8 Curiosidades do Tênis que você não conhece


O Tênis é um esporte cheio de particularidades, a sua própria pontuação já é uma curiosidade em si, mas nesse artigo vou listar aquelas curiosidades que muitos não conhecem sobre o Tênis de quadra.

Não entendeu quando disse que a pontuação do Tênis é um tanto estranha? Confira então antes essa outra matéria aqui que escrevi nesse mesmo blog sobre as regras do Tênis.

1 – As quadras já tiveram formato de ampulheta

Foi em 1874 que Walter C. Wingfield registrou uma patente para uma das primeiras formas do Tênis, na época ele chamava Sphairistike, uma palavra que é de origem Grega que significa jogar a bola, nessa patente o inglês registrou uma quadra bem diferente da que estamos acostumados.

A quadra era bem menor e tinha um formato de uma ampulheta, diferente né? Veja uma ilustração dela.

Foi somente em 1877 que a quadra mudou para o formato que conhecemos hoje, mesmo ano em que o torneio de Wimbledon estreou.

2 – Tenistas usavam mais calças e vestidos nas partidas de Tênis

Nas partidas atuais é muito raro encontrar algum tenista usando calça, às vezes até aparece uma tenista com uma calça legging, é mais comum elas usarem vestidos, mas esses são mais curtos e fáceis de usar.

As primeiras mulheres a jogar em Wimbledon usavam vestido, mas não um vestido qualquer, era aqueles gigantescos de época que vão até o chão e que provavelmente eram bem pesados e difícil de se mexer com eles.

Antigamente o mais comum era os homens usarem calças para jogar e as mulheres usavam vestidos bem grandes e desconfortáveis, só com o tempo que as mulheres passaram a usar as saias e o homens os shorts.

Foi somente em 1932 que o jovem tenista Henry Austin teve a coragem de usar um short no torneio de Wimbledon, dá para imaginar o choque que isso provocou na frente da realeza da Inglaterra.

3 – Os morangos de Wimbledon

Os morangos são uma tradição do torneio de Wimbledon desde a primeira edição até hoje, quando se trata de frutas em grandes torneios de Tênis, a primeira que imaginamos que é mais consumida é a banana, o mesmo não pode ser dito em Wimbledon.

Caso você não saiba, a banana é uma das frutas mais consumidas pelos tenistas no mundo todo, eu até escrevi aqui no blog sobre esse hábito culinário, você pode clicar aqui para ler a matéria.

Durante o Grand Slam da Inglaterra várias pessoas consomem o morango com creme, esse hábito começou a muito tempo atrás, acredita-se que antigamente era moda comer morango e o torneio de Wimbledon acontecia bem na época em que a fruta era colhida em abundancia na região.

É muito morango, para você entender melhor, pesquisei quantas porções estimadas de morango foram consumidas em alguns anos do torneio de Wimbledon e os números não param de crescer.

No torneio uma porção tem ao menos 10 morangos e a maioria a incrementa com açúcar e creme.

WimbledonPorções estimadas de morango consumido
2014142 mil
2015140 mil
2016150 mil
2017+ 150 mil
2018166,055 mil
2019191,930 mil

4 – A trágica história dos reis e o Tênis

Assim como muitos reis, o rei da França Charles VIII gostava de assistir a uma boa partida de Tênis, que na época não era chamado assim e ainda estava em sua forma mais primitiva, certo dia em 1498 ele teve um final trágico.

Estava o rei a caminho de assistir uma partida de Tênis quando ele bateu acidentalmente a cabeça na entrada de uma porta, até aí tudo parecia tudo bem, ele assistiu à partida normalmente, mas quando estava voltando ele subitamente entrou em coma e morreu 9 horas depois.

O rei Jaime I da Escócia foi outro que teve um fim trágico ligado ao Tênis, ele sempre gostou de jogar, na época, por volta de 1437 não hávia boleiros, ninguém nunca tinha pensado em deixar uma pessoa encarregada de pegar as bolas perdidas, então surgiu um problema, as bolas que ele mandava para fora sempre caiam em uma velha drenagem de esgoto.

Para não perder suas bolas de Tênis que escapavam, o rei pediu a seus subordinados fechar a passagem de esgoto, 3 dias depois, assassinos invadiram os aposentos do rei, ele tentou fugir pela passagem de esgoto, mas ao chegar lembrou que ele a havia fechado a poucos dias, ele teve que voltar e usar outra saída, os bandidos o encontraram e terminaram o serviço, acabando para sempre com o seu reinado.

5 – Um recorde nada glorioso

Em 1983 o tenista brasileiro Marcos Hocevar entrou para a história do Tênis, mas não necessariamente da forma ideal, ele ganhou o título de primeiro homem a perder um Set inteiro sem marcar nenhum ponto (Golden Set), dá para imaginar isso?

A boa notícia nisso é que Marcos teve uma carreira brilhante e é considerado um dos melhores tenistas brasileiros, ela já foi o número 1 do Brasil e o número 30 pela ATP (O ranking mundial masculino).

Em 2012, Hocevar relembrou em entrevista ao site Terra o dia em que protagonizou o Golden Set que levou do tenista Bill Scanlon, ele disse que no calor do momento nem havia percebido que ficou um Set inteiro sem marcar pontos.

Se quiser saber mais sobre os tenistas brasileiros, eu fiz uma matéria com uma linha de tempo de todas as grandes participações deles nos Grand Slam e competições mais importante do Tênis, basta clicar aqui para ler.

6 – Uma joalheria faz os troféus do US Open

A famosa empresa norte americana Tiffany & Co. conhecida por suas joias é a encarregada pela fabricação dos troféus do aberto dos EUA, o US Open, desde 1837.

Ele é todo feito de prata. Veja como os troféus do Grand Slam são fabricados no vídeo abaixo.

7 – Raquete de Deus

Essa é com certeza uma das raquetes de Tênis mais estranhas já feitas, ela foi construída pela Prince só para promover a marca através de propagandas dizendo que nem mesmo Deus usando uma raquete bem pequena pode vencer um mortal que usa as raquetes da Prince.

A raquete tem uma cabeça de tamanho 11 (o normal é 98 acima), 69 centímetros de comprimento e um padrão de cordas de 6×8 (o normal é algo como 16×19 e 18×20).

A campanha não foi muito bem vista pela rede de televisão na época que recusou levar ao ar o comercial na TV, mas uma outra emissora que fez a cobertura do US Open na época (em 1994 ou 1995) transmitiu mesmo assim. Veja abaixo o comercial.

Poucas raquetes de Deus foram criadas, acredita-se que foram vendidas exclusivamente no US Open, e dá para encontrar algumas delas à venda na internet.

8 – Um homem já jogou na categoria feminino do US Open

De longe, Renée Richards parece uma mulher, no US Open de 1977 ela participou na categoria simples e de duplas do torneio, foi uma grande polêmica porque muitos acreditavam que ela na verdade nasceu homem e que não devia participar em uma competição feminina e que não era justo pela genética.

Em duplas com Betty Ann Grubb Stuart, Renée chegou na final do US Open de 1977 perdendo para Martina Navratilova e Betty Stöve.

Na época ela insistia em dizer que era mulher e que tinha direito a competir, mas em 1934 ele havia nascido como Richard Raskind do sexo masculino, ao crescer ele virou um oftalmologista enquanto jogava Tênis na faculdade, mais tarde virou tenista profissional e chegou a competir na modalidade masculina até o dia que ele fez a cirurgia de mudança de sexo.

O caso ganhou muita atenção da mídia na época, foi o primeiro caso de Transgénero no esporte que levantou dúvidas do que é ou não permitido em campeonatos oficiais de Tênis.

É muito interessante todo o debate em volta do que aconteceu naquele ano, há alguns livros, documentários e até mesmo filmes que contam a história melhor, eu assisti um deles e foi muito bom.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes