A raquete que Rafael Nadal realmente usa


Descubra qual raquete o Rafael Nadal realmente usa com as especificações dela já modificada, que tipo de Grip e corda que ele utiliza e um pouco sobre outras raquetes que ele já usou.

O Rafael Nadal usa a Babolat AeroPro Drive de 2005 com a pintura da raquete que ele endossa que é a Babolat Pure Aero, além disso ele a modificou adicionando pesos nela.

Para saber qual raquete o Federer usa clique aqui para ir em outro Post que fiz e para a raquete do Djokovic clique nesse link para abrir outra matéria aqui no blog.

As especificações da raquete do Nadal com modificações:

  • Peso total: 340g
  • Equilíbrio (Balance): 33,3 (3 ou 4 pts head light)
  • Tamanho da cabeça: 100
  • Rigidez: 72
  • Tensão das cordas: 56.2 lbs
  • Cordas: Babolat RPM blast 1.35
  • Swingweight (Peso dela em movimento): 361 kg · cm2
  • Padrão de cordas: 16×19
  • Comprimento: 27in / 68.58cm
  • Espessura (Beam Width): 23mm /26mm /23mm
  • Composição: Grafite
  • Tamanho do Grip: 4 1/4 (L2)
  • Cushion Grip e Overgrip: Babolat Syntec Pro Black + Babolat Vs Original White
  • Pesos adicionados: 12g de fita de chumbo às 12 horas da cabeça e 5g de peso no cabo
  • Antivibrador: Babolat Custom Damp

O peso total citado acima inclui a adição das fitas de chumbo, do antivibrador, das cordas e do Grip e Overgrip. Esse é um dos aspectos que muda com o tempo na raquete dele, normalmente ele adiciona mais peso, então tenha em mente que esse é um valor aproximado com base na raquete dele em um determinado ano.

Você pode ver um vídeo de uma das raquetes do Nadal filmada por um dono de uma loja que possui ela, Nadal usou ela em 2008 ao vencer uma batalha épica contra Roger Federer na final de Wimbledon, aparentemente essa é a mesma raquete que ele segurava ao comemorar a vitória.

Dizem que o Rafael Nadal usa 2 overgrips sem aquele Grip de fábrica que é mais acolchoado, mas na imagem do vídeo parece que ele usa um Grip e 2 overgrips, pelo menos é o que parece já que as linhas do cabo não aparecem muito e ele é bem arredondado.

Eu explico melhor a diferença entre Grip e overgrip aqui nessa outra matéria caso você tenha ficado com alguma dúvida.

Dentro do cabo da raquete ele usa silicone para adicionar peso. Na corda está escrito Babolat Pro Hurricane Tour 1.38, essa corda é uma co-poliéster, talvez depois de 2008 ele tenha mudado para a Babolat RPM blast 1.35, não sei dizer se foi esse o caso.

Quando jogava no juvenil, Nadal usava a Babolat Soft Drive e depois mudou para a Babolat Pure Drive.

A Pure Drive é uma ótima raquete, eu inclusive escolhi ela como a segunda melhor raquete para Spin aqui nessa matéria e também como a melhor em geral da marca Babolat aqui nessa outra matéria, nessa última eu comparo elas e apresento a diferença de uma para a outra.

A Babolat Soft Drive tem a mesma moldura da Pure Drive, mas a composição dela é diferente, além do Grafite, ela é feita com 20% de fibra de vidro que a deixa mais suave, seu peso e rigidez é bem menor.

Se você ficou interessado em saber mais sobre a composição das raquetes de Tênis, recomendo que acesse essa outra matéria que escrevi aqui no blog.

Rafael Nadal se tornou profissional no Tênis em 2001 e em 2004 a Babolat começou a criar uma raquete mais apropriada para o estilo dele que gerasse mais Spin e então surgiu a AeroPro Drive um ano depois.

Fato curioso: O Nadal usa um dispositivo eletrônico dentro da raquete que coleta informações da performance dela durante as partidas para a equipe da Babolat analisar essas informações.

A seguir confira imagens da raquete do Nadal com a pintura da Pure Aero sendo preparada para ele.

Dá para comprar a Babolat AeroPro Drive?

Infelizmente será muito difícil você encontrar o mesmo modelo que o Rafael Nadal usa, ele é de 2005 e sua produção foi descontinuada, mas é possível encontrar ela usada, principalmente em sites internacionais.

A alternativa é comprar a raquete sucessora da AeroPro Drive a Pure Aero, você vai encontrar ela na maioria das lojas brasileiras, depois basta customizar ela para ficar parecida com a que o Nadal usa. Confira os modelos e preços da Pure Aero na loja online Americanas.

Você deveria usar uma raquete igual?

Para a maioria das pessoas não é recomendado você usar as mesmas especificações da raquete do Nadal, até porque o peso do movimento dela é muito maior do que um tenista recreativo pode aguentar.

Se você está acostumado com raquetes pesadas e joga com os movimentos próximos do de um profissional poderá usar a raquete, só não é garantido que ela será a melhor para você, é tudo uma questão de gosto.

Se eu fosse fã do Nadal eu não perderia a chance de modificar uma raquete para ficar parecida com a dele só para jogar de vez enquanto, assim eu ainda teria a minha raquete principal que usaria por mais tempo e utilizaria a modificada ocasionalmente só por diversão.

Criando uma raquete parecida com a do Rafael Nadal

Para criar uma raquete parecida com a do Nadal você pode usar a Pure Aero Plus que já tem um Swingweight maior que a Pure Aero comum, porém o equilíbrio da cabeça dela é de 6 pontos HL enquanto que o da Pure Aero normal é 4 pontos HL, o mesmo da do Nadal.

Caso você tenha a sua disposição uma máquina para medir o Swingweight ou peso em movimento da raquete, você pode testar se a adição da fita de chumbo na ponta da raquete vai modificar esse número, eu acredito que sim já que será aplicado na ponta e isso vai deixar a raquete menos leve na cabeça, menos Head Light, então pode ser que mude de 6 para 4 pontos Head Light.

As configurações de fábrica da Pure Aero Plus:

  • Peso com cordas: 320.35g
  • Equilíbrio (Balance): 6 pts Head Light
  • Tamanho da cabeça: 100
  • Rigidez: 69
  • Swingweight (Peso dela em movimento): 333 kg · cm2
  • Padrão de cordas: 16×19
  • Comprimento: 27in / 68.58cm
  • Espessura (Beam Width): 23mm /26mm /23mm
  • Composição: Grafite

O máximo que dá para fazer é chegar a um valor aproximado, dá para adicionar também mais peso no cabo usando um Grip de couro ou adicionando peso dentro dele.

Você pode usar o vídeo do início dessa matéria para saber onde exatamente colocar a fita de chumbo na cabeça da raquete.

Eu tirei uma foto e colori de azul o local onde a fita deve ficar, no caso ele adicionou dentro do plástico protetor da cabeça, você conseguirá fazer isso se sua raquete não tiver encordoada ou pedir para o encordoador aplicar a fita para você.

A fita foi aplicada nos dois lados da cabeça da raquete começando da corda 4 contando de cima para baixo, na corda horizontal (Cross).

Não se esqueça de medir o equilíbrio da raquete para ela ficar com o valor mais parecido com a do Nadal.

Para entender melhor sobre o equilíbrio da raquete visite essa outra página aqui no blog, lá tem explicando o que é isso e porque é importante que essa medida esteja igual se você quiser uma raquete parecida.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes