Os melhores tenistas argentinos do ATP e WTA


Conheça os melhores jogadores de Tênis de todos os tempos da Argentina, se você acha que só o Del Potro e o Nalbandian obtiveram sucesso pelo mundo todo no Tênis, está muito enganado.

Tanto no masculino como no feminino, a Argentina foi e está sendo muito bem representada no Tênis, confira mais sobre aqueles que mais brilharam no esporte ao longo dos anos.

  1. Guillermo Vilas
  2. Gabriela Sabatini
  3. Paola Suárez
  4. Juan Martín del Potro
  5. Gisela Dulko
  6. David Nalbandian
  7. José Luis Clerc
  8. Gastón Gaudio
  9. Enrique Morea
  10. Guillermo Coria
  11. Juan Mónaco
  12. Guilhermo Cañas

Guillermo Vilas

Sem dúvidas, Guillermo Vilas foi o maior tenista argentino, ele começou sua carreira profissional em 1969 e se aposentou em 1992, ele está no Hall da Fama do Tênis.

Sua melhor classificação na ATP foi de número 2 do mundo em 1975, ele foi considerado o segundo homem a vencer mais de 900 partidas na Era Aberta de Tênis.

Vilas ganhou 2 Australian Open e ganhou o Roland Garros, US Open e o Tour Finals, ao total ele conquistou 62 títulos em partidas de simples.

Gabriela Sabatini

Gabriela Sabatini foi a número 3 do mundo em 1989, ela conquistou 27 títulos, ganhou o US Open e o Tour Finals, além de chegar na final de Wimbledon e em uma série de semifinais do Australian Open e Roland Garros.

Sua carreira é também marcada por grandes resultados em duplas, ela ganhou o Wimbledon de 1988, chegou na final de Roland Garros, na semifinal do Australian Open e em várias semifinais do US Open, em 1988 ela alcançou o número 3 em duplas, no total foram 14 títulos do WTA em duplas.

Em jogos de simples, Sabatini também ganhou a medalha de prata nas olimpíadas de 1988.

Paola Suárez

Paola Suárez se profissionalizou em 1991, sua especialidade são as duplas, mas ela também teve ótimos resultados em jogos de simples conquistando o número 9 do WTA com 4 títulos.

Em duplas, Paola se tornou a número 1 do mundo em 2002, ela conquistou 4 Roland Garros, 3 US Open, ganhou o Australian Open uma vez e chegou 3 vezes na final de Wimbledon. Foram 44 títulos do WTA e 7 do ITF em duplas conquistados por ela.

Ela também obteve sucesso nas duplas mistas chegando na final do Australian Open e de Roland Garros, nas olimpíadas ela conquistou o bronze em 2004.

Juan Martín del Potro

Juan Martín del Potro iniciou sua carreira profissional em 2005, sua melhor classificação foi como número 3 do mundo na ATP e no total ele ganhou 22 títulos, isso até o momento que escrevi essa matéria já que ele está ativo e em ótima forma nos últimos anos.

Del Potro ganhou o US Open de 2009 após vencer o Nadal na semifinal e o Federer na final, alcançou a semifinal de Roland Garros e Wimbledon, chegou na final do Tour Finals e ganhou a medalha de prata e bronze nas olimpíadas.

Ele também participou da equipe da Copa Davis que venceu a competição em 2016.

Gisela Dulko

Gisela Dulko é uma tenista argentina especialista em duplas, ele foi a número 1 e ganhou 17 títulos da WTA e 6 da ITF, como simples ela teve seu melhor resultado na classificação como número 26 e ganhou 4 títulos do WTA e 6 do ITF.

Em duplas ela ganhou o Australian Open e o Tour Finals, ela também chegou na semifinal de Wimbledon e nas quartas de final de Roland Garros e US Open.

Ela iniciou sua carreira como tenista profissional em 2001 e se aposentou em 2012, em jogos de simples em Grand Slam ela conseguiu derrotar grandes adversárias como Maria Sharapova, Martina Navratilova e Samantha Stosur.

David Nalbandian

David Nalbandian se tornou profissional em 2000 e durante seus 13 anos de carreira ele ganhou 11 títulos em partidas de simples na ATP.

O maior título que Nalbandian conquistou foi o Tour Finals de 2005, campeonato esse que só perde para um Grand Slam como importância em pontuação que só pode ser disputado pelos 8 melhores colocados do ano na classificação mundial.

Ele ganhou a medalha de bronze no Pan-Americano de 99, chegou na final de Wimbledon uma vez e já disputou a semifinal de todos os outros Grand Slam.

Na Copa Davis ele participou de 3 finais e sua melhor colocação na classificação veio em 2006 quando ele se tornou número 3 do mundo.

José Luis Clerc

O José Luis Clerc é um dos mais importantes tenistas argentinos, ele representou a Argentina na Copa Davis entre os anos de 1976 e 1989, levando o país para sua primeira final na Copa de 1981.

Ele iniciou sua carreira em 1977, sua melhor colocação na classificação mundial foi como número 4 do mundo, ele ganhou 25 títulos na ATP de simples.

Ele chegou nas quartas de final da Tour Finals e WCT Finals e na semifinal de Roland Garros 2 vezes em jogos de simples. Em duplas ele chegou uma vez na semifinal de Roland Garros e ganhou 2 títulos e alcançou a posição de número 30 do mundo.

Gastón Gaudio

Com 8 títulos conquistados na carreira, Gastón Gaudio é um dos melhores tenistas da Argentina por ter conquistado o Roland Garros em 2004 e por ter chegado a número 5 do mundo no ano seguinte.

Gaudio iniciou sua carreira profissional em 1996 e encerrou em 2011, no ano que ele iniciou como profissional ele era o número 2 nos campeonatos juniores da Argentina.

Em jogos simples ele chegou na semifinal do Tour Finals de 2005 e em duplas ele ganhou 3 títulos.

Enrique Morea

Enrique Morea começou a jogar Tênis amador em 1944 e teve uma excelente carreira profissional nos anos seguintes conquistando 22 títulos no total.

Morea ganhou 2 medalhas de ouro e 3 medalhas de prata em jogos Pan-Americanos e por um tempo ele foi o presidente da AAT, a Associação Argentina de Tênis.

Sua melhor classificação mundial foi em 1953 como número 10 do mundo, jogando em simples ele alcançou duas vezes as semifinais de Roland Garros, mas foi em duplas mistas que ele obteve mais sucesso chegando em 3 finais de Wimbledon e vencendo o Roland Garros.

Guillermo Coria

O argentino Guilhermo Coria é reconhecido como um excelente jogador de saibro, ele chegou a ser o número 3 do mundo em maio de 2004 na ATP.

Ele se tornou profissional em 2000, apesar de sua carreira como profissional ter sido mais curta que o normal, se aposentou em 2009, Coria ganhou ao total 9 títulos da ATP.

Em Grand Slam o seu melhor resultado foi em Roland Garros quando ele chegou na final uma vez e perdeu por muito pouco.

Juan Mónaco

Juan Mónaco começou sua carreira como profissional em 2002, em 2012 ele atingiu sua melhor colocação na classificação como número 10 do mundo, ele ganhou 9 títulos da ATP ao todo.

Mónaco já venceu muitos tenistas do Top 10 da ATP como Stan Wawrinka, John Isner, Nicolás Almagro, Janko Tipsarevic, David Ferrer, Andy Murray, Fernando Verdasco, Tommy Haas e entre outros.

Em partidas de Grand Slam seus melhores resultados foram em dupla, ele chegou na semifinal do US Open de 2008. Ele também estava no time que venceu a Copa Davis de 2016.

Guilhermo Cañas

Guilhermo Cañas se tornou profissional em 1995, ele ganhou 7 títulos na ATP e chegou a ser o número 8 do mundo em 2005.

Seu melhor resultado em Grand Slam foi ter chegado 3 vezes nas quartas de final de Roland Garros.

Após se aposentar em 2010 ele começou a trabalhar como treinador de outros tenistas entre eles a Jelena Jankovic.

Outros tenistas argentinos de sucesso no Tênis

A seguir listo alguns outros tenistas argentinos que conquistaram ótimos resultados no ATP e WTA.

É bom mencionar que o tenista Fernando Meligeni nasceu na Argentina, mas que ele nunca representou o país no Tênis já que com 4 anos de idade ele mudou para o Brasil, se naturalizou brasileiro e seguiu com sua carreira como brasileiro.

Meligeni foi muito importante para o Tênis brasileiro, você pode conferir mais sobre os tenistas brasileiros que conseguiram ótimos resultados em Grand Slam e campeonatos importantes acessando essa outra matéria aqui que fiz no blog.

  • Alberto Mancini
  • Juan Ignacio Chela
  • Franco Squillari
  • Mariano Zabaleta
  • Leonardo Mayer
  • Horacio Zeballos
  • Horacio de la Peña
  • Mariano Puerta
  • José Acasuso
  • Carlos Berlocq
  • Clarisa Fernández
  • Mercedes Paz
  • Patricia Tarabini
  • Eduardo Schwank
  • Martín Jaite

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes