A história do Tênis no Brasil em grandes campeonatos


O Tênis de quadra não é um dos esportes mais praticados no Brasil, mas a sua história em grandes torneios é melhor do que você imagina.

Nessa matéria faço um resumo geral dos maiores tenistas brasileiros e das conquistas que eles fizeram ao longo dos anos em Grand Slams, Olimpíadas e Pan-Americanos.

Se surgir alguma dúvida sobre um dos grandes campeonatos importantes do Tênis, você pode conferir essa outra matéria que fiz aqui no blog sobre os principais torneios, datas em que ocorre e pontuações.

Maria Esther Bueno

A maior tenista brasileira foi Maria Esther Bueno, em 11 anos de carreira ela ganhou incríveis 19 títulos de Grand Slam, 7 deles em jogos simples, 11 em jogos de duplas e 1 em duplas mistas.

Ela não foi somente a melhor tenista brasileira, mas sim de toda América Latina, sua melhor colocação no ranking mundial foi como número um, ela ainda foi a primeira mulher que conseguiu ganhar todos os Grand Slam do Tênis em partidas de duplas em um só ano.

Maria Esther faz parte do Hall da fama internacional do Tênis.

Thomaz Koch

Thomaz Koch é um dos melhores tenistas brasileiros da história, sua melhor colocação no ranking da ATP foi de 24 e chegou até a ficar no 12º lugar na época em que a ATP ainda não regia as pontuações.

Thomaz é o oitavo maior tenista vencedor de partidas da Copa Davis, ganhou 2 medalhas de ouro em jogos Pan-Americanos e o primeiro lugar em duplas mistas em Roland Garros de 1975.

Gustavo Kuerten

O Guga é um dos maiores tenistas brasileiros, ele ganhou Roland Garros 3 vezes e também ganhou o torneio Masters que hoje se equivale ao ATP World Tour Finals.

Sua melhor colocação no ranking mundial foi a de número um, ele faz parte do Hall da Fama internacional de Tênis, ao longo de sua carreira ganhou 20 títulos em simples e 8 em duplas.

Marcelo Melo

O Marcelo Melo é um grande tenista brasileiro que tem ótimos resultados em grandes torneios, ele foi o primeiro brasileiro a chegar em primeiro lugar no mundo em ranking de duplas, Marcelo ganhou Roland Garros e Wimbledon em duplas.

Ele também já chegou na final de todos os Grand Slams em duplas e chegou na final de Roland Garros em duplas mistas.

Bruno Soares

Outro grande tenista de duplas é Bruno Soares, ele conquistou o Australian Open uma vez e ganhou 2 vezes o US Open em duplas, ele também ganhou o US Open duas vezes em duplas mistas e ganhou o Australian Open também em duplas mistas.

Seu maior lugar no ranking mundial de duplas foi de 2º lugar, em Wimbledon ele chegou a disputar a final de duplas mistas.

Linha de tempo de conquistas de brasileiros em grandes campeonatos

Confira a seguir uma linha do tempo com as principais conquistas dos tenistas brasileiros de várias eras em torneios de grande prestígio a nível mundial.

1951 – Armando Vieira chegou até as quartas de final de Wimbledon.

1958 – Maria Esther Bueno ganha o Wimbledon e fica em segundo lugar no US Open em duplas, ela também chegou em segundo lugar no US Open de duplas mistas, em jogos de simples foi até a semifinal de Roland Garros e até as quartas de final de Wimbledon e do US Open.

1959 – Maria Esther Bueno ganha o Wimbledon e o US Open, ela chega às quartas de final do Roland Garros em partidas de simples e fica em segundo lugar no US Open em duplas, em duplas mistas ela ficou em segundo lugar no Wimbledon.

1960 – Maria Esther Bueno ganha o Wimbledon em partidas de simples, fica em segundo lugar no US Open e vai até a semifinal do Roland Garros, no Australian Open ela vai até as quartas de final, tudo em partidas de simples.

Maria ganha o Wimbledon, US Open, Australian Open e Roland Garros em partidas de duplas. Ainda nesse ano ela ganha o Roland Garros em duplas mistas e fica em segundo lugar no US Open e Wimbledon em duplas mistas.

1951 – Helena Stark e Silvia Villari ganham a medalha de bronze nos jogos Pan-Americanos em duplas.

1955 – Maria Esther Bueno e Ingrid Charlotte Metzner ganham a medalha de bronze nos jogos Pan-Americanos em duplas.

1961 – Maria Esther Bueno chega ao segundo lugar no Roland Garros em duplas e vai até às quartas de final de Roland Garros em simples.

1962 – Maria Esther Bueno ganha o US Open em duplas e chega até a semifinal de Wimbledon e do US Open em simples.

1963 – Maria Esther Bueno ganha o US Open e chega nas quartas de final de Wimbledon em partidas de simples, ela ganha o Wimbledon em duplas, fica em segundo lugar no US Open de duplas e leva a medalha de prata nos jogos Pan-Americanos em dupla com Maureen Schwartz.

1963 – Thomaz Koch chegou até as quartas de final do US Open, ele ganha a medalha de bronze nos jogos Pan-Americanos junto com Iarte Adam em jogos de duplas.

1963 – Ronald Barnes ganha a medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos de simples, Ronald e Carlos Fernandes ganham a medalha de ouro no Pan-Americano de duplas.

1964 – Maria Esther Bueno vence o Wimbledon, vence o US Open e chega em segundo lugar de Roland Garros em partidas de simples.

1965 – Maria Esther Bueno fica em segundo lugar no Australian Open e em Wimbledon, ela chega nas semifinais de Roland Garros e US Open em simples e ganha o Wimbledon em duplas, em duplas mistas ela chega ao segundo lugar do Roland Garros.

1966 – Maria Esther Bueno ganha o US Open, vai até a semifinal de Roland Garros e chega ao segundo lugar em Wimbledon em partidas de simples, ela ganha o Wimbledon e o US Open de duplas.

1967 – Maria Esther Bueno chega em segundo lugar no Wimbledon de duplas e também em duplas mistas, em simples ela chega até as quartas de final de Roland Garros.

1967 – Thomaz Koch conquistou 2 medalhas de ouro nos jogos Pan-Americanos em partidas de simples e em duplas, ele também chegou até as quartas de final de Wimbledon.

1967 – Junto com Thomaz Koch, Edson Mandarino ganhou uma medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos em duplas.

1968 – Maria Esther Bueno ganhou o US Open de duplas, em partidas de simples ela disputou a semifinal do US Open e chegou até a quarta de final de Roland Garros e Wimbledon.

1968 – Thomaz Koch chegou até as quartas de final de Roland Garros.

1968 – Suzana Petersen conquistou 3 medalhas de Broze em partidas de simples, duplas e duplas mistas nas Olimpíadas.

Vale lembrar que o Tênis na época não fazia parte do quadro geral de medalhas nas Olimpíadas (não está no Wikipédia do Brasil) e que as partidas foram mais para demonstração.

1975 – Thomaz Koch vence Roland Garros em jogo de duplas mistas e se torna o primeiro tenista masculino brasileiro a vencer um Grand Slam.

1975 – Patricia Medrado ganha a medalha de prata nos jogos Pan-Americanos em simples.

1975 – Maria Cristina Andrade e Wanda Bustamante Ferraz conquistam a medalha de prata no Pan-Americano de duplas.

1975 – João Américo Soares Júnior e João Carlos Schmidt Filho ganham a medalha de bronze nos jogos Pan-Americanos em duplas.

1982 – Marcos Hocevar chegou às quartas de final de Wimbledon em duplas.

1982 – Patrícia Medrado e Claudia Monteiro chegam às quartas de final de Wimbledon em duplas.

1983 – Silvana Campos ficou em quarto lugar nos jogos Pan-Americanos em simples.

1982 – Cássio Motta e Cláudia Monteiro chegam em segundo lugar no Australian Open de duplas mistas, Cássio Motta também chegou na semifinal de Roland Garros em duplas e Cláudia Monteiro nas quartas de final de Wimbledon em duplas.

1984 – Cássio Motta chega às quartas de final do US Open em duplas.

1987 – Fernando Roese ganha a medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos de simples e a medalha de bronze em dupla mista.

1991 – Claudia Chabalgoity e Andrea Vieira ganham a medalha de prata nos jogos Pan-Americanos de duplas e Claudia também ganha a medalha de prata de duplas mistas.

1991 – Marcelo Saliola ganha a medalha de bronze nos jogos Pan-Americanos em simples.

1992 – Luiz Mattar e Cássio Mota disputam a semifinal da Copa Davis.

1992 – Cássio Motta disputa a semifinal da Copa Davis e a semifinal de Roland Garros em duplas, ele também chega até as quartas de final das Olimpíadas.

1992 – Jaime Oncins participa da semifinal da Copa Davis.

1992 – André Sá chega às quartas de final de Wimbledon em simples.

1995 – Andrea Vieira e Luciana Camargo Tella conquistam a medalha de bronze nos jogos Pan-Americanos em duplas.

1996 – Fernando Meligeni ficou em quarto lugar nas Olimpíadas.

1997 – Gustavo Kuerten vence Roland Garros em jogos de simples.

1998 – Gustavo Kuerten e Fernando Meligeni chegam até as quartas de final de Roland Garros em duplas.

1999 – Gustavo Kuerten chegou até as quartas de final de Roland Garros, US Open e de Wimbledon em jogos de simples, em duplas ele chegou às quartas de final do Australian Open.

1999 – Fernando Meligeni chega até a semifinal de Roland Garros em simples.

1999 – André Sá e Paulo Taicher ganham a medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos em duplas.

1999 – Joana Cortez e Vanessa Menga ganham a medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos em duplas.

1999 – Paulo Taicher ganha a medalha de bronze nos jogos Pan-Americanos em duplas.

2000 – Gustavo Kuerten vence Roland Garros em jogos de simples e ganha a Tennis Masters Cup de simples, nas olimpíadas foi até as quartas de final, na Copa Davis ele e André Sá chegaram até a semifinal.

2000 – Jaime Oncins faz a semifinal da Copa Davis.

2001 – Gustavo Kuerten vence Roland Garros em jogos de simples e chega às quartas de final do US Open.

2003 – Joana Cortez e Bruna Colósio vencem a medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos em duplas.

2003 – Fernando Meligeni ganha a medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos em simples.

2004 – Gustavo Kuerten chegou até as quartas de final de Roland Garros em partidas de simples.

2004 – André Sá e Flávio Saretta chegam às quartas de final do Australian Open em duplas.

2007 – André Sá e Marcelo Melo chegam até a semifinal de Wimbledon em duplas, os dois também chegam nas quartas de final do US Open.

2007 – Flávio Saretta ganha a medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos em simples.

2007 – Joana Cortez e Teliana Pereira ganham a medalha de bronze no Pan-Americano de duplas.

2008 – André Sá vai até as quartas de final de Roland Garros.

2008 – Bruno Soares chega até a semifinal de Roland Garros em duplas.

2009 – André Sá vai até as quartas de final de Roland Garros.

2009 – Bruno Soares chega às quartas de final de Wimbledon em duplas.

2009 – Marcelo Melo chega até a final de Roland Garros em duplas mistas.

2010 – Marcelo Melo chega até a semifinal do Australian Open e de Wimbledon em duplas mistas.

2011 – Rogério Dutra ganha a medalha de prata nos jogos Pan-Americanos de simples.

2012 – Marcelo Melo chega às quartas de final das Olimpíadas de duplas.

2012 – Bruno Soares vence o US Open em duplas mistas e chega até as quartas de final das Olimpíadas em duplas.

2013 – Thomaz Bellucci chega até as quartas de final do Australian Open em duplas.

2013 – Bruno Soares chega até a semifinal de Roland Garros em duplas, ele também chega às semifinais do ATP Finals em duplas e na final de Wimbledon em duplas mistas.

2013 – Marcelo Melo chega até as quartas de final do US Open em duplas mistas.

2014 – Bruno Soares vence o US Open em duplas mistas, chega às quartas de final de Wimbledon em duplas e vai até a semifinal de Roland Garros em duplas mistas.

2014 – Marcelo Melo vai até a final do ATP Finals de duplas.

2015 – Marcelo Melo ganha Roland Garros e chega na semifinal do Australian Open em duplas.

2015 – Bruno Soares chega às quartas de final de Wimbledon em duplas.

2016 – Bruno Soares vence o Australian Open e o US Open em duplas, ele chegou às quartas de final em Wimbledon em duplas, foi até as semifinais do ATP Finals de duplas e até as quartas de final das Olimpíadas em duplas, nesse mesmo ano venceu o Australian Open em duplas mistas.

2016 – Marcelo Melo vai até as quartas de final das Olimpíadas em duplas mistas.

2016 – André Sá chega às quartas de final do US Open.

2017 – Rogério Dutra Silva chegou às quartas de final de Roland Garros em duplas.

2017 – Bruno Soares chegou às quartas de final de Roland Garros e até as semifinais no ATP Finals em duplas.

2017 – Marcelo Melo ganha Wimbledon em jogos de duplas e chega até a final do ATP Finals em duplas.

2018 – Marcelo Melo chega até a final do US Open em duplas.

2018 – Bruno Soares chega às quartas de final de Wimbledon em duplas e até as semifinais em duplas do ATP Finals.

2019 – Bruno Soares chega até a semifinal do Australian Open em duplas mistas.

2019 – Luisa Stefani ganha a medalha de bronze nos jogos Pan-Americanos em duplas.

2020 – Luisa Stefani chega até às quartas de final do US Open em duplas.

2020 – Bruno Soares ganha o US Open em duplas.

2020 – Thiago Monteiro chega até a terceira rodada de Roland Garros em simples.

2020 – Bruno Soares chega até a final de Roland Garros em duplas.

2021 – Luisa Stefani e Laura Pigossi ganham a medalha de bronze nas Olimpíadas em duplas.

2021 – Luisa Stefani chega até a semifinal do US Open em duplas.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes