Raquetes de Tênis mais flexíveis: O que são e quais existem


As raquetes de Tênis mais flexíveis são aquelas que ao entrar em contato com a bola ela se curva mais, isso acontece muito rápido para percebemos, mas faz diferença no resultado final do seu golpe.

Quando uma raquete pode ser considerada mais flexível?

Todas raquetes de Tênis possuem uma classificação de sua flexibilidade fornecidas de fábrica, muitas vezes você encontra um número chamado de RA, algumas possuem esse número na pintura da raquete enquanto que outros podem ser consultados no site oficial do fabricante ou de seus revendedores.

Para saber se uma raquete é bem mais flexível do que as outras é necessário comparar ela com os modelos mais usados da atualidade, a cada era os padrões das raquetes sofrem alterações e uma raquete que é considerada muito flexível hoje pode não ter sido no passado.

Uma raquete é considerada mais flexível se o RA dela é perto do 60 ou abaixo.

Na grande maioria das raquetes comercializadas atualmente o número RA se mantém entre 50 e 70, mas sempre há alguma raquete ou outra que está abaixo de 50 ou acima de 70.

Raquetes mais flexíveis e relação potência, controle e conforto

Na teoria, raquetes mais flexíveis proporcionam mais controle do que potência, quanto menor é seu número, mais você vai sentir a rebatida da bola e teoricamente essa raquete vai te ajudar a mandar a bola com precisão no outro lado da quadra.

Mas essa não é a única medida que você deve levar em consideração para classificar uma raquete que é melhor para potência ou controle, outros fatores podem levar uma raquete com uma flexibilidade muito baixa ter mais potência do que uma raquete menos flexível.

Quanto mais flexível uma raquete é, mais confortável ela será, isso porque ela passa menos vibração da rebatida para o seu braço, mas é bom saber que muitas raquetes possuem tecnologias que ajudam a amenizar as vibrações e conseguem ser confortáveis mesmo não sendo a mais flexível que existe.

É importante ressaltar também que conforto é algo bem particular para cada pessoa, alguns se sentem melhor com raquetes mais flexíveis, mas algumas pessoas se sentem melhor jogando com raquetes menos flexíveis.

Considerando os modelos atuais, pode-se fazer a seguinte classificação para determinar se uma raquete pode ser mais potente, confortável ou mais precisa:

RAClassificaçãoPotênciaControle e conforto
60 ou abaixoMais flexívelBaixaAlto
Entre 61 e 69Meio termoNormalNormal
70 ou acimaMenos flexívelAltaBaixo

Como saber se uma raquete é mais flexível do que outra

Apesar dos fabricantes informarem a taxa de flexibilidade da raquete, nem sempre ela realmente mantém o valor exato proposto, isso acontece frequentemente nas marcas da atualidade.

O valor RA é um daqueles que não pode ser modificado pelo usuário final, ele é determinado na fabricação, não há um equipamento ou técnica para alterar esse número.

Cada marca possui sua reputação no mercado, a Yonex, por exemplo, normalmente consegue manter o valor mais próximo do prometido, mas a grande maioria não consegue cumprir e se você quiser adquirir raquetes com especificações parecidas é bom utilizar um equipamento para medir.

A melhor forma para saber se uma raquete é mais flexível do que outra é usar uma máquina, por conta do preço alto é mais comum que quem tenha essas máquinas sejam vendedores de equipamentos para tenistas ou profissionais que encordoam raquetes.

Existem as máquinas RDC que mede não só a flexibilidade, mas também o Swingweight, peso e equilíbrio de peso. A mais conhecida é a Babolat RDC.

Outras marcas fabricam máquinas que medem o valor RA, mas algumas usam outras formas de medida e fica mais difícil para você comparar com as especificações fornecidas pelos sites oficiais.

Uma alternativa nada precisa é testar manualmente a flexibilidade da raquete, em poucas palavras você mesmo vai empurrar a raquete e observar o quanto ela se curva e comparar com outras raquetes de especificação parecida.

Um método de medir isso é colocar a parte do cabo da raquete em uma superfície maior como um livro e segurar ela com uma mão, com a outra mão você vai empurrar a cabeça dela levemente para baixo e observar o quanto ela se curva.

Outra forma de medir manualmente é colocar a raquete em uma superfície plana e com uma mão empurrar para baixo a raquete na parte em formato de V que separa a cabeça do cabo e observar como ela se curva.

Tome cuidado para não aplicar força demais para não danificar a raquete.

As 5 raquetes mais flexíveis que existem

Se você está na caça das raquetes de Tênis mais flexíveis que existe ou existiu, a seguir vou listar as 5 raquetes com o menor valor de RA que já encontrei.

Wilson Triad XP5

Essa raquete foi criada para beneficiar quem tem limitações físicas, ela gera bastante potência pelo fato de ter uma cabeça de 103 e conter mais peso na parte da cabeça, ao mesmo tempo ela te dá os benefícios de ser flexível e te dá mais conforto e controle, tudo com um peso bem menor.

A Wilson Triad XP5 é uma raquete difícil de encontrar no Brasil (na Amazon.com tem lojas que entregam para cá com um valor maior de frete), mas ela não é um modelo que está fora de linha e pode ser encontrado em lojas no exterior como por exemplo a loja oficial da Wilson com entrega na América do Norte.

O valor de RA exato dessa raquete é um mistério, isso porque as máquinas no mercado que medem o RA não conseguem medir valores tão baixos como o apresentado por ela, já vi sites não oficiais na internet informar 46 ou 45, mas o oficial mesmo só diz que ela tem um RA muito baixo.

Mais do que uma raquete com o RA muito baixo, ela é bem diferente de uma raquete convencional já que é formada por 3 partes, normalmente uma raquete é feita com somente um pedaço que é moldado no formato que conhecemos, mas a Triad XP5 é feita por 3 pedaços que são encaixados.

Wilson Clash

A linha de raquetes Wilson Clash foi um sucesso de vendas no seu lançamento porque ela desperta a curiosidade e entrega uma sensação nunca antes encontrada em raquetes lançadas anteriormente.

A própria Wilson afirma que essa é a raquete mais flexível que existe, não porque o seu RA seja o mais baixo, mas porque ela tem toda uma tecnologia em volta que a deixa muito mais flexível que o normal.

O diferencial dessa raquete pode ser percebido claramente quando você junta ela com a corda LXN Element 125 com uma tensão baixa de 48 libras, essa corda foi criada em paralelo com as raquetes Clash e foi testada junto com ela.

A ideia é que não importa o quão forte ou fraco você bata na bola, ela vai se adaptar ao seu golpe na medida, então você tem uma boa mistura de controle e potência de acordo com a forma como você executa a batida.

No site oficial é apresentado a flexibilidade dessa raquete com uma medida diferente da que estamos acostumados, em vez de ser um valor RA é apresentado um valor em SI (Stiffness Index) de 11.2 mm, imagino que seja justamente porque as máquinas de RA não conseguem apresentar a numeração já que é muito pequena.

Não sei ao certo traduzir o valor SI para RA, mas prefiro acreditar no site mais famoso e de boa reputação em venda de raquetes, o tennis-warehouse.com, por lá eles listam a Wilson Clash 100L com 54 de RA e as outras da linha Clash com 55 RA.

A Wilson Clash 100 é uma das raquetes que tenho muito interesse de um dia experimentar, ela junto com a corda mais flexível da Luxilon, só para saber como é a sensação. Se você está com dinheiro para adquirir uma Clash, pode encontrar ela em várias lojas físicas ou em lojas online como a Americanas Online (clique aqui para conferir o preço atual).

Prince Phantom Pro 100

A Prince Phantom Pro 100 é também uma das raquetes mais flexíveis comparada a outros modelos.

Apesar de não ter encontrado o valor RA ou SI para a Phantom Pro 100 no site oficial da Prince, a maioria dos sites de loja de raquete listam ela com o RA de 54 que é o mesmo listado para a Clash 100L pelas mesmas fontes.

No Brasil você encontra alguns modelos da Phantom Pro para vender, mas eles não possuem um RA listado de 54, mas sim de 59, não deixa ser uma raquete muito flexível. Se você quiser o mesmo modelo terá que procurar em sites no exterior ou em lojas de importados.

Essa raquete tem a cabeça de tamanho 100, peso de 323 gramas e padrão de cordas 16×18 (boa para Spin), ela é recomendada para jogadores de nível intermediário a avançado.

Head MicroGEL Radical OS

A raquete Head MicroGEL Radical OS é bem antiga e dificilmente você vai encontrar para vender, a última vez que vi foi no site da Americanas Online se quiser acessar esse link talvez ela ainda esteja disponível, o seu RA está listado como 56 em sites de boa reputação, por se tratar de um modelo tão antigo, não encontrei no site oficial uma página com as suas especificações.

Esse modelo tem cabeça de tamanho 107, padrão de cordas 18×19 e peso de 315 gramas, pode ser que você até encontre outra raquete da mesma linha, mas normalmente não são raquetes muito flexíveis como essa.

A MicroGel Radical Oversize é uma raquete boa para controle e é bem amigável para o braço.

ProKennex Heritage C98 Redondo MP

A ProKennex Heritage C98 Redondo MP é uma outra raquete antiga que é também muito flexível, seu RA é apresentado como 56 em sites de boa reputação, no site oficial não tem ela, só uma outra versão que não é nada flexível.

O seu diferencial é o tamanho da cabeça que é de 98 que até então nessa lista só a Clash possui uma raquete de 98 com um RA tão baixo.

Essa raquete tem um padrão de cordas 18×20 e um peso de 326 gramas, ela é adequada para jogadores de nível avançado.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes