Você já observou como vários tenistas profissionais assopram os dedos antes de iniciar uma disputa de ponto em uma partida ou quando estão no banco? Saiba aqui o motivo para eles fazerem isso.
Os tenistas normalmente assopram os dedos para secar o suor deles quando estiver muito calor ou até para esquentar quando a temperatura ambiente estiver bem gelada, muitos tenistas às vezes só assopram porque criaram hábito e nem sempre tem a ver com a temperatura.
Devo assoprar os dedos no calor?
Se você já enfrentou um calor estremo durante uma partida sabe do que estou falando, todo seu corpo começa a suar, principalmente suas mãos, é aí que a raquete começa a escapar, ainda mais quando o Grip dela estiver desgastado ou não for daqueles que absorvem bem a humidade.
Então nesse momento é uma boa assoprar os dedos, enxugar bem as mãos, o antebraço e o Grip da raquete com toalha e até mesmo usar munhequeiras para que o suor escorra menos para as mãos.
Se você já transpira muito até mesmo em dias menos ensolarados, recomendo usar um Overgrip com alta absorção, é o caso do Tourna Grip, aquele azul.
Para quem não gosta dos Overgrips mais secos e só usa aqueles mais pegajosos, o indicado mesmo é usar a toalha para secá-los em dias quentes e até mesmo trocar com mais frequência, alguns usam alguns produtos em pó para passar no Grip e deixa-lo menos escorregadio.
Agora que você sabe que assoprar os dedos antes do jogo é uma boa ideia, teste e veja se suas mãos ficam menos suadas do que o costume.
Por que assoprar os dedos também no frio
O motivo principal para os tenistas assoprarem os dedos é para combater o calor, então porque eu deveria também fazer isso no frio?
A princípio parece que só vamos piorar a situação, mas na verdade você vai conseguir esquentar seus dedos se assoprar eles durante o frio, isso porque o ar contido no nosso corpo é mais quente do que o externo quando a temperatura está muito baixa.
Nós brasileiros não sofremos tanto com isso quanto os Europeus, lá sim eles enfrentam um frio arrasador que pode tirar a concentração de qualquer tenista em uma quadra aberta, mas tem vez que a partida atrasa e estamos no inverno e jogando de noite, aí sim você pode usar essa dica para amenizar um pouco mais o desconforto nos dedos.
A maioria das partidas de Tênis em campeonatos importantes não ocorrem no frio, mas sempre há uma ou outra onde é inevitável, isso me lembra um trecho do livro “Jogue para vencer” do Brad Gilbert onde ele narra o sofrimento ao esperar no frio a partida recomeçar, por fim ele perdeu a concentração e também o jogo.
Na verdade, é mais comum para jogadores não profissionais terem que jogar no frio, afinal de contas nem sempre dá para escolher a data e horário ideal para uma partida devido à falta de horário de cada um.
Assoprar os dedos em uma temperatura muito baixa pode te ajudar a não ficar com os dedos dormentes de tanto frio e para jogar Tênis é importante sentir bem os dedos, faz toda a diferença.
Uma alternativa seria usar uma luva para jogar ou ter sempre um produto que aquece as mãos durante a troca de lados, mas a grande maioria dos tenistas vai concordar que jogar Tênis com luvas é realmente ruim, você perde todo o tato com o Grip da raquete.
Assoprando os dedos para se acalmar e se concentrar
A última opção, que acredito ser usada muito no meio profissional, é a de assoprar os dedos antes de sacar ou antes de receber o saque só para você se concentrar, só para que você foque e se prepare para o próximo ponto.
Se você ainda não sabe, os rituais no Tênis é algo sério para os profissionais e eu acho que deve ser também incorporado no jogo de qualquer um, até de nós jogadores recreativos ou amadores.
É algo parecido com escolher as bolas antes de sacar, eu escrevi sobre isso em outro artigo aqui nesse mesmo blog, clique para abrir e ler.
Com rituais você encontra uma maneira física de dizer para o seu corpo que tudo está na conformidade, que você não deve entrar em pânico, que você deve se sentir em casa, confortável na partida.
Se sentir em um ambiente acolhedor e conhecido ajuda muito um tenista a não perder o foco e não se entregar para as emoções que só atrapalham o seu jogo.
Caso você ache muito interessante o assunto de toda essa mentalidade de uma partida de Tênis eu recomendo fortemente que você não deixe de ler esse artigo que criei aqui no blog, lá tem ótimas dicas e exemplos práticos que você pode usar para jogar melhor mentalmente em uma partida, independentemente do nível que você esteja.