Wilson vs Babolat: Qual marca de raquete escolher


As raquetes da Wilson e da Babolat estão espalhadas no mundo todo e em vários modelos, fica muito difícil escolher qual marca de raquete comprar com tantas opções.

As raquetes da Wilson mais famosas são voltadas para controle enquanto que as da Babolat para potência e Spin, você vai achar muito mais opções de raquetes da Wilson, mas se quiser a melhor raquete para Spin a Babolat é a marca.

Escolher entre uma marca ou outra não é fácil, principalmente se você estiver começando agora e ainda não testou nenhuma raquete antes, é necessário levar em conta o preço, a disponibilidade, o visual, se ela é uma raquete usada por um tenista que você admira ou pelo sentimento que ela te dá ao jogar.

Ambas marcas possuem raquetes para todos tipos de tenistas, a Wilson tem uma gama maior de modelos enquanto que a Babolat se limita a uma linha menor.

Aqui no blog eu fiz uma matéria falando das melhores raquetes da Wilson e você pode ler ele clicando aqui. Para as 3 principais linhas de raquetes da Babolat eu fiz também um artigo explicando as qualidades delas, acesse clicando aqui.

Muito além das diferenças no visual

Apesar das semelhanças, as duas marcas também possuem suas particularidades que você não vai encontrar em ambas, atributos muito além do visual como o formato do Grip.

O Grip é como é chamada a parte do cabo, você já deve ter reparado que ela não é totalmente redonda igual um taco de Basebol, no Tênis é importante que o cabo tenha os “lados” para ajudar o tenista a usar uma empunhadura correta para a prática do esporte.

O formato do Grip é um pouco diferente entre as raquetes da Babolat e da Wilson, algumas pessoas acham mais confortável um do que outro, é uma questão de preferência, mas é algo muito sutil.

A tecnologia entre as marcas é também bem diferente, você pode notar isso muitas vezes visualmente pela espessura e formato da cabeça das raquetes e muitas vezes nem perceber essa tecnologia porque se trata da flexibilidade da raquete (clique para entender o que é a flexibilidade numa raquete) ou do material usado internamente nela.

Outro fator é o controle de qualidade, muitas vezes você pode ter problemas com marcas de raquetes que produzem raquetes do mesmo modelo com especificações bem diferentes umas das outras.

Encontrar uma raquete da mesma marca e modelo com especificações relevantemente diferentes não é tão difícil, isso é menor para marcas como a Yonex, no caso da Wilson e da Babolat o controle de qualidade é um tanto parecido, mas na realidade, você tem que ter sorte, sorte para encontrar um lote ou uma série de raquetes que possuem especificações parecidas.

E se você é um completo iniciante, realmente não devia prestar tanta atenção nesse último fator, até porque o máximo de raquetes que você vai ter do mesmo tipo no início é 2 e o que vai fazer a diferença no seu jogo não é se uma é bem parecida com a outra, isso é mais para quem é um jogador mais experiente e mais sensível ao feedback que a raquete lhe dá durante a prática do esporte.

Quando o tenista está em um nível mais avançado ele é mais sensível a mudanças bruscas nas especificações da raquete, isso para a maioria, existe também uma minoria de tenistas de nível avançado que não se importam com isso.

Qual é a raquete mais adequada para você?

Honestamente, se você é um tenista iniciante e está procurando por onde começar, ache um motivo puramente emotivo na sua escolha entre a Wilson ou Babolat.

Se o seu tenista favorito usa a marca, se você acha o visual dela bonito, se você gosta mais do formato das raquetes de uma marca do que de outro ou se você sente mais simpatia ou confiança por uma das duas marcas, escolha ela.

Falo isso porque com certeza a Wilson ou a Babolat terá uma raquete adequada para o tipo de tenista que você é agora e para aquele tenista que você quer se tornar.

E se você está procurando entre uma dessas duas marcas, talvez o faz porque é fácil encontrar elas por sua popularidade e esse motivo é bem válido, raquetes dessas marcas são fáceis para vender e fáceis de comprar mais do modelo igual.

E lembre-se de que você deve considerar outras configurações em uma raquete além da marca na hora da compra, o tamanho do grip por exemplo, você pode clicar aqui e conferir um guia sobre como descobrir o melhor tamanho de grip para sua nova raquete.

Se você gosta de bater forte na bola ou com efeito

Para você que gosta de jogar com muito efeito na bola, com muito Top Spin, a Babolat Pure Aero é uma das melhores raquetes do estilo e você tem que testar ela.

Se você gosta de bater forte e chapado na bola, a Babolat Pure Drive é maravilhosa para isso e você também tem que dar uma chance para ela, porém, há ótimas opções para raquetes desse tipo nas linhas da Wilson como as da linha Blade e você não pode deixar de testar alguma delas antes de fazer sua escolha.

Para facilitar sua busca por sua raquete para Spin, eu fiz uma matéria completa listando as 10 melhores e lá tem raquetes dessas duas marcas, clique aqui para ir na página ler.

Se você já bate forte e quer mais controle

Não confunda, quando falo bater forte não é que você usa extrema força ou que é musculoso ou musculosa, mas sim que você já domina as técnicas básicas para conseguir uma boa potência nos seus golpes e por isso preza mais o controle para colocar a bola onde achar melhor na quadra.

Você talvez esteja notando que sua bola está saindo muito da quadra ou que na verdade você não dá muito valor nos golpes potentes, uma raquete de controle é uma boa opção e a Wilson tem vários modelos para controle muito bons, porém, a Babolat Pure Strike é uma das melhores para controle e você tem que testar para saber se ela te agrada mais do que as da marca Wilson.

Na lista das melhores raquetes para controle que fiz aqui no blog (clique para acessar), você vai encontrar os modelos da Wilson e da Babolat, inclusive, a primeira da lista é uma das mais famosas raquetes no mundo do Tênis.

Se você quer uma raquete diferente de todas

Caso você já tenha experimentado as grandes marcas de raquetes de Tênis e procura por alguma que fornece um modelo peculiar e diferente de tudo que você já usou, então escolha a Wilson Clash.

Essa raquete tem uma flexibilidade e tecnologia diferente da de todos os modelos de raquetes já lançadas antes dela.

Se você não sabe seu estilo de jogo

Essa é uma escolha muito pessoal, eu mesma pensei a mesma coisa antes de comprar minha primeira raquete, eu que nunca tinha jogado Tênis antes fui praticar pela primeira vez com uma Yonex que o professor tinha.

Como eu não tinha certeza de que jogaria Tênis por mais tempo, eu fui adiando a compra da raquete e treinei com a raquete emprestada por um mês ou mais.

Pesquisei na internet qual seria a melhor marca de raquete para jogar Tênis, na época eu não era muito ligada em assistir partidas de Tênis e não tinha nenhum ídolo nem nada, então eu teria que usar outro motivo para escolher a marca certa.

Eu pessoalmente não me importo tanto com a aparência da raquete então o que sobrou mesmo foi a praticidade, queria uma raquete que não me atrapalhasse no nível que estava e que fosse de qualidade.

Então descobri que o controle de qualidade da Yonex é o melhor que existe no mundo das raquetes e escolhi essa marca, mas a verdade é que eu estava buscando motivos para comprar uma raquete da mesma marca daquela que eu comecei a jogar e gostei dela.

Caso você tenha pensado o mesmo que eu quer uma raquete que dure mais, eu recomendo muito que você leia uma matéria que fiz no blog sobre o tempo de validade de uma raquete de Tênis, clique aqui para ler.

Hoje eu ainda tenho raquetes da Yonex, mas estou adorando jogar com uma da Wilson que comprei e não me arrependo de ter experimentado uma marca diferente e pretendo fazer isso mais vezes no futuro, até encontrar a minha raquete ideal.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes