Qual raquete o Dominic Thiem usa?


O Dominic Thiem usa a Babolat Pure Strike de 18×20, ele passou a usar as raquetes da Babolat em 2014, mas quando jogava no juvenil, Thiem usava a Wilson Six One 95 Team, depois de um tempo ele passou a usar a Head Prestige MP.

Aparentemente ele não permaneceu usando a versão de 2014 da Pure Strike e na última vez que verifiquei, ele mudou para a versão de 2019, diferente de alguns tenistas profissionais que somente pintam a raquete para parecer ser da versão mais nova, ele sempre está testando os novos modelos e inclusive os de corda também.

As especificações da raquete do Thiem, se trata da Pure Strike da terceira geração:

  • Peso com cordas: 323 g
  • Equilíbrio (Balance): 4 points Head Light
  • Tamanho da cabeça: 98
  • Rigidez: 66
  • Swingweight (Peso dela em movimento): 334 kg · cm2
  • Padrão de cordas: 18×20
  • Comprimento: 27
  • Espessura (Beam Width): 21mm / 23mm / 21mm
  • Composição: Grafite

As especificações acima é uma estimativa, até porque é de comum conhecimento que a maioria dos tenistas profissionais possuem alguma modificação em sua raquete.

Infelizmente, desconheço se ele usa algum peso a mais na raquete já que visivelmente não há fitas de chumbo na cabeça e ele pode muito bem ter adicionado as fitas abaixo do protetor da cabeça da raquete ou no cabo.

Sabe-se, no entanto, que o Dominic Thiem testa bastante cordas diferentes, quando ele começou a usar a Pure Strike ele usava as cordas RPM Blast, se você foi ver o preço dela percebeu que tem o modelo RPM Blast Rough listado também, o Thiem testou esse modelo por um tempo e até mesmo a RPM Power.

Na grande parte das vezes, ele usou a híbrida com a corda de tripa natural Babolat VS Touch de 16g (main) com a Babolat RPM Blast 17g (crosses).

Ele também testou cordas de outras marcas, ele usou a mistura (híbrida) da Head Hawk com a Head lynx Tour durante um campeonato.

Dá para comprar a Pure Strike igual do Thiem?

Se você quer usar uma raquete igual do Dominic Thiem não vai precisar fazer muito esforço, ele normalmente usa o modelo mais atual da linha que pode ser encontrado para vender em lojas do mundo todo.

O difícil mesmo é saber se ele fez alguma modificação no peso da raquete, a única forma de descobrir é inspecionando a raquete dele e até então desconheço de alguém que tenha divulgado essas informações.

Quanto ao overgrip que o Thiem usa em sua raquete, de longe parece ser o Tourna Grip, mas ele usa uma fita da Babolat para prender o overgrip no cabo, pode ser que ele use um overgrip do mesmo material do Tourna Grip, olhando para ele, posso dizer com certeza que não é o Babolat My Grip azul já que eu já usei e sei que é bem diferente do Tourna azul.

Eu chutaria dizer que o overgrip é o Babolat Tour Original Blue, mas é só um palpite.

Você também pode comprar todas as cordas que citei anteriormente que ele testou, normalmente ele gosta de usar cordas híbridas.

Você deveria usar uma raquete igual?

Aqui mesmo no blog já fiz uma matéria sobre o fato de que a Babolat Pure Strike ser uma das melhores raquetes da Babolat (clique para ler a matéria), ela é indicada para quem quer muito controle em seus golpes.

Se for a mesma Pure Strike que o Dominic Thiem usa, o recomendado é que seja para alguém que jogue faz alguns anos e está acostumado com os golpes, mesmo assim, a Babolat tem um modelo da linha da Pure Strike que é indicada para iniciantes também.

Caso você só queira usar uma raquete com o visual parecido e com a mesma tecnologia, você pode optar por outras Pure Strikes que possuem a cabeça maior e peso menor, mas se você quer a mesma do Thiem, ela é mais recomendada para jogadores de nível intermediário e avançado.

Eu sempre digo, se você é fã de um tenista e gostaria de usar a mesma raquete que ele usa, compre ela e use de vez enquanto, mas tenha uma raquete de iniciantes ou aquela que você está acostumado para jogar na maior parte do tempo.

A Pure Strike tem até mesmo a versão de padrão de cordas 16×19, às vezes você não se adaptou bem com o padrão que o Thiem usa e pode tentar a mesma raquete em um padrão diferente.

Para você que é iniciante ou quer uma raquete mais fácil de usar, a Pure Strike 100 de 285 g é a ideal.

Bruna

Eu sou a Bruna, uma jogadora de Tênis recreativa que criou esse blog para ajudar a todos jogadores de Tênis com tudo o que já aprendi depois de alguns anos jogando esse ótimo esporte.

Publicações Recentes