Cabo de Raquete de Tênis: Tipos, tamanhos e modificações


Nesse guia você vai encontrar várias informações sobre o cabo da raquete de Tênis, os formatos mais comuns, como escolher o tamanho do grip e como fazer algumas modificações nele.

Há 2 tipos de formatos de cabo de raquete de Tênis que são os mais usados, na imagem abaixo representei os 2 olhando pela parte de baixo através do But Cap (a peça que fica no final do cabo).

O mais comum é o representado pela gravura vermelha (Wilson, Yonex, Dunlop e outras), veja que os lados são mais parecidos com relação ao tamanho, o cabo da gravura verde é mais difícil de encontrar, algumas raquetes da Head eram assim, mas aos poucos foi mudando.

Algumas raquetes da Prince chegam a ser mais quadradas ainda do que a da gravura vermelha, ou seja, seus lados são todos com uma medida mais igualada.

Escolhendo o tamanho de grip ideal da raquete de Tênis

Talvez você já viu as siglas l2, l3 ou l4 numa raquete de Tênis e nunca parou para se perguntar o que elas significam, na verdade, essa é uma característica muito importante que deve ser bem observada antes de comprar ou adquirir uma nova raquete.

O L2, L3 e L4 são siglas usadas para dar nome a grossura do cabo da raquete, quanto mais grosso, maior o número que vem depois da letra “L”, mas existe também o número usado pela Europa (EU) e pelos Estados Unidos (US), para você saber melhor qual corresponde a qual, use a lista abaixo:

  • EU 0 ou US 4
  • EU 1 ou US 4 1/8 (L1)
  • EU 2 ou US 4 1/4 (L2)
  • EU 3 ou US 4 3/8 (L3)
  • EU 4 ou US 4 1/2 (L4)
  • EU 5 ou US 4 5/8 (L5)

Diferença entre raquete L2 e L3. O cabo da L2 é em torno de 3 milímetros mais fino do que o do L3, o L2 tem de 106 a 108 milímetros de circunferência e o L3 tem de 109 até 111 milímetros.

Curiosidade: Os cabos das raquetes da Babolat são normalmente mais grossos do que o das outras marcas, então se você normalmente usa L3, talvez seja mais interessante comprar o L2 caso você for comprar uma Babolat. O cabo da Yonex é também um pouco mais grosso do que os da Wilson, mas não tanto quanto os da Babolat.

Para escolher o tamanho de grip ideal para você, deve ser levado em consideração o tamanho de sua mão, mas se você não tem meio algum para medir, saiba que o tamanho de grip L3 ou 4 3/8 é o mais popular e normalmente é o que a maioria usa.

Ele não é tão fino e nem tão grosso, se acontecer de você precisar engrossar, basta adicionar mais Overgrips ou um Cushion Grip mais grosso, porém, se você adquirir um cabo tamanho L5 e descobrir que ficou muito grande, em 95% dos casos não tem como diminuir o tamanho dele até ficar bom para você.

Existem duas formas bem conhecidas de medir sua mão para saber qual grip é o ideal, mas antes de tratar sobre isso quero dizer que você somente vai saber mesmo quando usar na prática, algumas pessoas gostam de grips maiores e outras de menores.

Eu mesma comprei uma raquete L4 e uma L3, eu descobri que a L3 é um tamanho que fica bom para mim usar com Cushion Grip e um Overgrip por cima, já a minha L4 eu prefiro somente usar o Cushion Grip, apesar de não ser impossível jogar com o Overgrip por cima, descobri que prefiro sem.

Ainda farei um teste com um Grip de couro e Overgrip na minha raquete L4, eu tenho a impressão que ficará melhor ainda para mim porque ele é bem mais fino que os Cushion Grips convencionais.

Se você não gosta de usar Overgrip em cima do Cushion Grip, talvez compense usar uma raquete um pouco acima do tamanho ideal para você.

Primeiro método:

Segure o cabo da raquete com a sua empunhadura dominante da mesma forma como você seguraria para jogar, coloque o dedo indicador da outra mão entre a palma de sua mão e o seu dedo que está segurando a raquete.

Na imagem, minha mão tirando as medidas em uma raquete L4 com somente o Cushion Grip.

O tamanho ideal recomendado é o de um dedo de espaço entre a palma da mão e do seu maior dedo que está segurando o cabo. Eu gosto de deixar um pequeno fio de espaço entre o dedo.

Se você perceber que o espaço é muito curto a ponto de ser menor que o dedo, é porque o grip está pequeno demais, se o espaço entre o dedo e a palma da mão estiver muito grande, é porque o grip é grande demais para você.

Segundo Método:

Você não precisa de uma raquete nesse método, basta uma régua, trena e etc para medir do meio da sua palma da mão até a ponta do seu dedo anular ou anelar

O valor em polegadas ou em milímetros já indicará o tamanho do grip, use a lista com os tamanhos corretos que deixei no início desse Post.

Usando esse método o resultado foi 4 polegadas para minha mão, mas eu na verdade não uso uma raquete de tamanho L0 ou 4, eu gosto de um espaço a mais e uso uma L3 com Cushion Grip + Overgrip e uma raquete L4 com somente Cushion Grip.

Há quem diga que um grip muito fino é bom para quem gosta de usar muito spin e que o grip mais grosso é melhor para quem gosta de bater na bola mais chapado, eu acredito que faz sentido, mas na minha experiência, o meu que é somente um pouco maior não dificulta aplicar spin nos meus golpes.

Informações do Grip no plástico de uma raquete nova – raquete L3 (4 3/8)

O tamanho do grip muda conforme você adiciona o Cushion Grip e ou o Overgrip, para saber mais sobre o que é Cushion, Overgrip e suas diferenças, clique aqui e leia uma outra matéria que escrevi aqui no blog.

As raquetes novas já vem com Cushion ou Replacement Grip, porém, a medida que consta pelo fabricante é do cabo sem nada.

Para medir o cabo da raquete e saber o tamanho do grip, você na verdade deve medir a circunferência dele que pode ser feita com uma daquelas réguas de costureiro, ou improvisar com uma trena.

A raquete da foto não está com o Cushion Grip de fábrica, mas sim com o Head Hydrosorb Pro e o tamanho do cabo dela é L4 ou 4 ½, a trena é menos precisa e a medida acaba ficando um pouco maior mesmo.

Eu lembro que o Cushion grip que veio de fábrica era muito mais fino e de qualidade inferior, esse que estou usando é realmente mais grosso.

Para tirar a foto acima, a fita da trena saiu torta, mas quando você for fazer deixe ela reta, na trena tem um grande número 4 na parte de cima, isso é a medida em polegadas (inches) que é a usada pelos fabricantes.

Modificando o cabo da raquete de Tênis

Há algumas formas de você modificar o cabo de sua raquete de Tênis para atender a alguma necessidade, você pode aumentar a grossura dele, pode adicionar mais peso e trocar o Butt Cap, aquela peça de plástico que fica no final do cabo.

Não há necessidade e não é possível aumentar a altura do cabo, ou seja, aumentar a altura, deixa-lo longo, quando você compra uma raquete ela já vem com o cabo em um tamanho e toda a estrutura da raquete, normalmente, é feita por um material de uma peça que compõe o cabo.

Para você entender melhor como é feita uma raquete de Tênis moderna, confira essa matéria aqui que fiz no blog, depois de ler você vai entender que não dá para modificar o cabo assim.

A maioria das raquetes de Tênis são de 27 polegadas de comprimento ou 68,58 cm, mas existem algumas raquetes que são 27,5 polegadas, as vezes a empresas fazem uma versão mais longa para os modelos mais populares.

Há também alguns modelos que só existem no tamanho 27,5 polegadas e o cabo delas é maior, é o caso da Wilson Blade 104, parece que quando a fabricante vai aumentar demais a cabeça da raquete, eles também aumentam o comprimento da raquete porque assim é melhor para manejá-las.

Por que uma raquete com cabeça tão grande? Esses tipos de raquetes reproduzem muita potência nos golpes, se você tiver interesse em saber mais, não deixe de conferir essa matéria aqui que fiz no blog sobre a cabeça das raquetes.

Trocando o cabo da raquete de Tênis

Existem alguns modelos raros de raquete que são feitos com cabos ou paletas removíveis, com esses modelos você pode trocar o cabo, mas não os modelos de raquetes convencionais.

A Dunlop lançou uma raquete de Tênis bem confiável com cabo removível, mas a moda não pegou e eles não produzem mais. A raquete se chama Dunlop iDapt, você comprava ela em partes, a cabeça, uma peça para determinar quanta vibração você quer que passe na raquete, o cabo e a ferramenta para conectar a raquete no lugar para que ela não solte facilmente.

No canal Tennis Spin o rapaz que é dono de uma loja nos Estados Unidos ainda tem essa raquete e você pode ver no vídeo dele como ela é.

As raquetes da Head lhe dão a possibilidade de alterar a paleta do cabo que é um material que fica bem em cima da parte da raquete, aquela parte cinza que vem da cabeça feita provavelmente por carbono.

Assim você pode alterar a paleta para um formato diferente que seja mais fino, isso se existir mesmo um assim, o intuito dessa prática é mais para trocar por uma paleta de formato diferente.

Primeiro você tem que encontrar o kit correto para o modelo da sua raquete Head, vi que nas lojas brasileiras online possuem alguns, depois precisa remover com algo bem quente a paleta que vem na sua raquete.

No vídeo abaixo mostra o processo, o rapaz informou que secador de cabelo não é quente o suficiente, tem que ser algo como um soprador de ar quente, depois de tirar a paleta antiga, ele usa uma fita dupla face bem fina para colar a nova paleta no cabo, para colar o Butt Cap ele precisou usar uma máquina de grampear superfícies rígidas, mas algumas pessoas usam cola para colar essa peça.

E se você ainda não tem uma raquete da Head, eu fiz uma matéria mostrando os 7 melhores modelos da marca, você pode acessar clicando aqui.

Tem como diminuir a grossura do cabo de uma raquete de Tênis?

Dá para diminuir a grossura simplesmente adicionando um Replacement Grip ou Cushion grip mais fino e não adicionando Overgrips, porém, não dá para diminuir mais do que isso.

Se você quiser manter o cabo de sua raquete mais pesado e não muito grosso, o melhor é usar Replacements Grips de couro, eles são finos e pesados, tem também alguns Overgrips como o Wilson Pro Sensation Feel que são muito mais finos que o normal, assim você vai poder usar em cima do Grip de couro e mantê-lo por mais tempo sem aumentar a grossura do cabo.

É uma péssima ideia você tentar diminuir a grossura do cabo raspando ele, até mesmo por conta da forma como as raquetes modernas são criadas. São várias as complicações que você pode adicionar na sua raquete se tentar fazer isso.

Conseguir raspar um lado do cabo de forma reta e sem deformidades usando algum instrumento e fazendo à mão já é bem difícil e qualquer erro pode fazer você perder sua raquete, ainda mais se você tiver que fazer isso 8 vezes (o cabo tem 8 lados) sem deixá-los tortos e na mesma altura, é praticamente impossível.

Antigamente era usada uma técnica para raspar e diminuir o cabo da raquete, mas antes dava certo porque era raquete de madeira e a madeira é muito mais fácil de trabalhar do que o material rígido que vem atualmente no cabo das raquetes.

Como aumentar o cabo da raquete de Tênis

Você pode aumentar o cabo da raquete de Tênis através de um Engrossador de Grip (Grip Build Up) ou simplesmente adicionando um Replacement Grip mais grosso e ou mais Overgrips no cabo.

Aumentando o cabo com Grip Build Up

Vamos dizer que você tenha comprado uma raquete e logo depois de usar tenha descoberto que o cabo dela é muito fino para você, agora vamos supor que você não goste de encher o cabo de Overgrips e só gosta de usar Cushion Grips.

Ou talvez você goste de sentir as laterais do cabo da raquete e adicionar mais Overgrips acaba arredondando demais o cabo e fazendo você perder essa sensibilidade.

Para esse caso você pode usar um produto chamado Engrossador de Grip ou Grip Build Up, última vez que olhei, dá para comprar pela internet nas lojas brasileiras e está na faixa de 40 reais um pacote com 10 unidades.

Um dos problemas em adicionar o Engrossador de Grip ou Grip Build Up é o peso, o cabo da raquete acaba tendo mais peso que o normal e talvez seja bom você medir o equilíbrio da raquete e tentar balancear isso de alguma forma.

Nessa matéria aqui (clique para acessar em outra aba), eu falo sobre o equilíbrio da raquete, como o peso na cabeça e no cabo podem modificar as características de uma raquete e como você faz para descobrir o equilíbrio dela.

O Engrossador de Grip é uma faixa preta que você coloca no cabo e esquenta para ela colar nele e ficar bem firme, ela adiciona em torno de 1/8 de polegada na grossura do cabo, você pode colar mais de um no mesmo cabo para aumentar mais ainda.

O processo parece bem simples e se você não tiver um soprador de ar quente pode até mesmo usar um secador de cabelo, separei abaixo um vídeo de uma pessoa aplicando o produto.

Aumentando o cabo com Cushions e Overgrips

Agora, vamos imaginar que você queira engrossar o cabo de sua raquete de Tênis, mas você goste de Overgrips, então, basta adicionar mais de um Overgrip, alguns profissionais fazem isso como é o caso do Djokovic (clique e veja a matéria que fiz sobre a raquete que ele usa).

Caso você não se importe com um cabo de formato mais arredondado e acolchoado, existem no mercado alguns Cushion Grips diferentes que vão lhe dar isso e eles são bem mais grossos, é o caso do Wilson Pro Confort.

Eu comprei e usei esse Replacement Grip e achei que ele aumentou bastante a grossura do cabo, ele tem uma pegada diferente, não é aquela lisa e reta como dos outros, não é qualquer um que vai querer usá-lo, mas com certeza ele é confortável e minimiza a vibração no braço.

Pessoalmente, eu gosto mais dos Cushion Grips tradicionais, que são mais lisos e dá para mim sentir melhor as laterais do cabo.

Ainda nesse Post eu expliquei que não foi legal usar um Overgrip em cima do outro porque ao tirar o de cima, acabou danificando o de baixo e tive que trocar os 2 de uma vez, talvez um Cushion Grip mais grosso seja a melhor solução. Adicionar mais Overgrips ajuda também a manter melhor o equilíbrio da raquete, para que ela não fique com a parte do cabo tão pesada assim como acontece quando você adiciona um Engrossador de Grip.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes