Raquete dos tenistas da ATP: Qual raquete eles usam


Você que adora Tênis já deve ter se perguntado qual modelo de raquete um tenista famoso está usando, você também deve ter notado que direto eles aparecem com raquetes com cores diferentes, mas o que você não sabe é que a maioria dos profissionais custam a mudar de modelo.

Quando um tenista está em um nível muito avançado, ele dificilmente muda drasticamente a raquete que usa, isso porque ele já está acostumado com o equipamento e qualquer alteração pode ser prejudicial ao seu desempenho.

Os patrocinadores, no entanto, precisam promover seus novos modelos de raquete e por isso eles pintam as raquetes dos profissionais para elas ficarem com a aparência do modelo novo, mesmo sendo a mesma raquete que o tenista sempre usou.

Não devemos encarar isso como algo ruim, afinal de contas não somos os profissionais e usar as mesmas raquetes deles nem sempre é uma boa ideia, sem contar que a tecnologia dos modelos novos pode ajudar muito em nossa evolução no Tênis.

Mas, se você assiste Tênis e possui seus tenistas preferidos assim como eu, deseja jogar com uma raquete parecida com a de seu ídolo, mesmo que seja só a pintura ou especificações.

Foi pensando nisso que criei esse guia com uma lista de vários tenistas profissionais conhecidos e quais são as raquetes que eles realmente usam ou ao menos aquelas raquetes que eles endossam ou promovem pela marca.

Pro Stock: É o nome dado para raquetes de Tênis produzidas somente para os profissionais, elas são feitas do mesmo molde de raquetes que não são mais vendidas. Em muitos casos, elas são identificadas por uma combinação de letras e números.

Os tenistas profissionais e as raquetes que eles usam

O Roger Federer usa a raquete Wilson Pro Staff RF97 Autograph, a mesma que é vendida pelo mesmo nome, porém ele faz algumas modificações nela que qualquer um pode fazer também, para saber com detalhes quais são elas, confira essa matéria completa sobre a raquete dele.

O Rafael Nadal usa a raquete Babolat AeroPro Drive (2005), mas ele sempre usa a pintura mais atual da Babolat Pure Aero porque ele endossa essa raquete. Clique aqui para conferir todos os detalhes da raquete dele e como você pode montar uma parecida.

O Novak Djokovic usa a raquete Head PT113B, mas ele sempre usa ela com a pintura da raquete que ele endossa que atualmente é a Head Graphene 360+ Speed Pro. Para saber mais detalhes da raquete que ele usa e como fazer para criar uma o mais parecido possível, clique e acesse essa matéria aqui no blog.

O Gustavo Kuerten (Guga) usava a raquete PT630 que na época era vendida com o nome de Head Pro Tour 630 ou Pro Tour Trisys 280, ao longo dos anos ele usou várias pinturas diferentes na mesma raquete.

Você pode conferir todos os detalhes sobre a raquete do Guga aqui nessa outra matéria que fiz.

O Dominic Thiem usa a raquete Babolat Pure Strike (18×20), a mesma raquete que é vendida para todos, provavelmente ele fez algumas modificações nela. Para mais detalhes da raquete dele, clique nesse link para acessar a matéria que fiz sobre ela.

O Stefanos Tsitsipas usa a raquete Wilson Blade 98 BLX (2013), ele usa a pintura mais atual da raquete da mesma linha. Saiba que corda, overgrip e outras configurações ele usa clicando aqui para conferir a matéria que fiz.

O Stan Wawrinka usa a raquete Yonex VCORE 95D com a pintura mais atual da linha Yonex Vcore Pro 97 330. Para mais detalhes sobre a raquete dele, clique aqui para acessar um Post que fiz sobre ela.

O Nick Kyrgios usa a raquete Yonex Xi 98 com a pintura da Yonex Ezone 98, a corda que ele usa é uma versão não comercial parecida com a Yonex Poly Tour Pro com cerca de 55 lbs de tensão. No cabo ele usa o Cushion Grip Yonex Premium de couro.

Andy Murray usa a raquete Head PT57A2 conhecida como Head Pro Tour 630 com a pintura da Head Graphene 360 Radical Pro. A corda que ele usa é uma híbrida da Luxilon Alu Power (Main) com a Babolat VS Touch Natural Gut (crosses) e a tensão varia em torno de 60 lbs.

O Alexander Zverev usa a raquete Head Gravity Pro (TGT344.3) que é uma versão bem parecida daquela vendida para todos. No cabo ele usa silicone e chumbo na ponta da cabeça. A corda é uma híbrida entre a Head Hawk Touch 125 com 52 lbs (main) com a Babolat VS Touch 130 com 55 lbs (crosses).

O Gael Monfils usa a raquete da Wilson H19, uma Pro Stock que é muito parecida com a Wilson Ultra Tour. Na raquete ele tem a corda Luxilon Alu Power, no cabo ele usa um Tourna Grip em cima de um Wilson Leather.

O Diego Schwartzman usa a raquete HEAD TGT 260.2 XL de 28 polegadas, vendida em 2012 com o nome de HEAD IG Radical MP, com a mesma pintura da raquete da linha Radical mais atual. A corda que ele usa é a Luxilon Alu Power 125.

O Daniil Medvedev usa a raquete Tecnifibre Dynacore 305 com modificações no peso, ele usa a pintura da raquete mais atual da linha TFight da Tecnifibre. A corda é a Tecnifibre Razor Code White e a tensão varia de 48 lbs até 52 lbs.

O Juan-Martin Del Potro usa a raquete Hyper Pro Staff 6.1 95 com uma pintura de acordo com o modelo atual que ele endossa. A corda é uma híbrida entre a Luxilon Alu Power com 57 lbs (main) com a Wilson Natural Gut com 57 lbs (crosses). Na cabeça ele usa chumbo na posição 3 e 9 horas.

O John Isner usa a raquete Prince TexTreme Warrior 100, a mesma disponível para venda com algumas modificações. A corda é a Tecnifibre Pro Red Code 16 e tensão que ele usa varia entre 50 lbs e 60 lbs.

O Kei Nishikori usa a raquete Wilson nTour 95 com a pintura da raquete que ele atualmente endossa. A corda de sua raquete é uma híbrida entre a Luxilon Element 16L com a Wilson Natural Gut 16. Ele muda bastante a tensão das cordas, mas é sempre baixa, em torno de 30 lbs.

Para entender o que é uma tensão baixa ou alta em cordas de raquete de Tênis, sugiro que você confira essa matéria aqui que escrevi, lá tem mais detalhes e exemplos.

O Bruno Soares usa a raquete Wilson Six.One 95 com a pintura atual da Wilson Pro Staff com o overgrip Wilson Pro branco.

O Denis Shapovalov usa a raquete Yonex VCORE SV 95 com a pintura mais recente da linha Vcore da Yonex. A corda da raquete é uma híbrida da Yonex Poly Tour Strike (main) de 46 lbs de tensão com a Wilson Natural Gut (crosses).

O Pete Sampras usou por grande parte de sua carreira a raquete Wilson Pro Staff 85 lançada em 1983 com a corda Babolat VS Natural Gut com tensão de 70 lbs, no fim de carreira ele passou a usar a Babolat Pure Storm GT.

O Felix Auger-Aliassime usa a raquete Babolat Pure Aero VS com a pintura da Babolat Pure Aero atual e corda Babolat RPM Blast Rough. No início de carreira ele usou a Babolat Pure Strike 16×19 com a mesma corda.

O Carlos Alcaraz usa a raquete Babolat Pure Aero VS com a corda Babolat RPM Blast. Anteriormente ele usava a Babolat Pure Aero de cabeça 100, o modelo VS tem cabeça 98.

O Bjorn Borg usou raquetes de madeira da Donnay e Bancroft antes de trocar para modelos de Grafite da Donnay.

O Marin Cilic usa a raquete TGK 231.3 que é uma Pro Stock da Head conhecida como Head Microgel Radical MP com a pintura da linha Prestige da Head. A corda dela é uma híbrida da Babolat Touch Vs 16 (main) com a Luxilon Alu Power 16l (crosses).

O Fabio Fognini usa a primeira versão lançada da raquete Babolat Pure Drive (1997) com a pintura da versão mais atual da Pure Drive. A corda da raquete é a Babolat RPM Blast com tensão em torno de 55 lbs. Sua raquete possui pesos na cabeça e em geral ela tem um peso balanceado entre a cabeça e o cabo.

O Hubert Hurkacz usa a raquete Yonex Vcore Pro 97 de 330g com a corda Yonex Poly Tour Strike 125. No cabo ele adiciona um Cushion Grip de couro e um Tourna Grip azul em cima.

O Ivan Lendl usou uma raquete com as mesmas características de 3 empresas diferentes, primeiro a Kneissl, depois a Adidas e a Mizuno, para jogar em Wimbledon ele usou uma Mizuno com tamanho de cabeça 90.

O Jannik Sinner usa a raquete Head TGT 301.4 que é uma Pro Stock que foi vendida com o nome de HEAD Graphene Touch Speed MP em 2016. A corda é a Head Hawk Touch e a tensão é em torno de 61 lbs.

O Jimmy Connors usou a raquete Slazenger Panther Pro Ceramic, ele mudou de marca para usar uma raquete igual feita pela Estusa que se tornou AmerPro, após isso ele passou a usar a Prince Precision Mono 650, depois usou raquetes da Wavex, e ele usou a famosa Wilson T-2000 e depois a Wilson Pro Staff 85.

O Karen Khachanov usa a raquete Wilson H22, uma Pro Stock que é pintada com a cor da linha Blade da Wilson, a corda é a Luxilon Alu Power 16L com tensão variando entre 50 lbs e 55 lbs.

O Kevin Anderson usa a raquete Dunlop CX 200 Tour 18×20 com a corda híbrida da Babolat VS Team 17 (main) com a Luxilon Alu Power Rough 17 (crosses) e a tensão é de 47 lbs, no cabo ele usa o Tourna Grip azul.

O Milos Raonic usa um modelo antigo da raquete Blade (H22 ou kBlade 98) com a pintura mais atual da Blade, a corda é a Luxilon M2 Pro com a tensão entre 42 lbs e 44 lbs.

O Andrey Rublev usa a raquete Head Gravity Pro (TGT344.4) com a corda HEAD Lynx Tour. Antes ele usava a Wilson Six One 95 com a corda Luxilon Adrenaline 130 e já usou as raquetes Pro Stocks H22 e H19 da Wilson.

O Richard Gasquet usa a raquete Head LiquidMetal Instinct Tour XL (PT161A) com a pintura das raquetes da linha Extreme e corda Luxilon Big Banger Original com tensão variando entre 50 lbs até 55 lbs.

O Thiago Monteiro usa a raquete Babolat Pure Strike 100 e aparentemente com a corda Babolat RPM Blast.

O Matteo Berrettini usa a raquete HEAD Microgel Extreme (TGK 219) com a pintura da linha atual da Extreme. A corda é a Signum Pro Firestorm com tensão em torno de 51 lbs

O Jenson Brooksby usa a raquete Wilson H22, uma Pro Stock com a pintura atual da linha Blade da Wilson. A corda da raquete é a Luxilon ALU Power.

O Grigor Dimitrov usou por muito tempo a raquete Wilson Pro Staff RF97A, porém ele tem testado raquetes diferentes como a Wilson H22 e outros modelos da Pro Staff, ele gosta de usar uma corda híbrida da Luxilon Natural Gut (main) com a Luxilon 4G (crosses). No cabo ele coloca o Wilson Leather com o Tourna Grip azul em cima.

O Cameron Norrie usa a raquete Babolat Pure Control Tour desde os tempos da adolescência, ele endossa o modelo Pure Strike da Babolat e sua raquete possui a mesma pintura.

O Casper Ruud usa a raquete Yonex DR 100 Plus com uma corda híbrida que provavelmente é a Yonex Poly Tour Strike (main) com a Yonex Poly Tour Pro (crosses). A extensão de sua raquete é um pouco maior do que a do modelo vendido nas lojas.

O Aslan Karatsev usa a raquete PT57A2, uma Pro Stock da Head com a pintura da linha Prestige.

O Cristian Garin usa a raquete PT313.2, uma raquete Pro Stock da Head com a pintura da linha Radical.

O Roberto Bautista-Agut usa a raquete Wilson Six-One 95 com a pintura mais recente da Wilson Pro Staff, a corda é a Luxilon 4G com a tensão normalmente de 48 lbs.

O Pablo Carreno Busta usa a raquete H22, uma Pro Stock da Wilson com a pintura mais recente da linha Blade, a corda é a Luxilon Alu Power 125 16L. No cabo ele adiciona um Wilson Pro Overgrip branco.

O Nikoloz Bashilashvili usa a raquete Head Gravity Pro (TGT 344.3) com extensão de 27,4 polegadas, a corda é provavelmente a Head Hawk Touch branca. Anteriormente ele usava a Head Prestige Rev Pro (TGT 312.1).

O Taylor Fritz usa a raquete Head IG Radical MP (TGT260.3) com a pintura das raquetes da linha Radical da head.

O Daniel Evans usa a raquete Wilson Six One 95 nCode de 18×20 com uma corda híbrida da Luxilon Alu Power Rough 125 (main) com a Wilson Natural Gut 130 (crosses).

O Reilly Opelka usa a raquete Wilson Six-One 95 com a pintura da Wilson Pro Staff atual, sua corda é uma híbrida entre a Luxilon Alu Power com a Luxilon Alu Power Fluoro e a tensão que ele usa nelas é em torno de 50 lbs.

O Lorenzo Sonego usa um modelo antigo da raquete Wilson Blade 98, ele usa uma Pro Stock desse modelo com a corda Luxilon Alu Power Soft em tensão entre 45 lbs até 47 lbs e em alguns casos até mais baixa.

O Lloyd Harris usa a raquete Yonex Ezone DR 98 com a pintura da Yonex Ezone 100.

O Dusan Lajovic usa a raquete Wilson Six One 95 18×20 com a pintura mais atual das raquetes da linha Pro Staff da Wilson. No cabo ele coloca um Wilson Pro Overgrip branco.

O Alex de Minaur usa a raquete Wilson Steam 99 em versão Pro Stock já que a raquete parou de ser fabricada, a pintura é a mesma da linha Blade mais atual. A corda dela é a Luxilon 4G.

O Ugo Humbert usa um modelo antigo da raquete Wilson Blade 98 com uma pintura mais atual da mesma linha da Wilson. A corda é a Luxilon Original Rough com tensão de 48 lbs.

O Alexander Bublik usa a raquete Yonex DR 98 com a pintura da linha Ezone da Yonex, a corda é a Yonex Poly Tour Pro. Antigamente ele usava a Wilson Six One 95 com a pintura da Wilson Pro Staff.

O Frances Tiafoe usa a raquete Yonex Dual-G VCORE Pro 97 com a pintura atual da Yonex Vcore Pro, a corda que ele usa é a Yonex Poly Tour Pro 125 17 com tensão de 43 lbs.

O David Goffin usa uma versão antiga da Wilson Blade 98 (H19/H22) com a pintura atual da linha Blade da Wilson, sua corda é a Luxilon Alu Power.

O Marton Fucsovics usa a raquete Yonex Ezone DR 98 com a corda Yonex Poly Tour Pro 130, a tensão da corda é entre 46 lbs e 48 lbs.

O Sebastian Korda usa a raquete Wilson H22, uma Pro Stock da Wilson com a pintura atual da linha Blade. A corda que ele usa é a híbrida entre a Luxilon Alu Power (main) e a Wilson Natural Gut (crosses).

O Filip Krajinovic usa a raquete Wilson H22, uma Pro Stock da Wilson com a pintura atual da Blade.

O Tommy Paul usa a raquete Wilson H22, uma famosa Pro Stock da Wilson muito usada por profissionais.

O Federico Delbonis usa a raquete Babolat Pure Aero com a corda Luxilon Alu Power.

O Albert Ramos-Vinolas usa a raquete Babolat Pure Drive Plus, uma versão mais extensa da Pure Drive, a corda é a Babolat Pro Hurricane Tour.

O Ilya Ivashka usa a raquete Head Pro Tour 630 (PT57A2) com a pintura atual da linha Radical da head. Sua corda é a Luxilon Alu Power 125.

O Benoit Paire usa a raquete Babolat Aeropro Drive na versão extensa com a corda Luxilon Alu Power.

O James Duckworth usa a raquete Babolat Pure Drive Plus com a corda híbrida da Babolat VS Touch com a Luxilon Alu Power Rough 125 com tensão de 43 lbs e 41 lbs.

O Alejandro Davidovich Fokina usa a raquete Head Graphene 360 Extreme MP com a corda Solinco Hyper-G. Anteriormente ele usava a Tecnifibre T-Flash 315 Dynacore.

O Jan-Lennard Struff usa a raquete HEAD Graphene 360 Extreme MP com a corda Babolat RPM Blast. Antes ele sempre usou a raquete Babolat Pure Drive.

O Laslo Djere usa a raquete Wilson Blade 98 em uma versão mais antiga.

O Soonwoo Kwon usa a raquete Head Graphene XT Radical Pro (PT313.2), uma Pro Stock com 95 de cabeça da linha Radical da Head.

O Dominik Koepfer usa a raquete PT57A de 16×19 (Pro Tour 630), uma Pro Stock com a pintura atual da linha Radical da Head.

O Mackenzie McDonald usa a raquete Wilson Blade 98 de 16×19 com a corda Luxilon Alu Power 125 16L. No cabo ele usa o overgrip Wilson Pro branco.

O Botic van de Zandschulp usa a raquete Babolat Pure Aero na mesma versão da que é vendida para todos, porém com a adição de chumbo para aumentar o peso.

O Lorenzo Musetti usa uma versão Pro Stock da raquete HEAD Extreme Tour com a corda híbrida da HEAD Hawk Touch (main) e HEAD Lynx Tour (crosses).

O Alexei Popyrin usa a raquete PT57A (Pro Tour 630), uma famosa raquete Pro Stock da Head, ele usa a pintura mais atual da linha Prestige da Head. A corda dela é a Luxilon 4g.

O Brandon Nakashima usa a raquete Babolat Pure Strike com a corda híbrida da corda de tripa natural Global Gut da cor preta com a Babolat RPM Blast.

O Gianluca Mager usa a raquete Head Graphene 360 Prestige Pro com a corda Luxilon Alu Power. Anteriormente ele usava a raquete Head Graphene 360 Radical Pro.

O Tallon Griekspoor usa a raquete Tecnifibre T-Fight com 50 lbs de tensão na corda.

O Marcos Giron usa a raquete Yonex VCORE 95 com a corda Solinco Hyper-G.

O Hugo Gaston usa a raquete H22, uma famosa Pro Stock da Wilson, a pintura é a da Blade mais atual e a corda é a Luxilon Alu Power.

O Miomir Kecmanovic usa a raquete Dunlop SX 300 com a corda Dunlop Explosive Spin. Antes ele usava a Babolat Pure Aero.

O Adrian Mannarino usa a raquete Babolat Aero Pro Drive com a corda Luxilon Alu Power em tensão 52 lbs.

O John Millman usa a raquete Tecnifibre ATP T-FIGHT 320 XTC com a corda Tecnifibre Black Code 16 128.

O Borna Coric usa a raquete H25, uma Pro Stock da Wilson, ele usa a pintura da Wilson Ultra mais atual e encordoa ela com a corda híbrida da Luxilon Natural Gut (main) e a Luxilon Alu Power (crosses).

O Guido Pella usa a raquete Wilson Blade 98 de 16×19 com a corda Luxilon Big Banger Original 16.

O Jordan Thompson usa a raquete Babolat Pure Drive GT (2014) com a corda híbrida da Babolat VS Touch com a Babolat RPM Blast.

O Stefano Travaglia usa a raquete Wilson Ultra 100 com a corda Luxilon Alu Power. No cabo dela ele usa o overgrip Wilson Pro branco.

O Yoshihito Nishioka usa a raquete Yonex SV 98 com a pintura da Yonex Vcore 98, a corda é uma híbrida entre a Poly Tour Rev 125 com uma corda de tripa natural.

O Jiri Vesely usa uma raquete Pro Stock da Wilson 98 de 18×20, no cabo ele coloca o Cushion Grip Wilson Leather com o overgrip Wilson Pro branco por cima, ele adiciona silicone dentro do cabo para mais peso nessa parte.

O Jaume Munar usa a raquete Yonex EZONE 98 com a corda Yonex Poly Tour Pro. No cabo ele coloca um overgrip Yonex Super Grap branco.

O Steve Johnson usa a raquete Yonex VCORE SV com a corda Yonex Polytour Pro 17 120. Anteriormente ele usava a raquete Babolat Aero Storm.

O Peter Gojowczyk usa a raquete TGT 293.1, uma Pro Stock da Head que era vendida pelo nome de Youtek IG Prestige Pro.

O Pablo Andujar usa a raquete TX141P, uma Pro Stock da Prince do modelo vendido pelo nome de Prince O3 Tour, a corda dela é a Luxilon Big Banger Original.

O Corentin Moutet usa a raquete Pro Stock da Wilson BLX Pro Open, normalmente ele pinta ela com modelos novos da Wilson Ultra.

O Juan Manuel Cerundolo usa a raquete Head Graphene 360+ Extreme Tour (TGT348.1). Anteriormente ele usava a Pro Stock TGT293.2 (Head IG Prestige MP).

O Mikael Ymer usa a raquete Babolat Pure Drive com a corda Babolat Pro Hurricane Tour.

O Emil Ruusuvuori usa a raquete TGT 301.4, uma Pro Stock da Head Touch Speed MP, a corda dela é a Head Hawk Touch.

O Tennys Sandgren usa a raquete Wilson Blade 98 Countervail com a corda Luxilon Alu Power Rough.

O Pablo Cuevas usa a raquete Head iPrestige XL (PT57E) com a pintura mais atual da raquete da linha Prestige da Head.

O Feliciano Lopez usa a raquete Wilson nCode Pro Open na versão estendida, mas ele endossa o modelo Wilson Ultra 100 e usa a pintura mais atual desse modelo.

O Jeremy Chardy usa a raquete Tecnifibre Tfight DC 305 em um molde mais antigo dela com cabeça tamanho 95. A corda que ele usa é a Luxilon Alu Power 16 L.

O Sam Querrey usa a raquete Babolat Aero Pro Drive GT+ com uma pintura mais recente da Babolat Pure Aero. Ele já usou a corda Solinco Hyper-G 16L e também a Luxilon Alu Power.

O Thiago Seyboth Wild usa a raquete Pro Stock H22 da Wilson com a corda Luxilon Alu Power, antigamente ele usava a corda Luxilon 4G.

O Vasek Pospisil usa a raquete Wilson Blade 98 v7 com a corda híbrida da Luxilon 4g (main) com a Luxilon Natural Gut (crosses).

O Juan Ignacio Londero usa a raquete Pro Stock H22 da Wilson, uma raquete usada por vários outros atletas da ATP.

O Jack Sock usa a raquete Babolat Aero Storm VS Tour com a pintura da Babolat Pure Aero, a corda que ele usa nela é a Luxilon Alu Power.

O Fernando Verdasco usa a raquete PT113B, a mesma Pro Stock que o Djokovic usa, ele pinta ela com o mais recente modelo da linha Speed da Head. A corda é a Luxilon Alu Power.

O J.J. Wolf usa a raquete Pro Stock TGT339.1 correspondente a um modelo antigo da Speed Pro. A corda é a Solinco Tour Bite 120 em uma tensão entre 48 lbs e 52 lbs.

O Mate Pavic usa a raquete Wilson H19, uma Pro Stock bem conhecida pelos profissionais de Tênis.

O Rajeev Ram usa a raquete Babolat Aero Storm com uma pintura atual da Babolat Pure Aero.

O Nicolas Mahut usa a raquete H22, uma Pro Stock da Wilson de 16×19. Ele usa uma corda híbrida de uma corda poliéster com uma de tripa natural.

O Ivan Dodig usa a raquete PT307.1, uma Pro Stock da Head equivalente ao modelo XT Radical MP de 16×19 vendido a um tempo atrás.

O Lukasz Kubot usa a raquete Fischer Pro No.1 FT.

O Bob Bryan e o Mike Bryan usaram no final de carreira a raquete Babolat Pure Drive Plus com a corda Solinco Hyper-G 17, porém, por grande parte de suas carreiras eles jogaram com raquetes da Prince, uma versão da mesma raquete que eles usavam foi lançada pelo nome de Prince Bryan Bros Ltd. Edition 95.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes