Os diferentes tipos de empunhadura do Tênis e qual usar

A empunhadura é a forma como você segura a raquete na mão e ela impacta diretamente nos seus golpes, descubra os tipos de empunhadura que existe e qual é a melhor para o seu jogo.

Para você saber como encontrar cada empunhadura, vou numerar os oito lados do cabo da raquete conforme na imagem acima e na imagem abaixo eu quero que você observe o desenho em “V” que fiz na mão, tente deixar a base dele em cima da linha do limite do lado.

Note na imagem abaixo que o “V” está mais ou menos em cima da linha que define o fim da posição 8 e início da posição 1. Essa é a representação da empunhadura Continental.

Figura 1: “V” em cima da linha ou para o lado da posição 8 é da empunhadura Continental

Empunhadura Continental

Essa é a empunhadura mais indicada para o saque e para o voleio, eu uso a Continental para sacar, volear e para o golpe da esquerda, para a direita uso a Eastern.

Minha esquerda é de duas mãos, mas já joguei em torno de uns 2 anos com a esquerda de uma mão e eu não usava a Continental, para pôr mais efeito eu usava uma empunhadura que é como a versão Eastern ao contrário conhecida como Eastern backhand.

Se você ainda estiver conhecendo o Tênis e não sabe exatamente o que é direita (Forehand) e esquerda (Backhand), clica aqui que eu explico tudo.

É para quem?

A muitos anos atrás quando os tenistas usavam raquete de madeira, a empunhadura Continental era usada praticamente para todos os golpes, inclusive o da direita, se você for jogar com uma raquete daquela época, use a direita com empunhadura Continental.

Use também a Continental para voleios, slices de direita e esquerda e para o saque, é sim possível usar uma outra empunhadura para tudo isso, mas é muito melhor usar a Continental.

Dá para usar a Continental na esquerda seja de duas ou de uma mão.

Quando não é recomendado?

Não é recomendado usar a Continental na sua direita, você até pode usar ela na esquerda, mas na direita vai limitar muito o seu jogo, suas bolas vão sair muito chapadas e as chances de você errar serão maiores.

Com as raquetes modernas, não vale a pena usar a empunhadura Continental na direita. Jogar com TopSpin é muito vantajoso e a Continental não lhe dá muito bem um ângulo para bater na bola com esse efeito.

Para fazer um voleio de drive (drive volley) é recomendado usar a empunhadura Eastern ou aquela que você normalmente usa na direita ao invés da Continental.

Empunhadura Eastern

A Eastern é a empunhadura de direita mais popular no Tênis e é a mais recomendada para iniciantes, ela é versátil de forma que fica bem fácil você mudar de empunhadura para diferentes cenários de uma partida.

O contato da direita Eastern precisa ser na frente do corpo para mais eficiência e a terminação normalmente segue acompanhando a direção da bola na sua frente e a maioria termina o golpe com a raquete acima do ombro para gerar TopSpin.

Alguns profissionais como é o caso do Roger Federer usam a Eastern.

É para quem?

Ela pode ser usada por profissionais e é também muito recomendada para iniciantes no Tênis, uma empunhadura que pode ser usada em alto nível ou para quem está só aprendendo.

Essa é a empunhadura que eu escolhi para minha direita e não me arrependo, assim que você começa a aprender com uma empunhadura, é difícil largar ela e aprender outra, então já começar com a Eastern vai encurtar muito a curva de aprendizado sem perder mais tarde os benefícios quando você tiver uma prática melhor dos movimentos do Tênis.

Ótima para saque e voleio pela facilidade de alternar para a empunhadura mais indicada para o slice, saque e para o voleio.

Quando não é recomendado?

Se você quer jogar Tênis de alto nível colocando muito efeito TopSpin na bola, você vai ter mais eficiência com uma empunhadura mais extrema ou intermediária.

Não é recomendado usar durante o saque. Algumas pessoas até usam ela para volear e dar slice, mas isso só limita as possibilidades e benefícios em usar a empunhadura Continental que é superior para isso.

Empunhadura Semi-western

A Semi-western é uma das empunhaduras de direita mais populares no meio profissional e por conta disso muitos tenistas recreativos optam por ela, muitas vezes sem saber que a Eastern é bem mais simples de aprender e mais fácil para se tornar um jogador versátil na quadra.

Essa é a empunhadura que jogadores como o Nadal usam, é muito mais fácil fazer a bola girar nela e se você realmente a dominar, sua direita vai ser uma arma poderosa principalmente na quadra de saibro.

O Djokovic usa uma versão um pouco mais extrema da Semi-western, mas não chega a ser uma Western completa.

O problema é que muitos tenistas de fim de semana não possuem o tempo suficiente para se acostumar com essa empunhadura e na esperança de ter uma direita que machuca o oponente, eles acabam deixando esse golpe tão poderoso ser mais uma vulnerabilidade a ser explorada do que um trunfo.

Saiba mais ou menos quanto leva para aprender a jogar Tênis aqui nessa matéria minha e tire suas conclusões.

Com a Semi-western você vai demorar um pouco mais para mudar para a Continental durante a disputa de ponto e como o Tênis é um esporte que pode ser definido em milésimos de segundos, esse tempo pode contar bastante.

Então o tenista precisa ser muito atlético para não chegar atrasado na bola para conseguir trocar a empunhadura a tempo. Mas ela não é tão difícil quanto a Western.

É indicada para o quê?

Se você entende que precisará de mais tempo para se acostumar com essa empunhadura e quer um jogo no fundo de quadra com muito TopSpin, ela é indicada para você.

Ela é ótima para golpear bolas altas.

Para o que ela não é indicada?

Você vai ter mais dificuldades para golpear bolas baixas e aquelas bolas muito abertas onde você precisa se esticar para alcançar.

Não é indicado usar a Semi-westren para o saque, voleio e slice.

Normalmente quem gosta de subir na rede prefere uma Eastern, mas dá para usar a Semi-Western também se você for um tenista para todos os estilos (all court), aquele tenista que joga com estilos diferentes.

Empunhadura Western

Essa empunhadura é mais difícil de encontrar, alguns profissionais a usam e seus golpes de direita são realmente potentes e com muita rotação ou spin.

O Kei Nishikori é um que usa a empunhadura Western, por conta disso seu golpe de direita é bem diferente.

É para quem?

É uma empunhadura indicada para poucos, o tenista precisará treinar muito para usar ela com eficiência já que é um movimento não muito natural.

Ela serve para quem quer o máximo de TopSpin, ótima para jogadores de saibro. Quer fugir da rede e ganhar o jogo só no fundo de quadra? Então a Western é uma boa escolha considerando que você tem que sentir uma afinidade para usar essa empunhadura.

Só use ela para a direita já que fica impraticável usá-la com outros golpes.

Se você vai começar agora a jogar Tênis e quer muito jogar nesse estilo, eu sugiro que comece usando a Eastern e depois de alguns meses tente usar a Semi-western, dê a si um tempo para se acostumar com ela e continue a suando caso tenha gostado.

Quando não é recomendado?

Na maioria dos casos ela é só para um tenista que tem muito tempo para praticar e que se sente bem usando ela.

Se você gosta de ir na rede e tem um jogo mais variável, é realmente uma desvantagem usar uma empunhadura Western.

Sabe as dificuldades que eu listei para a Semi-Western com relação a bolas baixas e para aquelas que você precisa esticar para alcançar? Dobra essas dificuldades para a Western.

Empunhadura Extreme-western

Talvez você já conhecia as 4 principais empunhaduras, mas existe a Extreme-western também que é uma variação muito extrema conhecida também como Hawaiian.

É raro alguém usar esse tipo de empunhadura e não é a toa, usá-la não é fácil.

O benefício dela não parece justificar todos os contras, mas a grande vantagem em usar essa empunhadura é o TopSpin extremo, fazer a bola girar é muito vantajoso para um tenista, mas até que ponto isso deixa de fazer diferença?

Contraindicações bem maiores

Pegue todas as contraindicações da Western e aumenta, o resultado é uma empunhadura muito difícil de aprender que inclusive pode machucar seu braço através do esforço necessário para mantê-la.

Com ela fica difícil atacar bolas e definir pontos já que elas estão com muito efeito e fica difícil deixa-la chapada.

E se você agora já sabe qual empunhadura usar mas está em dúvida em qual tipo de raquete escolher, eu sugiro que você acesse essa matéria aqui onde falo quais especificações olhar na raquete para o estilo de jogo que você quer.

Posts Similares