raquete.

Battledore and Shuttlecock é jogado por duas ou mais pessoas com pequenas raquetes com a superfície envolvida de pano ou couro para rebater uma peteca, o objetivo é não deixar ela cair.

No Beach tennis os jogadores adversários ficam de lados opostos de uma rede que fica a uma certa altura do chão, eles usam raquetes de madeira ou grafite para rebater a bola, o objetivo é jogar a bola dentro da marcação no chão do adversário ou fazê-lo errar e jogar fora da marcação.

Eu escrevi aqui nesse link uma matéria com as diferenças do Beach tennis com o Tênis, lá tem mais informações sobre esse esporte para você conferir.

O Bi Rak It é uma variante do Raquetebol, os jogadores usam uma raquete em cada mão, não é permitido o golpe de Esquerda (Backhand), somente o golpe de Direita (Forehand), as regras são parecidas com o Raquetebol com algumas variações para favorecer o uso das duas raquetes.

Blacklighting é uma versão mais rápida do Speedminton jogado somente de noite e com equipamentos fluorescentes, a peteca é mais pesada do que no Badminton. Esse esporte é recreativo, não há competições, é só jogado em eventos sociais.

O Bunkerball foi criado em 1976, é um esporte onde os jogadores devem usar uma raquete para rebater uma bola duas vezes antes de passar para o adversário ao qual deve ser usado obrigatoriamente os dois lados da raquete.

Coolerball é uma atividade esportiva com raquetes onde os participantes usam uma raquete para rebater uma bolinha, um círculo em cima de um poste é o alvo e cada um tem 3 chances para acertar por dentro do círculo antes de conquistar um ponto.

O Eclipseball foi inventado em 1980, é um jogo de raquete onde um time fica em lados opostos de uma rede em uma quadra de Vôlei e é usado uma raquete para golpear a bola. Algumas características do Vôlei também foram incorporadas nesse esporte como a rotação de jogadores na quadra.

Os participantes podem sacar sem a raquete, mas a disputa de ponto sempre deve ser com a raquete, a bola pode quicar somente uma vez dentro da quadra antes dela ser rebatida e um time pode rebater a bola entre si quantas vezes quiser antes de passar a bola para o time adversário.

Fly Ball é uma atividade esportiva em que é usado um brinquedo produzido pela New Sky Way, ele é um clone do Jokari assim como o Ball’s Back. Se trata de uma plataforma no chão com uma corda ligada a uma bolinha que deve ser rebatida com uma raquete.

O Footrocket foi inventado em 1963, nesse esporte os jogadores usam o pé para manejar a raquete para rebater um objeto entre duas ou mais pessoas sem deixar ele cair. A prática foi primeiramente criada para treino e depois virou uma atividade esportiva recreativa.

O Four wall paddleball é um esporte derivado do Paddleball, ele foi criado em 1930 e é praticado regionalmente em Michigan, Wisconsin, Tennesse e Califórnia do Sul nos EUA. Nele é usado uma raquete de Tênis ou raquete de Padel para rebater uma bola de borracha em uma quadra de Four-wall handball.

O Frecobol é um jogo de raquete onde deve-se rebater uma bolinha entre dois ou mais jogadores sem deixar ela cair, ele é comumente praticado em praias e não usa rede ou quadra.

Esse esporte é praticado em outros países e recebeu nomes diferentes, em Israel é chamado de Matkot, na Espanha é conhecido como Palas, na Grécia o esporte se chama Raketas, no Peru ele é chamado de Pelates ou Paleteros e em outras partes do mundo pode ser chamado de Pro Kadima e Smashball.

Em todos os países as regras do jogo são parecidas, só muda os materiais usados para a prática.

O Frontenis foi inventado no México em 1916, ele é jogado em uma quadra onde a bola pode ser rebatida em 3 paredes demarcadas usando uma raquete de Tênis que possui um reforço nas cordas para aguentar o forte impacto do jogo.

Hardball squash é uma versão do Squash criada por americanos, nele é usado uma bola de borracha mais rígida em uma quadra mais estreita que deixa a partida mais rápida. O esporte perdeu sua popularidade com partidas individuais, mas ainda é bastante praticado em partidas de duplas.

Hot Tennis é um esporte de raquete asiático que foi vendido pela empresa Jokari em 1970, nesse esporte os jogadores usam uma raquete de Padel, uma peteca e jogam numa quadra em lados opostos a uma rede, pode ter 2, 3 ou 4 participantes.

O Jokari foi inventado em 1938 na França e patenteado como esporte e brinquedo. Nele uma bolinha fica presa por uma corda em uma plataforma que fica presa ao chão, os jogadores usam uma raquete para rebater a bola que acaba voltando por conta da corda ou elástico.

Outras empresas produziram kits parecidos com o Jokari com outros nomes, foi através do Jokari que nasceu o Ball’s Back, Fly Ball, Qianball, Speedball, Tote Tennis e o Raquetebol sem paredes.

Ketball é um esporte de raquete próprio para jogar na piscina, os jogadores ficam em lados opostos da rede no meio da piscina rasa em uma arena fechada, o objetivo é acertar a bola na região de gol que fica atrás de cada jogador ou dupla, é usado uma raquete de Padel.

Knuckle Racquet é um esporte inventado por um nicaraguano em 2009, nele é usado uma raquete com cordas em alça em cada mão, os participantes rebatem uma bola contra uma parede.

Esse esporte serve como um bom treino para boxeadores já que trabalha o jogo de pernas e o movimento do braço. O inventor divulgou um vídeo sobre o esporte:

Longue Paume é um esporte de raquete jogado ao ar livre em uma quadra maior do que a de Tênis. O jogo é entre duas equipes de duas ou seis pessoas, eles usam uma raquete para rebater uma bolinha parecida com a do Ping Pong.

Ao invés da rede, o Longue Paume utiliza uma região retangular ao qual a bola não pode quicar.

Mini Tennis é um esporte com regras parecidas com o Tênis em uma quadra bem menor, é usada uma raquete de Tênis para rebater uma bola de espuma.

Outdoor Racquetball é uma variação do Raquetebol que é jogado ao ar livre, com algumas regras diferentes e com a quadra modificada.

Paddle Tennis foi inventado em 1898, as regras são parecidas com as do Tênis com algumas variações, a quadra e a rede são menores e a bola é despressurizada, a raquete usada é sem cordas.

Paddle Tetherball é um esporte parecido com Speedball, porém o número de jogadores é diferente e a determinação dos vencedores também. Esse esporte pode também ser jogado com um ou dois jogadores ou em duplas.

Paddle Ball com String é jogado com um brinquedo que é uma raquete com uma corda ou linha amarrada em uma bola de borracha. O objetivo é único e simples, rebater a bola com a raquete o maior número de vezes consecutivas que você conseguir.

Você consegue encontrar esse brinquedo para venda na loja Americanas online, clique aqui para acessar.

Paddleball One-Wall (One wall paddleball) é um esporte americano onde é usada uma raquete de madeira ou materiais rígidos para rebater uma bola em uma parede, cada jogador rebate a bola uma vez na parede, somente o time que sacar pode marcar pontos.

Pádel (Padel Tennis) foi criado no México em 1960, é um jogo praticado em duplas em uma quadra que é a metade no tamanho da de Tênis. As paredes ao redor da quadra são consideradas áreas de jogo, os jogadores usam uma raquete de Padel para rebater uma bola de Tênis comum.

A pontuação é a mesma do Tênis, assim como outras regras que foram adaptadas para incluir as paredes nas disputas de bola.

Quadras de esportes baseados da Pelota Basca – Dos esportes baseados em Pelota Basca, alguns usam raquetes e há 4 tipos diferentes de quadras: Trinquete, Frontón de 30 metros, Frontón de 36 metros e Frontón de 54 metros.

Quadra de Trinquete: se trata de uma quadra lisa com uma parede frontal, uma parede lateral e uma parede na parte de trás, o teto é inclinado para o lado direito.

Paleta Frontón é um esporte criado no Peru em 1945, nele é usado uma raquete de madeira ou materiais rígidos para rebater uma bolinha de borracha em uma parede, no chão há uma marcação delimitando a área que a bola deve quicar no formato parecido com uma quadra de Tênis.

Paleta Goma é um esporte baseado na Pelota Basca que pode ser jogado em uma quadra de 30 metros de Frontón ou quadra de Trinquete. A raquete desse esporte é parecida com a do Frescobol e a bola é de borracha.

Curiosidade: Existem outros esportes que são modalidades da Pelota Basca, a Paleta Cuero e a Paleta Frontón, mas ao invés de uma raquete, é usado um bastão em formato de Pá de madeira.

O Pan Pong (Pang Pong) é um esporte praticado em um chão duro com marcações da área de ponto, é usada uma raquete de madeira para rebater uma bola de Tênis mais macia, uma divisória de madeira é posta no meio da quadra para marcar os lados.

No Paradise Tennis a partida é em uma mesa quatro vezes maior que a do Tênis de mesa, no meio dela uma rede divide o lado de cada jogador, os participantes usam uma raquete de Tênis de tamanho comum, porém, com um cabo menor, a bola é de borracha do tamanho da bola de Tênis.

O esporte foi criado em 1961 e foi jogado por um curto período de tempo principalmente no resort Paradise Island em uma ilha nas Bahamas. A pontuação é como no Tênis, mas o saque é igual ao do Tênis de mesa.

O Pickleball é um esporte de raquete jogado em uma quadra do mesmo tamanho da de Badminton com uma rede no chão, os jogadores usam uma raquete de material rígido para rebater uma bola oca de plástico.

Pington é um esporte que foi inventado em 1960, nele é usado a mesma quadra do Badminton e mesma peteca, porém a raquete usada é a do Tênis de mesa e a rede fica um pouco mais alta, as regras são bem próximas das do Badminton.

Pitton é um esporte jogado na mesma quadra e com a mesma peteca do Badminton, porém a raquete é a mesma usada no Pickleball. Uma regra que o diferencia do Badminton é a de que após o saque cada jogador deve passar a peteca para o outro lado da quadra ao menos uma vez para o ponto valer.

Platform Tennis foi criado em 1928, é um esporte onde os participantes usam uma raquete rígida perfurada para golpear uma bola de borracha em uma versão menor da quadra de Tênis. As regras são bem parecidas com a do Tênis, porém adaptada para a adição das paredes que cercam a quadra ao qual a bola pode quicar.

Pong Tennis é um esporte onde os participantes usam a mesma raquete e bola do Raquetebol, porém em uma quadra de Tênis, se você marca um ponto, você saca, jogadores mudam de lado após 10 pontos, um game tem 21 pontos e são jogados com sistema de vantagem.

Pro Sunball foi inventado em 2008, é um esporte onde é usado a mesma rede e demarcações do Beach Tennis, porém é usada uma bola de espuma e a raquete do Raquetebol. O esporte não alcançou muita popularidade e sua prática é muito rara.

Qianball foi criado na China em 1998, os jogadores usam raquetes de Squash para rebater uma bola que fica presa através de um barbante em uma plataforma no chão e na frente fica uma rede igual à do Tênis ao qual os participantes do mesmo lado da rede devem lançar a bola para o outro lado.

O Racketball foi criado em 1976 e se trata de uma versão Inglesa do Raquetebol parecida com o Rapid Ball, a partida é em uma quadra de Squash usando todas as marcações dela e os jogadores usam raquetes de Raquetebol para rebater uma bola que quica mais do que a do Squash, porém menos que a do Raquetebol.

Racketlon foi inventado em 1980, é um esporte equivalente ao Triatlon de esportes de raquete, nele os atletas devem disputar 4 sets, sendo que um será uma partida de Tênis de mesa, outro de Badminton, depois Squash e finalmente Tênis de quadra.

Raquetebol (Racquetball) foi criado em 1950, a partida é em uma quadra fechada e a bola pode quicar em todas as paredes inclusive no teto durante a disputa de ponto, é usado uma raquete própria para o Raquetebol e uma bolinha de borracha oca.

Raquetebol sem paredes (Racquetball Without-Walls) foi inventado pela empresa Jokari em 1981, ele é jogado em um ambiente aberto e os jogadores usam uma raquete de Raquetebol para rebater uma bolinha de borracha despressurizada que está presa a um barbante em uma base no chão.

Racquets (Hard Rackets) foi um dos esportes precursores do Squash, as partidas são em uma quadra fechada com um teto bem alto que não pode ser usado como área de quique da bola, a bola tem um núcleo de Polietileno enrolada com barbante e coberta com fita branca cirúrgica.

Rapid Ball é um esporte que usa a mesma quadra do Squash com a mesma raquete e bola do Raquetebol, as regras são bem parecidas com as do Squash, mas devido ao material as partidas exigem muito menos fisicamente dos participantes.

Real Tennis (Court Tennis) é um esporte que utiliza uma quadra particularmente única, no chão há marcações que determinam a disputa do ponto, na parede de trás de cada lado da rede há uma região de gol e na lateral uma rede que serve também como gol. É usada uma raquete bem pequena e uma bolinha do tamanho parecido com a de Tênis, porém não é oca.

A quadra do Real Tennis é retangular e dividida por uma rede no centro, todas paredes são áreas de disputa de ponto e três delas possuem um telhado abaixo do nível do teto que são usados como região onde a bola deve cair ao sacar.

Em uma matéria sobre a primeira quadra de Tênis, eu menciono o Real Tennis e lá tem um vídeo interessante com pessoas jogando, encordoando a raquete e até mesmo criando a bola do esporte, clique aqui para acessar.

Ricochet é um esporte que usa uma raquete de cordas para rebater uma bolinha de borracha perfurada em uma versão menor da quadra de Raquetebol. O teto é considerado área de jogo e a bola pode quicar lá durante a disputa do ponto.

O Road tennis é um esporte inventado em 1930, a partida é realizada em uma pequena quadra retangular em superfície dura com uma pequena rede no meio, os jogadores em lados opostos rebatem a bola na área de jogo usando uma raquete de madeira.

A bola usada no Road tennis é uma de Tênis sem o felpo. Ganha o jogador que marcar 21 pontos primeiro, não são permitidos voleios, a bola tem que quicar ao menos uma vez dentro da área demarcada na quadra.

Smolball (Tenniball) é um jogo de raquete entre times criado em 1970, em cada lado há um pequeno gol ao qual os times devem jogar a bola para marcar pontos, um goleiro deve ficar na frente do gol, todos participantes usam raquetes e eles podem usar patins, cadeiras de rodas e até mesmo bicicletas em modalidades diferentes do esporte.

Curiosidade: O Smolball é jogado em várias superfícies e em categorias diferentes, na quadra dura, na areia e no gelo, mas o mais estranho é que alguns participantes praticam o Naked Smolball onde todos jogam sem roupa alguma.

O Soft Tennis é um esporte praticado na quadra de Tênis com uma raquete de Tênis normalmente mais leve, a bolinha é mais macia do que a do Tênis e pode ser alterada para oferecer um desafio maior.

Speedball (Speed-o-Ball) é um esporte derivado do Espirobol, os jogadores golpeiam uma bolinha que está presa por uma corda em um poste usando uma raquete. Ele pode ser jogado com um ou dois jogadores ou em duplas.

Speeder é uma versão mais rápida do Speedminton, nesse esporte é usada uma peteca ainda mais pesada do que a do Speedminton.

Speedminton (Speed Badminton ou Crossminton) é um esporte derivado do Badminton que pode ser jogado ao ar livre, a peteca usada é mais pesada e é usada uma raquete parecida com a do Squash, porém, mais pesada. Não há rede no meio da quadra.

Speedyball foi inventado em 1989, esse esporte pode ser jogado entre duas ou quatro pessoas. A quadra pode ser qualquer chão duro em um espaço amplo, nele há uma pequena mesa que é a área onde a bola deve ser rebatida usando uma raquete.

Sphairee é um esporte original da Austrália, a partida é em uma pequena da quadra em superfície dura e os jogadores usam a mesma raquete e bola do Pickleball.

O Squash (Squash Rackets) é um esporte de raquete onde os jogadores rebatem uma bolinha de borracha dentro de uma quadra fechada, ele pode ser jogado entre 2 ou 4 pessoas.

Eu fiz uma matéria aqui nesse link sobre as diferenças desse o Squash com o Tênis e lá tem muitas informações sobre esse esporte caso você queira saber mais.

Squash de mesa (Table squash) é um esporte derivado do Tênis de mesa, são usados os mesmos equipamentos, porém, a bola deve ser rebatida em uma parede dividida por uma linha que determina o lado de cada jogador.

Squash Tennis é um esporte com as mesmas regras do Squash, porém usando uma raquete e bola de Tênis de quadra. Esse esporte foi criado em 1880 quando os equipamentos de Squash não chegaram em uma escola e os jogadores resolveram usar os de Tênis de quadra para jogar.

Sticke’ é um esporte de raquete jogado em uma versão menor da quadra de Tênis fechada por paredes, são usadas raquetes de Tênis e bolas de Tênis despressurizadas. Na quadra existe um lado da parede com um telhado parecido com o do Real Tennis que é usado para jogar a bola durante o saque.

Street Racket é um esporte de raquete onde é desenhado com giz no chão ou na parede a região onde a bola deve quicar. São no mínimo 3 quadrados, sendo que o do meio representa a rede. É usado uma raquete de madeira e uma bolinha não muito leve e nem muito pesada de 7cm de diâmetro.

Swing-Ball é um esporte de raquete baseado no Espirobol, ele é uma versão puramente recreativa. As partidas só podem ser disputadas entre duas pessoas. Uma bola fica presa por um barbante em um poste e o vencedor e perdedor é decidido após o poste ser enrolado completamente pelo barbante.

O kit para jogar Swingball é vendido por uma empresa de brinquedos.

O Tênis de mesa é um esporte onde os jogadores usam uma raquete de madeira envolta com borracha para rebater uma pequena e leve bolinha em cima de uma mesa repartida por uma rede no meio.

Eu fiz uma matéria sobre as diferenças do Tênis de mesa com o Tênis de quadra, lá você vai entender melhor sobre esse esporte, clique aqui para acessar.

Ele também é jogado de forma recreativa e é chamado de Ping Pong.

Table Tennis (Round) é uma variação do Tênis de mesa onde os jogadores usam uma mesa redonda com uma rede que divide ela em três partes iguais. Três pessoas podem jogar ao mesmo tempo, a bola pode ser rebatida para qualquer jogador e os pontos são contabilizados de acordo com o acerto e erro de cada um, quando um erra 21 pontos ele é eliminado da partida.

Triples Table Tennis é uma variação do Tênis de mesa, a bola e raquete são as do Tênis de mesa, mas a mesa pode ser redonda ou hexagonal e é permitido times de 2 a 3 participantes se enfrentando.

As regras do Triples Table Tennis são parecidas com a do Tênis de mesa, porém adaptadas para a partida em equipe, cada membro de cada equipe tem o seu momento para sacar e o local na mesa para jogar a bola.

Trinnis TM (Tri-Surface) é uma variação do Tênis de mesa inventada em 2008 no México. Três mesas de Tênis de mesa são alinhadas para formar um ângulo de 120 graus. É usada a mesma bola, raquete e regras do Tênis de mesa, porém com 3 jogadores ou 3 times de jogadores se enfrentando.

Tri-Pong é uma variação do Tênis de mesa onde é usada uma mesa em formato especial separada em 3 regiões por uma rede sólida transparente. É usada a bolinha e raquete do Tênis de mesa, para vencer a partida só são necessários 3 pontos, cada jogador começa com 1 ponto, um jogador somente ganha um ponto se ele marcar contra um jogador que tem pontos para perder.

Tênis (Tennis/Lawn Tennis) é um esporte de raquete jogado em uma quadra dividida por uma rede, o objetivo é fazer o adversário jogar a bola fora da região de sua quadra ou fazer ela quicar mais de uma vez dentro da quadra do adversário.

Tennis Polo (Toccer) é um jogo de raquete em equipes criado em 2002. É usada a mesma bola do Tênis e qualquer raquete com cordas. A partida consiste em dois times de 10 jogadores sendo um deles um goleiro, o campo é dividido em duas metades e cada lado tem um gol.

Toccer Sans é uma variação do Tennis Polo onde os jogadores de linha usam a mão para rebater a bola e somente os goleiros podem usar raquetes.

Tenniwall foi inventado em 1949, nesse esporte uma bola de Raquetebol é rebatida usando uma raquete de Tênis em uma parede. Nos games são disputados 15 pontos com uma disputa de melhor de 3 no tiebreak caso fique 14 a 14.

Tethered Tennis é o nome dado a muitas variações das atividades esportivas usando raquetes baseadas no Espirobol. O princípio é o mesmo, um poste com uma bola amarrada ao barbante, a diferença é no material do poste, na forma como a bola é presa no poste e na configuração de toda a estrutura.

Tote Tennis é uma atividade esportiva que corresponde a uma versão portátil do Jokari. A bola usada é de plástico e ela fica presa na raquete através de um barbante, as raquetes são um pouco menores do que as do Jokari e são feitas de madeira sólida.

Touchtennis foi criado em 2002, se trata de um esporte de raquete que é jogado em uma versão menor da quadra de Tênis, a raquete é menor e a bola é mais macia do que a do Tênis, as regras são semelhantes às do Tênis.

Eu fiz uma matéria mais completa sobre o Touchtennis que você pode acessar clicando aqui. Lá eu explico melhor sobre suas origens, os equipamentos, regras e configurações da quadra.

Two-Racquet Tennis (Two-handed Tennis) é um esporte em que os jogadores usam uma raquete em cada mão. São usadas as mesmas raquetes, bolas e quadra do Tênis. Os jogadores são livres para escolher qual raquete vão usar.

Viperball foi inventado em 2005 e é a versão em quadra fechada do Tennis Polo, só são permitidos 6 jogadores em cada time, eles podem carregar a bola na mão e dar 4 passos antes de rebater ela com a raquete, cada lado possui um gol, mas não é permitido goleiros.

Wacketball é um esporte que usa todas as regras do Tênis, porém ele é jogado em uma quadra bem menor, é usada uma bola de espuma e uma raquete de Tênis reduzida.

Whispherball (Wacquetball) é um esporte que usa as mesmas regras do Raquetebol e mesma raquete, mas é usada uma bola de espuma bem grande, com isso o jogo é bem mais lento que o Raquetebol.

Xare é um esporte derivado da Pelota Basca, ele é jogado com uma raquete com uma corda que parece uma malha de tecido, os jogadores usam um capacete de bicicleta como proteção. A partida é em uma quadra do tipo Trinquete onde uma das paredes possui uma região que parece um telhado.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes