A raquete que o Roger Federer realmente usa


Um dos maiores ícones do Tênis é o Federer e muitos querem imitar tudo que ele faz, inclusive a sua raquete, após pesquisar bastante sobre a sua raquete atual e as que ele usou no passado, compilei nessa matéria tudo que descobri.

O Roger Federer usa a raquete Wilson Pro Staff RF97 Autograph com algumas modificações no peso desde 2014, a corda da sua raquete é uma híbrida entre a Wilson Natural Gut (Crosses) com a Luxilon Alu Power Rough (Mains).

Cada jogador altera a raquete para o seu próprio estilo de jogo e nem sempre é fácil comprar a mesma raquete que um tenista profissional usa, mas com a do Federer a tarefa é mais fácil, ele é tão popular que a Wilson produz o mesmo modelo que ele usa e vende abertamente para todos.

Caso você também tenha curiosidade em saber as especificações e modelos exatos de raquetes que o Nadal e o Djokovic também usam, pode acessar a matéria que fiz aqui para a do Nadal e aqui para a do Djokovic.

Diferente da raquete do Federer, as do Nadal e do Djokovic são modelos antigos que não são fabricados exatamente igual, você consegue comprar um modelo parecido da marca, mas é bem mais diferente e só mudar o peso não vai deixar as raquetes muito iguais.

As especificações da raquete do Roger Federer:

  • Peso sem cordas: 340g
  • Equilíbrio (Balance) sem cordas: 30.5 (12 pts Head Light)
  • Tamanho da cabeça: 97
  • Rigidez: 68
  • Cordas: Wilson Natural Gut (Crosses) e Luxilon Alu Power Rough (Mains)
  • Swingweight (Peso dela em movimento): 335 kg · cm2
  • Padrão de cordas: 16×19
  • Comprimento: 27in / 68.58cm
  • Espessura (Beam Width): 21.5mm / 21.5mm / 21.5mm
  • Composição: Kevlar (Aramida) trançado e Grafite/Fibra de Basalto
  • Tamanho do Grip: L3
  • Cushion Grip: Wilson Premium Leather
  • Overgrip: Wilson Pro Comfort
  • Fita de chumbo: No topo da cabeça da raquete abaixo da proteção dela

Na seção final desta matéria eu cito os valores de peso da raquete do Federer com as cordas e as faixas do cabo que também adicionam peso.

Curiosamente, o Federer é um dos poucos tenistas profissionais que não usa antivibrador, no lugar ele usa Power Pads (para mais detalhes vá ao final desse Post) e outro fato que diferencia sua raquete da maioria dos jogadores é o de que ele usa também uma peça chamada String savers (Bate forte) nas cordas.

Para você entender mais a fundo a composição da raquete, clique aqui e acesse a matéria que fiz sobre os materiais ao qual as raquetes de Tênis são feitas.

As raquetes que o Federer usou ao longo dos anos

O que drasticamente mudou da raquete que o Federer usa atualmente com as mais antigas dele foi o tamanho da cabeça que agora está bem maior.

A primeira raquete que ele usou como profissional até o ano de 2002 foi a Wilson Pro Staff 85, depois ele foi pintando com as mesmas cores de outros modelos até que trocou para a Wilson Pro Staff 90 e continuou pintando ela ao longo dos anos até trocar pela atual.

Como o nome das raquetes sugere, ele começou com uma de cabeça tamanho 85, foi para 90 e agora está com uma de tamanho 97.

Dá para comprar a Wilson Pro Staff RF97 Autograph?

É possível comprar a raquete do Federer, há várias lojas brasileiras que vendem a Wilson Pro Staff RF97 Autograph.

Há também a versão comum desse modelo, a Wilson Pro Staff 97, elas são bem parecidas, mas a Pro Staff 97 é mais amigável para jogadores amadores e sua configuração é a de uma raquete mais leve e menos rígida.

A diferença da Wilson Pro Staff RF97 Autograph que o Federer usa e a que é vendida é mínima, o que pode mudar é ela ser um pouco mais pesada e ter um Swingweight maior (para saber o que é isso clique e acesse uma matéria que escrevi).

Se você não está familiarizado com as configurações de uma raquete, saiba que uma raquete da mesma marca e modelo nem sempre terá a exata configuração de outra igual, dentre alguns fatores, o processo de criação de raquete é feito em grande parte manual.

Eu recomendo que você acesse essa matéria que fiz aqui no blog sobre todo o processo de criação de uma raquete para que você tenha uma ideia melhor de como é.

Você deveria usar uma raquete igual à do Federer?

Provavelmente não, a raquete idêntica a dele é indicada para um tipo de jogador profissional que gosta de raquetes pesadas e poucos tenistas recreativos se encaixam no perfil.

Mas eu sempre digo que é válido você querer uma raquete exatamente igual à do Federer para poder jogar de vez enquanto no caso de você ser fã dele, não vejo muito problema nisso já que você terá a sua raquete para jogar e a dele para usar de vez enquanto.

Se você quer uma raquete parecida com a dele, mas não com todas as especificações iguais, eu recomendo que você use a Wilson Pro Staff 97, ela é mais leve e mais fácil de usar e ainda possui o visual e características parecidas com a do Federer.

O bom em usar esse modelo é que você vai poder jogar com uma raquete igual a dele sem que seu braço sofra ao longo do tempo e as chances de lesões diminuem bastante.

Na Netshoes você encontra os modelos da Pro Staff 97 e também da Pro Staff 97L (clique para ir na loja) que é uma versão da raquete mais leve ainda, a original já é mais leve que a 97 Autograph, mas ainda assim ela é pesada para jogadores iniciantes e a 97L é melhor para quem está começando.

Eu recomendo esses modelos da Pro Staff 97 ou 97L ao invés da Autograph caso você queira usar essa raquete por um período prolongado, eu particularmente não iria estranhar essa raquete já que uso uma Yonex de cabeça 97, porém a Yonex é conhecida por ter um sweetspot (área de contato ideal) maior do que as outras marcas.

A raquete Pro Staff 97 se encaixa no tipo de raquete para controle, eu fiz uma lista das melhores raquetes desse tipo aqui nesse link, e ela está no primeiro lugar.

Criando uma raquete parecida com a do Federer

Para te ajudar na tarefa de criar uma raquete o mais parecido possível com a do Roger Federer, eu reuni algumas informações do que pesquisei.

Para melhores resultados, use uma Wilson Pro Staff RF97 Autograph e faça algumas modificações nela, você até pode usar a Wilson Pro Staff 97, mas vai ser mais difícil igualar as especificações de peso e Swingweight, sem contar que a rigidez dela é diferente e isso não dá para mudar.

No vídeo do canal Tennis Spin do Youtube, o dono de uma loja de artigos para tenistas no Estados Unidos possui uma das raquetes que o Federer usou no US Open de 2015, época ao qual ele já usava a sua raquete atual.

Se você for recriar uma raquete o mais próximo possível da do Roger Federer eu recomendo que você assista, para facilitar eu vou escrever abaixo o peso e algumas informações que ele mediu diretamente da raquete do Federer:

  • Peso total: 364.5g
  • Swingweight: 345 kg · cm2
  • Equilíbrio (Balance): 31.5 (9 pts Head Light)
  • Fita de chumbo: 3g de fita no topo da cabeça da raquete

É interessante que no vídeo ele compara a raquete do Federer com a raquete de um dos seus clientes que é o modelo vendido para todos nós, ele percebe que a que o Federer usou é um pouco menor e mais larga para os lados.

Essa anomalia pode ser explicada devido ao fato do Federer usar cordas híbridas em sua raquete, ele usa uma corda de Tripa Natural na vertical (Main) e essas cordas conseguem segurar a tensão por mais tempo que a corda usada na horizontal (Cross).

A tensão da corda na vertical puxou a cabeça da raquete para baixo e a falta de tensão igual nas cordas da horizontal pode ter deixado os lados mais largos.

O encordoamento que o Federer usa

As cordas usadas pelo Federer são vendidas em um pacote individual para um encordoamento, ele é chamado de Wilson Champions Choice, porém eu não achei ele para vender aqui no Brasil, o melhor é comprar um pacote de cada uma.

Clique aqui para ver o preço na loja Decathlon da Luxilon Alu Power Rough. A Wilson Natural Gut você consegue encontrar em algumas lojas online de artigos para tenistas e no Mercado Livre.

Depois de encordoar você deve usar os String Savers (Bate Forte), são umas pecinhas que você aplica em determinadas partes da corda da raquete para que ela dure mais tempo. Faça isso primeiro e somente depois pinte a logo da Wilson nas cordas, porque na raquete dele é feito dessa maneira.

É por conta da corda de Tripa Natural que ele usa essa peça, assim ela dura um pouco mais, para saber mais detalhes dos tipos de corda e suas particularidades, confira esse Post aqui no blog sobre o assunto.

Nas lojas online aqui do Brasil tem String Savers para Badminton, mas aparentemente é o mesmo que pode ser usado para raquete de Tênis, clique aqui para conferir na loja Americanas.com, o modelo é de cor branca.

Aliás, eu fiz uma matéria aqui nesse link falando das diferenças entre o Badminton e o Tênis de quadra.

Para te ajudar a colocar os String Savers, separei o vídeo abaixo de uma pessoa colocando eles na raquete no mesmo lugar que o Federer usa nas cordas dele, está em inglês, mas só de ver já dá para entender como é o processo.

A tensão que o Roger Federer usa na sua raquete pode variar ao longo dos anos, de acordo com o clima e também ele pode ter raquetes com tensões diferentes e usar na mesma partida.

Dá para saber a tensão através de um adesivo que o encordoador pessoal dele sempre deixa na raquete, algumas pessoas que tiveram acesso a raquete dele já encontraram ela com o valor de 27kg ou 59.52 lbs na corda Main (vertical), no vídeo que compartilhei nesse Post o adesivo indica 25.5kg ou 56.21 lbs, essa seria a tensão na corda Crosses (horizontal).

Conforme já mencionei em um Post que fiz anteriormente sobre tensão de cordas (clique para ler ele), essa tensão que ele usa é relativamente alta e para não lhe dar problemas com o braço é bom evitar de usar uma raquete com uma tensão assim.

O chumbo que o Federer usa na raquete

Não dá para perceber só olhando a raquete do Federer, mas no vídeo o rapaz mostra que por baixo do protetor de cabeça da raquete o Federer usa uma fita de chumbo.

Ele diz que a fita de chumbo vai do segundo buraco das cordas principais (Mains) até o segundo buraco do outro lado das cordas principais. A foto abaixo ilustra melhor para você ter uma ideia do tamanho da fita e local.

Tem um outro vídeo onde a mesma pessoa tenta recriar a raquete do Federer passo a passo e você pode logo abaixo, lá mostra ele tirando o protetor da cabeça para colocar as fitas de chumbo.

Ele pega a fita de chumbo de 3 gramas, parte ela em dois pedaços iguais, coloca na raquete e depois coloca o protetor de cabeça em cima dela.

No mesmo vídeo ele também mostra como adicionar os Power Pads que o Federer usa no buraco da parte de baixo por onde passa as cordas, para fazer essa operação tem que ser a pessoa que está encordoando a raquete, então procure saber de alguém que pode fazer isso.

Power Pads na raquete: São pedaços de couro que são colocados entre as cordas e a raquete no buraco da corda principal na parte de baixo, eles servem para melhorar a vibração transferida da raquete para o braço.

Os Power Pads eram muito úteis na época das raquetes de madeira já que o ângulo das cordas era diferente e eles ajudavam na longevidade das cordas de Tripa Natural que eram as mais usadas em raquetes.

Foto tirada do vídeo no Youtube focado no Power Pads da raquete do Federer.

Nas raquetes atuais eles não são vitais como antes e você pode usar antivibradores para ajudar a diminuir a vibração, alguns jogadores como o Roger Federer, Grigor Dimitrov e Juan Martin Del Potro ainda usam em suas raquetes porque eles se acostumaram com eles.

Eu nunca vi para vender os Power Pads em lojas brasileiras, no exterior eles são vendidos, mas você mesmo pode fazer os seus, basta cortar pequenos pedaços de couro no tamanho correto.

Na segunda parte do vídeo do dono da raquete que o Roger Federer usou no US Open de 2015, ele explica como aplicou silicone dentro do cabo da raquete para igualar o peso e Swingweight da raquete do Federer.

O Butt Cap da raquete do Federer

No vídeo é mostrado que a raquete do Federer possui um Butt Cap diferente do que vem da Pro Staff 97 Autograph, aparentemente é o mesmo encontrado nos outros modelos de raquete da Wilson.

O Butt Cap é aquela peça que fica no final do cabo da raquete, ela varia de tamanho e formato para as marcas e modelos de raquetes, eu tenho uma matéria completa sobre o cabo da raquete e comento sobre isso, recomendo que você dê uma lida nela, clique aqui para acessar.

A diferença desse Butt Cap para o da Autograph é que ele é um pouco mais arredondado nas laterais e para quem gosta de segurar o fim do cabo no meio da palma da mão vai sentir que ele causa menos bolhas e feridas na mão.

Nas raquetes da Wilson é possível trocar o Butt Cap, você pode fazer isso já que não requer muito conhecimento, mas essa operação não deve ser subestimada, você precisa saber o que está fazendo para não danificar seu equipamento.

Em sites como o eBay você até encontra Butt Caps, mas em lojas para tenistas online brasileiras é bem difícil achar, no exterior as lojas costumam vender, se você mora nos EUA ou vai para lá, vai conseguir comprar um sem grande dificuldade.

Pode ser que no momento em que você estiver lendo essa matéria já tenha lançado um novo modelo da Autograph com um Butt Cap igual ao que o Federer usa, aliás a Wilson poderia muito bem realizar essa alteração, se esse for o caso você não vai precisar alterar ele.

Overgrip e Cushion Grip usados na raquete do Federer

O Federer usa um Cushion Grip de couro, o Wilson Premium Leather, ele não é fácil de achar para comprar nas lojas onlines brasileiras, mas talvez você dê sorte e tenha em estoque.

Na falta do Cushion de couro da Wilson, você pode adicionar em sua raquete um de outra marca, você pode consultar outros modelos clicando aqui para ir no site da loja Americanas.

O Overgrip que ele usa é o famoso Wilson Pro Comfort da cor branca, você encontra ele para comprar na loja Americanas, clique aqui para acessar em outra aba.

Aliás, esse foi um dos melhores Overgrips que já usei, comprei ele justamente porque fui criar uma raquete igual à da Simona Halep (sou fã dela) e ela usa esse mesmo Overgrip, você pode conferir a matéria que fiz aqui sobre a raquete dela caso tenha ficado curioso em saber mais.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes