Como devolver bolas altas no Tênis


Notou que está com dificuldades para devolver bolas altas no Tênis e não sabe ao certo o que fazer? Pode ser que você ainda não conheça todas formas de se lidar com essa situação, a seguir vou apresentar algumas opções para devolver esse tipo de bola.

De maneira geral, há 4 opções diferentes de você devolver uma bola alta no Tênis de forma eficiente, você pode acertar ela na altura do ombro, antecipar e bater antes dela subir, usar um Drive Volley ou esperar ela quicar e cair.

Confesso que bolas altas é um verdadeiro desafio para mim e por isso eu procurei incansavelmente na internet por especialistas e todas suas dicas para lidar com todas as dificuldades na execução técnica e prática.

Notei que é preciso praticar, mas quando eu comecei a lembrar de executar o movimento da forma indicada, eu parei de errar tanto quanto antes.

Abaixo vou explicar melhor alguns métodos, se você não está familiarizado com as nomenclatura dos golpes, como exemplo: Forehand, Backhand e Drive Volley, dá uma lida antes nessa matéria aqui que eu explico melhor os golpes básicos do Tênis de quadra, mas se além das nomenclaturas você tiver interesse em saber melhor das regras de Tênis em mais detalhes eu tenho também um ótimo guia sobre as regras aqui nessa outra página.

Como saber se a bola vai quicar alto

Uma forma de saber se a bola vai quicar alta, é observando a forma como o adversário atinge a bola, caso ele esteja batendo na bola em uma posição de dar efeito TopSpin, de baixo para cima, você já prepara para um quique mais alto.

É importante observar o adversário, mas somente antes dele bater na bola, depois, o seu foco deve ser na bola, assim que você retornar ela, repare na posição do corpo e da raquete do seu oponente, com a prática você vai poder fazer uma leitura melhora da bola e poder prever o que vai acontecer a seguir.

Use também a lógica da física para observar a bola, se ela está bem alta, ela vai cair e quicar bem alto, se ela estiver mais perto do chão, o quique dela será também perto do chão. Pense o seguinte, quando você solta uma bola de uma altura maior ela naturalmente quica mais alto, o contrário também é válido.

Acertando a bola na altura do ombro

Você pode acertar a bola alta na altura do seu ombro, é necessária uma certa aptidão física para devolver ela com potência, você precisa preparar a raquete mais alta e deixar a terminação do braço para a lateral, batendo mais chapado, sem aplicar muito efeito quanto no golpe na altura da cintura.

Se tentar acertar a bola com muito TopSpin, ela vai subir demais, dando mais tempo para o adversário e te deixando em uma situação delicada para defender. Lembrando que o efeito do TopSpin é aplicado quando acertamos a bola de baixo para cima.

Cuidado para não atingir a bola de cima para baixo, normalmente com a terminação para baixo, porque assim a bola pode cair na rede e se passar ela pode não ser uma bola tão difícil para o adversário retornar já que é capaz dela cair exatamente na região da cintura do adversário que em muitos casos é o ideal para ele retorná-la confortavelmente.

Se você não estiver muito longe da linha de fundo da quadra, 1 metro mais ou menos, o recomendado é acertar esse tipo de bola buscando a terminação na horizontal.

Quando a bola estiver bem longe da linha de fundo o melhor é bater nela jogando para cima.

Recapitulando – Para bater a bola na altura do ombro:

  1. Prepare a raquete alta, evite bater exatamente como você faz em bolas baixas para evitar que a bola suba demais.
  2. Faça a terminação na horizontal, assim a bola vai receber efeito lateral e dificultar para o adversário retornar.

O Forehand para bola alta

Acertar a bola alta com o Forehand ou Direita é bem mais efetivo e prático do que no Backhand ou Esquerda.

Para bolas altas o Forehand pode ser mais potente já que o seu braço tem mais flexibilidade, ele pode se estender mais na terminação, a Esquerda lhe dá essa limitação e o golpe não será tão forte quanto o da Direita.

Com o Forehand você até mesmo pode aplicar um pouco de efeito de baixo para cima ou TopSpin, mas lembre-se de não exagerar, imagine uma linha levemente inclinada ao qual o seu braço vai traçar ao bater na bola até a terminação do golpe. Caso queira que a bola vá mais chapada, imagine então a linha horizontal.

Você pode usar a terminação Buggy Whip, aquela que o braço faz um movimento em torno da sua cabeça, muito usada por Rafael Nadal, isso gera mais efeito na bola alta.

Antecipando o quique da bola (Bate-pronto)

Se você percebeu que o adversário vai usar muito TopSpin na bola e ela vai subir depois do quique, chegue perto do local onde a bola vai quicar e fique pronto para acerta-la antes dela subir.

Com esse método você precisará se movimentar para frente e pegar o tempo certo para bater na bola, essa pode não ser uma tarefa muito simples de executar, mas irá te dar uma boa vantagem contra o adversário, você irá tirar o tempo dele se posicionar já que irá devolver a bola bem mais rápido do que normalmente iria.

As bolas altas são difíceis de atacar, mas se você antecipar e acertar ela antes dela subir, você irá devolver a bola com mais potência e velocidade, deixando seu adversário em posição de defesa.

Esperar a bola cair

Esse é um método bem simples, quando a bola vem alta, espere ela cair até o ponto de contato que você está acostumado. Para isso você tem que antecipar dando alguns passos para trás, espere ela quicar e acerte-a na altura ideal para você, normalmente na altura da cintura.

Você precisará ter uma boa movimentação para se posicionar rápido para acertar a bola no momento certo antes que ela suba demais.

Slice para as bolas altas

Uma alternativa efetiva para devolver bolas altas que vai para seu Backhand ou Esquerda é usar o Slice, assim a bola pode ficar abaixo do ponto ideal do oponente, alguns tenistas sofrem bastante para retornar bolas muito baixas.

Além do que, executar um Slice de Backhand lhe permite usar menos esforço no braço do que um ataque normal de Backhand.

Usando o Drive Volley

Caso a bola venha alta, você pode atacar ela no ar antes dela quicar usando um Drive Volley, é um Voleio, porém, você usa um movimento parecido com o de um Forehand ou Backhand normal.

Cada pessoa tem suas dificuldades para realizar cada golpe devido ao seu físico ou leitura da bola, por isso não fique frustrado caso você não consiga dominar todas as formas, o importante é encontrar aquela que vai te ajudar mais dentro de quadra.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes