Por que os tenistas moram em Monte Carlo?


Já percebeu que muitos tenistas famosos moram em Monte Carlo? A razão para isso não seria só o fato de lá ser um lugar maravilhoso, mas sim porque não é cobrado um alto imposto de renda para rendimentos pessoais.

Como muitos já sabem, os tenistas profissionais que estão no auge nem passam muito tempo em casa devido a temporada incessante de torneios regidos no mundo todo e alguns deles optaram por residir em Monte Carlo só por conta das taxas mínimas ou inexistentes.

Outra cidade que alguns tenistas escolhem para viver que possui condições parecidas com Monte Carlo é Dubai, você pode conferir melhor sobre isso nessa outra matéria aqui no blog.

Viver em Monte Carlo não é para qualquer um

Se não há o corte de sua renda com pagamento de impostos não quer dizer que é mais barato viver lá, se você pretende comprar ou alugar um imóvel em Monte Carlo vai precisar de muito mais dinheiro do que em outras partes do mundo.

Essa região de Mônaco possui os imóveis mais caros do mundo todo.

Para os tenistas do topo do ranking mundial que recebem muito dinheiro é possível bancar uma moradia lá, o investimento compensa já que depois o rendimento deles não será comido pelo leão da receita federal da região.

De acordo com a lei de quem mora em Monte Carlo, é necessário viver pelo menos 6 meses lá por ano para ser considerado residente, mas pelo visto a justiça não é tão rigorosa assim com tenistas, isso porque a maioria deles sempre estão fora participando dos treinos e campeonatos em outros países e quando estão de férias vão para sua casa no lugar onde nasceu.

Mas nem sempre é tão fácil assim se mudar para Monte Carlo, a tenista tcheca Petra Kvitova recebeu críticas do próprio governo alegando que ela estaria evitando de pagar taxas ao país mesmo após o apoio que recebeu deles, mas mesmo assim ela resolveu viver em Monte Carlo.

Nem dá para condenar muito a decisão da Kvitova já que ela quase teve a carreira interrompida para sempre após um bandido invadir o apartamento dela na República Checa, na época ela machucou a mão ao tentar se defender do intruso e teve que fazer cirurgia para voltar a jogar.

 Alguns tenistas que vivem em Monte Carlo:

  • Alexander Zverev
  • Alexandr Dolgopolov
  • Bernard Tomic
  • Bjorn Borg
  • Caroline Wozniacki
  • Daniela Hantuchova
  • Daniil Medvedev
  • David Goffin
  • Elena Dementieva
  • Goran Ivanisevic
  • Ivan Ljubicic
  • Justine Henin
  • Kevin Anderson
  • Lucie Safarova
  • Marat Safin
  • Marc Rosset
  • Marin Cilic
  • Milos Raonic
  • Novak Djokovic
  • Radek Stepanek
  • Tomáš Berdych
  • Victoria Azarenka

Não basta ser um tenista profissional para conseguir morar em Monte Carlo, é necessário ser muito bem-sucedido financeiramente.

Quanto mais o tenista ganha, mais ele economiza ao não pagar taxas, por exemplo, vencer um Grand Slam como o Wimbledon lhe garante em torno de 2,35 milhões em Euros que em Reais dá mais de 14 milhões na cotação da moeda em maio de 2020.

Se você pagar 20% de imposto sob 14 milhões de Reais dá uns 2,8 milhões de Reais, é muita grana, um tenista como o Djokovic que ganha um Grand Slam consegue economizar o dinheiro para comprar o imóvel em Monte Carlo só pelo fato de não pagar a taxa por ser residente de lá.

Mais do que as outras profissões que dão muito dinheiro, o tenista profissional tem que cuidar bastante de suas economias, isso porque eles possuem um tempo limitado para seus grandes rendimentos vindos das competições.

Uma carreira voltada só para o esporte depende das condições físicas do atleta que um dia não vão ser mais as mesmas, por isso eles se preocupam em ganhar mais em cima dos anos que está em atividade para no futuro não faltar quando chegarem à aposentadoria.

Sem contar que todos eles correm o risco de terem que se aposentar mais cedo caso sofrerem uma lesão grave, então não é só questão de idade.

Outros motivos para tenistas viverem em Monte Carlo

É claro que eu não saberia por experiência própria dizer como é viver lá em Monte Carlo, mas dá para fazer uma ideia ou imaginar pelas imagens e fotos do lugar.

Monte Carlo é uma região muito privilegiada de Mônaco onde muitos ricos residem lá, um lugar que transborda glamour, boa segurança e que é culturalmente rica em diversos eventos como o grande prêmio de Fórmula 1, competições de boxe, desfiles de moda, vários Cassinos, Óperas e muito mais.

O clima de lá favorece bastante a prática de Tênis com muitos dias do ano de sol e com poucos dias de frio e chuva.

Por ser um lugar bonito, ter ótimo clima, ser seguro e ainda ajudar na economia com taxas, já é comum muitos tenistas viverem lá e muitas vezes eles escolhem residir lá porque seus técnicos já moram lá também.

Campeonatos de Tênis em Monte Carlo

Outro motivo para essa região ser uma moradia de muitos tenistas são os campeonatos de alta pontuação e premiação no ranking da ATP (masculino) de Tênis profissional.

O ATP de Monte Carlo é um Masters 1000 do Tênis masculino, isso quer dizer que o ganhador do torneio leva 1000 pontos para o seu ranking mundial, o segundo lugar ganha 600 pontos e somente jogar a semifinal garante 360 pontos ao tenista.

O maior ganhador do ATP de Monte Carlo é Rafael Nadal, o fato das quadras do torneio serem de saibro com certeza são favoráveis para o reinado absoluto do tenista Espanhol que joga melhor do que ninguém nessa superfície.

Os melhores tenistas sempre optam por disputar o ATP de Monte Carlo, até porque ele acontece logo antes do Aberto da França (em torno de um mês antes) que é também em quadras de saibro, então já serve como um ensaio para o Grand Slam.

Infelizmente não há uma competição do mesmo calibre para o Tênis feminino em Monte Carlo, mas isso se deve ao fato de eles não terem uma estrutura física que comporte as competições masculinas e femininas ao mesmo tempo como acontece em vários outros campeonatos.

Para conhecer mais sobre as outras competições do Tênis de quadra, seja masculino ou feminino e suas pontuações, dê uma olhada nessa matéria aqui que fiz para esse mesmo blog.  

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes