Os melhores tenistas Suíços de todos os tempos


Quando se trata de tenistas Suíços o primeiro que vem na mente da maioria é o Roger Federer e depois Stan Wawrinka, mas vários outros tenistas da Suíça também fizeram sucesso no circuito profissional masculino e feminino.

A lista dos melhores tenistas Suíços:

  1. Roger Federer
  2. Martina Hingis
  3. Stan Wawrinka
  4. Belinda Bencic
  5. Patty Schnyder
  6. Heinz Günthardt
  7. Jakob Hlasek
  8. Timea Bacsinszky
  9. Marc Rosset

Roger Federer

O Roger Federer é o líder absoluto na lista dos melhores, para falar de todas as suas conquistas no esporte somente alguns parágrafos não são suficientes, na verdade nem sei se cabe toda a história dele em um só livro.

Roger já ganhou todos os Grand Slam, permaneceu como número 1 do mundo por um tempo inacreditável e ganhou mais de 100 títulos na ATP.

Curiosamente ele é casado com uma ex-tenista Suíça que já esteve no Top 100 do WTA, a Mirka Federer que teve de encerrar a carreira mais cedo por conta de lesões.

Para saber com detalhes qual raquete o Federer usa, clique aqui para abrir um Post que fiz a respeito.

Martina Hingis

A suíça Martina Hingis tem um histórico invejável no WTA, ela venceu o Australian Open 3 vezes e Wimbledon e US Open uma vez, ela ficou várias semanas consecutivas como número 1 do mundo tanto em jogos de simples quanto em duplas simultaneamente.

Em 1997 ela quase conquistou todos os Grand Slam do ano ao chegar na final de Roland Garros.

Em duplas ela ganhou todos os Grand Slam pelo menos mais de uma vez e inclusive ganhou todos os Grand Slam em duplas mistas que é quando a dupla é formada por um homem e uma mulher.

Stan Wawrinka

O Stan Wawrinka é um dos jogadores de Tênis que começaram a jogar melhor mais tarde na carreira, eu até fiz uma matéria sobre tenistas que fizeram sucesso em momentos que outros estão se aposentando, você pode ler ela clicando aqui.

Sua melhor colocação na classificação mundial foi como número 3, ele venceu o Australian Open, Roland Garros e US Open.

Em dupla com o Federer, Wawrinka venceu a medalha de ouro dos jogos olímpicos de 2008. Ele também foi um dos membros da equipe Suíça a ajudar o país a ganhar o título da Copa Davis em 2014.

Eu também fiz uma matéria sobre a raquete que o Wawrinka usa, clique aqui para acessar ela.

Belinda Bencic

Belinda Bencic começou a fazer sucesso cedo no Tênis feminino quando se tornou a número 1 nas competições júnior com 16 anos, em 2014 ela se tornou a mais jovem a participar das quartas de final do US Open.

Sua melhor colocação no WTA foi como número 4 do mundo, sendo que ela entrou no Top 100 quando tinha apenas 17 anos.

Patty Schnyder

Patty Schnyder é uma tenista suíça que ganhou ao longo de sua carreira 11 títulos do WTA e 7 títulos do ITF, sua melhor colocação no WTA foi como número 7 do mundo.

Ela conseguiu derrotar duas vezes a Martina Hingis e também venceu de grandes outras jogadoras como Serena Williams, Lindsay Davenport, Steffi Graf, Kim Clijsters, Justine Henin, Maria Sharapova, Jelena Jankovic e Caroline Wozniacki.

Heinz Günthardt

Heinz Günthardt teve seu melhor resultado em jogos de simples em 1986 quando atingiu o 22º lugar na classificação mundial, ele chegou nas quartas de final de Wimbledon e do US Open.

Foi nas duplas que Günthardt se saiu melhor, ele ganhou o Roland Garros e Wimbledon com duplas e ganhou o Roland Garros e US Open com duplas mistas, sua melhor colocação em duplas foi como número 3 do mundo.

Jakob Hlasek

Jakob Hlasek jogou Tênis pela Suíça, mas ele na verdade nasceu na República Checa, em jogos de simples sua melhor colocação foi como número 7 do mundo em 1989.

Seus melhores resultados foram em duplas no Tênis, ele ganhou em 1992 o Roland Garros e chegou na semifinal de todos os outros Grand Slam, ainda em duplas sua melhor colocação foi como número 4 do mundo.

Timea Bacsinszky

A suíça Timea Bacsinszky chegou a ser a número 9 do mundo no WTA em 2016, ela já chegou na semifinal do Roland Garros 2 vezes e nas quartas de final de Wimbledon uma vez.

Em jogos de duplas ela pode não ter tido uma colocação melhor do que de simples (chegou a ser número 36), mas ela ganhou a medalha de prata nos jogos olímpicos no Rio de Janeiro junto com a Martina Hingis.

Marc Rosset

Marc Rosset é conhecido como o campeão da medalha de ouro nos jogos olímpicos de 1992 em jogos de simples no Tênis.

Ele se tornou profissional em 1988 e seu primeiro título foi em 1989, ao longo da carreira ele conquistou 15 títulos e sua melhor classificação foi como número 9 do mundo em 1995.

Rosset já derrotou os tenistas Jim Courier, Ivan Lendl, Goran Ivanišević, Andre Agassi, Boris Becker, Michael Chang, Yevgeny Kafelnikov e vários outros Top 10 dos anos 90.

Os anos 90 foram marcados por diversos adversários de peso, muitos deles eram Americanos, eu fiz uma matéria aqui blog sobre os melhores tenistas que representaram os EUA nos anos 90.

Ele também teve uma ótima carreira com Tênis de duplas conseguindo ganhar o Roland Garros de 1992.

Outros Suíços de destaque

Nessa matéria escrevi dos tenistas que nasceram na suíça, mas existem alguns que nasceram em outros países e que depois passaram a representar a Suíça e também há aqueles que começaram representando a Suíça e depois passaram a representar outros países.

Lolette Payot jogava Tênis para a Suíça, mas depois ela passou a jogar pela França, a sua melhor posição na classificação mundial foi como número 4 em 1932, nessa época ela ainda representava a Suíça.

Manuela Maleeva nasceu na Bulgária, mas depois de casar ela passou a representar a Suíça no Tênis, ela chegou a ser a número 3 na classificação mundial em 1985, seus melhores resultados em Grand Slam foi chegar na semifinal do US Open e ela ganhou 19 títulos do WTA no total em sua carreira.

Alguns outros jogadores Suíços de Tênis que conseguiram bons resultados na classificação do WTA e ATP:

  • Stefanie Vögele
  • Claudio Mezzadri
  • Marco Chiudinelli
  • Markus Günthardt
  • Cathy Caverzasio
  • Myriam Casanova
  • George Bastl
  • Michael Lammer
  • Mirka Federer
  • Yves Allegro
  • Lorenzo Manta
  • Ivo Heuberger
  • Lilian Drescher
  • Christelle Fauche
  • Emmanuelle Gagliardi
  • Viktorija Golubic
  • Christiane Jolissaint
  • Eva Krapl
  • Marie-Gaïané Mikaelian
  • Jil Teichmann
  • Emanuela Zardo
  • Michel Kratochvil
  • Roland Stadler

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes