Vale a pena comprar uma raquete usada?


Em tempos de alta de preços, a dúvida se devo comprar minha próxima raquete usada ou nova aparece, em busca da resposta eu fiz uma pesquisa sobre como avaliar as raquetes de Tênis usadas se compensa ou não.

Na maioria das vezes não compensa comprar raquetes de Tênis usadas em sites online no Brasil, isso porque o preço é muito alto para o risco, compensa mais comprar de algum conhecido, assim você pode analisar a raquete e ter certeza de que ela está em boas condições.

Dizem que uma raquete tem prazo de validade, mesmo se ela estiver sem nenhum arranhão, eu aconselho que você leia esse artigo aqui que escrevi sobre isso para você entender melhor o tempo de uma raquete.

Eu sei também que nem sempre dá para comprar a raquete mais nova e que muitas pessoas só querem conhecer o esporte e não querem gastar muito na primeira raquete, eu acho isso válido, contado que você escolha uma raquete que esteja em condições boas de uso.

Para você que está iniciando agora no Tênis e vai escolher sua raquete, leia essa matéria aqui sobre os melhores modelos para você.

Motivos para comprar uma raquete usada

Ao decidir entre comprar uma raquete usada ou nova, alguns fatores devem ser analisados para que você determine que comprar uma raquete usada é melhor:

  • O modelo dela é antigo e você não encontra ela nova para vender
  • Você sabe que a raquete é seminova e quase não foi usada
  • O preço e condições dela estão tão bons que vale o risco

Pode ser que a raquete que você quer não tenha mais para vender nas lojas nova, somente usada, então você não terá outra escolha além de comprar uma usada.

Algumas pessoas compram uma raquete por impulso e quando usam por um curto período de tempo resolvem vender e comprar uma nova, essa seria uma boa oportunidade para comprar essas raquetes que foram pouco usadas por um preço menor do que a nova.

Motivos para não comprar uma raquete usada

Alguns dos motivos para não comprar uma raquete usada ao invés de uma nova:

  • A diferença no preço não é grande o suficiente para justificar o risco
  • Você não terá a garantia de fabricante da raquete
  • Não há muitas opções de raquetes famosas usadas à venda
  • Há um pequeno risco de você comprar uma raquete falsificada

Um exemplo de preço muito alto para o risco pode ser encontrado facilmente na internet, fiz uma pesquisa rápida e achei no site raquetesusadas.com.br uma Tecnifibre XTC 300 por R$ 1.099,00 o mesmo modelo de raquete e provavelmente em uma versão mais atual é vendido na mesma época novo na loja por R$1.299,90, somente 200 reais a mais, ou seja, o modelo usado é aproximadamente 16% mais barata do que o valor dela nova, nesse caso não compensa o risco.

Você irá levar para casa uma raquete já usada, e apesar do site em questão ser uma garantia melhor de que não é uma raquete inútil que está rachada, ainda sim você não sabe como ela foi usada pelo antigo dono e por quanto tempo, somente por essa diferença no preço realmente não compensa, se ela tivesse perto da metade do preço seria um ótimo negócio.

Eu compraria uma raquete usada que seja somente em torno de 16% mais barata do que o modelo novo da loja somente se fosse de uma pessoa que comprou a raquete recentemente e usou uma ou duas vezes sem deixar ela cair, que esteja em perfeito estado.

Pense comigo, 16% de desconto não é um valor irreal que pode ser dado por uma loja em uma promoção, nesse caso vale pegar algum cupom promocional ou esperar uma promoção ou até mesmo a Black Friday.

Em defesa de quem vai comprar uma raquete usada, o ponto pertinente a garantia da raquete não é muito forte, na minha experiência é muito raro uma raquete ter defeito de fábrica e você conseguir trocar ela com o fabricante.

Até onde sei, uma raquete com defeito na fabricação iria quebrar de forma inesperada e em um local onde ela normalmente não quebra, se você enviar ao fabricante uma raquete que você quebrou ao jogar ela no chão, o fabricante vai saber que não é defeito somente olhando onde ela rachou ou quebrou.

Preocupações em comprar uma raquete usada

Ao comprar uma raquete usada sua maior preocupação é o estado físico dela, não é fácil saber o que aconteceu com a raquete somente olhando para ela, alguém pode ter encordoado ela de forma errada e a danificado, ela pode ter caído e quebrado algo por dentro e entre outros danos que não dá para perceber somente olhando.

Eu tenho uma raquete que caiu no chão e algo por dentro quebrou, por fora a raquete parece intacta, mas os estilhaços por dentro soltaram e ela faz um barulho que me lembra de um chocalho quando mexo a raquete.

Pode acontecer de alguém tiver uma raquete assim e vender ela pela internet, por mais que a raquete esteja em perfeitas condições na foto, a pessoa que comprar ela só vai perceber esse incomodo quando ela usar a raquete.

Então é muito importante que você confie na pessoa que estiver vendendo, sei que nem todo mundo conhece alguém que esteja vendendo uma raquete usada e por isso precisa comprar pela internet, mas dá para tomar alguns cuidados, mesmo comprando online.

Determinando se uma raquete usada está em boas condições

Algumas observações podem ser feitas em uma raquete quando você estiver comprando ela usada que pode te ajudar a fazer uma escolha melhor.

Estado da pintura da raquete usada

Note se a pintura da raquete está muito riscada na cabeça da raquete, principalmente nas laterais, isso é sinal de que a pessoa que a usou joga agressivamente e ela pode ter algum dano pelo uso intenso.

É bom que você saiba que a pintura das raquetes da marca Wilson nem sempre duram igual a de outras marcas e que se você encontrar uma raquete usada da Wilson com a pintura danificada não quer dizer imediatamente que ela é muito desgastada.

Está tudo bem se a raquete usada tem somente pequenos locais sem a pintura na lateral.

Veja na imagem acima que os riscos não são rachaduras, eles são somente na pintura e muito superficiais.

Quando você ver pequenas falhas também na parte que liga a cabeça da raquete com o cabo (aquela em formato da letra “V”), não há motivos para se preocupar muito, pode muito bem ser somente alguém que usa algum anel e acabou raspando e tirando a tinta ao usar a raquete.

Protetor da cabeça da raquete usada

O protetor da cabeça é aquela parte de plástico, normalmente na cor preta, que fica na ponta da cabeça da raquete para proteger de arranhões, é normal que uma raquete usada tenha um protetor danificado ou bem riscado.

Em alguns casos você pode notar que o protetor pode até mesmo estar meio que aberto ou levemente levantado em uma parte, normalmente não há muito problemas nisso.

Imagem acima: Na parte superior o protetor da raquete que comprei nova e abaixo o da raquete que eu já usava faz bastante tempo.

É normal que essa parte da raquete raspe no chão durante o uso e é por isso mesmo que existe essa proteção, aliás, em alguns modelos de raquete você até mesmo consegue comprar um novo e instalar no lugar do mais antigo.

Mas tome cuidado, se você resolver comprar um protetor de cabeça novo e é sua primeira vez instalando um, é melhor que você receba a orientação de alguém com experiência ou simplesmente pague para alguém instalar para você, a instalação errada pode resultar em danos irreparáveis nos furos da raquete tornando-a até mesmo impossível de encordoar novamente.

Chamados de head grommets, esses protetores não cabem em todos modelos de raquete, é preciso encontrar um especificamente para sua raquete, afinal de contas os furos são posicionados em lugares diferentes, para saber mais sobre isso, clique aqui para conferir sobre os furos das raquetes de Tênis.

Observando o cabo da raquete usada

Você pode ignorar o estado na faixa no cabo da raquete, o Overgrip e o Cushion Grip (a faixa que fica por abaixo) podem ser facilmente trocadas por novas.

Para você entender melhor sobre o Grip, Overgrip e a diferenças entre as faixas do cabo da raquete, clique aqui e acesse uma matéria que fiz a respeito.

E para te ajudar a escolher um bom Cushion Grip para colocar em sua raquete usada, acesse esse Post aqui, lá eu listo os melhores. Eu recomendo que você troque as faixas mesmo com elas em bom estado.

A corda de uma raquete usada

Esse é outro aspecto da raquete usada que não precisa de muito análise, a corda da raquete pode ser trocada, aliás, recomendo que você troque a corda dela independente do estado dela, a não ser que você saiba que seja uma corda bem cara e que ela ainda está com uma tensão decente.

Mas tome cuidado, quando você for comprar uma raquete, é muito importante você saber o modelo dela, algumas são de materiais mais fracos e elas não aguentam a troca de cordas, por isso compre somente raquetes usadas de boa qualidade que podem ter suas cordas trocadas.

Se tiver interesse, eu fiz aqui uma matéria sobre os materiais das raquetes, quais são os melhores e os piores.

Sinais que uma raquete usada é lixo

Um sinal claro de que uma raquete usada não serve mais para usar é de que ela possui uma rachadura ou dano onde é possível ver pedaços cinzas do grafite.

Se ela tem uma rachadura que não é superficial, onde dá para ver ela se espalhando, é um sinal que ela quebrou e que ela irá terminar de quebrar a qualquer momento durante o uso.

No canal Tennis Spin no Youtube, um dono de uma loja de artigos esportivos mostra uma raquete que não serve mais para o uso, eu tirei uma foto da parte dela e você pode conferir abaixo, se quiser ver o vídeo completo, acesse ele aqui nesse link.

Um outro exemplo claro que ele mostra no vídeo é de uma raquete da Babolat com uma rachadura que começa de um lado e termina de outro, evidentemente essa raquete não tem mais nenhuma utilidade.

Todas rachaduras que você perceber na raquete que contornam a circunferência parcial ou totalmente são um aviso de dano grave, mesmo aqueles que ainda estão no início, vão piorar conforme você usa e troca a corda da raquete. Se você tem a raquete em mãos, você pode passar o dedo em torno de toda a pintura dela até sentir se tem alguma rachadura ou não, nem sempre é fácil localizá-las à primeira vista, faça uma boa análise. Faça isso dos dois lados da raquete e também na região em formato de “V” que liga da cabeça com o cabo da raquete.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes