Saiba a diferença entre Tênis e Frescobol


Conheça as diferenças entre o Tênis e o Frescobol, ambos são esportes de raquete e bolinha, mas os dois são bem diferentes com relação à dinâmica, quadra e materiais usados.

O Tênis é jogado em uma quadra separada por uma rede, o Frescobol pode ser jogado em qualquer lugar e não utiliza rede, a raquete do Frescobol é de madeira e não tem cordas igual a do Tênis, o Frecobol é um esporte com poucas regras e não há uma pontuação como no Tênis que é um esporte que está nas Olimpíadas, ele é mais complexo com profissionais envolvidos e campeonatos mundiais.

Se você não conhece nenhum dos esportes vai poder saber mais sobre eles a seguir e escolher qual deles praticar, eu recomendo que pratique ambos.

O Frescobol é mais fácil de aprender e você pode começar por ele, já o Tênis exige tempo, dinheiro (saiba nessa outra matéria quanto você vai gastar em média para fazer aulas de Tênis), prática e entendimento das regras, mas é muito compensador.

Dá para jogar Tênis só por diversão também sem fazer aulas, mas se você quiser ter a experiência completa vai precisar de um tempo para se adaptar ao jogo, aqui eu explico um pouco mais sobre o tempo para aprender a jogar Tênis.

Diferenças no lugar onde é praticado

O Tênis só pode ser praticado em uma quadra com suas devidas marcações, ela é no formato retangular e no meio é dividida pela rede que fica encostada no chão.

São vários tipos de quadra, as principais são as de piso, as de saibro ou terra batida e as de grama, aqui no blog eu selecionei algumas das mais bonitas quadras de Tênis, você pode acessar a seleção clicando aqui.

Cada jogador fica em um lado da quadra e o objetivo é fazer o adversário não conseguir devolver a bola dentro da sua quadra, se a bola quicar mais de uma vez na sua quadra o ponto é do adversário.

Se quiser saber mais sobre as regras do Tênis, clique aqui para ir em outro post desse mesmo blog.

No Frescobol não há uma quadra com marcações, isso porque a regra desse esporte é bem simples, a bola não pode cair, ela tem que ser rebatida de uma raquete para outra sem quicar mais de uma vez na raquete.

Então em uma partida de Frescobol amigável não há um vencedor e perdedor como em uma de Tênis, o objetivo nesse esporte é controlar para que a bola não caia no chão o máximo que puder, mas existem algumas pessoas que escolhem competir também no Frescobol.

O lugar mais comum da prática do Frescobol é a praia, você consegue encontrar facilmente as raquetes ou Padles de Frescobol para vender em qualquer cidade de praia e inclusive por vendedores ambulantes.

Quantidade de jogadores

No Tênis existem as partidas de simples onde uma pessoa enfrenta outra e também existem as partidas de duplas onde uma dupla de pessoas enfrenta outra dupla.

Nos campeonatos oficiais de Tênis só é permitido partidas de simples onde uma pessoa do mesmo gênero enfrenta a outra, em partidas de duplas tem as duplas do mesmo sexo e as duplas onde um homem e uma mulher enfrenta um homem e uma mulher, é chamado de duplas mistas.

No Tênis profissional não há uma distinção de idade para jogadores se enfrentarem como em alguns outros esportes, mas é necessário passar por jogos classificatórios ou ter uma certa posição na classificação mundial para participar de alguns torneios.

Pode jogar 2 pessoas no Frescobol, mas nesse esporte não há partidas oficiais que valem títulos como no Tênis, portanto pode jogar pessoas do mesmo sexo e sem distinção de idade.

Diferente do Tênis, no Frescobol é possível também jogar com 3 pessoas ao mesmo tempo, uma pessoa fica de um lado e duas do outro, a pessoa que está sozinha precisa jogar a bola para uma das outras pessoas de cada vez.

Os equipamentos e vestimentas

A raquete do Tênis e do Frescobol são bem diferentes porque cada esporte exige um esforço diferenciado, no Tênis a distância é maior e a bola pode quicar no chão enquanto que no Frescobol a distância é menor.

Na tabela abaixo listo as diferenças dos equipamentos e vestimentas para os dois esportes.

Tênis de quadraFrescobol
RaqueteRaquete com cordas, o material normalmente é grafite, alumínio ou madeira.Raquetes sem cordas, o material é normalmente madeira ou polímeros.
BolaBola de borracha revestida em feltro, peso tem que ser entre 56,7 g e 58,5 g, tem diâmetro entre 6,35 cm e 6,67 cm.A bola é de borracha sem revestimento algum, ela pesa em torno de 40 g e tem 5,70 cm de diâmetro.
RoupaPode ser uma roupa de ginástica ou de exercícios.Você pode usar qualquer roupa, o mais comum é praticar de roupa de banho na praia.
CalçadoExistem Tênis específicos para jogar Tênis com um tipo de solado para cada quadra.O uso de calçado é opcional, normalmente é praticado descalço.

Se você conhece algum tenista e já pensou em dar um presente para ele, aqui nesse post eu recomendo alguns itens que são indispensáveis para qualquer jogador de Tênis.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes