Cabeça de raquete: Qual tamanho escolher


O tamanho da cabeça de uma raquete influencia muito mais do que você pode imaginar, se você está na caça por uma raquete, experimente tamanhos diferentes para sentir aquela que te agradar melhor.

Se você quer muita precisão, não precisa de potência e é um jogador experiente, as raquetes de cabeça menor são indicadas, caso você precise de um pouco de potência sem perder a precisão e ainda conseguir bom Topspin, as raquetes de tamanho médio são melhores, para iniciantes ou para quem precisa de muita potência, as de tamanho grande é a opção mais recomendada.

As raquetes de tamanho menor são chamadas de Mid, as de tamanho mediano de Mid-plus e as de tamanho maior de Oversize ou Oversized, há algumas pessoas que usam a nomenclatura Super Oversize para as raquetes de cabeça maiores.

É complicado dizer exatamente os valores que se enquadram em cada categoria de tamanho de raquete já que não há um valor regulamentado ou oficial, mas para você ter uma ideia, segue uma estimativa que fiz:

  • 97 ou menor: Mid
  • 98 até 100: Mid-plus
  • Maior que 100: Oversize
  • Maior que 110: Super Oversize

Uma boa forma de testar os tamanhos da raquete é pegar um modelo como a Blade da Wilson que tem em vários tamanhos e sentir aquela que te agradar mais. Se você realmente escolheu a marca Wilson, vale a pena olhar esse artigo aqui no blog com as melhores da marca.

Além de escolher o tamanho certo da cabeça de raquete, você tem que também encontrar o tamanho ideal do grip ou cabo da raquete de Tênis, para saber mais, clique aqui e abra em outra aba outro Post que fiz aqui no blog sobre isso.

Cabeça de raquete 98 ou 100: Qual é melhor

A diferença entre um tamanho 98 e 100 não parece ser grande, mas em uma cabeça de raquete de Tênis ela é notável, talvez não visualmente, mas com certeza na performance.

Esse pequeno espaço a mais da raquete de 100 aumenta a zona de impacto da bola nas cordas da raquete, quando isso acontece ela tem mais espaço para pegar um impulso maior e ser rebatida com mais potência.

Toda raquete possui o sweetspot, é a região central das cordas que é a mais ideal para rebater a bola e quando a cabeça da raquete é maior, essa região também é, ou seja, a raquete de tamanho 100 de cabeça é melhor para potência e para jogadores iniciantes e intermediários no Tênis.

Inclusive, eu fiz um guia sobre como escolher uma raquete para iniciantes e uma das recomendações é que ela tenha uma cabeça de tamanho 100 ou mais.

Se você já é um jogador intermediário a avançado, a raquete com cabeça 98 vai ser melhor, isso porque você já acerta a maioria dos golpes no sweetspot e não precisa de um maior, jogadores mais experientes conseguem gerar mais potência ao executar o golpe com uma boa técnica.

O que você ganha com a raquete 98 ao invés da de 100 é mais controle, você consegue colocar a bola melhor onde quer e sem perder a potência porque 98 não é um tamanho pequeno suficiente para você precisar do auxílio na potência.

Por isso é mais fácil achar jogadores profissionais com raquetes de tamanho 98 do que 100, principalmente no masculino já que o homem já gera naturalmente mais potência na bola do que a mulher.

Eu pessoalmente não usei por um longo período de tempo uma raquete de tamanho 100, só uma de 98, mas eu uso por bastante tempo uma de tamanho 97 e outra de 99 para fazer uma comparação e já noto a diferença, a primeira tem a corda mais firme e meu Slice sai mais naturalmente, a segunda é melhor para Topspin e acho mais fácil jogar na rede com ela.

Caso você tenha se interessado em uma raquete para controle, eu posso te ajudar melhor na escolha já que é o tipo de raquete que sempre procurei e usei, você pode acessar essa matéria que fiz aqui, você vai até mesmo perceber que algumas raquetes mesmo tendo tamanho 100 são boas para controle.

Quando é melhor escolher raquete Oversize

Se você sente que precisa de mais potência nos seus golpes, seja por sua estatura, idade ou limitação física, escolher uma raquete Oversize é uma ótima ideia. Com uma raquete assim você terá mais Spin e potência.

Quando a raquete é de tamanho bem maior do que o convencional, ela é chamada de Oversize, isso implica em uma raquete com bem mais potência, mas com um manuseio mais difícil e um controle de bola menor.

É uma questão física, uma raquete com cabeça bem maior é mais difícil para você mexer e golpear, ainda mais se for numa situação de ventos muito fortes, por isso alguns fabricantes optam por diminuir e balancear melhor o peso para ajudar nesse ponto, para saber mais sobre a distribuição de peso na raquete vá até essa outra página aqui do blog.

Com uma raquete Oversize você terá mais estabilidade na batida, como o sweetspot é maior, mesmo se a bola escapar um pouco do meio, ela ainda será arremessada com uma boa potência.

Entenda que em raquetes de cabeça bem maiores, você vai ter uma corda que é mais solta, isso por conta da distância maior da corda com as extremidades, isso quer dizer que se você encordoa sua raquete com uma certa corda a uma certa tensão, a mesma corda com mesma tensão será mais solta na raquete Oversize do que nas de cabeça menor, esse é mais um fator que aumenta consideravelmente a potência e também dá mais conforto ao seu braço que sofre menos.

Tamanho de cabeça de raquete mais comum

O tamanho de raquete mais popular varia entre 98 e 100, aliás, as raquetes mais vendidas no mundo todo são exatamente as de cabeça tamanho 98 e 100, os modelos que mais vendem da marca Wilson são aqueles de tamanho 98, as 3 principais raquetes da linha Babolat de tamanho 100 fazem muito sucesso (clique para saber mais sobre essas melhores raquetes da Babolat em outro artigo aqui do blog).

Apesar de sempre haver exceções, a seguir apresento uma relação do tamanho da cabeça da raquete com os tipos de tenistas e popularidades do cenário atual no Tênis.

  • 98 até 110: A maioria dos jogadores no mundo usam
  • 95 até 100: Tamanho das raquetes dos profissionais
  • Maior que 110: A minoria dos jogadores usam

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes