Por que os tenistas comem banana?


Você já se perguntou porque será que sempre há um tenista comendo banana durante o intervalo de uma partida? Eu sempre soube que essa fruta dá energia para atletas, mas fui a fundo para saber porque eles escolhem logo a banana e não outro alimento.

Geralmente os tenistas gostam de comer banana durante os intervalos do jogo porque ela é rica em vitaminas, ajuda a evitar câimbras e dá energia para eles, além de ser fácil comer, por isso ela é a favorita.

A banana é um alimento muito prático, fácil de descascar e de mastigar, ótimo para quando temos somente alguns minutos antes de voltar para a partida.

Eu também escrevi uma matéria sobre usar o Tênis para emagrecimento, se o assunto te interessa eu recomendo que você leia ela, clique aqui para abrir ela em outra aba.

O que é bom na banana para quem joga Tênis

É por conta do Potássio e dos Carboidratos que são abundantes na banana que ela é tão consumida por tenistas.

O Potássio age tão bem quanto aquelas bebidas de esporte já que ele é um eletrólito que evita a desidratação do corpo, alguns cientistas até mesmo fizeram alguns estudos que indicam que as bananas são mais eficazes ainda do que as bebidas esportivas para recuperar energia.

O Potássio também ajuda contra a hipertensão e previne fadigas musculares.

Se uma banana pesa uns 125 g, ela tem 450 mg de Potássio, o recomendado pela Organização Mundial de Saúde é que uma pessoa consuma 3.510 mg de Potássio por dia.

Para você ter uma ideia, se o seu corpo ficar com muito pouco Potássio ele vai ficar mais fraco, as câimbras vão começar a aparecer e você vai se sentir sem energia.

Os Carboidratos são a principal fonte de energia que o nosso corpo usa e uma banana fornece cerca de 20 g, quando fazemos atividades físicas como jogar Tênis o nosso corpo precisa de aproximadamente 30 a 60 gramas a cada hora de atividade.

As bananas também possuem outros minerais e vitaminas que são bons para a saúde dos músculos.

Motivos para não exagerar no consumo

É de comum senso que alimentos em excesso demais podem trazer problemas para o organismo, quando a banana é comida em quantidades a mais ela provoca sintomas que um tenista não desejaria durante uma partida, como:

  • Sonolência
  • Dor de cabeça
  • Dor no estômago

Comer banana em excesso pode fazer mal, mas o que é excesso? Cada organismo reage de uma forma a alimentos diversos e o mesmo acontece com a banana, algumas pessoas não conseguem comer uma banana que já sentem mal, se você tem esse tipo de intolerância é melhor escolher outro alimento para comer durante suas partidas de Tênis.

Você sabia que existe a overdose de Potássio? Quando um organismo ingere muito dessa substância ela faz o coração parar, mas para a banana agir de forma tão severa assim a pessoa teria que comer umas 400 bananas por dia, o que seria muito exagero.

Pessoas que possuem problemas com os rins devem também evitar o consumo excessivo da banana já que elas são mais suscetíveis aos efeitos do Potássio em grande quantidade.

Se você não pode comer bananas ou simplesmente não gosta da fruta, pode trocar ela por outros alimentos ricos em carboidratos que são fáceis de comer durante os intervalos das partidas.

Os tenistas profissionais e as bananas

Alguns tenistas preferem comer a fruta durante os intervalos enquanto que outros preparam ela em um líquido concentrado, dessa forma eles não precisam se preocupar da banana ser amassada dentro da raqueteira.

O que se sabe é que os tenistas profissionais comem banana antes das partidas também, assim desde o começo eles já vão ter energia de sobra já que o organismo já terá absorvido todos os benefícios dessa fruta.

Na realidade faz muito mais sentido comer bananas antes da partida porque em média o organismo leva 30 minutos para digerir essa fruta e uma partida de Tênis dura entre 1 e 2 horas na maioria dos casos (Clique aqui para ler uma matéria sobre a duração de uma partida de Tênis de quadra aqui no blog.

Algo interessante de observar é que nem sempre o tenista profissional come uma banana inteira, eles dão somente uma mordida ou comem só até a metade.

Curiosidade: A cada ano são consumidos uma média de 5 mil quilos de banana no torneio de Wimbledon.

Durante o Australian Open, a tenista Coco Vandeweghe se recusou voltar à partida porque não tinha bananas para ela comer, depois de um tempo as bananas chegaram, ela comeu e voltou na quadra para sacar e ela recebeu um aviso de violação de tempo por demorar demais para voltar ao jogo.

Se você ficou curioso em saber mais sobre as violações de tempo e outros aspectos das regras do Tênis de quadra, sugiro que visite essa matéria aqui que fiz nesse mesmo blog.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes