As 16 melhores raquetes para iniciantes


Para ajudar quem vai começar a jogar Tênis agora e não sabe qual raquete escolher, fiz uma lista com 15 opções, para isso escolhi somente raquetes que são vendidas no Brasil. Caso você não queira ler sobre as opções e quer que eu lhe recomende de cara a raquete para comprar, eu resumi tudo a seguir:

A melhor raquete para iniciantes é a Babolat Pure Drive, para quem quer economizar ao máximo a Artengo TR930 é a melhor escolha, caso dinheiro não for problema a Yonex Astrel 105 é a melhor e se você quiser uma raquete diferenciada a Wilson Clash é a melhor.

Nem todo mundo se encaixa no perfil da maioria e na lista que criei você encontrará várias marcas e tipos de raquetes que atendem diferentes públicos, como por exemplo para quem tem lesão no braço.

Antes de começar eu recomendo que você leia essa matéria aqui, onde eu descrevo melhor quais as características que uma raquete de iniciantes preferivelmente deve possuir para te ajudar a aprender e jogar melhor.

Todas recomendações, são de raquetes de grafite e ou materiais muito duráveis e de alta qualidade, para que você entenda melhor sobre os materiais de uma raquete, confira aqui nesse link um Post que escrevi sobre o assunto.

1 – Babolat Pure Drive

Essa é a raquete que todos os fabricantes copiam, aquela que todos comparam, é uma das mais vendidas no mundo todo porque ela pode ser usada por uma grande porcentagem de tenistas, incluindo os iniciantes.

Se você optar pela Pure Drive, irá usar uma raquete com especificações que é fácil de encontrar em outros modelos e sua transição para outra marca será bem mais fácil, essa raquete é fácil de usar e te ajuda mesmo quando você não tenha aprendido completamente os golpes do Tênis.

A versão 2021 da Pure Drive dá um pouco mais de conforto e controle nos golpes do que as mais antigas, então priorize a compra dela ou modelos superiores que normalmente são sempre melhores.

A Pure Drive é um pouco mais rígida e pode ser um problema para quem tem problemas no braço, se esse for o seu caso, pule para a opção número 14 dessa lista que é a mais indicada para você.

É recomendado que você use uma corda macia, que pode ser sintética ou multifilamentos, para saber mais sobre os tipos de cordas clique aqui para acessar outra matéria que fiz aqui no blog.

Você encontra essa raquete na maioria das lojas, ela é de uma marca famosa e é bem fácil de vender ela usada. O preço dela não é dos mais caros e nem dos mais baratos, clique para conferir o preço dela na loja Bola de Tênis Delivery.

2 – Babolat Pure Aero

Todo iniciante no Tênis vai se beneficiar mais se aprender primeiro a gerar efeito de TopSpin na bola do que somente rebater ela chapada e a Babolat Pure Aero é a melhor raquete para gerar o efeito TopSpin.

Caso você escolheu aprender a jogar Tênis com uma empunhadura mais extrema, a Semi-Western ou Western, irá se beneficiar muito das características dessa raquete e é uma opção até melhor que a Pure Drive.

Se você é fã do Rafael Nadal, provavelmente vai escolher a Pure Aero, saiba que a raquete que ele usa não é esse exato modelo então mesmo que você seja iniciante, não irá usar uma raquete difícil que vai te atrapalhar mais do que ajudar.

Para saber qual raquete o Nadal realmente usa e como você pode fazer para criar uma mais parecida possível, acesse essa matéria especial que fiz aqui nesse link.

A Pure Aero é uma das melhores escolhas para iniciantes que querem uma raquete da marca Babolat, mas que não gostaram da Pure Drive, eu falo melhor sobre isso nessa matéria aqui.

A Babolat Pure Aero tem normalmente um preço parecido com a Pure Drive, você pode conferir qual é o seu preço atual na loja Bola de Tênis Delivery clicando aqui, se você comprar por esse link ganha 5% de desconto nas compras pela loja.

3 – Wilson Clash 100

Quando você observa somente as especificações da raquete Wilson Clash, não há nada de extraordinário e várias raquetes são assim, mas o diferencial dela é a tecnologia por trás da fabricação, de como o material é reunido para formar essa raquete.

A Wilson Clash é uma raquete totalmente flexível, ela irá se adequar a forma como você bate na bola, se você vai rebater uma bola fraca ou forte, a raquete vai conseguir lidar muito bem com ambas situações.

Uma raquete boa para spin, controle e o melhor é que ela é bem flexível e isso ajuda a não machucar o braço, quando você não sabe a técnica correta para jogar, as possibilidades de lesões no braço aumentam.

Ela é o tipo de raquete que pode ser usada para praticamente todos os tipos de tenistas e inclusive para iniciantes de todas idades e estaturas, somente aquele tenista em um nível profissional ou bem avançado não irá fazer a melhor escolha com a Clash 100, mas ele pode escolher no lugar a Clash 98.

Em resumo, a Wilson Clash é o tipo de raquete que vai beneficiar mais aquele tenista iniciante que quer evoluir todos os aspectos de seu jogo e encontrar vários estilos na quadra, a Pure Drive e a Pure Aero são uma opção boa para jogadores de fundo de quadra.

Jogar no fundo de quadra é uma forma moderna e eficiente de jogar Tênis, mas jogar na rede é também uma estratégia muito boa que muitos tenistas gostam de usar e se você pretende desde cedo aprender a jogar assim, a Wilson Clash é a escolha melhor.

Ela, de certa forma, te obriga a fazer os movimentos mais completos em voleios e sua técnica irá desenvolver melhor já que você tem que bater firme na bola sempre.

Se você escolher a Clash, use uma corda macia com uma tensão bem baixa. Eu explico mais sobre a melhor corda e tensão para usar na Clash aqui nesse top raquetes da Wilson.

A Wilson Clash pode ser encontrada na loja Americanas, clique para acessar ou então com 5% de desconto na loja Bola de Tênis Delivery usando esse link aqui.

4 – Yonex Astrel 105

Existe um grupo de raquetes que são feitas para ajudar ao máximo o tenista nos golpes, elas são raquetes voltadas para potência, são ótimas para jogar em duplas, e a Yonex Astrel 105 é desse grupo.

Essa é a raquete para quem não se importa com preço, ela é de uma das mais sofisticadas linhas de raquete da Yonex e são absolutamente perfeitas para iniciantes, principalmente a de tamanho 105.

Se você não pretende aprender a golpear a bola com muita velocidade ou usa uma forma mais compacta para rebater, a Astrel 105 é perfeita para você. Ideal para pessoas com idade mais avançada ou com alguma dificuldade física para movimentar o braço.

A Yonex Astrel 105 gera bastante potência mesmo quando o tenista não usa a técnica para golpear com potência, ela é mais fácil para acertar a bola, ela não é muito pesada e é de fácil manejo.

Outro motivo para desembolsar mais dinheiro na Astrel 105 é o fato dela ser incrivelmente confortável sem deixar de ser uma raquete bem estável.

Confira o preço da Yonex Astrel 105 na loja Netshoes clicando aqui.

5 – Babolat Pure Drive Team

A Pure Drive Team é uma ótima opção para quem não tem muita força no braço, muito indicada para jovens adolescentes, isso porque ela preserva o que há de bom na Pure Drive original em um peso menor.

Uma das maiores causas de lesões no braço é gerada quando um iniciante usa uma raquete muito pesada para seu porte físico, isso porque ele ainda não desenvolveu força nos músculos usados para golpear a bola devido à falta de prática ou simplesmente quando é um jovem em fase de crescimento.

Caso você acredite que não é uma pessoa muito atlética e está na dúvida se pega ou não uma raquete mais leve ou um pouco mais pesada, vale a pena começar com uma leve, caso ela seja muito leve para você, saiba que é possível adicionar peso nela mais tarde com fitas de chumbo.

Algo que você pode achar mais interessante é que a Pure Drive Team pode ser encontrada com um preço um pouco menor do que a Pure Drive, confira o preço atual dela na loja online da Netshoes clicando aqui.

6 – Babolat Pure Strike Team

A Pure Strike Team é uma versão leve de uma raquete que no seu peso original seria mais indicada para jogadores intermediários e avançados.

Já que o peso dela é mais leve, ela é mais fácil de manusear e é também uma das melhores raquetes para quem não está acostumado a jogar ou possui pouca força no braço.

Ela é também indicada para jovens adolescentes assim como a Pure Drive Team, o diferencial é que a Pure Strike Team tem uma proposta diferente, ela é melhor para jogar na rede porque proporciona mais sensibilidade nos golpes.

Se você começou a jogar Tênis agora e gosta de rebater a bola mais chapada, se preza mais colocar a bola onde você quer na quadra do que somente potência e Spin, a Pure Strike é uma escolha melhor.

Eu fiz uma comparação entre as principais linhas de raquete de Tênis da Babolat, clique aqui para acessar, vale a pena ir lá e comparar as especificações dos modelos da linha Pure Strike, existem várias delas e a Team é a mais fácil de usar dentre todas.

Veja o preço da linha Pure Strike na loja Americanas clicando aqui.

7 – Head Radical MP

Se você está procurando uma raquete da Head para começar a jogar Tênis, a Radical MP é a melhor opção que há.

Essa raquete é bem estável, principalmente em golpes de fundo de quadra, ela é uma raquete que lhe dá uma combinação boa de potência e controle, algo que normalmente não acontece muito bem na maioria dos modelos.

A Head Radical MP pode até ter uma cabeça de 98, mas ao jogar com ela você terá a impressão de que ela é maior, assim como uma de cabeça 100. Então iniciantes podem sim jogar com ela e ainda continuar usando ela quando estiverem no nível intermediário.

Você encontra essa raquete com ótimos preços nas versões antigas, mas se o preço for parecido dê preferência pela mais atual que normalmente é mais moderna e melhor. Clique aqui para conferir na loja Americanas, só cuidado para não escolher a versão Lite que pode ser leve até demais e toda essa estabilidade dela pode ser comprometida.

A Radical MP é uma versão mais leve da raquete que considero a 2ª melhor raquete da Head, a Radical Pro, eu até menciono a MP na lista que fiz, você pode acessar a lista clicando aqui e ainda descobrir qual o melhor modelo da Head, para você já pensar em fazer uma atualização quando estiver em um nível intermediário para avançado no esporte.

8 – Yonex Ezone 100

Se você procura uma raquete da Yonex, a Ezone 100 é a melhor escolha para começar a aprender a jogar Tênis.

Eu confesso que minha primeira raquete não foi da linha Ezone, mas sim uma Vcore que é também da Yonex, eu comprei uma versão mais leve dela e hoje uso uma outra raquete de nível intermediário a avançado, mas, a Ezone com o tempo foi criando força e desenvolveu raquetes muito boas, principalmente para iniciantes e por isso ela é mais recomendável.

Com essa raquete você terá mais facilidade de lançar a bola mais no fundo da quadra e com um bom TopSpin e boa estabilidade.

A Ezone 100 é uma raquete que é fácil de usar em praticamente todos tipos de golpes.

A versão 2020 da Ezone 100, aquela com a pintura azulada, normalmente tem um cabo mais grosso e pode ser uma boa comprar uma raquete com tamanho de grip menor, para saber melhor sobre os tamanhos do cabo, clique aqui e acesse uma matéria completa que fiz a respeito.

Se você é fã da Naomi Osaka, essa também é uma boa escolha de raquete, tem a versão dela que é com uma pintura branca muito bonita, para conferir o preço e disponibilidade de modelos, clique aqui e acesse a página da loja Americanas.

9 – Head Gravity S

Uma característica forte na linha Gravity da Head é o controle e na Head Gravity S você encontra tudo que uma raquete de iniciante deveria ter para facilitar ao máximo seus golpes com a adição de controle.

Se você está começando a jogar Tênis agora e preza mais o controle, possibilidade de posicionar a bola na quadra, acima da potência nos golpes, a Head Gravity S é a melhor opção da marca.

A Gravity S dá controle aos seus golpes e um pouco mais de potência do que você iria encontrar em uma raquete de controle, tudo isso em um aro grande e leve que é o mais apropriado para quem está iniciando.

Você terá uma raquete que é fácil de rebater, mais flexível e menos prejudicial ao seu braço e com a cabeça maior para aumentar as possibilidades de você rebater a bola no centro da raquete que é o ideal para um contato perfeito.

Você pode conferir o preço da Head Gravity S clicando aqui para abrir na página da loja Americanas online.

10 – Tecnifibre T-fight RS 300

A Tecnifibre T-fight RS 300 é o modelo que eu iria escolher se quisesse uma raquete da marca, e se você está pensando em comprar uma, seja por ser fã do Medvedev (igual eu sou), pelo visual dela ou qualquer outro motivo, irá ter em mãos um ótimo equipamento.

Essa é uma opção para longo prazo, por conta de suas especificações, você que é iniciante vai se beneficiar muito dela, mas poderá continuar jogando com ela mesmo quando estiver em um nível mais intermediário.

Ela tem um peso que é considerado leve, mas ela dá muita estabilidade aos golpes, muito mais do que as raquetes nessa faixa de peso.

A T-fight RS 300 não consegue ser tão potente quanto uma Pure Drive, mas é muito fácil de manejar e ótima para voleios, uma raquete que dá uma boa sensibilidade nos golpes.

Apesar da cabeça dela ser 98, ela parece ter tamanho 100 quando a questão é potência e mantendo ao mesmo tempo a facilidade de gerar velocidade por ser um pouco menor que as de 100.

Você pode comprar a T-fight RS 300 com 5% de desconto na loja Bola de Tênis Delivery ao usar esse link aqui, ou se ela não estiver disponível no momento, você pode encontrar ela na loja Netshoes clicando aqui.

11 – Dunlop FX 500

Se você quer uma versão da Pure Drive feita pela Dunlop, a FX 500 é a escolha certa, essa raquete é considerada muito parecida, porém alguns dizem que ela chega a ser um pouco mais precisa, lhe dando mais controle nos golpes.

É bom que você saiba que a Dunlop FX 500 é uma raquete muito rígida, RA 71 é muito alto para quem tem algum tipo de problema no braço, se for o seu caso, procure raquetes com RA menor igual a Wilson Clash 100 ou então confira a raquete da ProKennex que irei recomendar mais abaixo nessa lista.

Jogar Tênis com essa raquete fica mais fácil, ela lhe garante potência sem precisar fazer muito esforço, ótimo spin com um controle descente.

A Dunlop FX 500 é muito estável, na verdade todas pessoas que já jogaram com ela dizem isso e muitos elogiam muito a performance dela na rede, os voleios são estáveis e fáceis de executar.

Confira o preço e disponibilidade na loja Americanas clicando nesse link para abrir a página em outra aba.

12 – Wilson Ultra 100

A Wilson Ultra 100 é muito parecida com a Babolat Pure Drive, caso você queira uma raquete no mesmo estilo, mas da marca Wilson essa é a opção ideal.

A Ultra 100 é muito boa para quem vai jogar Tênis em duplas. É uma raquete que faz sua bola cair no fundo da quadra mesmo com um golpe mais compacto.

Essa raquete cai muito bem em estratégias de jogadores de fundo de quadra que devolvem as bolas sem muita velocidade, aqui nesse link você pode acessar uma matéria sobre os principais tipos de jogadores e como fazer para vencê-los.

Se você tem problemas com lesões no braço é recomendado uma raquete mais flexível do que a Wilson Ultra 100.

Confira o preço da Wilson Ultra 100 na loja Bola de Tênis Delivery, se você usar esse link aqui para comprar qualquer item na loja, sua compra sai com 5% de desconto.

13 – Prince Ripstick (300g)

A Prince Ripstick é uma das competidoras da Wilson Clash e da Babolat Pure Aero, ela é uma raquete diferente que ajuda muito no TopSpin de seus golpes e é muito confortável para o braço.

Ela é perfeita para você bater com muita potência e TopSpin sem perder controle da bola, se você quer desenvolver esse tipo de jogo enquanto aprende a jogar, ela é uma ótima opção por conta do seu conforto.

Para conhecimento, caso você comece a desenvolver seus golpes e depois de um tempo você comece a bater mais forte na bola, você terá que ter em mente que essa raquete tende a quebrar mais as cordas, isso também acontece com a Pure Aero, mas normalmente isso não é um empecilho para quem está começando.

O visual dessa raquete é diferente do de todas as outras raquetes dessa lista, ela tem furos bem maiores por onde passa a corda e sua coloração é bem tropical e no estilo anos 80.

Procure pela Ripstick de peso 300g que é identificada pelo número 300 na frente do nome, notei algo bizarro na época que escrevi essa lista onde a loja online listou o peso dela errado (4000g) se ainda estiver assim foi só um erro de listagem, mas é só reparar no número 300. Clique aqui para conferir ela na loja Americanas.

Se você ficou curioso sobre o peso de uma raquete, aqui nesse Post eu explico quais são os pesos considerados leves e pesados e então você vai saber porque tenho certeza de que a loja somente digitou a informação errada J.

14 – ProKennex Ki Q+ 15

As raquetes da ProKennex são muito conhecidas entre os tenistas como sendo as maiores amigas do braço, elas possuem uma tecnologia como nenhuma outra que faz o impacto dos golpes não agredir a saúde de seu braço.

E se você está começando a aprender Tênis e tem algum problema no braço, a ProKennex Ki Q+ 15 é a melhor escolha.

Essa raquete gera bastante potência nos golpes, então você que está começando agora a jogar não vai ter muita dificuldade para mandar a bola com profundidade na quadra, ela também é indicada para quem tem movimentos compactos.

Não se assuste com as configurações dessa raquete, pode ser que a rigidez dela seja de 72, mas ela é muito confortável e foi desenhada para conforto.

Um ponto não muito bom é o fato de que você não vai achar essa raquete na maioria das lojas, porém, quando escrevi essa matéria achei facilmente algumas lojas online brasileiras que vendem ela.

15 – Artengo TR930

A loja Decathlon é dona da marca Artengo que fabrica vários equipamentos esportivos, um deles são raquetes de Tênis, em minhas pesquisas descobri que eles levam muito a sério a fabricação de raquetes e que a TR930 é o melhor modelo deles.

A Artengo TR930 é como uma Pure Drive com um preço bem mais em conta, se você não liga muito para marca e não vai comprar uma raquete para usar a mesma marca que seu ídolo usa, é uma boa considerar essa raquete.

O principal dessa raquete é a potência alta que ela oferece para seus golpes, até um pouco mais do que a Babolat Pure Drive, ela também é bem sólida e tem um pouco de controle, algo que não dá para esperar muito de uma raquete com tanta potência.

Essa TR930 que recomendo é a Spin Tour de 300g, existe também outros modelos que são TR930, mas podem ter peso diferente.

Quando fiz essa matéria consegui encontrar ela em estoque na Decathlon e espero que quando você procurar ela ainda esteja em estoque, clique aqui para conferir a página dela na loja.

16 – Babolat Evo Drive Lite 270g

Essa raquete é perfeita para o jovem adolescente que está deixando suas raquetes júnior para pegar sua primeira raquete de adulto, ela está disponível em um preço incrível (clique aqui para conferir na loja Netshoes ou aqui para conferir na loja Americanas).

Se você se encaixa nessa descrição ou está querendo largar sua raquete de alumínio para uma de melhor qualidade sem gastar muito dinheiro, a Evo Drive Lite 104 é uma boa escolha para você.

Essa raquete é feita de grafite que é bem melhor do que alumínio, você pode saber mais sobre a diferença entre os materiais conferindo aqui a matéria que fiz sobre o assunto. É uma raquete com material de qualidade com um preço mais acessível.

Mas se você quiser economizar de verdade em uma raquete com qualidade boa, dê uma lida na recomendação de raquete que fiz anteriormente, a Artengo TR930, se ela estiver disponível no estoque, vale muito mais a pena.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes