A raquete que o Tsitsipas realmente usa


Você é fã do Stefanos Tsitsipas e quer uma raquete igual a dele? Saiba que nem sempre a raquete que um tenista endossa é a que ele usa e aqui você vai saber melhor sobre a raquete do Tsitsipas.

É de conhecimento que a raquete que o Stefanos Tsitsipas realmente usa é um modelo antigo da Wilson Blade 98, a versão BLX de 2013 que é pintada para se parecer com as versões mais novas que possuem uma tecnologia parecida, mas com pequenas diferenças.

Se você quiser jogar com uma raquete igual a dele terá que encontrar essa mesma versão e ainda modificá-la para atingir um peso e características mais parecidas possível. Para te ajudar nessa tarefa, confira como é a raquete dele.

As especificações da raquete do Tsitsipas:

  • Peso total: 315,6 g (sem cordas)
  • Equilíbrio (Balance): 8 pts Head Light
  • Tamanho da cabeça: 98
  • Rigidez: 68
  • Tensão das cordas: 53 a 55 lbs
  • Cordas: Luxilon 4G 1.25 mm
  • Swingweight (Peso dela em movimento): 308 kg · cm2
  • Padrão de cordas: 18×20
  • Comprimento: 27 polegadas
  • Composição: Grafite trançado e Basalto
  • Overgrip: Wilson Pro Overgrip branco (clique para consultar o preço na loja online)

Os valores citados acima é uma estimativa e é bom lembrar que as raquetes do mesmo modelo podem possuir uma pequena variação nas especificações, sem contar que além disso, os rumores indicam que o Tsitsipas usa um molde um pouco diferente dessa BLX de 2013, mas o importante é que elas estejam o mais próximo possível do valor da raquete que ele usa.

O Balanço de peso ou equilíbrio da raquete é de 31,7 cm ou 8 pts Head Light, para entender melhor essa nomenclatura e o que ela significa, acesse essa matéria aqui que fiz sobre o assunto.

A corda que ele usa em toda a raquete é normalmente entre as tensões 53 e 55, é a Luxilon 4G 1.25 mm (acesse os preços dessa corda na lojas Americanas online).

Dá para comprar a raquete do Tsitsipas?

Encontrar a Blade BLX 98 é difícil por ela ser um modelo bem antigo, mas você pode usar um modelo mais moderno da Blade 98 que estará tudo bem, o bom é que normalmente as raquetes mais novas são até melhores que as antigas em termos de tecnologia.

Como todo jogador profissional de tênis, o Tsitsipas prefere sempre jogar com o mesmo tipo de raquete independente se a tecnologia dela é mais moderna ou não, então por isso ele não fica sempre mudando para o novo modelo para que ele não tenha que se adaptar sempre a uma raquete diferente.

O bom para nós consumidores é que sempre encontramos no mercado uma raquete que facilita mais o manuseio e que nos ajuda mais ainda a jogar melhor.

A Wilson Blade 98 v.7 (clique aqui para ver o preço dela na Americanas), por exemplo, é uma Blade com características parecidas que você pode adquirir para modificar para deixar o mais perto do modelo que o Tsitsipas usa.

Configurações da Wilson Blade 98 v.7

  • Peso total: 305 g (sem cordas)
  • Equilíbrio (Balance): 7 pts Head Light (sem cordas)
  • Tamanho da cabeça: 98
  • Rigidez: 68
  • Swingweight (Peso dela em movimento): 334 kg · cm2
  • Padrão de cordas: 18×20
  • Comprimento: 27 polegadas
  • Composição: Grafite trançado e Basalto

Não sei ao certo se ele usa fita de chumbo na cabeça da raquete, mas ele coloca 10 gramas de resina dentro do cabo.

Curiosidade: Outros tenistas famosos que usam essa mesma raquete de 2013 é o David Goffin e o Milos Raonic.

Você deveria usar uma raquete igual?

Pelo tamanho da cabeça da raquete ser 98, ela já é uma raquete recomendada para quem já joga Tênis faz algum tempo, então se você é um completo iniciante essa configuração pode te atrapalhar mais do que ajudar.

Essa raquete é boa para quem gosta de atacar a bola mais chapada e contar com um aro que te ajuda a ter mais precisão unido com a potência.

A corda que ele usa nessa raquete não é para iniciantes, ela é bastante rígida e com a tensão que ele usa pode ser bem desconfortável, recomendada só para quem joga faz muito tempo e está acostumado a acertar o centro da corda na grande maioria das rebatidas.

Apesar de saber disso tudo, não vejo nada de errado em usar essa raquete de vez enquanto só por diversão, se você realmente quer saber como é usar uma raquete de profissional e já possui sua raquete para uso normal, adquira uma dessas e seja feliz.

Você ainda pode mudar a corda e sua tensão para te ajudar a jogar com ela com mais facilidade.

Criando uma raquete parecida com a Wilson Blade 98 BlX

Para se aproximar das configurações da Blade 98 BLX, você pode comprar a Wilson Blade 98 v.7, adicionar 10 gramas de resina dentro do cabo, e acrescentar o famoso e muito bom overgrip branco da Wilson, o Wilson Pro que já usei e gostei muito, existem várias versões dele, a que experimentei foi a “Comfort” que é mais fácil encontrar em pacotes grandes.

Se você não quiser arriscar e comprar um overgrip que não conhece, pode pegar o pacote de 3, mas é mais difícil encontrar ele assim, na minha busca achei a versão “Absorbent” que deve ser também boa, principalmente para quem soa mais, veja o preço do pacote de 3 aqui na loja.

Caso você já conheça esse overgrip, compensa muito comprar o pacote com mais já que o preço unitário dele vai ser menor.

O Tsitsipas não usa antivibrador na raquete, e sua corda é a Luxilon 4G 1.25 mm com tensão entre 53 e 55 libras de acordo com as condições em que ele for jogar.

Em resumo é isso, não é muito difícil fazer uma raquete parecida com a do Tsitsipas para você poder jogar.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes