Os 3 esportes de raquete Olímpicos


Existem vários esportes de raquete praticados no mundo inteiro, mas somente 3 deles são integrantes oficiais da Olimpíadas.

Os 3 esportes de raquete Olímpicos atuais são:

  • Tênis
  • Badminton
  • Tênis de Mesa

O Tênis foi um dos primeiros esportes Olímpicos

Em 1896 ocorreu os primeiros jogos olímpicos de verão e o Tênis era um dos primeiros esportes integrados na competição.

Entretanto, em 1924, o Tênis foi retirado das Olimpíadas por conta dos desentendimentos entre a federação de Tênis e o comitê Olímpico.

Com a chegada da era aberta de Tênis, a participação de todos países no esporte ficou mais justa e, portanto, o Tênis voltou a aparecer nas Olimpíadas como esporte de demonstração no ano de 1968 e 1984, isso quer dizer que as medalhas ganhas nesse esporte não contabilizam no quadro de medalhas para os países.

Finalmente em 1992 o Tênis foi aceito como esporte oficial das Olimpíadas e está assim até hoje. A Grã-Bretanha é a que possui mais medalhas olímpicas no Tênis de quadra.

Para saber tudo sobre o Tênis, como começar, os equipamentos e regras, eu sugiro que você leia essa matéria completa que fiz aqui no blog, basta clicar aqui para ir na página.

O Brasil não tem tradição forte na conquista de medalhas Olímpicas do Tênis e sua primeira medalha veio somente em 2021 em Tóquio com a conquista de prata da dupla Luisa Stefani e Laura Pigossi, mas há um caso curioso, em 1968, quando o Tênis nas Olimpíadas era mais de demonstração e não qualificava medalhas para o quadro oficial, a brasileira Suzana Petersen ganhou medalhas, eu menciono isso nessa página aqui onde registro as maiores conquistas dos brasileiros no Tênis.

O Badminton apareceu nas Olimpíadas em 1972

Em 1972 o Badminton entrou nas Olimpíadas somente como um esporte de demonstração, o esporte apareceu novamente nessa categoria de exibição em 1988.

Foi em 1992 que o Badminton passou a oficialmente ser um esporte das Olimpíadas e a partir daí as medalhas conquistadas são contabilizadas no quadro de medalhas dos países.

A China é o país que domina nas competições olímpicas de Badminton, são eles que possuem o maior número de medalhas em todos os tempos.

Caso você não conheça muito bem o Badminton, aqui no blog eu comparo ele com o Tênis na matéria desse link, lá tem sobre as raquetes, as regras e um interessante vídeo de jogadas de Badminton nos jogos Olímpicos.

O Tênis de Mesa estreou nas Olimpíadas em 1988

Em 1988 o Tênis de Mesa já entrou direto como esporte oficial olímpico onde as medalhas contam no quadro de medalhas dos países como os outros.

Assim como acontece no Badminton, as competições de Tênis de Mesa são dominadas pela China que possui o maior número de medalhas.

Nas Olimpíadas, o Tênis de Mesa é disputado de duas formas tanto no masculino quanto feminino, a primeira é em partidas de simples onde é o tradicional 1 contra 1 com partidas de melhor de 7 games e tem o segundo formato que é o de times onde são 3 atletas para cada time e ganha o time que vencer o melhor de 3 partidas sendo cada uma disputada por um membro da equipe.

Eu também fiz uma matéria comparando as regras, equipamentos e ambientes do Tênis e Tênis de Mesa que você pode conferir clicando aqui,

O Squash é um forte candidato para as Olimpíadas

Outro esporte de raquete que está buscando um espaço nas Olimpíadas é o Squash, a federação mundial de Squash não poupou esforços e se candidatou para as Olimpíadas do Rio em 2016 com uma forte campanha e também foi com tudo para tentar as Olimpíadas de 2020 (Que na verdade são de 2021).

Apesar de ser um esporte que necessita de um espaço relativamente pequeno e não muito caro, de ser mundialmente famoso, de ter o suporte de grandes astros do Tênis de quadra, o comitê Olímpico ainda não aceitou a proposta de inclusão.

Apesar disso, o Squash vai tentar ganhar mais espaço e se candidatar novamente para outras Olimpíadas e espero um dia poder voltar nessa publicação e colocar ele lá na lista dos esportes olímpicos de raquete.

Se você ficou curioso em saber mais sobre o Squash, vá nessa página aqui do blog, lá eu comparo o Tênis com o Squash e você vai conhecer um pouco melhor sobre esse ótimo esporte.

Esportes de raquete que saíram das Olimpíadas

No total, 6 esportes de raquetes já participaram das Olimpíadas, os 3 que saíram foram: Basque Pelota, Real Tennis (Court Tennis) e Rackets (Hard Rackets).

O Basque Pelota teve sua última participação como esporte olímpico em 1900, mas depois ele participou das Olimpíadas de 1924, 1968 e 1992 como esporte de demonstração.

O Real Tennis e o Rackets (Hard Rackets) não chegaram a ser esportes oficiais de Olimpíadas, mas eles participaram como esportes de demonstração em 1924, o Real Tennis foi o esporte que deu origem ao Tênis que conhecemos hoje e eu falo mais sobre ele aqui nessa matéria.

Courte Paume e sua versão ao ar livre Long Paume apareceram nas Olimpíadas de 1900 como esportes de demonstração.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes