Qual a diferença entre Grip e Overgrip


Grip, Overgrip, Tourna Grip, Cushion Grip, Grip de couro normal e sintético, são tantos nomes que qualquer um fica desorientado, qual a diferença de cada um? Qual devo colocar na minha raquete? Aqui nesse guia vou te ajudar nessas questões.

O Grip, também conhecido como Cushion Grip é a fita que vem junto com a raquete quando você a compra, já o Overgrip é uma fita mais fina que você põe em cima do Grip.

Para se fixar melhor no cabo puro da raquete, o Grip normalmente possui uma superfície mais adesiva para pregar melhor do que a do Overgrip que não precisa já que ele vai em cima de um Grip.

É mais fácil encontrar Overgrips com cores diferentes do que o Grip.

Aplicar um Overgrip no cabo é mais rápido e fácil do que um Grip já que ele é mais fino e menos pegajoso.

Outra fita protetora do cabo da raquete muito famosa é a Tourna Grip, mas essa na verdade não é um tipo específico de fita, ela é uma marca que ficou muito popular por vários tenistas profissionais usarem por anos.

Propósitos das faixas no cabo da raquete de Tênis

Há 2 motivos principais para você usar uma dessas fitas no cabo de sua raquete, uma que é para a aderência, para que sua mão não escorregue e deixe a raquete cair durante o jogo e a outra é pela absorção do suor de sua mão.

Outro motivo pode ser para você ter mais conforto, para sentir melhor as arestas do cabo ou para mudar a grossura e formato dele.

Eu também escrevi uma matéria especial aqui no blog sobre os tipos de cabos de raquetes, qual tamanho de grip escolher e como fazer algumas modificações nele, clique aqui para abrir ela em outra aba.

Grossura do cabo não depende só do Grip e Overgrip

Pode ser que o seu objetivo é ter um cabo mais fino ou mais grosso e por isso você está buscando saber se deve usar o Grip ou Overgrip, mas saiba que as raquetes possuem uma grossura no cabo diferente.

Um mesmo modelo de raquete pode ter tamanhos de cabo diferente, quando falo tamanho não é a altura, mas sim a grossura, abaixo listei em ordem do mais fino para o mais grosso a nomenclatura que os fabricantes de raquetes de Tênis de quadra usam:

  • L0 (100-102 mm)
  • L1 (103-105 mm)
  • L2 (106-108 mm)
  • L3 (109-111 mm)
  • L4 (112-114 mm)
  • L5 (115-117 mm)

Para ter certeza, eu peguei uma trena e medi a circunferência do cabo das minhas raquetes, a diferença que notei de um para outro (ambas são da mesma marca e elas estão com o mesmo tipo de Grip e Overgrip) é que a L4 tem 5 mm a mais de largura do que a L3.

Na prática eu consigo usar raquetes do tipo L3 e L4 sem problemas com Grip + Overgrip, mesmo eu não tendo mãos grandes como normalmente os homens possuem, mas acredito que a minha não é a mais pequena possível mesmo eu sendo mulher.

Falo isso porque ouvi algumas recomendações de que mulheres devem escolher raquetes de tamanho L1 e L2, mas não leve isso tão a sério, a recomendação não é tão prejudicial porque é sempre mais fácil colocar mais Overgrips e aumentar o tamanho do cabo do que diminuir, mas não desista de comprar a raquete se ela só tiver no modelo L3.

O que tem debaixo do Grip de uma raquete de Tênis?

Se você tirar o Grip que vem na raquete ao comprar, você verá o cabo dela sem nada, em alguns parece a madeira, os tenistas não seguram direto no cabo porque machuca a mão, então eles sempre colocam uma fita para proteger a mão e absorver o suor que pode danificar o cabo se em contato direto.

Ao comprar uma raquete nova, ela vai vir com um Grip já aplicado no cabo, normalmente existem Grips de qualidade melhor para vender e por isso alguns tenistas tiram o original assim que compram uma raquete nova e eu recomendo que você troque ele o quanto antes, é realmente bem diferente a qualidade.

Toda essa cola antiga que fica no cabo é bom limpar ela antes de colocar outra fita.

Caso você tenha comprado uma raquete usada e queira saber se ela tem Overgrip ou Grip, basta retirar as fitas, se você ver que aparece o cabo da raquete sem nada é porque você acabou de tirar o Grip, se ver outra fita por baixo é porque você tirou um Overgrip que estava em cima.

Se o Overgrip ou Cushion Grip estiverem novos, você pode retirá-los com bastante cuidado para não rasgar e depois colocar eles de novo, a fita que fica em cima para prender pode perder a cola, basta usar uma fita isolante no lugar.

Posso usar um Overgrip no lugar do Grip?

Como dito anteriormente, o Grip é mais grosso do que o Overgrip, se você tirar o Grip e colocar o Overgrip direto no cabo original da raquete, ele não vai ficar com uma pegada acolchoada.

Você até pode usar o Overgrip sozinho no cabo, mas sua mão pode sofrer um pouco já que ele é mais desconfortável do que o Grip, no entanto, é você que decide o que é mais confortável ou não, alguns não acham tão irritante, e usar só o Overgrip dá mais sensibilidade com o cabo.

Alguns gostam de tirar o Grip da raquete e usar 2 Overgrips no cabo dela, assim o cabo não fica tão grosso, mas também não fica tão fino e desconfortável, o bom é que você conseguirá sentir bem as laterais do cabo.

A melhor forma de descobrir é tentando, para a maioria, usar só o Overgrip é pior pelo desconforto e alguns acreditam que o acolchoado do Grip ajuda a raquete a não tremer muito, mas cabe a você dizer isso porque pode ser que na prática não seja tão ruim e que a raquete nem vibre tanto.

Para experimentar, tirei o Cushion Grip da minha raquete e adicionei somente o Overgrip, na imagem abaixo eu filmei o cabo da raquete de perto para você ver como ficou, os lados não ficam tão arredondados como quando usamos o Overgrip em cima de um Cushion Grip.

Realmente é desconfortável com somente um Overgrip, eu joguei com a raquete assim por um tempo e dá muita sensibilidade na pegada, mas eu não achei muito bom.

Depois eu tentei usar 3 Overgrips, um em cima do outro sem nenhum Cushion Grip por baixo, isso ajudou bastante para melhorar o conforto e ficou legal, porém, eu notei que fazer isso iria me custar muito dinheiro, quando eu fui trocar o Overgrip de cima, ele acabou descascando o de baixo.

Por fim, notei que quando você quiser trocar de Overgrip, terá que trocar todos eles, quando trocamos o Overgrip que está em cima de um Cushion Grip, não há necessidade de também trocar o Cushion já que ele não é danificado quando tiramos o Overgrip.

Quantos Overgrips posso usar na raquete?

Não há uma regra que limite a quantidade de Overgrips que você pode colocar no cabo de sua raquete, o normal é usar de 1 a 2 de uma vez.

Os que usam 2 Overgrips querem deixar o cabo mais grosso, talvez porque eles possuem uma raquete de cabo tamanho L0 ou L1, ou simplesmente porque gostam do cabo maior.

Saiba que quanto mais Overgrips você colocar no cabo, mais arredondado ele vai ficar, se você gosta de cabos arredondados vá em frente e adicione mais Overgrips.

Já reparou que o cabo da raquete não é redondo e ele tem um formato octogonal? Muitos gostam de sentir o cabo menos redondo para poder saber onde está sua empunhadura, quando o cabo está redondo demais é difícil saber qual empunhadura você está usando.

Quanto mais fina for a proteção que você põe no cabo, mais sentido da empunhadura você terá.

Por que a maioria usa Overgrip?

O Grip que vem na raquete já é bem acolchoado e dá conforto, mas por que mesmo assim os tenistas usam um Overgrip por cima de um Grip?

Um dos motivos é que os Grips são mais caros, é natural ser assim já que eles são mais grossos, usam mais materiais na confecção, se você escolher só usar o Grip ele vai se desgastar e você terá que trocar bem mais rápido.

É mais econômico trocar mais o Overgrip do que trocar o Grip, quando você usa um Overgrip na raquete não quer dizer que você nunca mais precisará trocar o Grip que fica em baixo dele, mas vai levar muito tempo para isso, o recomendado é trocar o Grip depois que você fez umas 3 trocas de Overgrip.

Outro motivo para usar o Overgrip é que no mercado existem várias opções para absorver melhor o suor das mãos, o Tourna Grip é um deles.

Adicionando um Overgrip em cima de um Grip, você não vai deixar o cabo tão grosso assim porque o Overgrip é mais fino e essa nova faixa vai absorver o suor e evitar que o Grip em baixo se desgaste tão rápido.

Eu já joguei somente com o Overgrip, para mim funcionou muito bem até porque eu sempre joguei com uma raquete de tamanho L3, quando comprei uma raquete L4 eu somente usei ela sem o Overgrip e ficou ótimo, mas depois passei a usar o Overgrip nela e ainda assim não achei que engrossou a ponto de ficar ruim.

Tourna Grip é um Overgrip

Por ser tão fino quanto os Overgrips do mercado o Tourna Grip da cor azul que vemos nas raquetes de vários jogadores é na verdade um Overgrip e não um Grip igual aos que vem da raquete que sai da fábrica.

Isso não quer dizer que é proibido só usar o Tourna Grip sem o Grip por baixo, mas que o mais comum é colocar ele em cima de um cabo que já está coberto por um Grip.

Se você ficou interessado em experimentar o Tourna Grip, pode conferir o preço dele na loja Americanas clicando aqui. Eu usei e achei muito bom, ele é bem seco e realmente ideal para quem transpira muito.

Ao lado esquerdo o pacote de 3 e ao lado direito minha raquete com o Tourna Grip.

O Cushion Grip é um Grip

Nas lojas você vai encontrar para vender os Grips mais grossos que podem ser usados no lugar daquele Grip que vem na sua raquete, mas os fabricantes usam uma outra nomenclatura para não confundir o consumidor.

Você vai perceber na caixa de alguns Grips a nomenclatura “Cushion Grip”, alguns fabricantes a usam para você saber que esse na verdade é um Grip mais acolchoado do que o Overgrip e que ele é melhor usado para colocar no lugar do Grip que vem de fábrica.

Na caixa você também pode encontrar o nome “Replacement Grip” que é o Grip para substituir o Grip que vem direto no cabo da raquete, ou seja, é a mesma coisa que Grip e Cushion Grip.

Diferenças entre Grip e Grip de couro

Os Grips são feitos por vários fabricantes diferentes que usam materiais também diferentes, um dos mais populares materiais de Grip usados pelos profissionais é o couro natural.

A primeira diferença do Grip de couro para o Grip normal é que ele é mais fino, não tão fino quanto um Overgrip, mas mesmo assim mais fino que os Grips em geral.

Outra diferença muito importante é que o Grip de couro é mais pesado do que o Grip de outros materiais comumente usados.

Muitas vezes os profissionais preferem usar um Grip de couro pela sensibilidade que ele dá e também por aumentar o peso do cabo da raquete, dando mais controle para os seus golpes.

Os Grips de couro natural são os favoritos também por serem mais firmes do que os Grips comuns, eles são mais rígidos e menos pegajosos do que os Grips comuns e algumas pessoas gostam dessa sensação.

O mais comum é que os profissionais usam o Grip de couro natural e um Overgrip em cima dele.

Os jogadores mais iniciantes devem considerar se é prudente adicionar um Grip de couro natural em sua raquete ou não porque ele pode aumentar o peso dela e causar alguns problemas para o seu aprendizado.

Dê uma lida nesse outro post aqui no blog sobre o peso do Grip e Overgrip para você entender melhor essa diferença.

Agora a diferença que mais doí, é que o Grip de couro é muito mais caro do que um Grip normal.

Alguns Grips de couro preservam a cor natural marrom enquanto que outros são pintados de preto ou branco, pode até ter de outras cores, mas em geral não há muita variedade não.

Algumas marcas produzem um couro natural mais fino e outras um mais acolchoado, por isso vale testar marcas diferentes para encontrar aquele que é melhor para você.

Grip de couro sintético

Se você ver na caixa do produto a frase “Synthetic Leather”, quer dizer que o Grip em questão não é de couro natural, mas sim de Tecido Sintético (PU) que não é de origem animal, ele imita a sensação do couro natural na textura.

Por não preservar todas as características do couro original ele é muito mais barato, na verdade é o mesmo do que comprar um Grip sintético comum, mas com uma textura de couro, não espere os mesmos resultados do couro natural.

Mudando do Grip comum para o Grip de couro

Quem usava o Grip comum, aquele que vem na raquete ou que você normalmente compra por um preço mais camarada, e trocou para o Grip de couro, alega que a única desvantagem é que no início você vai sentir um desconforto na mão e ela pode até criar bolhas e calos, mas algumas pessoas conseguem se acostumar.

Caso você é um jogador não tão iniciante que já pode aguentar um pouco mais de peso na raquete e que não se importa em gastar mais, é uma boa ideia tentar o Grip de couro.

Eu pelo menos quero fazer isso um dia para saber se vale a pena ou não, por isso ser uma escolha bem pessoal, eu prefiro testar por mim mesma, se você também está na dúvida encorajo a testar também.

Apesar de ser mais caro, eu fico anos sem trocar o Grip porque também não jogo todos os dias da semana e uso Overgrip em cima, sem contar que o Grip de couro dura muito mais que o comum.

Se após o teste você perceber que o Grip ajudou muito no seu rendimento, pagar um pouco mais não é tão sacrificante, mas se o resultado for igual ou pior, é melhor continuar com o tradicional e mais econômico.

Posso usar o Grip em qualquer tipo de raquete?

Na prática sim, mesmo se sua raquete não for a de Tênis e for menor ou maior, o Grip, Tourna Grip e outros Overgrips em geral vão cumprir sua tarefa normalmente.

A única reserva é por conta do tamanho, mas normalmente os Grips e Overgrips sempre são um pouco maiores, você pode cortar o excesso se não couber tudo na raquete.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes